José Roberto: a gravidez de Fabíola, Sheilla na reserva, a "espiã" e Mari

O programa Bem Amigos do canal de tv a cabo Sportv, contou com a presença do técnico bicampeão olímpico do vôlei feminino, o brasileiro José Roberto Guimarães. O programa teve mais de 2h de duração e dentre os diversos convidados, transcrevemos as principais questões respondidas pelo técnico. Confiram:

Bem amigos transmitiu papo franco de ZRG com a imprensa brasileira


Apenas aquela incrível geração cubana teve um tricampeonato olímpico seguido.  O Brasil vai buscar o tri?

Tomara que sim, como diz o turco "Insha'Allah!". A expectativa é grande, a gente sabe que a responsabilidade é maior ainda e é uma preocupação, faltam 200 dias. A preocupação maior é porque não estamos treinando ainda. Recentemente estive na Turquia, tive a possibilidade de assistir o Qualifier Europeu e estive com a Sheilla por 4 dias, era uma preocupação grande que eu tinha. Enfim, 200 dias são muito pouco tempo e vamos tentar, acho que a gente tem time  para brigar com qualquer seleção do mundo, porém a química de uma olimpíada é diferente.

A Fabíola seria a 2ª levantadora, reserva da Dani Lins. Ela engravidou e terá o filho em maio e teria só 3 meses para estar pronta para a Olimpíada. Você tem esperança de poder contar com ela?

Tenho. Eu tenho conversado muito com ginecologistas, estudado bastante; ela vai ter a nenê em maio, não esta descartada a possibilidade dela ir a olimpíada. Para começar a treinar normalmente são 45 dias se o nascimento for por parto normal. Se for cesária ou tiver alguma complicação  no parto é problema. A Fabíola tem um físico privilegiado, ela é magra, ela é rápida, a recuperação dela e por ser levantadora poderia ser muito mais adequada do que uma atacante que precisa de força. Tem um outro lado, a amamentação: existe um hormônio chamado prolactina que enquanto ela estiver amamentando é produzido pelo organismo, ela não ganha massa muscular e tem uma frouxidão ligamentar grande. Então é preocupante. Não está descartada a possibilidade dela ir, nós vamos tentar e esse é um risco que vamos correr até o final. A lista tem que ser entregue às portas dos jogos olímpicos, dia 3 de agosto.

Zé Roberto prometeu esperar pela levantadora Fabíola até o final


O Brasil tem um dilema no vôlei feminino, por exemplo a Fernanda Venturinni, a carreira dela foi esticada um pouco, jogou até depois dos 40 porque não tinha substituta à altura, a Fofão passou por um processo parecido. Essa questão de segurar, esperar a Fabíola até o ultimo momento, passa um por isso ou essa questão da formação de levantadoras já foi resolvida?

A gente tem uma formação de levantadoras, mas essas jogadoras ainda estão jovens. A Fabíola já está madura, jogou em times bons brasileiros, bons internacionais, vice-campeã mundial e tem uma experiência enorme. E outra, as jogadoras gostam de jogar com ela, é uma jogadora que vale à pena por tudo que ela construiu. Foi cortada em 2012 mas tem uma nova oportunidade e teve essa situação da gravidez que não era esperada, mas a possibilidade existe e nos vamos esperar.

O vôlei vai ter uma expectativa maior de medalha. O que você pensa sobre isso?

Você não imagina meu nervosismo e minha ansiedade, essa expectativa que todo mundo tem ao vôlei e a gente também tem uma expectativa. E fechar o ciclo disputando o ouro dentro de casa seria o sonho de todos nós. A gente sabe das dificuldades que vamos ter, nós já temos classificadas a Sérvia e a China pela Copa do Mundo, depois nós tivemos a Rússia e os Estados Unidos. E os Estados Unidos hoje são considerados o melhor time do mundo, a gente sabe disso. Só que nós também temos um bom time e que vai lutar. Vai depender do grupo em que vamos cair, tem toda uma matemática e nós vamos tentar. Cair em um grupo forte é primordial, porque ele te dá oportunidades: ou você passa ou você fica por ali. E se você passar, o cruzamento se torna mais ameno.

A Tandara foi mãe e voltou a jogar agora pelo Minas. Ela está conseguindo voltar a alto nível?

Hoje ela jogou 2 sets contra o Praia e está voltando bem. Lógico que a expectativa é que ela volte cada vez melhor. Ela está jogando como oposta, eu acredito que ela se recupere bem até lá e só depende dela, os cuidados, a preparação, a alimentação.

Zé você esteve na Turquia agora. Há uma preocupação com a Sheilla que não tem sido titular no time?

Tem uma preocupação, mas a gente conhece bem a Sheilla. Ela é muito forte mentalmente falando e ela tá treinando forte, se preparando; musculação, tecnicamente está fazendo os exercícios. E vejo que ela está preocupada com o time, focada nos Jogos Olímpicos, mesmo estando no banco. É uma das jogadoras mais inteligentes que eu já treinei, ela pega as coisas muito fácil, tecnicamente ótima jogadora e é um ponto de força da seleção brasileira.

Sheilla é reserva de Sloetjes no Vakifbank


O técnico na Turquia (do time do Vakifbank) é o Giovanni Guidetti, italiano técnico da Holanda e a concorrente dela no time é uma holandesa. Você acha que ele está dando uma moral para a jogadora do time dele?

Ele levou 3 holandesas para o time dele e ele tem a possibilidade de classificar pelo WQT.

A questão das centrais vai ser mais complicada em escolher?

Vai ser, todas vão ser. O problema é que em todas as competições no mundo você pode levar 14 jogadoras, exceto no Pan-Americano e nos Jogos Olímpicos. O ideal seriam 14 jogadoras, com uma reserva para cada uma das titulares. Então, quanto mais jogadoras versáteis, melhor é.

O que você acha da levantadora americana que está jogando aqui no Brasil (Courtney Thompson, no Rexona)?

Isso é preocupante - diz em tom de riso - ela é muito forte. O Kiraly gosta muito dela porque ela tem um poder muito grande sobre o time e ela jogou com o Selinger no Volero. Ela é uma boa jogadora e ela gosta da luta, gosta da briga. Todas as competições em que ela foi, os Estados Unidos ganharam. Quando ela não foi, eles não foram tão bem.

Arma de Kiraly: a levantadora Courtney Thompson é uma verdadeira espiã dos Estados Unidos na liga brasileira


E a Mari? Ela tem chances de jogar as Olimpíadas?

Todo mundo tem chances. Ela está saindo do Bolzano e provavelmente tem grandes chances de ir para o Cannes. Estive conversando com ela na semana passada. Enfim, não tem nada fechado, temos que analisar a performance dela nesse momento.

Nada fechado: Zé não descartou o retorno de Mari à seleção


Comentários

  1. Que Sheilla banque pra essa Holandesa , importante é a OLIMPÍADA. Lá eu quero ver a Slojets jogar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sheilla não joga mal, o único problema é que a Sloetjes está jogando muito mais que a Sheilla. Seria injusto a Holandesa bancar.

      Excluir
  2. Eu espero que o Guidetti se afogue nessa máfia que ele criou. Espero que a Holanda nem passe da fase de grupos das Olimpíadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não vejo nenhum ato do Guidetti como 'máfia'. A Sloetjes é uma das melhores opostas da atualidade, a De Kruijf idem. A Buijs ganhou a titularidade durante a ausência da Hill e foi muito bem. O time está ganhando, jogando muito bem. Do que reclamar? Rs.

      Excluir
    2. Na minha opinião, a Hill meio que perdeu a mão depois que ganhou o titulo de mvp no mundial. Tomara que continue assim.

      Excluir
  3. Acho que as pessoas que criticam o Guidette não tem acompanhado o que a Sloetjes e a Bujis tem jogado. Seria uma loucura mesmo c todo nome que a Sheila tem, colocara Sloetjes p bancar logo nesse grande momento que ela vive.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria muito de ver a Mari de volta na seleção, porém acho que seria muito injusto convocar ela, que não participou desse ciclo, em detrimento de outras que participaram, trabalharam duro pra conseguir o seu espaço. Se a Fabíola não voltar, o Zé poderia convocar a Claudinha, que vem fazendo ótima temporada pelo Praia Clube, além de eles já terem trabalhado juntos no Amil. O que vocês do To Fly acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom posso dar minha opinião?
      * A Mari acho muito difícil voltar a seleção, pq ela não participou desse ciclo e por mais que se diga que ela tem boa relação com o Zé Roberto acho muito difícil. Embora eu reconheça que essa sua temporada na Itália foi bem melhor do que as duas últimas no Brasil. *Realmente a Claudia faz um excelente trabalho no praia clube. Lá ela ganhou confiança e está jogando com velocidade com as centrais e está tendo precisão nas bolas de pontas. Mas acho que na seleção é difícil porque o ZRG a ofendeu publicamente chamando-a de burra em rede nacional. Terá que mostrar humildade e levar essa ofensa (o que não deve ser fácil). Mas realmente ela vem sendo uma das melhores levantadoras e já trabalhou com seleção em 2013.

      * A Sheilla com certeza está se dedicando. É uma jogadora que não sofre muitas lesões, tem muita técnica e é diferente das opostas de outras grandes equipes. Está sendo reserva no Vakfbank pq a Stoetjes tem jogado muita bola.
      E eu acho que o ZRG deve coloca-la como titular desde o primeiro jogo do grand prix para ela gsnhar rítmo de jogo. A Tandara ainda tem tempo para se recuperar e a Natália pode ser usada como oposta.

      * A Jaque precisa se recuperar. Hoje a dupla de pontas titulares seria Natália - Garay.

      Excluir
    2. Obrigado pela reposta. Gostaria que a Mari voltasse pra seleção, no próximo ciclo. Eu sei que é muito difícil, pelo histórico dela com o Zé, pela idade, pela parte técnica, que já não é mais a mesma.
      A Sheilla tem que jogar bastante antes das Olimpíadas, pra ganhar ritmo. Mesmo que ela só esteja jogando contra times menores na Champions e no Turco, ela pode aproveitar a boa estrutura do Vakif pra melhorar sua condição técnica. A Sheilla é diferente porque é fria nos momentos decisivos. Pode não ser a oposta dos 30 pontos, mas quando tem que botar a bola no chão, ela bota e com categoria!
      Em relação a Jaque, não acho que ela esteja tão ruim quanto dizem. Acontece que ela carrega o piano sozinha no Sesi e óbvio que tanto esforço acaba se refletindo em cansaço e erros. Não se pode esquecer que ela é importantíssima no esquema tático da seleção, e embora Garay e Natália tenham melhorado no passe, ainda têm que evoluir mais, pois ainda não estão no nível da Jaque. Nesse caso, Natália e Garay vão disputar posição.

      Excluir
    3. A Jaque caiu muito de rendimento no passe lá no SESI, quem assiste aos jogos sabe disso, a Natália é mediana. A Garay tem melhorado muito e acredito que dá conta do recado.

      Excluir
    4. Bom, sobre a Mari temos de olhar por 2 lados: o primeiro é o nível técnico, onde ela não está em sua melhor forma. Mas o Brasil é deficiente de opostas então valeria sim uma convocação. Entretanto tem o fato psicológico, social e foi aí que Mari deu problemas em 2012. Creio que ela não será convocada.

      Excluir
    5. To fly, acredito que 2012 é águas passadas. Tanto o ZRG quanto as jogadoras partiram para o lado profissional agora. Naquela época, não foi só o caso da "MARI" isolado, mas também a polêmica da Fernandinha/Fabiola, ter levado a Natália quase de muletas sem condições alguma de jogo, além de... os cortes no meio do aeroporto.

      Hoje o foco é 2016, ele tem mantido contato com a Mari sim e a Sheilla e Fabiana já confirmaram a informação, pelo perfil dela do face tem vários vídeos da mesma treinando pesado e pegando firme na musculaçao e resistencia, a vaga vai depender dela mesmo. Tanto que foi o próprio ZRG que pediu para que ela trocasse de time e fosse para o Cannes ou Baku.

      Fabiola idem, deixou de lado a mágoa com o treinador, a mesma já citou ter esperanças de ir para 2016, merecido! com ou sem o bebê, valeria testá-la e dar a oportunidade. Até pqe não vejo a Macris e muito menos a Ana Tiemi executando milagres na quadra.

      Excluir
    6. Eu não Fernando. Tanto que Mari não foi convocada desde então e o problema com a Mari foi antes dos cortes e não só por razões técnicas como nós sabemos. Duvido que ela retorne agora, no ano olímpico. Tanto que quando precisou de uma oposta - sem Sheilla e Tandara - ZRG chamou Joycinha.

      Excluir
  5. Gente, entendo a especulação com a Mari! Admiro ela por tudo que já conquistou com a seleção, mas não acredito que será convocada. Primeiro porque mesmo tendo jogado bem até aqui esta temporada, não apresenta o mesmo nível de Tandara e Monique. Segundo, poque seria injusto deixar de levar Tandara ou Monique, que fizeram parte de todo ciclo olímpico, ajudaram a seleção em momentos difíceis, para levá-la. Terceiro, pensando na renovação para o próximo ciclo olímpico, não é nada interessante sua convocação, uma vez que dificilmente estará presente nos próximos jogos olímpicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mari pode ser convocada para ser Ponteira, depende da posição que ela vai ser no RC CANNES. Depois do que aconteceu com a Fabíola em 2012, não dúvido de mais nada, a Mari ainda tem chance e olimpíada é mérito de quem tá jogando bem. Se ela fizer por merecer não vejo problemas.
      Até por que na situação atual eu cortaria a GABI, muito nova e tem capacidade de ser titular no próximo ciclo olímpico. Não vejo a GABI jogando bem contra os altos bloqueios da Russia, EUA , CHINA e Servia.
      Vimos isso ano passado no Grand Prix onde ela levou vários bloqueios da Russia e no mundial de Clubes ondem dançaram e rolaram na GABI. A Natália já será convocada e não vejo necessidade de Gabi.

      Até mesmo a Paula Pequeno vejo com chances de retornar para a seleção.

      Excluir
  6. As Centrais.
    Eu levaria WALEWSKA, está fazendo uma excelente superliga.
    melhor bloqueadora da competição, e 2º melhor atacante da competição.

    A única que pode fazer frente à WALEWSKA é a JUCIELY.

    Adenizia vive de altos e baixos, assim como CAROL. As duas não fizeram uma grande temporada. Carol é somente a 10º melhor bloqueadora e Adenizia a 9ª, sem contar que são mais baixas que Walewska e nem estão ranqueadas na eficiencia de ataque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, concordo plenamente com você. Elas estão jogando muita bola e são bem decisivas. Gostaria de vê-las novamente atuando pela seleção. Agora em questão de oposta, a Sheilla é bem técnica mesmo. Muito boa, só precisa de ritmo de jogo. Agora de centrais e levantadoras, o Brasil tem pra dar e vender.

      Excluir
    2. Walewska não quer mais seleção. Adoro a Adenízia, mas tecnicamente prefiro a Juciely. Ana Carolina, tecnicamente, não me agrada muito.

      Excluir
  7. A Walewska realmente faz uma grande Temporada. Efetiva no ataque e muito bem no bloqueio. Além disso foi campeã olímpica em Pequim jogando muita bola. Vai ter 36 anos nas olimpíadas é muito experinte e tem 1,90. No entanto, a própria Walewska disse que sua trajetória na seleção tinha encerrado, que a rotina de treinos era muito cansativa. Porém, ela voltou em 2013 para a copa dos campeões e disse que voltou por ser um pedido do ZRG (na época seu treinador no Amil) quando perguntada se gostaria de voltar de vez ela disse não pensar no futuro. Mas uma olimpiada em casa pode mudar sua opinião. Confiança nela o ZRG tem muita. Outra do praia que merece muito ser convocada novamente é a Claúdia.
    A Tandara se recuperada deve ser reconvocada.
    Quanto a Mari Eu particularmente acho dificil ela voltar a seleção novamente, por todo o histórico dela com o ZRG, mas se fosse eu daria a ela uma nova chance. Testa no Grand Prix. Hoje Natália e Fê Garay são nossas ponteiras em melhor fase. A Jaquele reduziu drasticamente seu nível de recepção no SESI, sem contar que nos últimos 3 jogos ela vem sendo reserva. Enfim , hoje o nosso cenário no voleibol feminino preocupado. Tomara que melhore até chegar na Rio 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Segundo o ZRG ela não está na seleção por vontade própria, pois, ele já tentou muitas vezes convocá-la.
      Espero que ela aceite este ano, vamos precisar muito ter 3 centrais efetivas. 3 Torres.

      Excluir
  8. Minha opinião:
    O ZRG deve fazer igual Kiraly dos EUA ou a Técnica da CHINA, só joga quem estiver bem no momento e na temporada.
    Temos que deixar esse pensamento de lado, que a seleção é lugar de criar vagas cativas e vitalícias, ou aquele estória "ah mas a fulana participou do ciclo inteiro"...
    Não dá pra convocar ninguém quebrada e se encostando para a seleção, ainda mais num campeonato de alto nível como as olimpíadas e ainda em "casa".

    Ao meu ver 1 vaga de ponteira está em aberto para disputa entre (GABI, JAQUELINE, Mari Paraiba e Paula Pequeno).
    1 vaga de reserva oposta (Monique, Tandara, Joycinha e Mari).
    1 vaga pra Central (Walewska, Carol, Juciely e Adenizia).
    1 vaga pra levantadora (Fabiola, Macris e Claudinha).

    Wild Card 1 vaga "acredito que ele vá levar uma jogadora versátil que possa ser oposta e ponteira". (neste caso entraria a Mari e Tandara).


    07 já garantidas:
    Dani Lins, Garay e Natália, Sheilla, Camila Brait, Fabiana e Thaisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao acho a Brait tão segura assim não, diversas líberos jogando melhor do que ela nesse inicio de superliga!

      Excluir
    2. Pois é, concordo. Mas sei lá, tenho a intuição que ela será continuará como titular. E tenho certeza absoluta que ele levará somente uma líbero. A outra vaga será para uma jogadora versátil (ponteira/oposta), é nessa que Mari e Tandara correm.

      Excluir
    3. Fernando, se ZRG seguir esse raciocínio, ele temm de cortar a Sheilla. Discordo completamente sobre a Jaqueline, pra mim ela é certa nessa olimpíada. Está fazendo uma temporada ruim, mas a nível técnico e no setor de preparação, nenhuma ponteira brasileira pode substituí-la. Pode não sair como titular, mas é diferenciada de todas as outras e creio que ZRG veja isso como imprescindível.

      Na saída, já poderíamos decretar o fim para Joycinha, se ela não estivesse jogando muita bola no turco. Tandara e Rosamaria são versáteis, Tandara mais experiente e tem vantagem. Monique é baixa. Não vejo Mari nessa disputa, sinceramente. Adoro ela, gostaria de vê-la na seleção, mas não acredito.

      Excluir
    4. TO Fly, a Sheilla não está mal, todos sabemos disso, fez uma temporada "mediana", mas a Sloetjes botou pra quebrar. Concordo em relação a Joycinha.

      É lógico, que são nomes que "concorrem", que estão sendo sondados, até entram nos critérios do ZÉ Roberto etc. Não estou dizendo que a MARI será convocada. Até pqe temos um histórico já com a lista pré estabelecida (Garay, Jaque, Gabi, Natalia, Sheilla, Tandara, Dani Lins, Brait, Thaisa, Fabiana) nessa lista entraria quem sabe a Fabiola ou Macris, e Adenizia, Carol ou Juci.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Boa tarde! Por diversas vezes li a acompanhei o blog, mas hoje, pela primeira vez vou expor minha opinião. Acredito que hoje a responsabilidade da seleção feminina é enorme. Muitos dos eventos passados, de derrotas e vitórias não serão parâmetro para o frio na barriga que essa jogadoras terão ao disputar a primeira olimpíada no Brasil. Apesar disso, será um elemento motivador, já que são 12 vagas em disputa e todas farão de tudo para estar lá. A Fabíola, a Tandara, a Sheila, até mesmo a Mari, todas têm demonstrado essa vontade. Eu acompanho a seleção brasileira feminina desde o início dos anos 90, assisti todos os jogos possíveis e me lembro de vários momentos. Nunca a seleção brasileira esteve tão perto de alcançar o tri olímpico como a eterna rival Cuba. Nenhuma outra seleção fez isso ainda e estar perto dá um certo frio. Eu confio na possibilidade e sei que as jogadoras estarão preparadas. Por outro lado, tem um sério problema por parte de alguns brasileiros: a cobrança por resultados e a ideia fixa de que se não é campeão, o resto nada vale. Outro problema é a pilha que a rede globo faz e sempre acaba por estragar os atletas, estragar as competições e gorar as seleções. Se eu fosse citar diria Atenas 2004 no vôlei, que encheram o saco da seleção, Daiane dos Santos, Diego Hipólito, Pan de 2007, em diversas modalidades... Tenho preocupações e ponderações sobre todas as posições. No levantamento a Dani Lins é a mais segura e a Fabíola tem larga experiência para manter o nível de jogo (a gravidez é um elemento preocupante), mas caso não possa contar com essa segunda será provável que o mesmo use a Macris, porque a Ana Tiemi, depois que quebrou a mão, só dois toques. A Claudinha até teria chances e, te tratando de Zé, tudo pode acontecer. Na posição de oposta ele tem Sheila, Tandara, Mari e Natália disponíveis, podendo correr por fora a Bárbara, que tem a versatilidade necessária. Acho Monique um nome meio improvável e a Joycinha, cruzes. No meio eu apostaria em Thaísa, Fabiana e Wal, apesar dela não ser certeza de aceite. Adenízia não tem condições, pois caiu demais e, começou a bancar constantemente para a Saraellen. Juciely e Carol não foram tão bem como titulares do Grand Prix, então talvez fiquem de fora. Particularmente não gosto do estilo delas, pois atacam um tipo de bola constantemente. As 3 primeiras no meio que citei atacam tudo que podem. Na ponta, existe um problema e ver a Paula jogando bem me deu um certo alívio, pois confio numa convocação dela para, pelo menos, os treinamentos, para a comissão avaliar melhor. Ela está mais magra e bem na Superliga. A Garay hoje é unanimidade na ponta, tanto que segurou sozinha o Brasil no Pan. Jaqueline eu vejo com certo receio, mas o Zé vai convocá-la, caso o Sesi comece a andar agora depois da saída do Talmo. A Gabi eu nao gosto muito do estilo, ela me lembra a Érika, que sempre gostei muito, mas com mais afobação, conta bastante com a sorte em alguns momentos, mesmo porque no Grand Prix jantaram ela na rede. A Natália é uma ótima opção, pois tem jogado bem e é versátil, apesar de ter um passe sofrível. Aquele toque dela dá até medo na recepção. Porém, com Garay e uma líbero segura, é possível que ela seja bastante coberta no passe, sendo a Garay até importante para segurar o passe com ela no fundo para ter opções de pipe. Como líbero a Fabi deveria voltar, pois não vejo a Brait pronta para segurar, mas espero estar errado e que ela aguente a pressão. É momento dela se firmar, pois a Léia e a Tássia estão empurrando a fila e se ele titubear, perde o lugar. Acredito que todos temos nossa seleção ideal, mas cabe ao Zé e a comissão analisarem. Vai ser difícil e talvez fiquemos decepcionados com alguns nomes. Mas o trabalho é deles e estão até mais preocupados que nós. Não escrevi para um ou outro terem razão ou serem contestados. Essa é minha visão e também ninguém precisa escrever para justificar uma ou outra escolha, tentar mudar minha opinião. Eu realmente não quero entrar numa discussão de quem é melhor ou pior. Somente fiz uma análise para participar. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando, a Gabi teve grande repercussão devido ao entrosamento com a Fofão e eventualmente a Roberta, a Fofão deu ritmo e sabia levantar para a Gabi. Este ano é visível a queda de rendimento dela. Ano passado ela foi uma das maiores pontuadoras da superliga e ficou em 1ª no ataque.
      Esse ano nem entre as 10 ela está. Jogando tanto pela Seleção quanto pelo Rexona, ela teve dificuldades contra bloqueios de qualidade, tanto que foi engolida no mundial de clubes e no Grand Prix. Infelizmente não vejo ela como bola de segurança do Brasil.

      Tendo em vista que já contamos com praticamente 3 vagas certas (Natalia, Garay e Jaqueline), espero que o ZRG teste para a ultima vaga a (Paula Pequeno e Mari).

      De oposta a melhor opção seria mesmo a Tandara por ter características diferentes da Sheilla, a Monique é muito técnica, é uma versão "B" da Sheilla e em menor tamanho, seria 6 por meia dúzia (meu ponto de vista).

      Adenizia, Carol, Joycinha, Barbara acredito que não tenham as habilidades ou diferenciais que agregariam a seleção neste momento.

      A Léia está bem melhor eficiente e fisicamente que a Brait, devido à termos só 12 vagas, o Zé optará por somente uma das duas, espero que a escolha seja sensata baseada no que é melhor para a seleção.

      Excluir
  10. Bom! As vagas estão ai para serem conquistadas. Cada pessoa que assiste ao voleibol tem sua opinião formada e sua "seleção ideal". Isso demonstra diferentes pontos de vista e prova o conhecimento que cada um de nós temos do esporte. Cabe ao ZRG testar e escolher os 12 melhores nomes para nos representar nessa Olimpíada em casa, Rio 2016.

    Mas mudando de assunto: To fly estou esperando uma matéria sobre a grande rodada da champions ligue. Teve time grande vencendo depois de muito tempo, teve time grande passando sufoco e teve os grandes que continuam não dando chances ao menores.
    Fiquei muito feliz porque desde que saíram os grupos da Champions (mesmo estando no grupo da morte) apontei o Casalmaggiore como candidato a avançar de fase. Hoje o Casalmaggiore provou mais uma vez que veio de vez para ficar entre os grandes times da Europa. Vitória por 3 sets a 1 contra um dos melhores times do continente, o Chemik Police. O Casalmaggiore venceu o equilibrado 1* set por 25-23 e depois perdeu feio o 2* por 12-25. Após isso se recuperou vencendo os sets seguintes por 25-17 e 25-23. Só lembrando que o Casalmaggiore jogou sem a Piccinini que foi substituída pela Lucía Bachi. É surpreendente a garra e o volume de jogo do time. Aplausos para Lloyd que colocou todo mundo para jogar e Três atacantes terminarm como mais de 10 pontos: Tirozzi (11), Guibbmeyer (14) e Kozuch que marcou 18 e mostrou que cada centavo [euro] investido nela valeu a pena. Vem sendo a grande atacante do time. Stevanovic (mais discreta do que o de costume marcou 9) e Lucía Bacchi 5. Lloyd ainda fez 6 pontos, sendo 5 de bloqueio. Pelo Chemik Havelkova foi o destaque com 17 pontos.
    O Eczacibasi venceu ontém o Agel por 3 a 2 com 29 pontos da grande revelação Melissa Vargas.

    Com isso o casalmaggiore foi a 12 pontos e já está classificado. O Eczacibasi com 10 também está bem encaminhado. O Chemik com 8 precisa vencer o agel para avançar. Ainda bem que tudo indica que sairão do grupo C( da morte) os 3 classificados.

    Parabéns Pomì Casalmaggiore. Avante! Próximo jogo Casalmaggiore x Eczacibasi na Itália. Tomara que o Bandsports transmita esse jogaço. Quero ver o Pomì sendo testado mais uma vez. O 1* passou contra o Chemik.
    Estou na torcida pelo valente time de Cremona. Vamos Casalmaggiore.

    ResponderExcluir
  11. A jucy n foi bem no grand prix? Kkkk
    Acho q n li isso num comentário.
    Em todos os jogos ela foi a principal bloqueadora e pontuadora do time. Tem ampla vantagem a ser convocada.
    A claudinha merece mto se a Fabíola n chegar.
    Joycinha ta fora, Mari é corre na frente.
    Ponteiras são as de sempre: Garay, Natália, Jaque e Gabi
    Acho q vai só a Brait, se for outra vai. Léia ou Sassá. Mesmo achando q Tássia é melhor q as duas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente não vejo muitas chances para a Mari e desentendo essa insistência por ela. Joycinha está a frente, em ótima temporada no Busra, mas não creio que seja preferida à Tandara por exemplo. Mari fez uma temporada boa até então.

      Excluir
  12. Respeito a opinião de quem não levaria Gabi pras Olimpíadas (talvez eu concorde: ela seria banco e depender dela pra virar um jogo... isso não aconteceria), mas não precisam cornetar a performance da menina na Superliga pra provar um ponto.

    O Rexona possui uma distribuição mais homogênea e é a equipe jogou apenas 51 sets na competição, contra 58 do Praia e do Nestlé. A maioria das equipes já passaram dos 60 sets, então não adianta ver o número de pontos. Ela é a décima sem pontos de ataque por set e é a quarta melhor ponteira no quesito recepção (um ponto em que ela anda melhorando muito).

    Lembrando que no ano passado as centrais não participavam do ranking das melhores jogadoras da CBV no ataque. A Gabi estaria em 7º na eficiência ataque se as centrais e as jogadoras que receberam poucas bolas fossem ignoradas como foram ano passado. As jogadoras que estão na frente dela na eficiência são duas estrangeiras fazendo suas primeiras temporadas no Brasil, Monique, que praticamente não jogou temporada passada por ter se lesionado e Bruna, que era reserva e agora é titular em outra equipe. Ou seja, se vocês querem traçar um paralelo com a temporada passada, ela seria a terceira. O que não é nada mal.

    A má superliga de Gabi não existe estatisticamente falando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São apenas comparações e linhas de raciocínio amigo. Apesar de achar que Gabi tem grandes chances de estar nas olimpíadas, uma quase certeza eu tenho é que ela será testada no Grand Prix, porém os parâmetros de seleção que eu tenho dela não são bons.

      Como disse anteriormente, ela tem muita dificuldade com bloqueios altos e bem montados. Ela tem muito a evoluir ao meu ver ela será titular absoluta em 2020.

      Excluir
  13. Cada pessoa tem sua análise.Bom! As vagas estão ai para serem conquistadas. Cada pessoa que assiste ao voleibol tem sua opinião formada e sua "seleção ideal". Isso demonstra diferentes pontos de vista e prova o conhecimento que cada um de nós temos do esporte. Cabe ao ZRG testar e escolher os 12 melhores nomes para nos representar nessa Olimpíada em casa, Rio 2016.

    Mas mudando de assunto: To fly estou esperando uma matéria sobre a grande rodada da champions ligue. Teve time grande vencendo depois de muito tempo, teve time grande passando sufoco e teve os grandes que continuam não dando chances ao menores.
    Fiquei muito feliz porque desde que saíram os grupos da Champions (mesmo estando no grupo da morte) apontei o Casalmaggiore como candidato a avançar de fase. Hoje o Casalmaggiore provou mais uma vez que veio de vez para ficar entre os grandes times da Europa. Vitória por 3 sets a 1 contra um dos melhores times do continente, o Chemik Police. O Casalmaggiore venceu o equilibrado 1* set por 25-23 e depois perdeu feio o 2* por 12-25. Após isso se recuperou vencendo os sets seguintes por 25-17 e 25-23. Só lembrando que o Casalmaggiore jogou sem a Piccinini que foi substituída pela Lucía Bachi. É surpreendente a garra e o volume de jogo do time. Aplausos para Lloyd que colocou todo mundo para jogar e Três atacantes terminarm como mais de 10 pontos: Tirozzi (11), Guibbmeyer (14) e Kozuch que marcou 18 e mostrou que cada centavo investido nela valeu a pena. Vem sendo a grande atacante do time. Stevanovic (mais discreta do que o de costume marcou 9) e Lucía Bacchi 5. Lloyd ainda fez 6 pontos, sendo 5 de bloqueio. Pelo Chemik Havelkova foi o destaque com 17 pontos.
    O eczacibasi venceu ontém o Agel por 3 a 2 com 29 pontos da grande revelação Melissa Vargas.

    Com isso o casalmaggiore foi a 12 pontos e já está classificado. O Eczacibasi com 10 também está bem encaminhado. O chemik precisa vencer o agel para avançar. bem que tudo indica que sairão do grupo C( da morte) os 3 classificados.

    Parabéns Pomì Casalmaggiore. Avante! Próximo jogo Casalmaggiore x Eczacibasi na Itália. Tomara que o Bandsports transmita esse jogaço. Quero ver o Pomì sendo testado mais uma vez. O 1* passou contra o Chemik.
    Estou na torcida pelo valente time de Cremona. Vamos Casalmaggiore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E claro, você verá, amanhã provavelmente. Estou esperando a conclusão dos jogos e faltam 3, dentre eles Vizura e Uralochka em briga praticamente direta por uma vaga. 8 classificados, 8 eliminados, amanhã tem post ;)

      Excluir
  14. Obrigado pela resposta. E gostaria que comentassem sobre a excelente campanha do Casalmaggiore em sua 1* Champions ligue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada! =]
      Estou encantado com o Pomì, não esperava uma Champions tão boa delas, ainda mais sem Piccinini. Certo é que Kozuch voltou a jogar muito bem depois da última temporada ruim na China e Lloyd é quem está dando esse brilho com uma distribuição inteligente no time de Cremona. As centrais são ótimas, a líbero também e o resultado final dessa boa fase veremos na próxima rodada contra o Eczacibasi.

      Excluir
    2. Enquanto casalmaggiore e os gigantes turcos Vakfbank e Fenerbahce vao muito bem o Eczacibasi segue oscilando. Nessa rodada venceu o Agel por 3 a 2, mas o técnico começou com a Oszoy e a Boskovic no banco. Calderon e Demir foram as escolhidas. Apesar da grande partida de Vargas [29 pontos. Como arrebenta essa garota] o elenco do Eczacibaso é um dos melhores do mundo. Sinto que o time ainda não engrenou nessa temporada. Por fim também quero ver o casalmaggiore sendo testado contra o Eczacibasi. Deve ser um grande jogo e apesar do casalmaggiore já está classificado devem se empenhar para jogar e garantir o 1* lugar do grupo.. por fim gostaria de saber se existe alhum critério especifico (alem de passar de fase) para sediar o Final Four? No ano passado o Chemik Police fez boa 1* fase e foi escolhido como sede. Tomara que o Casalmaggiore tenha chances de sediar o Final Four esse ano. Seria massa. O público italiano também gosta muito de volei. Todos os jogos que o Bandspots transmite da liga italiana de volei tem ótimo público. Ainda mais em cremona que a torcida é apaixonada. E lá eles fizeram grande festa quando o casalmaggiore foi campeao italiano ano passado.

      Excluir
  15. Gente... Se for levar as que estão mostrando serviço seria mais ou menos assim:
    - Jaque nao iria.
    - Wal é boa, mas o que ela fez no Jogo contra o Rexona? Só vi Jucy e Carol dando Show.
    - Existe dupla de ponteiras melhor que Gabi e Natália? Obvio que não.
    Na temporada passada a Gabi Jogou bem e ate os PlayOff's a Natalia nao vinha sendo regular. Hoje a Natalia esta jogando muita Bola e Gabi nao esta sendo a atacante da temporada passada, mas nao da prejuízos.
    Minha escalação seria a seguinte:
    - Dani e Fabiola (ou Roberta)
    - Sheila e Monique (ou Tandara)
    - Garay, Natalia e Gabi (com Mari ou PP4)
    - Fabiana, Thaisa e Jucy (sem dúvidas)
    - Brait

    Nessa escalação temos algumas que estao abaixo da média, mas quando solicitadas estão indo bem. No caso da Sheila, da Thaisa e da Dani Lins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa adivinhar. Você é torcedor do Rexona? Acho que essa escalação é muito boa, por outro lado é um time que nao consegue jogar se o passe nao sai na mão. Vimos isso nas finais do grand prix.

      Excluir
    2. Nem eu sendo carioca concordo com sua escalação, lamentável, não assiste a superliga? Não é possível que leve a Gabi e deixe a Mari de fora, gabi na entrara pra atacar, pra bloquear muito menos, fundo de quadra muito fraco, não entendo a serventia no rio 2016!

      Excluir
  16. Eu não sou a favor do corte da Jaqueline. A Jaque é uma das melhores passadoras do mundo. Tem um papel primordial pro estilo de jogo da nossa seleção. Além disso todos se esquecem de que ela voltou em 2014,sem clube e depois de um ano parada e foi nossa melhor atacante no Grand Prix. No Mundial foi nossa melhor atacante nas 3 primeiras fases do torneio. O único jogo em que ela não foi bem foi naquela semifinal contra os EUA(e quase todo o time nao foi bem). No Minas então: chegou com 6 rodadas, a SL emadame.toeelevou o time de Minas a semi final e terminando com bom aproveitamento de passe e uma das maiores pontuadoras. Esse ano ela faz uma temporada ruim pq o time do Sesi é muito instável. AJaque é peça fundamental. Poucos times do mundo tem boas ponteiras de qualidade no passe, casos raríssimos como a Itália (Del Core), o Japão (Saori), os EUA(Larson) e a Coreia do Sul (Kim. Essa então muito crack em todos os fundamentos). Concordo que Garay e Natália estao em melhor fase e merecem a titularidade, mas a jaque precisa se recuperar e está no grupo. Caso A dupla Garay- Natália seja titular terá que carregar a seleção quando o passe não sair, algo que Mari e Paula fizeram com perfeição em Pequim 2008.
    E quanto a Walewska com toda a história gloriosa que ela tem na seleçao (titulare jogando muito em Pequim) você quer tirar parâmetros por ela não ter ido bem contra o Rexona numa única partida? Naquele jogo o erro começava com Klineman e Ramirez no passe. Sem passe A como jogar com a central? A Wal é a 2* melhor atacante e a melhor bloqueadora. Ela nao vai para seleção por que ela nao quer voltar mais. O ZRG afirmou em 2012 ter pedido pra ela e a fofao irem a londres, mas elas nao quiseram retornar.

    Por ultimo Sheilla e Thaisa precisam se recuperar e voltar a seu melhor rítmo.

    ResponderExcluir
  17. Gabi e Natalia de titulares, adivinhei? quem vai segurar o passe deste time? Acredito que nem Gabi e Monique farão parte da escalação final. Pois, Tandara e Jaqueline são prioridades pro ZRG.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria da seguinte escalação:
    Levantadoras: Dani e Fabíola
    Opostas: Natalia Sheila
    Ponteiras: Garay, Jaqueline, Paula Pequeno, Tandara
    Centrais: Wal, Fabizona, Thaisa
    Libero: Leia e Camila

    ResponderExcluir
  19. Jogadoras que certamente estarão na minha opinião: Dani Lins, Sheilla, Thaísa, Fabiana, Jaqueline, Fê Garay e Natália. Jogadoras que concorrem as vagas restantes:
    * Levantadoras: Dani Lins; Concorrem: Fabíola, Roberta, Ana Tieme, Macris, Claudinha e Naiane. Voltando bem a tempo, Fabíola estará nos jogos com certeza. Caso ela não volte a tempo, Roberta ficaria no lugar dela. Ana Tieme e Macris correm por fora. Claudinha e Naiane estão fazendo um excelente campeonato, porém não participaram do ciclo é só teriam chances se fossem convocadas para o grand prix e fizessem uma excelente inversão de 5 e 1.
    * Centrais: Thaísa e Fabiana; Concorrem: Juciely, Adenízia, Carol, Walewska e Bárbara. Juciely larga na frente; além de estar em ótima fase, ela tem uma excelente composição de bloqueio e sua china está sem dúvidas entre as três melhores do mundo. Adenízia vem em seguida com menos chances. Carol e Bárbara correm por fora. Apesar da boa fase, não vejo Walewska com chances.
    * Opostas: Sheilla; Concorrem: Tandara, Joycinha e Monique. Tandara tem mais chances; jogadora de muita força física. Bolas em que o passe não sai na mão e se precisa de peso na bola. Joycinha não atuou bem na fase de grupos do grand prix e nem no pan. Monique é habilidosa, porém tem um jogo muito parecido com o de Sheilla e tem muita dificuldades para passar bloqueio como foi no grand prix.
    * Ponteiras: Jaqueline, Natália e Fê Garay; Concorrem: Gabi, Mari Paraíba, Suelle, PP4 e Mari. Talvez seja a posição mais difícil. Gabi deve ser relacionada. Pode não ser a melhor atacante, mais tem um bom fundo de quadra e conseguir tirar bem do bloqueio. Mari Paraíba e Suelle tem chances, mais pela escalação do grand prix, Zé Roberto tem preferência por Gabi. Acho muito pouco improvável que PP4 e Mari iria para a Olimpíada. Caso ele queira levar uma ponta/oposto como é o caso da Natália, acho que ele levaria Tandara e colocaria Joycinha ou Monique na saída. O que não deve acontecer por já ter Natália.
    * Líberos: Camila Brait e Léia. Vaga totalmente aberta. Todas as duas com chances de irem. Talvez Camila por ter sido titular no mundial e grand prix.

    Com base nisso, estaria em aberto duas posições, a de libero e levantadora:

    Levantadoras:Dani Lins e Fabíola ou Roberta;
    Opostas:Sheilla e Tandara;
    Centrais: Thaísa, Fabiana e Juciely;
    Ponteiras: Jaqueline, Natália, Fê Garay e Gabi;
    Líbero: Brait ou Léia.
    E que venha o Tri, se Deus quiser ����������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os emojis não apareceram kkkkkkk. O que acharam to fly ?

      Excluir
    2. Concordo em quase tudo. Sobre as levantadoras, espero que a Claudinha tenha pelo menos a oportunidade de jogar o GP. Me parece ser a melhor opção depois de uma Fabíola recuperada. Tandara tem vantagem na reserva da Sheilla por ser versátil e poder jogar de ponteira. As centrais, bem, não vejo como discutir que serão essas, mas Adenízia também pode entrar na briga. As pontas ao meu ver também serão e a líbero, creio que será a Brait.

      Excluir
  20. Olá dando minha opinião eu acho que sua seleção está correta. Só acho que fica difícil o ZRG levar duas líberos porque assim sendo terá de levar apenas 3 ponteiras ou 2 centrais (o que certamente não vai ocorrer pois tem que ter uma reserva imediata para essa posição). Mas enfim ele pode levar Garay, Jaque, Natália e Tandara (sendo que estas duas últimas podem atuar tanto de pontas como de opostas) e ai ficar só com a Sheilla de oposta. Ele fez isso em Pequim levando 4 pontas (mari,pp4,jaque e sassá) e sheilla de oposta. Nesse caso levou 4 centrais. Assim poderia nesse caso levar 2 líberos. Gosto muito da Léia. A brait e ela poderiam revesar: uma pro passe e outra pra defesa. Mas acho difícil ele deixar a Gabi de fora. Irá fazer com ela o q fez com a Natália em Londres pra ganhar experiência. E quanto as levantadoras: Roberta sem chances. Ela é reserva da Thompson no Rexona. Seria arriscado leva-lá. Creio na recuperação da fabíola. Caso ela não se recupere vai depender do desempenho de quem for testada no grand prix.

    Pensando com a cabeça do ZRG acho que a convocação será:

    Líb: Camila Brait
    Lev:Dani Lins e Fabiola(???)
    Cent:Thaísa, Fabiana, Jucy (???)
    Pont: gabi,garay,jaque, natália
    Oposta: tandara e sheilla

    Obs: a Joyce poderia se dar muito bem com a fabíola levantando. A fabíola ganhou precisão nas bolas de pontas na Europa. A joyce é oposta de bola alta e a Dani joga com mais velocidade. A dupla Joyce - Dani não rende.

    ResponderExcluir
  21. No caso das levantadoras, vejo a Claudinha muito à frente das outras. Naiane é irregular e vem fazendo jogos ruins. Ana Tieme está lesionada. Macris é precisa mas falta um algo à mais, tem que sair do óbvio. Roberta é reserva no seu time. A Claudinha é titular do time que foi líder da Superliga por várias rodadas, vem fazendo a sua melhor temporada, e tecnicamente boa e teve passagem pela seleção em 2013. Precisa de uma chance. É a nossa segunda levantadora enquanto a Fabíola se recupera e será muito injusto se Zé Roberto não convoca-la. Na posição de oposto, desistam da Joycinha gente, pelo amor de Deus. Ela teve várias e várias chances, mas nunca mostrou na seleção o que mostra nos clubes. Ela só sabe jogar com bolas altas na ponta, não tem variação. Não consegue jogar na velocidade. Teve a vida toda pra tentar se adequar ao estilo de jogo do Brasil. Não é o estilo de jogo da seleção que tem que mudar e sim a atleta.
    Não vejo a seleção olímpica desse ano sem Sheilla, Dani Lins, Jaque, Garay, Natália, Thaísa, Fabiana e Camila Brait. Também considero quase certa a convocação da Gabi. Se a Tandara não se recuperar, o Zé com certeza vai optar pela Monique, pois ela é o tipo de jogadora que ele gosta, além da confiança que ele deposita nela. Sei que não é a melhor opção, mas é melhor que Joycinha e Rosamaria.
    A posição de central é a mais difícil com certeza, são tantas opções. Pra decidir, o Zé tem que olhar pras nossas adversárias nas Olimpíadas e ver qual jogadora mudaria o jogo se fosse preciso. Se falar na atuação das jogadoras na Superliga, vejo na briga Adenizia, Carol e Jucy. A Walewska não quer mais seleção e a Bárbara é oposto agora, e isso a descredencia da briga. A Adenizia é ótima bloqueadora e tem o fator emocional, ela põe o moral pra cima. Foi ela que elevou o moral em Londres. Isso deve contar muito pro Zé Roberto. Carol é jovem e tem um saque muitíssimo bom, sendo ela a melhor sacadora da Superliga, ao lado da Courtney Thompson. A Jucy é rápida e tem uma boa china. Não sei o que escolher. A Adenizia está crescendo muito, enquanto que a Jucy vem oscilando há alguns jogo. Carol segue inconstante, mas é prejudicada, assim como a Jucy, pela insegurança da Thompson em usar as bolas de meio. Então não sei. Se fosse convocar amanhã, escolheria a Adenizia.
    Enfim, muitos palpites, pouca coisa certa. Devemos esperar o andar da carruagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)