Começa hoje (12) o maior campeonato interclubes do mundo, mais forte inclusive do que o mundial da categoria. 16 equipes de dez nacionalidades diferentes se enfrentarão num total de 48 jogos na fase classificatória.
Vakifbank é o atual campeão da Champions League (Foto: CEV) |
Como se classificaram
12 equipes tem vaga garantida:
- o campeão e o vice-campeão dos quatro países melhores colocados no ranking da CEV (Turquia, Rússia, Polônia e Azerbaijão);
- o campeão do 5º ao 8º colocado do ranking da CEV (Alemanha, Suíça, Itália e França).
Ausências e substituições
- Nenhum time do Azerbaijão quis disputar a competição. Suas vagas foram dadas ao campeões dos países que ocupam a 10ª (Romênia) e a 11º (República Tcheca) posição no ranking da CEV;
- Nenhum time da Alemanha quis disputar a competição. Sua vaga foi dada ao campeão do país que ocupa a 12ª (Sérvia) posição no ranking da CEV.
Assim, classificaram-se automaticamente: Fenerbahçe, Galatasaray, Moscow, Kazan, Chemik Police, Budowlani Lodz, Volero Zurich, Novara, Mullhouse, Alba Blaj, Agel Projestov, Vizura Ruma.
Fase Classificatória
Mais quatro times vieram de dois rounds qualificatórios, sendo eles: Vakifbank, SkyRes Rzeszów, Conegliano e o surpreendente Maritza Plovdiv, completando os 16 times.
Formato
As dezesseis equipes são divididas igualmente entre quatro grupos, onde todos se enfrentam. Cada time faz duas partidas contra cada rival, uma em casa e outra fora. Diferente do masculino, no feminino somente seis equipes avançam aos playoffs: o campeão de cada grupo e o dois melhores segundos colocados. Nessa fase, um dos times é escolhido como sede do final four.
O Playoff 6 também é compreendido com jogos de ida e volta e golden set se necessário. Ao seu final, três equipes se juntam ao país sede e jogam partidas únicas em semifinal e final.
Os Grupos
Grupo A
É o grupo mais fraco da competição e não tem nenhum favorito ao título. O Volero inicia a competição com o elenco mais modesto dos últimos anos, mas ainda assim é o favorito do grupo. O bom elenco do Blaj vai enfrentar resistência, mesmo porque a equipe polonesa do Rzeszow tem bons nomes. Tudo pode acontecer nesse grupo, até uma eventual queda do Volero.




![]() |
Volero Zurich de Silvija Popovic é cabeça-de-chave e favorito do Grupo A (Foto: Volero Zurich) |
Grupo B
Três dos melhores times do mundo no mesmo grupo chega a ser cruel, esse é o grupo da morte da Champios. Fenerbahçe, Conegliano e Novara disputarão no máximo duas vagas à próxima fase, ou seja, um gigante cai aqui. É quase impossível citar um favorito, mas é certo que o time de Projestov está em apuros!




![]() |
Polina Rahimova é oposta titular do Fenerbahçe, cabeça-de-chave do grupo da morte (Foto: Fenerbahçe SK) |
Grupo C
É o único equilibrado dentre os quatro. O Dínamo Kazan é favorito, mas deve ter uma boa disputa com o Chemik Police. Maritza e Vizura, teoricamente, não devem dar muito trabalho. Embora tenha bons times, também não figura entre os favoritos ao título, até aqui.




![]() |
Malwina Smarzek é uma das principais jogadoras do Chemik Police (Foto: CEV) |
Grupo D
Assim como o grupo B, tem gigantes na disputa por no máximo duas vagas. O atual campeão, Vakifbank, é o favorito do grupo, mas terá pelo caminho os gigantes Dínamo Moscow e Galatsaray, incluindo o bom Budowlani Lodz, vice-campeão polonês.




![]() |
Nataliya Goncharova busca mais um título europeu para o Dinamo Moscow (Foto: reprodução) |
Comentários
Postar um comentário
Oi, gente!
Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)