Representante no Mundial e time de Yuan são eliminados do Chinês

Duas eliminações precoces chamaram a atenção no Campeonato Chinês desta temporada. Com novo formato, a liga 'desintegra' da disputa do título seis times após seis jogos consecutivos. Um deles foi o Bayi Shenzen, 5º colocado da última edição. O time tem nomes como a central titular da seleção Xinyue Yuan e a ponteira Yanhan Liu, aquela campeã e maior pontuadora dos Jogos Militares. 

ADEUS, YUAN! Um dos maiores times da China, Bayi foi vítima do equilíbrio do Grupo A no Chinês (Foto: reprodução)


Na verdade, o Bayi enfrentou o equilíbrio do Grupo A da competição: cinco times venceram quatro dos seis jogos que disputavam. Custou caro o tie-break que o Bayi jogou contra o Shandong, time que o eliminou, já que na sexta rodada o Tianjin, atual campeão, parece ter dado uma "ajudinha" para a classificação do Shandong. Assim, a competição acabou de forma premeditada para um dos mais fortes times da China. Valem duas ressalvas sobre o Grupo A: as lesões de Tandara e da própria Yuan (ela torceu o pé na estreia contra o Henan) contribuíram para esse equilíbrio no grupo, do qual o Shandong se beneficiou.

Imagem relacionada
PARA CASA: disputa do título acabou para o Zhejiang (Foto: Osports)

Outro dos seis eliminados foi o Zhejiang, representante da China no Mundial de Clubes de dezembro. Apesar de ter sido o sexto colocado do último Chinês, o time é bem mais fraco do que os demais e não tem estrangeiras. Com apenas duas vitórias, teve um resultado esperado - mas não se enganem, o Zhejiang trará surpresas para o Mundial. Completam a lista dos eliminados Henan e Sichuan pelo Grupo A e Hebei e Yunnan pelo Grupo B. 

Confiram a tabela da primeira fase (coloquei um destaque de cada time entre parênteses para ajudar na diferenciação):

Campeonato Chinês - Tabela Final da 1ª Fase

Grupo A
  1. Liaoning (Ding) - 13 pts, 4v, 2d
  2. Guangdong (Tandara) - 12 pts, 4v, 2d
  3. Tianjin (YY Li) - 12 pts, 4v, 2d
  4. Shandong (Song) - 12 pts, 4v, 2d
  5. Bayi (Yuan) - 11 pts, 4v, 2d (DISPUTA DO 9º LUGAR)
  6. Henan (Rolfzen) - 3 pts, 1v, 5d (DISPUTA DO 9º LUGAR)
  7. Sichuan (Tang) - 0 pts, 0v, 6d (DISPUTA DO 9º LUGAR)
Grupo B
  1. Beijing (Zeng) - 18 pts, 6v, 0d
  2. Shanghai (Murphy) - 14 pts, 5v, 1d
  3. Jiangsu (Zhang) - 13 pts, 4v, 2d
  4. Fujian (Lin) - 8 pts, 3v, 3d
  5. Zhejiang (Jing) - 6 pts, 2v, 4d (DISPUTA DO 9º LUGAR)
  6. Hebei (Luo) - 3 pts, 1v, 5d (DISPUTA DO 9º LUGAR)
  7. Yunnan (Hu) - 1 pt, 0v, 6d (DISPUTA DO 9º LUGAR)
Imagem relacionada
Beijing, de Chunlei Zeng (9), terminou a primeira rodada invicto no Chinês (Foto: reprodução)

Segunda Fase

Os oito sobreviventes da primeira fase seguem em disputa a partir deste sábado (24). Os eliminados decidem o 9º lugar a partir do meio de dezembro.

Comentários

  1. Sei bem quais serão essas surpresas. Coitado do Minas kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas acho que mesmo com eventuais surpresas o Minas é superior, Rafael hahaha

      Excluir
    2. Se não perder para o Zhejiang, perde para o Volero

      Excluir
    3. Fala sério, o Minas é mais forte que o Volero e o Zhejiang juntos!

      Excluir
  2. Nossa, não sei o que passa na cabeça de certos técnicos, Henan poderia estar melhor se usasse sua ponteira reserva Han Wenya, mas 2 anos que não usa, Liaoning tem wang Yimei mas também não usa, a maior pontuadora foi a levantadora Ding kkkkk. Não acredito que zhejiang que vai no mundial, droga , queria o Tianjin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conheço o time do Henan, mas desde que a Zhu jogava lá, ele era MUITO fraco. Yimei Wang não tem condições físicas, deve se aposentar em breve (já esperávamos que isso tivesse acontecido pelo seu histórico de lesões).

      Não sei porque escolheram o Zhejiang...

      Excluir
    2. Han wenya foi destaque no campeonato Sub-17 ao lado de Li , uma ponteira de 1,94 , não sei qual o motivo de não ser usada, talvez seja vulnerável na recepção.

      Excluir
    3. Como assim Wang não tem condições físicas foi uma das maiores pontuadoras na ultima liga....tanto que muita gente pedia a convocação dela na seleção

      Excluir
  3. Hoje teve um jogo do Tianjin contra o Jiangsu, outra partida que a Li deve ter feito uma avalanche de pontos, Jiangsu um time com jogadoras experientes deu trabalho para o Tianjin, e na hora do aperto só a Li vira, a sérvia Aleksandra Crnčević não resolvia nada,levou um monte de toco.

    ResponderExcluir
  4. No confronto entre o Campeão Paulista e o Campeão Mineiro, o Minas provou que é a equipe mais forte e equilibrada da Superliga, todas as 5 atacantes titulares do Minas chegaram aos 2 dígitos na pontuação devido ao equilíbrio do seu elenco: Mara= 10 pontos, Gattaz= 14 pontos, Bruna Honório= 11 pontos, Gabi= 13 pontos e Natália= 12 pontos. O Minas apresenta mais de uma definidora e não depende apenas de 1 jogadora para ser a "bola de segurança". Macris também contribui muito para isso fazendo uma excelente distribuição de jogo entre as suas atacantes. A Mara melhorou muito no ataque e tem se entrosado com a Macris de forma interessante, tornando-se também uma boa opção de ataque. O Minas jogou como Campeão Sul-Americano que é e promete fazer um excelente Campeonato Mundial. Considero o Eczacibasi de Kim Yeon-koung e Tijana Boskovic, o adversário mais forte do Minas nesse Mundial. Espero uma final entre Minas e Eczacibasi no Mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Fluminense? Mais uma vez toma uma virada? Ganha os 2 primeiros sets e toma uma virada histórica do Hinode Barueri? Pra mim, o Fluminense está se tronando a maior decepção desse início da Superliga! Como pode tomar uma virada dessas jogando em casa, em pleno bairro das Laranjeiras no ginásio da Hebraica? É muito frustrante para a torcida tricolor ver o time ganhando os sets e depois tomando a virada! Acorda Fluminense!

      Excluir
  5. Dobriana fez 36 pontos na derrota do Evergrande pelo Shangai, mostra o fraquíssimo nível desse campeonato. Li faz 300 pontos por partida nesse campeonato, mas quando joga pela seleção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rabadzhieva fez grandes atuações na Turquia também, no início do campeonato pontuava mais do que Demir e Kosheleva.

      Mas precisamos entender que o Chinês é um campeonato muito diferente dos ocidentais, principalmente nas transferências. Uma jogadora como a Zhu, que se destaca em um time como o Henan, dificilmente chegará aos grandes da China.

      Veja como eram espalhadas as 12 olímpicas: Ding e Yan (Liaoning), Yang (Shandong), Zhu (Henan), Liu (Beijing), Yuan (Bayi), Lin e Xu (Fujian), Zhang, Wei, Gong e Hui (Jiangsu).

      Vejam inclusive que o Jiangsu chegou a ser campeão com a Hui. Mas ela se aposenta e o time fica em terceiro. O Chinês não é como o Brasileiro que junta suas melhores atletas em 3, 4 times e nem como o italiano que contrata dezenas de estrangeiras. Isso tudo faz do campeonato delas mais fraco mesmo.

      Excluir
    2. A Li joga muito bem na seleção, brilhou muito no campeonato mundial

      Excluir
    3. Não força filhote, no Mundial Li só foi bem contra a Holanda que tem uma peneira no fundo de quadra, sem contar as nefastas centrais que não bloqueiam nem a Toconique.

      Excluir
    4. Contra os Estados Unidos ela foi muito bem também!

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)