Pela primeira vez na história, Sérvia alcança o topo e é campeã do Mundial 2018

O mundo do voleibol amanheceu hoje com uma nova campeã: a seleção Sérvia bateu a Itália ontem (20) na final do Mundial de Vôlei 2018 por 3 sets a 2 (21-25, 25-14, 23-25, 25-19, 15-12). É a primeira vez na história que a seleção sérvia conquista um título a nível mundial.

Seu melhor resultado no Mundial foi em 2006, quando conquistou um inesperado bronze em cima da Itália. Desde então amargou um 8º e um 7º lugares na competição. Bateu na trave duas vezes: em 2015 foi vice-campeã da Copa do Mundo e em 2016 vice-campeã olímpica, nas duas vezes batida pela China. Mas quis o destino que a Itália acabasse com a hegemonia chinesa um dia antes no jogo mais incrível desse Mundial.

Momento da comemoração do ouro sérvio (Foto: FIVB)


A final não ficou por menos, duas grandes seleções em um clássico europeu. A Sérvia, pouco mais experiente, e a Itália, renovada. Ambas com furacões nas extremas, duas das melhores opostas do mundo e indiscutivelmente as melhores em sua posição no torneio. A Sérvia começou perdendo, Busa complicou mais uma vez a recepção da equipe. Mas a impressão que tivemos é que uma Itália cansada entrou em quadra ontem.

Se Busa foi o algoz do primeiro set sérvio, Sylla complicou o jogo italiano. A ponteira não teve boa atuação na final e complicou o jogo italiano, capacitando uma surra na segunda parcial. Mas a Itália reagiu, totalmente dependente de Egonu e com uma boa atuação de Lucia Bosetti. Uma chamada de Terzic em Ognjenovic mudou o jogo da levantadora: a esquecida Boskovic virou opção primordial da levantadora. Não era para ser diferente. A genialidade de Maja tornou o jogo competitivo. Mesmo com um passe muito fraco e uma ponteira quase nula no ataque (Busa fez apenas 3 pontos em todo o jogo), a Sérvia se saiu bem. Méritos a quem não pode passar sem recebê-los, Mihajlovic, assumindo o passe e segura na definição. Meus amigos, quando Tijana e Brankica se juntam na definição e não "deitam", é difícil parar esse time.

Vibração de Boskovic (Foto: FIVB)


A Itália teve Egonu desgastada, não é fácil fazer 45 pontos em uma sexta e 33 no sábado. Isso pode explicar porque Malinov "esqueceu" da oposta no quinto set. Mas vamos combinar: era mesmo a hora de forçar jogo com Sylla e Chirichella? Aliás, que atuação horrível da central, com apenas 3 pontos - Mazzanti não tinha banco? O bloqueio italiano, melhor da competição, falhou: 7 pontos contra 10 sérvios. De Gennaro deu outro show na defesa, ela e Bosetti fazem uma linha de fundo maravilhosa. 

Nem o grande sistema defensivo com Bosetti e De Gennaro conseguiu parar a Sérvia (Foto: FIVB)


Existe muita discussão sobre quem foi a melhor oposta da competição. Eu mantenho minha opinião de antes do jogo: Tijana Boskovic. Foi ela a oposta mais efetiva da competição e quem chamou a responsabilidade no momento de decisão. Aliás, foi esse diferencial de Boskovic, que costumava sofrer em momentos de fechar o jogo, que marcou o dia da Sérvia. Em um grupo contestado, com muitos problemas e com consideráveis críticas às escolhas do técnico, não podemos negar o grande time que o rabugento Terzic criou. E a menina que, há 4 anos atrás chamávamos de fenômeno, surgindo naquele Mundial, dominou esse. A Sérvia é a dona do Mundo.

Sérvia campeã (Foto: FIVB)

Mundial 2018 - Final

MP: Boskovic (26), Mihajlovic (19) | Egonu (33), Bosetti (14)

3º lugar
MP: Li (20), Yuan e Gong (11) | Sloetjes (15), Buijs (10)

5º lugar
MP: Hill (25), Lowe (17) | Shinnabe (16), Koga (15)

Dream Team

MVP: Serbia Tijana Boskovic
Melhor Oposta: Italy Paola Egonu
Melhor Levantadora: Italy Ofelia Malinov
Melhor Ponteira: China Ting Zhu
Melhor Ponteira: Italy Miriam Sylla
Melhor Central: Serbia Milena Rasic
Melhor Central: China Ni Yan
Melhor Líbero: Italy Monica De Gennaro

Dream Team (Foto: FIVB)

Classificação Final

  1. Sérvia
  2. Itália
  3. China
  4. Holanda
  5. Estados Unidos
  6. Japão
  7. Brasil
  8. Rússia
  9. República Dominicana
  10. Turquia
  11. Alemanha
  12. Bulgária
  13. Tailândia
  14. Porto Rico
  15. Azerbaijão
  16. México
  17. Coreia do Sul
  18. Canadá
  19. Argentina
  20. Quênia
  21. Camarões
  22. Cuba
  23. Trinidad e Tobago
  24. Cazaquistão
(Foto: FIVB)

Comentários

  1. Chirichella fez um jogo horrível sendo capitã da Itália e estando no segundo Mundial da carreira. O ruim é que ela não tinha banco. Acho que Lubian e Fahr não aguentariam a pressão da final. Folie fez falta, assim como a Caterina Bosetti para segurar o passe no lugar da Sylla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, a Chirichella foi a pior jogadora em quadra. Ela amarelou. Dava pra ver na cara dela. Não sacou, não bloqueou, errou saque no tie break.

      Excluir
    2. Eu já tinha reparado que ela erra muitos saques em todos os jogos e isso não vem só desse Mundial.

      Excluir
    3. Pra mim a pior foi a Malinov. Jogo pra ela esquecer. Fez muitas escolhas erradas. Infelizmente a levantadora não pode errar na hora H.

      Excluir
    4. Sim, a falta de experiência que pesou muito pra Malinov na final.

      Excluir
  2. Boskoclose e Majafronte detonaram. Foi uma gritaria, Maja gritando na cara da Bosetti, Egonu encarando Boskovic, Veljkovic se acabando de gritar, Boskovic ficando vermelha de tanto grito. Foi um griteiro esse jogo.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a China pararia a Sérvia, foi uma pena ter perdido o tie apertadíssimo na semi. As chinesas mereciam estar na final só por não terem entregado o jogo pras russas na segunda fase e classificado as farsantes para o final six. Bosko e Miha não sacaram viagem nem na final, só fizeram isso no jogo contra o Brasil mesmo. O velho nojento do Terzic jogou com o regulamento debaixo do braço contra o Japão, mas o que é dele tá guardado e o karma vem ainda nesse ciclo olímpico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terzic estava pouco preocupado com a falida seleção do paneleiro Zé Roberto. Terzic queria era evitar mais um desfalque na sua seleção, sendo que já estava classificado e os jogos contra Japão e Holanda seriam apenas jogos treinos servindo como amistosos de luxo, então porque Terzic deveria arriscar perder mais alguém por contusão? Ele fez bem em rodar o time nesses jogos que não valiam nada.
      Como Zé Roberto continuará no comando, o Brasil vai é dar vexame em Tokyo. Melhor seria renovar a comissão técnica, pois forma muitos vexames seguidos na Liga das Nações, Copa Panamericana, Montreux Volley Masters e amistosos contra EUA/B.
      A Sérvia é, sem dúvida, o melhor time, já que mesmo entrando em quadra em desvantagem numérica contra a Itália, com uma jogadora a menos, desfalcada de sua ponteira fundamental na linha de passe, Bojana Milenkovic, mostrou ser um time superior em todas as posições, com a melhor levantadora Ognjenovic, as melhores centrais, Veljkovic e Rasic, a melhor ponteira de definição, Mihajlovic, a melhor líbero cobrindo praticamente a quadra toda, Popovic, e a melhor, mais forte e mais técnica oposta da atualidade, Boskovic. Revendo esse jogo da final, não dá pra sequer cogitar o Brasil comandado por Zé Roberto no pódium em Tokyo. O Brasil encontra-se atualmente muito abaixo de seleções como Sérvia e Itália. O técnico Terzic estava corretíssimo em rodar e poupar o time quando já estava classificado, evitando perder mais jogadoras por contusão, já que tinha o desfalque importantíssimo de Milenkovic na linha de passe. Mas a estratégia de Terzic surtiu efeito e a Sérvia acabou detonando na final, mesmo desfalcada de Bojana Milenkovic.

      Excluir
    2. Aham, então pq será que o Terzic mandou Bosko e Miha sacarem viagem apenas contra o Brasil durante o Mundial todo? E por que ele mandou as reservas entregarem na cara dura aquele jogo ridículo contra o Japão? Ele quis ajudar a eliminar o Brasil e conseguiu. Mas nós fomos incompetentes de termos levado aquela virada absurda contra a Alemanha.

      Busa não é uma ponteira de preparação melhor do que a Bosetti, pelo amor de Deus.

      E a Sérvia se beneficiou da Itália estar mega cansada do jogo contra a China que de longe foi o melhor do Mundial. Fora que a partida contra a Holanda foi antes da outra semi, logo as sérvias tiveram bem mais horas de descanso do que as italianas. Mas elas ganharam na bola e isso não dá pra negar.

      Se as mudanças forem feitas, o Brasil pode ter um bom ano em 2019 assim como foi 2017.

      Excluir
    3. Li todos os textos acima e não vi ninguém escrever que Busa é melhor que Bosetti. Pirou?
      E outra, Terzic liberou o saque viagem já que mesmo que a Sérvia cedesse um set inteiro em erros ao Brasil, a probabilidade de a fraca e baixa seleção brasileira ganhar estava abaixo de 0%! Tanto que a Sérvia cedeu 23 pontos em erros ao Brasil, a maioria de erros de saque, e mesmo assim deu uma surra acachapante no Brasil de 3x0. Já contra as equipes mais fortes, que não eram café-com-leite como o Brasil, o Terzic proibiu o saque viagem para reduzir o número de erros. Difícil de entender ou quer que desenhe?

      Excluir
    4. Café com leite? Deixa de ser imbecil, ô embuste. Estava mais que óbvio que o Zumbi cigarrento estava sim com medo do debilitado Brasil e por isso fez de tudo para eliminá-los perdendo pras frangas japonesas e pelas inconstantes holandesas. Pois tenho certeza que ele não esqueceu que no ano passado no GP, as sérvias também atropelaram as brasileiras e nas semi as brasileiras devolveram a derrota com direito a vários tocos na Boskovic. Mas um dia a casa cai, seleção da sérvia só se resume a duas atacantes, na falta de uma (dor de barriga por exemplo), podem ser batidas por qualquer seleção intermediária. Idiota! #karmaisabitch

      Excluir
    5. "A Sérvia é, sem dúvida, o melhor time, já que mesmo entrando em quadra em desvantagem numérica contra a Itália, com uma jogadora a menos, desfalcada de sua ponteira fundamental na linha de passe, Bojana Milenkovic, mostrou ser um time superior em todas as posições..."

      O anônimo disse que a Sérvia mostrou ser um time superior em TODAS as posições. Com essa afirmação ele quis dizer então que a Busa foi uma melhor ponteira de preparação do que a Bosetti e isso é um absurdo. Você não lê os comentários direito e ainda quer peitar os outros? KKK Faça-me o favor.

      Como o outro anônimo falou, Terzic teve medo do Brasil por isso liberou o saque viagem apenas contra a gente e dificultou a nossa vida na segunda fase. Mas o que é dele tá bem guardado e o karma virá na segunda metade do atual ciclo olímpico. E antes de continuar enchendo o saco sobre o saque viagem, veja a semi da Rio 2016 em que a Boskovic corre um risco muito grande sacando viagem no match point contra os Estados Unidos.

      Excluir
    6. Tipico de brasileiro em separar vilão e mocinho, até no vôlei agora querem achar culpado e o coitadinho. Parabéns Sérvia e Itália pela final e o Brasil desde o ciclo de 2012 vem tendo muito problema, ano passado com um elenco jovem conseguiu 3 das 4 conquistas e neste ano não conseguiu, bola pra frente.

      Excluir
    7. KKK O Brasil se eliminou por causa daquela virada ridícula contra a Alemanha, mas o Terzic fez questão de nos prejudicar ainda mais com as reservas entregando o jogo pras japonesas na cara dura. Logo, é natural ter ranço daquele velho nojento.

      Excluir
  4. Ano que vem talvez seja um ano bom, ja que a maioria das jogadoras lesionadas, voltem as suas seleções. (Claro, se não rolar lesoes de nenhuma jogadora a mais nessa temporada). Ai sim talvez os campeonatos sejam mais disputados, eu espero...
    Está rolando um boato que a Brait poderia voltar para seleção, seria o meu sonho? Parabens Servia, estava torcendo para voces <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ser usada e humilhada seguidamente por Zé Roberto em Londres-2012 e Rio-2016, para mim seria uma grande decepção se Camila Brait aceitasse uma convocação do Zé Roberto. O certo seria as jogadoras que foram excluídas ou injustiçadas pelo Zé pedirem dispensa da seleção e forçar uma renovação na Comissão Técnica. Acho que jogadoras como Fabíola, Léia, Pri Daroit, Ellen, que pediram dispensa da seleção em 2018, sabiam que não teriam chances na panela do Zé Roberto e estavam cansadas de serem feitas de trouxas. Brait, então, foi humilhada por Zé Roberto seguidamente. Se ela tem amor próprio e à sua família, ela só volta à seleção quando o Zé Roberto sair. Acho que o Zé Roberto deve morrer abraçado às suas favoritas capengas na seleção. Foi um erro e queimação de filme a Garay ter aceitado voltar depois de pedir dispensa. A única forma de o Zé largar a seleção é as jogadoras não aceitarem a convocação e pediram dispensa, porque se for depender dele, ele não larga o osso jamais.

      Excluir
    2. Zé se aposenta depois de Tóquio. E a seleção não é maior que ele. Brait deveria voltar pq não tem concorrência alguma nesse ciclo olímpico. Camila vai estar com quase 36 anos em Paris 2024. Logo, Tóquio 2020 é provavelmente a última chance dela competir em uma Olimpíada. O que o maldito do Zé fez com a Camila foi ridículo. Mas os torcedores brasileiros não merecem ser humilhados internacionalmente sendo representados por Suelen e Gabiru.

      Excluir
    3. Brait poderia ter ido pra Rio 2016 como ponteira pra fazer fundo - ao invés de ter Adenízia como 4ª central - já que o Zé cismou com Léia de líbero. ¬¬

      Excluir
    4. Em 2016, o erro foi o Zé querer levar 4 centrais, sem necessidade. Ele poderia levar Brait e Léia de líberos e revezá-las, assim como o Renan revezou os líberos Tales e Maique na seleção masculina. Desse forma não sobrecarregaria o fundo de quadra numa líbero só tendo que cobrir a Natália quinadora.

      Excluir
    5. Léia é uma ótima líbero e não merecia ser cortada, Zé deveria ter ficado com Brait e Léia se ajudando e se revezando no fundo de quadra que seria muito mais útil que levar uma quarta central só pra ficar no chiqueirinho torcendo ou carregando tolhas e água.

      Excluir
    6. Nas Olimpíadas só pode inscrever uma líbero. Como a Léia foi a titular na posição, Brait teria que ir de ponteira pra fazer fundo como a Parrocchiale fez nesse Mundial.

      Excluir
    7. Em qualquer torneio, segundo as regras da FIVB, podem ser inscritos 2 líberos. A diferença é que nas Olimpíadas podem ser inscritas, no máximo, 12 jogadoras, sendo facultativo inscrever 1 ou 2 líberos. Já no Mundial, a equipe que inscrever 14 jogadoras é obrigada a inscrever 2 líberos e a equipe que optar por inscrever 12 jogadoras pode inscrever 1 ou 2 líberos.
      Resumindo:
      - Equipes com 14 jogadoras são obrigadas a inscrever 2 líberos;
      - Equipes com 12 jogadoras podem optar por inscrever 1 ou 2 líberos;
      - Nas Olimpíadas, como o COI permite a inscrição somente de equipes com 12 jogadoras, os técnicos podem optar por levar 1 ou 2 líberos.

      Na história das Olimpíadas vários técnicos já optaram por inscrever 2 líberos em suas equipes olímpicas, como por exemplo:
      A Rússia já inscreveu 2 líberos em 2016: Elena Ežova e Anna Malova no feminino e Aleksej Verbov e Artëm Ermakov no masculino; em 2012: Svetlana Krjučkova e Ekaterina Kabešova no feminino e Aleksej Območaev e Aleksandr Sokolov no masculino
      A Itália já inscreveu 2 líberos em 2016: Salvatore Rossini e Massimo Colaci no masculino; em 2012: Paola Croce e Monica De Gennaro no feminino e Andrea Bari e Andrea Giovi no masculino; em 2008: Paola Croce e Paola Cardullo no feminino
      Os EUA já inscreveram 2 líberos em 2012: Tamari Miyashiro e Nicole Davis; em 2008: Stacy Sykora e Nicole Davis
      O Japão já inscreveu 2 líberos em 2016: Arisa Satō e Kotoki Zayasu; em 2008: Yūko Sano e Yuka Sakurai
      A Korea já inscreveu 2 líberos em 2016: Kim Hae-ran e Nam Jie-youn
      A China já inscreveu 2 líberos em 2012: Zhang Xian e Shan Danna
      A Argélia já inscreveu 2 líberos em 2012: Salima Hammouche e Nawal Mansouri
      A Turquia já inscreveu 2 líberos em 2012: Gülden Kayalar e Gizem Güreşen
      A República Dominicana já inscreveu 2 líberos em 2004: Evelyn Carrera e Alexandra Caso
      Cuba já inscreveu 2 líberos em 2004: Maisbelis Martinez e Yaima Ortíz
      Porto Rico já inscreveu 2 líberos em 2016: Debora Seilhamer e Shara Venegas

      Logo, foi opção mesmo do Zé Roberto cortar Camila Brait de forma humilhante, tanto em 2012 para deixar Natália sem condições de jogo, quanto em 2016 para ficar com a quarta central de garçonete de água e toalhas.

      Excluir
    8. Ezhova é líbero, mas foi inscrita na Rio 2016 como ponteira. As Olimpíadas admitem apenas um líbero por time, por isso a Malova não podia se alternar com a Ezhova em quadra. O mesmo vale para todos os outros casos que você citou.

      Excluir
    9. Regras da FIVB para líberos:
      19.1.1 Cada equipe tem o direito a designar, dentre os jogadores constantes na súmula, até 2 Líberos.
      Nas Competições Oficiais da FIVB, se uma equipe tiver mais que 12 jogadores registrados na súmula, é obrigado ter 2 líberos na relação da equipe.
      19.1.3 O Líbero em quadra é o Líbero atuante. Na existência de outro Líbero, ele/ela será o segundo Líbero da equipe.
      Somente poderá estar em quadra um Líbero de cada vez.
      19.3.2 Trocas com o Líbero
      19.3.2.2 O jogador regular envolvido em uma troca poderá envolver-se em nova troca com quaisquer dos 2 Líberos. O Líbero atuante somente poderá envolver-se em uma troca com: o jogador regular que ocupava a posição em quadra na troca de
      entrada em quadra do Líbero atuante; ou com o segundo Líbero.

      Ou seja, nas Olimpíadas é permitido o revezamento de líberos, tanto quanto em qualquer outro torneio, a única diferença é que não é obrigatório e, sim, facultativo levar 2 líberos para a Olimpíada, já que é um torneio que permite inscrever no máximo 12 jogadores. Já em torneios que se permite inscrever mais de 12 jogadores, passa a ser obrigatório a inscrição de 2 líberos.
      Logo, nas Olimpíadas não tem nada que impeça a inscrição de 2 líberos em uma equipe de 12 jogadoras. Sendo um a titular e uma reserva, podendo o técnico optar por escalar a líbero reserva como jogadora de linha que entra para sacar e fazer fundo de quadra ou usar como segunda líbero em revezamento com a titular. Fica a critério do técnico, nos torneios olímpicos, se ele vai usar as 2 líberos se revezando ou se vai fazer como o técnico da Itália fez com a Parrochiale escalando-a para sacar e fazer passagem de fundo de quadra.

      Excluir
    10. Não faz sentido em um grupo pequeno de 12 atletas ter dois líberos, pois há outras posições que exigem bem mais opções de jogadores como a ponta, por exemplo. Por isso eu não me lembro de times que usaram dois líberos se alternando em quadra nas Olimpíadas. Inscrever o segundo líbero como ponteiro é bem mais inteligente e, como eu falei anteriormente, o Zé poderia ter feito isso na Rio 2016 com a Brait e cortado a Adenízia. Aposto que a Adê não ficaria queimada assim como a Tandara e o Zé teria preservado a Camila na seleção para o atual ciclo olímpico se tivesse feito a coisa certa. Mas ele não fez e deve se arrepender todos os dias por isso sofrendo na mão das péssimas Suelen e Gabiru.

      Excluir
    11. Para dirimir quaisquer dúvidas vejamos alguns exemplos de 2 líberos sendo usados em duas partidas olímpicas contra seleções brasileiras no masculino e no feminino:

      Vejam os líberos Andrea Bari e Andrea Giovi se revezando na semifinal olímpica de 2012 Brasil 3 x0 Itália: www.youtube.com/watch?v=D59_0LPdNSs

      Vejam as líberos Gülden Kayalar e Gizem Güreşen se revezando no Brasil 3x2 Turquia em Londres 2012: www.youtube.com/watch?v=4-EmEtrturE

      Ou seja, fica a critério do técnico se os líberos nas olimpíadas atuarão se revezando como primeiro e segundo líberos, ou se o segundo líbero vai entrar pra sacar e fazer fundo de quadra.

      Excluir
    12. Não me lembrava dessa dupla de líberos em Londres 2012, interessante.

      Excluir
    13. ...dessas* duas* duplas*...

      Excluir
  5. A impressão que dá é que o tal "Dream Team" foi escolhido antes da final e, portanto, ocorreram injustiças nas distribuições dos prêmios p/as melhores. Não se pode escolher as melhores antes da final, já que a final é o jogo mais importante do torneio, e é justamente na hora da decisão que vemos quem corresponde às expectativas e são realmente as melhores jogadoras. Ao meu ver, comparando as atuações, Mihajlovic foi superior à Sylla como ponteira de definição. As centrais sérvias, Rasic e Veljkovic, foram superiores às italianas Chirichela e Danesi. Boskovic e Egonu se equivalem na força física, mas acho que Boskovic, além de ser mais técnica, erra menos que Egonu. Ognjenovic foi superior à Malinov e Cambi. Popovic deu o sangue no no fundo de quadra tentando cobrir Busa e Mihajlovic quando dava e De Gennaro cumpriu bem sua função ajudada pela Bosetti. Porém, a única posição em que uma italiana foi realmente superior a uma sérvia foi a de ponteira de preparação, em que a Lúcia Bosetti foi melhor que Bianka Busa, inclusive pontuando mais que Sylla! Tirando a superioridade de Bosetti na função de Busa, as sérvias foram mais time posição por posição.
    Dessa forma, considerando o desempenho da final, para ser mais justo, o meu Dream Team seria:
    MVP: Tijana Boskovic
    Melhor ponteira de definição: Brankica Mihajlovic
    Melhor ponteira de preparação: Lúcia Bosetti
    Melhores Centrais: Milena Rasic e Anna Danesi
    Melhor Oposta: Paola Egonu, considerando que Boskovic já foi MVP
    Melhor Armadora: Maja Ognjenovic, que pra mim poderia dividir o MVP com Boskovic
    Melhor líbero no passe: Monica De Gennaro
    Melhor líbero na defesa: Silvija Popovic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De Gennaro foi superior tanto no passe como na defesa...

      Excluir
    2. Os prêmios são dados pelas performances durante o campeonato todo e não apenas na final. Sylla fez um Mundial melhor do que a Miha. Yan Ni fez um campeonato melhor do que a Rasic, o jogo de 3º lugar tbm precisa ser considerado. Malinov, apesar da final, fez um Mundial bem melhor que a Maja pelas estatísticas.

      Excluir
    3. Acontece que estatísticas não mostram o verdadeiro talento dentro de quadra, ou alguém duvida que Ognjenovic foi melhor que Malinov ou Mihajlovic foi melhor que Sylla ou que Rasic foi melhor que Yan Ni nos momentos realmente decisivos?

      Excluir
    4. Não há momentos decisivos apenas na final. Malinov fez uma ótima semi. Sem a semi a Itália não estaria na decisão. Miha teve apenas um jogo melhor que Sylla, o último. Yan Ni foi melhor que a Rasic durante o Mundial inteiro, sem exceções.

      Excluir
    5. Mihajlovic, melhor ponteira? Ta de brincadeira, ne. Como uma ponteira q não passa pode ser melhor em sua posição? Só delirando.

      Excluir
    6. Mihajlovic, melhor ponteira? Ta de brincadeira, ne. Como uma ponteira q não passa pode ser melhor em sua posição? Só delirando.

      Excluir
    7. Fatos. Brankica é basicamente uma segunda oposta. As melhores ponteiras do Europeu 2017 foram Miha e Buijs = zero passe hahaha.

      Excluir
    8. Ni Yan melhor central do campeonato, o fato de o time não ter ganhado não diz se ela foi decisiva ou não... dessa forma retire todas as jogadoras italianas do dream team e deixe apenas a seleção Sérvia

      Excluir
    9. Concordo plenamente, Brankica não passa, não era justo ela ganhar melhor ponteira

      Excluir
  6. Ue cade a poderosa Itália Kkkkk, cade o provável campeão mundial? Kkk cade a final antecipada entre Itália e China?
    Mais respeito com um time medalhista de prata na rio 16, campeão europeu e agora mundial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sob o comando de Zoran Terzic a Sérvia foi medalhista nas seguintes ocasiões:
      Campeonato europeu: Ouro, 2011, 2017; Prata, 2007; Bronze, 2015
      Jogos Europeus: Bronze, 2015
      Liga Europeia: Ouro, 2009, 2010, 2011; Bronze, 2012
      Olimpíada: Prata, 2016
      Campeonato Mundial: Ouro, 2018; Bronze, 2006
      Copa do Mundo: Prata, 2015
      Grand Prix/Liga das Nações: Bronze, 2011, 2013, 2017

      Excluir
  7. Já algum tempo admiro o time da Sérvia...ao surgimento de Brakocevik...fiquei encantado...contudo, quando 4 anos atrás vi a Sérvia encarar o Brasil, no mundial, com uma oposta de 17anos fazendo bancar a espetACular BRAKO...pensei: essa menina dará trabalho...pois é, hoje essa "menina" de 21 anos conquista o MUNDO com envergadura, técnica, força e outras habilidades louváveis...encarando qualquer adversária!!!
    Parabéns, o time da Sérvia tem uma trinca fenomenal... BOSKOVIC, MAJA E RASIC...

    Agora, continuo a torcer pelo nosso Brasil...e que os dirigentes tenham RESPONSABILIDADE com a história escrita por nosso vôlei até o momento!
    Investimento na base e comando técnico renovado...devem ser buscado.
    #FICA_A_DICA

    ResponderExcluir
  8. Engraçado são os entendidos criticando a jovem Busa pelos erros de passe, sendo q a mesma tem quase meia quadra junto com a Tassia sérvia q fez um ótimo mundial, mas q jogou o seu normal na final.
    Mesmo puto pelo forma anti ética do zumbi servio, estava torcendo pela Sérvia, pois Sylla, De Gennaro e Malinov são bem intragaveis. Emborao a desequilibrada da Maja nesse quesito não fique nada atrás.

    ResponderExcluir
  9. BALANÇO DAS PRINCIPAIS SELEÇÕES DO MUNDIAL

    ESTADOS UNIDOS: tem duas boas levantadoras. Embora Lloyd não tenha feito um campeonato de encher os olhos, a reserva Hancock é tão boa quanto. A preocupação gira em torno das opostas. Murphy é ineficiente, Lowe é inconstante e Drews não tem o prestígio do técnico. Além disso, as três têm estilos de jogo parecidos, o que não é vantagem numa situação em que o time precisar de uma mudança no padrão de jogo. É um time muito dependente da velocidade. Quando o passe não sai, as levantadoras ficam engessadas e o jogo não flui.

    RUSSIA: pra quem já estava apagado, o time mostrou que ainda pode render. Se Kosheleva voltar bem, Goncharova mantiver o bom nível apresentado, Parubets se efetivar como titular e mantiver a levantadora Startseva fazendo um jogo mais veloz será time pra brigar por títulos. O ideal para a Rússia seria jogar com duas passadoras, escodendo a Kosheleva do passe, semelhante ao que faz a Sérvia com a Mihajlovic. Mas, pra isso, seria necessário a volta da líbero Malova.

    HOLANDA: é o time do quase. Precisa efetivar a ponteira ofensiva. Nem Buijs e nem Plak passam segurança. Foi justamente essa a posição que comprometeu o rendimento do time. Uma opção seria investir na Daalderop, que é jovem e tem potencial. De Kruijf fez muita falta. Mas isso foi bom para a Belien, que saiu da sombra da companheira e mostrou crescimento. Koolhaas (1,98 m) é o grande exemplo que altura não é parâmetro de boa jogadora. O time também carece de levantadora. As atuais são imprecisas e oscilam bastante.

    JAPÃO: time com potencial para incomodar os grandes, mas não para ganhar competições. Ainda não encontraram jogadoras à altura de Takeshita, Saori e Sano. Uma formação com Koga, Ishii e Nagaoka poderia render se fosse usada com frequência, mas a técnica insiste em uma escalação diferente a cada partida. Aliás, a técnica japonesa é muda? Quem fala nos tempos técnicos é o assistente, que é turco e fala em inglês com as jogadoras. Confuso...

    CHINA: seleção sentiu falta das boas atuações de Zhang, que está voltando de lesão. Não entendi o porquê da Liu não ter sido usada, já que é tão boa quanto a Zhang. Zhu parecia cansada em alguns jogos e menina Li, que poderia ser o “efeito surpresa” da Lang Ping não correspondeu, embora seja visível que ela tem muito talento, mas precisa ser trabalhada. Levantadora e centrais cumpriram bem o seu papel.

    ITÁLIA: esse foi o campeonato de afirmação da Egonu, embora ainda precise diminuir o número de erros e trabalhar mais a técnica nos ataques. De todos os times, a Itália é o que tem maior potencial de crescimento. São jogadoras jovens, em ascensão, que tendem a amadurecer e aprimorar a técnica. Malinov é a melhor levantadora da nova geração e Danesi será uma grande central, principalmente se aprender a angular mais os ataques. De Gennaro e Bosetti, sem comentários. O que essas duas defenderam é um absurdo. Seleção italiana vai chegar voando em Tóquio.

    SÉRVIA: Boskovic e Mihajlovic deram show, como já era esperado. É uma obra de arte ver a canhota jogar. O movimento de ataque, a potência, os ângulos quase impossíveis... incrível. Merecidamente MVP. Mas o verdadeiro trunfo da Sérvia foi a volta da Ognjenovic. Ter boas atacantes não é o suficiente pra ganhar títulos. Se o prêmio de melhor levantadora levasse em consideração a regularidade na distribuição, esse, com certeza, seria da Ognjenovic. Quem diria que até a tal criticada líbero Popovic faria um grande campeonato... Pra ser um time “imbatível”, a Sérvia precisa efetivar uma boa ponteira de preparação, porque Busa e Malesevic são irregulares. Talvez a jogadora que possa ocupar essa posição seja a Milenkovic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONTINUAÇÃO

      BRASIL: ficou mais do que claro que a seleção precisa de renovação e que ela já deveria ter sido feita após a Olimpíada. Infelizmente, o técnico prefere de valer do histórico de algumas jogadoras e de jogadoras lesionadas e em idade elevada. Não que mereçam ser convocadas apenas jovens jogadoras. Jogadoras como Fê Garay, Natália, Tandara e Dani Lins ainda tem muito a oferecer. Desde que estejam “inteiras” fisicamente. Nada impede que sejam mescladas jogadoras jovens e experientes, como fez a Itália. No próximo ano teremos provavelmente a convocação de duas seleções por causa do Pan-Americano. Espero que o ZRG aproveite esse espaço para dar oportunidades a jogadoras com potencial, pois essa será a chance. Tem jogadora na seleção que se sente tão imune a cobranças que já se intitula convocada para Tóquio 2020.

      Excluir
    2. Lloyd fez um Mundial ruim. O jogo dos Estados Unidos fica muito previsível quando o passe não sai pq as atacantes de extremidade são péssimas em virar bolas altas.

      Não duvido a Pankova voltar ano que vem e ainda por cima bancando a Startseva.

      Carol com 1.83 bloqueia muito mais que a Koolhaas com 1.98. E o Morrison errou feio ao não levar a Stoltenborg pro Mundial no lugar da previsível Bongaerts. Várias vezes na VNL a Femke teve que entrar para salvar a Holanda das panes constantes da Dijkema.

      Excluir
  10. Se a Egonu se sente uma italiana e ama representar a Itália ela tem q ser respeitada como tal, independente de sua origem. O mesmo serve ao Leal. Se Leal se sente brasileiro e tem vontade de defender o Brasil, ele tem que ser respeitado como brasileiro. Ninguém é obrigado a ter a mesma nacionalidade dos pais. Não interessa se os pais da Egonu são nigerianos e os do Leal são cubanos, o que interessa é vontade deles de defenderem a Itália e o Brasil. Não é porque meus pais são Corintianos que eu não possa ser Palmeirense. Não é porque meus pais são Cruzeirenses que eu não possa ser Atleticano. Não é porque meus pais são cubanos q eu não possa ser brasileiro. A nacionalidade depende de afinidade, minhas origens podem ser de qualquer lugar do mundo, mas se eu me identifico com o Brasil e quero defendê-lo, qual é o problema de eu ser aceito como brasileiro? O fato de os pais de Egonu serem nigerianos, não determina que ela deva ser nigeriana, ela se identifica como italiana, gosta de ser italiana e quer defender a Itália, é isso q importa. Também apóio o Leal como brasileiro defendendo a seleção brasileira, sem preconceitos, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente da descendência nigeriana, a Egonu é nascida na Itália. O mesmo vale para a Sylla que tem raízes na Costa do Marfim, mas é italiana de nascença.

      Excluir
    2. Independente de terem nascido na Itália ou não, atletas como Aguero e Juantorena são legítimos representantes da squadra azzurra, assim como Leal é legítimo representante da seleção brasileira e Goncharova é legítima representante da Rússia. O fato é que não concordo que sejam preconceituosos com a Egonu, independente de Egonu ter nascido na Itália ou não. As pessoas são preconceituosas pelo fato de ela ser filha de nigerianos e isso não deve acontecer nem na Itália com a Egonu, nem no Brasil com o Leal.

      Excluir
    3. Sim, Aguero, Juantorena, Leal, Goncharova, Mihajlovic e tantos outros são atletas naturalizados. O preconceito com Egonu e Sylla tem a ver com a ver com a cor da pele delas e obviamente da onde descendem. O racismo na Itália é mais escancarado do que no Brasil. Já aqui o Leal pode encontrar dificuldades na seleção não por ser negro, mas sim cubano naturalizado brasileiro. Porém, com o Lipe aposentado após o Mundial já abre a vaga pro Yoandy. Outro que não aparentemente não volta a defender o Brasil assim como o Lipe é o Murilo e coincidentemente foram os dois imbecis que deram declarações contra o Leal na seleção. Outra coisa boa é que o Bruno, chefe do senado, já tá se acostumando a jogar com o Yoandy agora no Lube. E como estamos carentes de bons ponteiros, o Leal deve ser bem aceito na seleção sim. O único porém vai ser a disputa da titularidade com Lucarelli, Maurício Borges e Douglas Souza. Isso sim pode dar problema, mas no final a dupla titular nas pontas deve ser Leal e Lucarelli.

      Excluir
    4. *Outro que aparentemente não volta...

      Excluir
    5. Não vem com essa que as pessoas irão aceitar tudo quanto for estrangeiros em suas seleções. Vcs acham que os senadores da POL, por exemplo, vão aceitar o Leon? ele que é mais escuro que o Leal. Vcs acham que todos os jogadores brancos e loiros da POL vão ficar calados? No BRA haverá resistência sim contra o Leal, mas em proporções menores do que na Europa xenófoba! Na POL, após as transmissões da FIVB; um canal de TV polonês com audiência gigantesca na Grande Final, apresentou um vídeo - já gravado com antecedência - em que Leon congratulava-se com os Campeões e ao mesmo tempo segurava a bandeira da Polônia: e o narrador anunciava " vem aí novas emoções! e a Câmera focava o Leon. São tentativas para amenizar as rejeições contra esses naturalizados; refugiados e imigrantes! Já as integrantes da seleção da ITA sofrem discriminação lá mesmo.

      Excluir
    6. Nossa! Quanta idiotice e falta de cultura dessa criatura extremamente racista e preconceituosa! Por acaso, vc não sabia que os poloneses eram odiados e perseguidos pelos alemães nazistas? Que a Polônia foi invadida pela Alemanha Nazista e foi o país em que a Alemanha instalou a maior quantidade de Campos de Extermínio?
      “Matem, sem piedade ou misericórdia, todos os homens, mulheres e crianças de origem polonesa.” Quem disse isso foi o próprio Hitler, em 1939. E os nazistas levaram o desafio a sério. Durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de 6 milhões de poloneses foram executados. Era plano da máquina nazista eliminar os poloneses do mundo. “É essencial que o grande povo alemão entenda que sua maior tarefa é destruir todos os poloneses”, disse Heinrich Himmler, um dos homens mais poderosos do nazismo.
      A Alemanha Nazista montou 10 campos de concentração para exterminar poloneses, judeus e muitos outros contrários ao nazismo na Polônia invadida: Stutthof, Auschwitz-Birkenau, Kulmhof, Treblinka, Sobibor, Belzec, Majdanek, Warschau.
      A Polônia tem um dos povos mais sofridos e perseguidos da Europa e repudia pensamentos iguais ao seu mesquinho, racista e preconceituoso.
      Só um tremendo ignorante mesmo, não conhecedor da história polonesa para vomitar coisas nojentas como você fez!

      Excluir
    7. Quem falou de Polônia aqui? KKK Eu falei da relação do Leal com a seleção brasileira e só. Aprenda a ler o comentários antes de querer tirar satisfação sobre o que as pessoas postam aqui.

      Excluir
    8. Se isso não for falar de Polônia de forma racista e preconceituosa, você é um esquizofrênico ou débil mental: ..."Vcs acham que os senadores da POL, por exemplo, vão aceitar o Leon? ele que é mais escuro que o Leal. Vcs acham que todos os jogadores brancos e loiros da POL vão ficar calados? No BRA haverá resistência sim contra o Leal, mas em proporções menores do que na Europa xenófoba! Na POL, após as transmissões da FIVB; um canal de TV polonês com audiência gigantesca na Grande Final, apresentou um vídeo - já gravado com antecedência - em que Leon congratulava-se com os Campeões e ao mesmo tempo segurava a bandeira da Polônia: e o narrador anunciava " vem aí novas emoções! e a Câmera focava o Leon. São tentativas para amenizar as rejeições contra esses naturalizados; refugiados e imigrantes!"

      Se isso não é falar de Polônia, eu não sei mais o que é?

      Excluir
    9. Só para esclarecer: um anônimo começou a falar da Egonu e do Leal e eu o respondi. Daí veio um louco do nada falando coisas absurdas sobre a Polônia que não tinha sido citada até então. É só ver a sequência dos comentários que dá pra entender bem.

      Excluir
    10. Esse trecho é mais racista, nojento, asqueroso e deprimente de todos:

      ..."Vcs acham que os senadores da POL, por exemplo, vão aceitar o Leon? ele que é mais escuro que o Leal. Vcs acham que todos os jogadores brancos e loiros da POL vão ficar calados?

      Parece até que saiu da boca infecta de um carrasco nazista em pleno Campo de Extermínio de Sobibor! Tá amarrado! Deus que me livre de pessoas sádicas e maléficas desse tipo!

      Excluir
    11. O meu 'Quem falou da Polônia aqui' foi para o louco que citou primeiro o vôlei daquele país do nada e não para a pessoa que explicitou alguns fatos históricos poloneses.

      Excluir
    12. Meu Deus, Egonu e Sylla são nascidas na Ítalia, são italianas mesmo, ter pais de outra descendência não diz nada, pra que tanta ignorância!

      Excluir
    13. Fui eu que fiz aqueles comentários que desagradaram sobre o racismo que os poloneses teriam contra outras raças. Gostaria de pedir desculpas a todos! Eu não lembrava que a POL tinha sido perseguida pelos Alemães. Eu não lembrava que o ódio; a perseguição e o pavor tinham assolado o passado polonês. Sabia que existe uma rivalidade entre eles e os russos ou que judeus foram massacrados naquelas câmaras de gás horripilantes! durante as terrível guerra. Por isso Não ao fascismo! Não as perseguições! Não a tortura! Não a qualquer circunstancias que inibam a liberdade. Temos que refutar qualquer hipótese de mordaças; de calar reivindicações. Não foi minha intensão discriminar o Leon de Cuba. Vi uma cena terrível dos fascistas da época das perseguições: eles obrigavam a força que crianças entrassem em caminhões lacrados para terem um fim trágico!!! Refuto qualquer pessoa que tenha perfil e características do autoritarismo. Não para todos eles. Temos que priorizar a liberdade e a democracia!! Minhas desculpas e não ao militarismo!!!

      Excluir
  11. Os 3 times mostraram o melhor volei do campeonato, a decisão foi decidida nos detalhes, de quem errou mais, qualquer 1 destes 3 poderia estar no 1 lugar, China e Itália tinham toda capacidade de estar!

    ResponderExcluir
  12. O que foi a atuação da menina Li Yingying contra a Holanda? ela passou várias vezes em cima do triplo Holandês! que jogadora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim é verdade, mesmo a defesa chegando a bola espirrava, ela vem muito forte!

      Excluir
    2. Verdade!!! Senti falta de uma matéria sobre esse jogo. Já quero ver a Yingying evoluindo e destruindo.

      Excluir
    3. Os ataques dela são bem potentes... com o tempo vai ganhar mais técnica!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Sérvia. Merecido, como é bacana ver uma seleção alcançar seu inédito título mundial. Essa geração sérvia merecia isso, a espetacular Maja então nem se fala. Não entendo ainda algumas pessoas culparem as sérvias pelo fracasso do Brasil, um time que virou freguês da Alemanha e que fez um jogo de igual pra igual com o México rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém está culpando a sérvia, estamos apenas afirmando que a Sérvia perdeu sim de propósito para japonesas e holandesas para facilitar a nossa eliminação, eles juntaram o útil ao agradável. Mas o Brasil sim, principalmente com o dedo do Zé Panela cavou a própria sepultura com aquela derrota ridícula contra as alemãs. O time errando passe e ataque e o idiota tira a única que estava resolvendo (Tandara) para colocar Popcornmary. O único que merecia essa eliminação precoce era o acéfalo ZRG.

      Excluir
    2. O segundo anônimo só disse fatos.

      Excluir
    3. O primeiro anônimo disse fatos. E o terceiro anônimo é o mesmo do segundo.

      Excluir
    4. O primeiro anônimo não disse fatos. E eu, o terceiro anônimo, não sou o segundo. Até pq não sou doente como o L.Mesquita ao chegar no ponto de me passar por mais de uma pessoa no anonimato. Não faria o menor sentido eu comentar às 16:26 e depois às 16:34 concordar com o meu próprio post me passando por outra pessoa. Felizmente não sou o único que abomina o Terzic e que ao mesmo tempo tem a sensatez de reconhecer que o principal adversário do Brasil nesse Mundial foi ele mesmo.

      Excluir
  15. Muito merecido!
    Em relação ao time do mundial achei a Maja a melhor levantadora e uma das melhores jogadoras.As centrais jogaram bem(A Danesi também poderia estar na lista).Nas pontas a Zhu jogou muito(normal) e a Sylla foi melhor que a Brankica no campeonato, na final a servia jogou melhor mesmo

    ResponderExcluir
  16. Curioso como para levantar uma Seleção, baixam a outra. Criaram a ideia que a Sérvia não é e nunca será pareo para a China só por causa da Final Olímpica. Ano passado na disputa do terceiro lugar ambos os times c as titulares a Sérvia venceu. A crítica que muitos fazem desmerecendo a Sérvia foi a que a Seleção feminina receberam antes dos Ouro Olimpico..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A crítica que muitos fazem desmerecendo a Sérvia foi a que a Seleção feminina receberam antes dos Ouro Olimpico.."

      Isso não significa que a Sérvia ganhará o ouro em Tóquio. Essa seleção é muito menos brilhante do que a equipe brasileira campeã olímpica em Pequim, por exemplo. E a Maja se aposenta da seleção só depois das Olimpíadas de 2020.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)