Com desinteresse de China e Japão, Supreme Chonburi é campeão asiático de clubes

Aconteceu em Oskemen, no Cazaquistão, entre os dias 11 e 16 de julho, a 19ª edição do Campeonato Asiático de Clubes. O torneio reuniu nove equipes, cinco campeãs em 2017 e quatro campeãs em 2018. O que explica a diferença dos anos é que em 2016 a FIVB mudou a data do Mundial, em virtude da olimpíada - mas o asiático não mudou de data, repetiu a equipe campeã e ficou "atrasado". 

Dos campeões de 2017 estiveram Jiangsu Zenith Steel (China), NEC Red Rockets (Japão), Paykan Tehran (Irã), Lanka Lions (Sri Lanka) e VTV Bình Điền Long An (Vietnã). Os campeões de 2018 foram Altay (Cazaquistão), Supreme Chonburi (Tailândia), CFMC (Taipé Chinês) e Garuda VC (Indonésia).

Supreme Chonburi foi campeão do torneio (Foto: AVC)


Entretanto, favoritos ao torneio, o chinês Jiangsu e o japonês NEC não enviaram suas equipes principais. O Jiangsu, treinado pelo técnico Bin Cai, não contou com suas principais jogadoras que estão com a seleção de Lang Ping. A ponteira Changning Zhang, a oposta Xiangyu Gong e a levantadora Linyu Diao não disputaram o torneio. E isso é curioso, já que a China costuma dar uma "prejudicada" em sua seleção para campeonatos com relevância menor. Prova disso é que o país tirou Yuan, Gao e Liu YH da Liga das Nações para disputar o Mundial Militar.

Ataque de Ruoya Xu contra o duplo cazaque; ponteira foi a mais experiente do torneio (Foto: AVC)


Já o NEC viajou sem a principal jogadora do time, a ponteira Sarina Koga e sem a central Haruyo Shimamura. E mais do que isso: o NEC escalou uma oposta, três ponteiras e quatro levantadoras para o torneio. Curioso, não? Tanto para o japonês, quanto para o chinês, as jogadoras estão concentradas com suas seleções. Os times também optaram por não fazer contratações de estrangeiras para o torneio - o Supreme teve a senegalesa Fatou Diouck e o Altay teve a brasileira Heloíza Pereira, por exemplo.

NEC jogou com time de 4 levantadoras e 4 atacantes de extrema (Foto: AVC)


Por outro lado, o Supreme usou de todo o seu melhor elenco, com a base da seleção tailandesa. Nomes como Thinkaow, Moksri, Pannoy, Apinyapong, Kongyot e até a levantadora Tomkom jogaram o torneio. Aí não teve surpresa: o Supreme foi campeão! O resultado garantiu o Chonburi no Mundial de Clubes 2018.

Mas mesmo desfalcado, o NEC deu dor de cabeça às tailandesas. Venceu o primeiro jogo por 3 sets a 2 e perdeu a final pelo mesmo placar. O Jiangsu ficou em 3º lugar, derrubando o Altay na disputa do bronze também por 3 a 2. 

A seleção do campeonato teve Ajachaporn Kongyot (Supreme) como MVP, Wanqianbai Rong (Jiangsu) como melhor levantadora, Kongyot e Olga Kubassevich (Altay) como melhores ponteiras, Natalia Sharshakova (Altay) e Chenyue Wang (Jiangsu) como melhores centrais, Kanami Hirose (NEC) como melhor oposta e Sayaka Iwasaki (NEC) como melhor líbero.

Campeonato Asiático de Clubes

Quartas de Final
Jiangsu 3 x 0 Garuda (25–21, 25–22, 25–20)
Supreme 3 x 0 Paykan (25–14, 25–12, 25–16)
Altay 3 x 0 VTV (25–17, 25–21, 25–15)
NEC 3 x 1 CFMC (25–15, 25–18, 19–25, 25–15)

Semifinais 
Supreme 3 x 0 Jiangsu ( 25–19, 25–19, 25–15)
NEC 3 x 0 Altay (25–20, 25–17, 28–26)

Final
Supreme 3 x 2 NEC (13–25, 25–21, 25–18, 20–25, 16–14)
MP: Moksri, Kongyot (21) | Hirose (31), Yamauchi (16)

Classificação Final
  1. Supreme Chonburi
  2. NEC Red Rockets
  3. Jiangsu Zenith
  4. Altay VC
  5. Garuda VC
  6. Paykan
  7. VTV Binh Dien
  8. CFMC
  9. Lanka Lions
Supreme Chonburi recebendo o trofeu (Foto: AVC)

Comentários

  1. A Helô jogou de titular?
    Ela deve permanecer no time ou nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só jogou de titular no jogo contra o time do Taipei. Depois perdeu titularidade.

      Excluir
    2. O Supreme Chonburi é um timaço, as maiores estrelas da seleção da Tailândia jogam no time! Mereceu a conquista do Campeonato Asiático porque era realmente o melhor time e que sejam bem vindas ao Campeonato Mundial as jogadoras da seleção tailandesa!

      Excluir
    3. A Helô foi reserva no Altay, do Cazaquistão.

      Excluir
    4. Esse time não vai fraco para o mundial, eu acho que pode surpreender dependendo do grupo

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)