Fabíola e Léia pedem dispensa da seleção e Jaqueline é convocada como líbero

Terça-feira agitada para a seleção brasileira! O técnico José Roberto Guimarães fez uma convocação parcial nos últimos dias, a primeira de 2018. Dentre as convocadas, estavam a líbero do Camponesa/Minas, Léia Silva e a levantadora do Vôlei Nestlé, Josefa Fabíola de Souza. Em comunicado oficial, a CBV informou que as duas atletas pediram dispensa da seleção nacional.

Josefa Fabíola pediu dispensa da seleção feminina (Foto: FIVB)


Para o lugar de Léia, José Roberto optou por Jaqueline Carvalho, que deve estrear atuando como líbero. A atleta foi oficialmente convocada nesta terça-feira e se apresentará na próxima segunda, 23. A convocação inicial não apresenta os nomes das jogadoras do Sesc e do Praia Clube, finalistas da Superliga. Com uma lesão no joelho, Natália também não foi relacionada por enquanto. 

Jaqueline é a nova íbero da seleção feminina de vôlei (Foto: FIVB)


Confiram as jogadoras da primeira convocação da seleção do Brasil:

Seleção do Brasil - 2018

Levantadora: Macris Carneiro (Camponesa/Minas)

Oposta: Tandara Alves Caixeta (Vôlei Osasco)

Centrais: Thaisa Menezes (Hinode Barueri), Adenízia Silva (Scandicci), Ana Carolina da Silva (Nilufer), Ana Beatriz Correa (Vôlei Osasco), Mara Leão (Camponesa/Minas)

Ponteira: Rosamaria Montibeller (Camponesa/Minas)

Líbero: Jaqueline Carvalho (Hinode Barueri)

Líbero da olimpíada do Rio, Léia pediu dispensa em ano de Mundial (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Mara sendo convocada é palhaçada! Várias outras centrais que atuaram bem melhor que ela mereciam essa convocação.
    No mais, devem ser convocadas ainda: Roberta, Gabi, Drussyla, Juciely, Monique e Amanda.

    ResponderExcluir
  2. Com essas Ponteiras vamos levar pisa do Japão e Tailândia novamente.

    ResponderExcluir
  3. Mara realmente é uma palhaçada vendo que a Gattaz está a disposição, assim como Lara.
    A Claudinha está em sua melhor fase, sei q ela e o zrg não tem bom relacionamento, mais ela tá jogando mto. E nessa SL jogou anos luz melhor que Macris.
    Com relação as ponteiras, a Mari Pb e Daroit mereciam convocação.
    Bruna Honório nem se fala essa era pra ser a primeira a ser convocada. Líbero temos a Natinha e a Vitória Trindade do Rio que mereciam uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só porque a Claudinha foi cobrada asperamente em um jogo que foi em 2013 significa dizer que eles não tem um bom relacionamento? Até onde eu sei, isso não procede. O Ze apenas pediu mais regularidade pra sua jogadora, coisa que foi lá no passado.

      Excluir
  4. Estou muito IMPRESSIONADO de não ver a Bruna e nem a Mari Paraíba nessa convocação. Será se o Zé Roberto não está normal? Pelo amor de Deus!! A Gattaz com toda certeza deve ter conversado com ele e deve ter recusado, para poder tratar melhor a lesão. Mas, convocar a Mara ao invés da Milka, já é sacanagem.
    Se falta convocar apenas as jogadoras que disputam a final, concluímos que serão : Roberta, Drussyla, Monique, Gabi, Mayhara e Jucyele, Suellen e pelor amor Deus, NÃO convoca a Amanda.
    PORTANTO A SELEÇÃO SERÃO:
    Levantadoras: Macris, Roberta (acho que ele vai convocar outra jogadora)
    Opostas: Tandara e Monique (que pra mim convocava a Bruna)
    Ponteiras: Rosamaria, Gabi, Drussyla
    Centrais: Bia, Thaísa, Adenizia, Carol, Jucy, Mayhara
    Líberos: Jaque e Suellen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Lógico que sei que não é uma convocação para mundial, onde se tem apenas 14 jogadoras. Acho muito difícil ele deixar a Mayhara ou a Juciely de fora. A Juciely pelo talento que tem, mesmo não estando no ápice da forma física. Já a Mayhara pela excelente temporada. Então eu creio que ele vá sim convocar uma das duas, ou até mesmo as duas.
      Esse ano tem três disputas, Montreux, Liga das Nações e Mundial. É notório que ele vá testar as jogadoras e ver quem fica com as 14 vagas. Até pq a Natália não deverá está nesse primeiro momento e quem sabe retornar apenas para o mundial, caso se recupere. Assim como a Dani Lins e quem sabe a Fabíola retorne. Portanto, sei muito bem que ele pode chamar o quanto de jogadoras que ele achar necessário. Contudo, o número de ponteiras me assusta, pois achei pouquíssimas.
      Ah! Detalhe, o meu primeiro comentário era apenas para externar que fiquei surpreso pela não convocação da Mari Paraíba e Bruna Honório. Só isso!!

      Excluir
  5. Ze Roberto precisa ser mais profissional! Parece que tem coisas que ele leva por pirraça, não é possível que só esse homem não veja a ótima temporada da Mari Paraíba e da Bruna honorio. Ao invés disso insiste em várias centrais e ainda chama a Mara! Eu testaria a Jú Paes na seleção também. Talvez ele seja só burro mesmo de vez em quando.

    ResponderExcluir
  6. Zé Traumatizou com as temporadas aneriores da Mari Paraiba na Seleção onde era Toco Atrás de Toco..

    ResponderExcluir
  7. Admiro muito as jogadoras Léia, Fabíola e Garay, e se elas pediram dispensa da seleção é porque tem prioridades na vida particular e com a família que não comportam uma dedicação à seleção. A temporada clubes-seleção é muita dura, a jogadora sai do clube e vai direto para a seleção, eleas não são máquinas, são seres humanos. E jogadoras que são casadas, ficam muito tempo longe do marido, filhos, familiares e amigos. Logo, é muito justo que peçam dispensa e tenham umas férias merecidas.
    Para o lugar da Fabíola, chamaria Bruninha que é a melhor levantadora da nova geração muito criativa, inteligente e corajosa. Macris e Roberta já são levantadoras consagradas, já tem uma boa rodagem e já foram premiadas várias vezes por suas belas atuações. Seria interessante a convocação da Bruninha como um sangue novo para agregar à seleção.
    Por falar nisso, o MINAS acertou em cheio na contratação da Bruninha e está com uma dupla incrível de lecantadoras com Macris e Bruninha!
    A contratação de jovem e talentosa ponteira Lana também foi uma excelente cartada do MINAS.
    Em matéria de líbero, acho que Zé vai de Suelen e Jaqueline mesmo já que Fabi do Sesc não quer mais seleção.
    Gilbert angerami, não existe nova regra que permite o revezamento de líberos. desde sempre os líberos puderam revezar entre si. Muitas equipes mundo a fora utilizam o revezamento de líberos. A própria seleção masculina já usou o revezamento de líberos entre Tales e Brendle. Alguns times asiáticos e europeus também utilizam muito desse revezamento. Inclusive na Olimpíada de 2012, Zé Roberto levou Brait até Londres, para decidir entre Brait(no auge da forma) e Natália(sem condições de jogo) e todos sabemos que Brait foi injustiçada. O certo em Londres seria o Zé optar por duas líberos: Fabi e Brait, já que Natália não tinha condições de jogo!
    Não acho injusto a não convocação da Bruna Honório, pelos seguintes motivos. Zé tam como opções de opostas Tandara(força), Monique(técnica) e Tifany(altura de 1,94m e excelente alcance de ataque e bloqueio). Bruno Honório competiria com Tandara como oposta de força e nesse qusito Ze Roberto prefere Tandara, Monique tem um repertório maior de ataque e é mais técnica que Bruna Honório e quanto a Tifany ela é mais alta e tem maior alcance de bola que Bruna Honório.
    Zé Roberto está só esperando os trâmites burocráticos da FIVB para ter tifany na seleção, da mesma forma que a seleção masculina espera a burocracia de FIVB para ter Leal naseleção, é tudo questão de tempo! A FIVB já afirmou que quer jogadoras TRANS jogando pelas seleções e Tifany não é o único caso que está sendo estudado. Tifany já foi aprovada pela FIVB, agora só está se esperando o regulamento específico para elegibilidade de jogadoras TRANS, mas a FIVB já garantiu que Tifany poderá ser convocada futuramente pelo Zé Roberto e o Zé só está esprando esses trêmites burocráticos para convocà-la. Afinal de contas, a seleção brasileira nunca teve uma ponteira/oposta de 1,94m!

    ResponderExcluir
  8. Acho que num primeiro momento a seleção brasileira que disputará a Liga das Nações já a partir do dia 15 de maio como titular será:
    Jaqueline
    Roberta/Tandara
    Thaísa/Ana Beatriz
    Gabi/Drussyla.

    Acho que Thaísa e Jaque devem ser titulares desde o início, e não apenas por causa do nome. A Jaque deve começar jogando para ir se adaptando cada vez mais a nova posição e terá adversários fortes como Servia já na 1* semana, e depois China, Russia e EUA (na 4* semana, não lembro bem). A Thaísa começa jogando porque o Zé quer que ela ganhe o máximo de rítmo possível e ele está certo, porque nenhum central brasileira tem o poder de definição no ataque como a Thaísa e se ela chegar na forma ideal (ou o mais próximo possível) no mundial será um baita reforço. Quanto as demais: Zé deixou claro que a Roberta agradou muito ano passado, levantadora alta que bloqueia, saca, defende e ainda salva muitas bolas "grudadas" na rede pela sua altura. Ela pode não ter o mais bonito ou o mais técnico levantamento, mas é muito disciplinada taticamente e é uma jogadora de grupo. A Gabi é a mais confiável das ponteiras disponíveis nesse primeiro momento da temporada, a de melhor passe e a que tem maior experiencia internacional. Drussyla num primeiro momento deve ser titular, mas certamente irá reversar com a Rosamaria como foi no ano passado. A Bia num primeiro momento deve ser titular porque o Zé sempre gosta de uma central forte no 1* tempo pela frente (como a Thaísa) e de uma boa na china (como a Bia). É claro que deve reversar com a Adenizia e a Carol, como ocorreu com as três em 2017.
    Também acho que não está descartado uma eventual escalação com a Tandara de ponteira e a Monique de oposta. Talvez esse ano com a Jaque e a Gabi cuidando do passe esse ano, Zé tenha ousadia para isso.

    Obs1: Muito feliz por atletas como Jaqueline e Thaísa ainda aceitarem jogar pela seleção. Elas já foram bicampeãs olímpicas, diversas vezes campeãs do GP. A Jaque se sujeitou a mudança de posição aos 34 anos e a essa rotina desgastante da seleção,longe do filho, do marido e fuso horários diferentes. A Thaísa pela vontade e por voltar a jogar quando muitos davam por encerrada a sua carreira depois da lesão. Que as duas e toda essa nova geração, tão criticada pelos fãs com saudades da antiga (que foi ótima, mas já passou) consigam esse título mundial que nos falta (que vai ser muito difícil, pois não somos favoritos, mas vai dá certo), a Copa dos Campeões e o Tri-olímpico.

    ResponderExcluir
  9. Esse papo de altura da Tiffany tá entediante já. Ser alta não quer dizer ter boa impulsão ou bloqueio. Em impulsão taí a Thaisinha provando que altura não é tudo. Em bloqueio, taí Carol, Juciely e Mayhara. A melhor atacante de todos os tempos só tinha 1.75 - Mireya Luiz! Das grandes atacantes do mundo que são altas e têm ótima impulsão destaco Zhu, Boskovic e Fabris. Tiffany...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convoca a ANÃ da novela pro seu time então! Monta um time de vôlei com o elenco das PEQUENAS GRANDES MULHERES ATLANTA!
      Larga de ser ridículo idiota!
      O Brasil nunca teve uma oposta de 1,94m e agora que tem a Tifany, vai desprezar? Claro que não!

      Excluir
    2. Calma, olha o coração pra não infartar, eu só não concordo com sua opiniao, quem tá fazendo papel de ridículo e idiota aqui não sou eu. Ainda tá sendo mal educada. Quanto ao time de anãs, se elas tivessem boa impulsão, serão bem vindas! Com 1.94 a Tiffany seria útil em bloqueio, mas nem esse fundamento ela faz direito. Só tem ataque mesmo, potência, coisa q Tandara já tem. Prefiro Monique, que mesmo sendo uma "anã" é bem mais jogadora q "sua salvação do Brasil de 1.94". Peace And Love querida, respeite opiniões, é cá entre nós que fazemos o To Fly, opiniões bem mais coerentes q a sua. Boa noite viu e não esqueça de tomar seu diazepam.

      Excluir
  10. Gente eu amo a Jaque, mais não gostaria de vê-la de líbero, não vejo agilidade suficiente.

    ResponderExcluir
  11. Tiffany na seleção é desperdício de vaga, nossa seleção teria que alterar o estilo por conta do jeito que ela joga, além de apesar da altura, nao tem um bloqueio bom, saque mediano, e defesa bem abaixo. Em termo ataque n dá pra negar, muito forte... mas isso não significa muito, certo russia?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)