O fenômeno Boskovic e a autoridade da Sérvia sobre o Brasil no Mundial

Nem o mais otimista torcedor sérvio esperava um jogo tão fácil das europeias. A seleção de Zoran Terzic bateu o Brasil por 3 sets a 0 (25-22, 25-18, 25-19) sem muita reação das adversárias. O dia foi de Tijana Boskovic, mais do que o normal. Que grande desempenho da oposta! Foram 24 pontos, 11 só no primeiro set. Mas o percentual de ataque mostra como a oposta passeou pela defesa brasileira: 65% de aproveitamento em ataques.

Tijana Boskovic foi o destaque da partida contra o Brasil (Foto: FIVB)

A Sérvia venceu o Brasil em todos os fundamentos, 8 x 3 nos bloqueios, 5 x 2 em pontos de saque e o mais alarmante para o Brasil: 56 a 30 em ataques. O jogo só não foi mais fácil porque a Sérvia cometeu incríveis 23 erros, contra apenas 6 brasileiros. 

Nenhuma jogadora brasileira atuou bem e nenhuma atacante conseguiu chegar aos 10 pontos. Tandara foi a maior pontuadora dentre as brasileiras com 9 pontos. Além disso, nenhuma alteração de Zé Roberto funcionou. Além de Boskovic, Mihajlovic e Rasic jogaram bem, a ponteira com 15 pontos e a central com 12, 4 deles em bloqueios. E claro, um ótimo jogo de Ognjenovic.

Brasileiras não resistiram ao bom jogo sérvio (Foto: FIVB)

Assim, a Sérvia é líder e única invicta do Grupo D e o Brasil fica em segundo, empatado com Porto Rico em número de vitórias.

Mundial 2018 - 3ª Rodada

MP: Boskovic (24), Mihajlovic (15) | Tandara (9), Gabi (8)

Sérvia lidera invicta o Grupo D (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Pra mim a grande supresa foi a titularidade da Milenkovic e como ela Segurou bem o passe, escondendo a Brankica a deixando livre para o ataque. Pelo Brasil, temos Centrais pouco eficientes no ataque, toda vez que a Bia recebe a bola, me da calafrios do que ela vai fazer, Garay muito longe do que pode render, Tandara poderia receber mais bolas e foi bem marcada pelo bloqueio e defesa da Servia, Suelen dando prejuizo no passe em alguns momentos... A levantadora Servia deu aula de distribuição, velocidade e precisão, já a Dani Lins com seu jogo lento e previsivel de sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinhamos que ter forçado o saque em cima da Miha. Ela jogou escondida do passe o jogo inteiro e ficou livre para atacar. Milenkovic realmente segurou bem a recepção. Se enfrentarmos a China lá na frente, temos que fazer a Zhu passar. A mesma coisa com os Estados Unidos e a Bartsch.

      Garay tem que treinar mais defesas.

      Tandara tem que começar a jogar mais e ser a oposta da VNL.

      Acho que a Roberta tem que ser a titular no lugar da Dani. Tá com mais ritmo de jogo e tem melhor block, saque e principalmente defesa.

      Excluir
    2. Aliás, a Sérvia sacou o jogo inteiro na Garay. Fez o certo já que a Fê é a 2ª melhor atacante do Brasil. Tínhamos que ter feito a mesma coisa com a Miha.

      Excluir
    3. A Brankica fica escondida como se fosse uma Oposta, então p acertar nela eh muito difícil.. Curioso que a Rússia não consegue fazer isso com a Kosheleva e Goncharova C a mesma eficiencia

      Excluir
    4. Milenkovic e Poppovic passaram quase tudo A, um ou outro B. Isso facilitou muito o trabalho da Maja. O jogo apenas comprovou que Boskovic é a melhor oposta da atualidade. A surpresa mesmo foi Milenkovic, que passou bem, fez bom fundo de quadra e atacou relativamente bem quando acionada, ou seja, foi muito bem pra função de ponteira de composição. Se a Sérvia permanecer assim, será uma das candidatas ao titulo. Já o Brasil, não boto muita fé nesse grupo, Pra mim será grande surpresa se chegar entre as 4 equipes. Mas claro, muita coisa ainda pode acontecer.

      Excluir
    5. Em vários momentos do jogo a Miha tava exposta no passe. O que nos prejudicou foi a estratégia - errada - do Zé em sacar na Milenkovic.

      Excluir
  2. Como essas seleções - SER no feminino e RUS no Masculino -erram no saque. A SER nem precisava desse exagero e tão pouco a RUS em dias anteriores em jogo decisivo contra o BRA no Mundial Masculino. Hoje, ok - etapa de classificação bem no início, as Servias ainda podem corrigir, já a RUS no Mundial masculino acabou eliminada. Então as vice campeãs olímpicas precisão ficar muita atentas! A Boskovic lembra muito a Gamova nos Mundiais em que as russas sagraram-se Campeãs em cima do Brasil. Atacando e jogando muito em jogos contra as brasileiras e levando JRG a loucura quando não conseguia para a russa e hoje repetiu se contra a Boskovic. Vou torcer para que elas eliminem as americanas e façam a final contra a China. A diferença era que a Gamova provocava; era irônica; sorria muito. Hoje as 2 atacantes da Servia ficaram mais na delas. Essas seleções voltarão a se cruzarem mais adiante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença é que a Rússia de Gamova não era arregona como essas cones sérvias, mais cedo ou mais tarde elas sucubem a pressão. É só esperar.

      Excluir
    2. Parece que as "cones sérvias" atropelaram as Amarelonas... kkkkkkk

      Excluir
    3. A Sérvia foi Prata na Rio 2016, Ouro no Europeu recente, Bronze no GP do ano passado.. Essa mesma critica q vc faz a elas, foram as que as Brasileiras recebiam antes de Serem Bi Campeãs Olimpicas..

      Excluir
    4. Pop On Air, nem responda esse ser... Ele sempre xinga as equipes que vencem o Brasil... Do ano passado pra cá, tem uma coleção de xingamentos, pois o Brasil já perdeu para Tailândia, Japão, EUA, China, Sérvia, Itália, Alemanha, Turquia...

      Excluir
    5. Respondendo ao último anônimo, vc esqueceu que as AMARELONAS perderam pra Polônia tbém... KKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    6. Vou torcer para que as Sérvias façam a final contra os EUA, com as americanas dando toco em Boskovich e cia, sagrando-se bicampeãs!

      Excluir
    7. China vai sambar nessa Servia e USA juntas. Quanto ao brasil.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk procura-se pódio

      Excluir
    8. Acho q a final será China e Usa novamente...

      Excluir
    9. A Sérvia com Ognjenovic no levantamento é outra seleção, muito mais perigosa.
      O paneleiro do ZRG tentou ressuscitar a Dani Lins ao invés de levar a Macris deu nisso e todo mundo sabe que a Roberta é horrível. Vai ser duro.

      Excluir
    10. Sérvia não sabe o que é perder pra China e EUA já tem tempo. Acho que a única seleção que poderia incomodar as sérvias seria a brasileira. Mas depois desse jogo, acho que a Sérvia só terá dificuldade contra a China e passará. EUA não joga bem quando não tem o passe na mão, diferente da Sérvia que tem Mihajlovic e Bosckovic pra colocar a bola no chão. Uma pena o Azerbaijão não está jogando bem. Não sei o que houve com Mammadova.

      Excluir
    11. Mammadova voltou péssima da lesão e a Kulan pegou a titularidade por merecimento.

      Excluir
  3. Com uma líbero de meia tonelada, duas jaqueiras, centrais anãs, uma "oposta" reserva toqueira e um treinador paneleiro obsoleto ficou foi no lucro, deveria ser 25x10, 25x8 e 25x5.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente alguém me explica o motivo da Carol ter ficado no banco ?.
    Essa seleção não ta conseguindo se encaixar, ano passado com Natalia jogando conseguimos vitorias,suadas, difíceis mas ainda sim ganhamos. Esse ano com Garay e Gabi que são ponteiras mais completas principalmente no passe , não ta rolando. A Tandara dependência continua, e infelizmente sem a Natalia o time ao invés de ficar arrumado, parece mais capenga do que nunca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só sei de uma coisa resta poucos meses para o término do ano e para o ano que vem estando próximo de mais uma olímpiada então o ZÉ se quiser conquistar ''títulos'' tem que rever esse time que em 3 torneios antes do mundial não obteve resultados positivos acho que é hora de trocar praticamente o time todo ''a não ser'' que as mesmas possam ''evoluir'' milagrosamente ou que se surgir alguns fenômenos brasileiros e digo mais ele e a comissão tecnica tem que ficar de olhos atentos a s.liga e e trabalhar nossas bases pq de la tbm ja não estão vindo bons resultados olha só a Italia muitas desse time campeão do Montreux foi das categorias de base.

      Excluir
    2. A gente precisava de agilidade no block e o Zé coloca a Thaisa no lugar da Adê e não a Carol, aff. Thaisa não deveria nem estar na seleção. Ela tinha que ser humilde como a Koshe e dar a vaga para outra central inteira fisicamente.

      Natália tem que começar a jogar mais. É arriscado deixar ela atuar somente na fase final. O Zé tem que colocar as reservas pra jogo contra Quênia e Cazaquistão. O banco tem que estar em boas condições para eventualmente substituir alguém do time titular que não estiver bem na fase final.

      Excluir
  5. O problema da nossa seleção e de algumas outras se resume ao físico, foi-se o tempo em que técnica resolvia, agora é altura e força. Antes tínhamos Fabiana, Walewska e Thaísa (em plena forma) que paravam as grandes atacantes adversárias, Jaque e Fabi com o seu fundo de quadra impecável e grandes levantadoras. Agora estamos na época da escassez, talvez nos tornaremos o basquete de Paula, Hortência e Janeth. Triste, mas real.

    ResponderExcluir
  6. Tandara nem de longe é a mesma. Percebe-se pela sua alto cobrança. A todo momento quando ela não conseguia definir a bola dava uma palmada na sua própria perna. Eu achava sim a Tandara a melhor oposta do mundo, porém Boskovic ja esta me provando o contrário faz tempo. Brakocevic não faz a mínima falta na Sérvia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tandara precisa perder peso, parece estar mais pesada do q na VNL e suas características são diferentes das Opostas Europeias q tem força e alcance, ela vai na força, não tem alcance p passar por cima do bloqueio feito a boskovic faz, então acho muito difícil ela fazer um jogo contra uma seleção de alto nível sem cometer os seus erros e ficar no bloqueio. Ontem ela deveria ter recebido mais bolas

      Excluir
    2. Tem jogos que a Bosko erra bastante tbm. O psicológico conta muito.

      Excluir
    3. Complementando a minha própria frase: tem jogos que a Bosko erra bastante e toma muitos tocos tbm.

      Excluir
    4. Brakocevic faz falta sim. Seria um luxo tê-la no banco. É uma oposta muito boa de bola. Joga bem tanto em clube quanto na seleção.

      Excluir
  7. Gente, vocês pararam para analisar e pensar??

    A Sérvia errou 23 vezes, correto?! O Brasil fez 21, 18 e 19 pontos nos 3 sets, ou seja, o Brasil somou 58 pontos... SÓ QUE DE 58 PONTOS, TEMOS QUE SUBTRAIR OS 23 QUE FORAM EM ERROS DA SÉRVIA (RESUMO: A SÉRVIA NOS DEU 23 DE GRAÇA). ENTÃO, NA VERDADE, O BRASIL FEZ 35 PONTOS!!!!

    SE A GENTE PEGA 35 PONTOS E DIVIDE POR 3 SETS, DÁ 11 PONTOS EM CADA SET!!!

    Senhor Jesus! Isso é pontuação de Quênia, Casaquistão, Porto Rico...

    Se a Sérvia NÃO TIVESSE DADO 23 PONTOS, os sets seriam: 25 x 11, 25 x 10, 25 x 12... desse nível!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérvia errou muitos saques pq quis. O que faltou para o Brasil hoje foi block/defesa. É melhor perder agora do que no final six em diante. Essa seleção já passou por experiências parecidas nesse ciclo e se recuperou. Espero que essa derrota tenha o mesmo efeito do jogo contra a Holanda no masculino.

      E por que esse desespero em escrever quase tudo em caps? hahaha

      Excluir
    2. O bloqueio brasileiro foi realmente nulo... 3 bloques... amorteceu pouco, Realmente Miha e Bosko estavam batendo por cima, e algumas jogadas da Maja com as centrais estavam simplesmente humilhando o Brasil. Maja, podia ser chamada Maga, essa é fera.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)