Africano tem 20 desistências e nove seleções disputando duas vagas para o Mundial 2018

Começou hoje, 7, em Iaundé, Camarões, o Campeonato das Nações Africanas 2017. O torneio reúne nove seleções: Camarões, Tunísia, Argélia, Senegal, Nigéria, Congo, Quênia, Egito e Botsuana. Antes disso, o torneio uma série de qualificatórios, que aconteceram em setembro com sete grupos divididos por áreas do continente. Os qualificatórios terminaram dessa forma:

Classificatório

Grupo A - duas vagas: Tunísia e Argélia (Líbia desistiu)
Grupo B - duas vagas: Senegal e Cabo Verde (Gâmbia desistiu)
Grupo C - duas vagas: Nigéria e Gana. Costa do Marfim não se classificou. (Níger desistiu)
Grupo D - uma vaga: Congo. (Gabão e Rep. Centro Africana desistiram)
Grupo E - duas vagas: Quênia e Egito. Uganda e Ruanda não se classificaram. (Burundi, Sudão e Tanzândia desistiram)
Grupo F - duas vagas: Botsuana e Moçambique. Suazilândia não se classificou. (Lesoto, Malawi, Namíbia e Zimbábue desistiriam)
Grupo G - uma vaga: não preenchida (Seicheles, Maurícia e Madagascar desistiram)

Atual campeão, o Quênia de Jannet Wanja se classificou pelo Grupo E (Foto: CAVB)

Mais desistências

Ao todo, 14 times se classificaram à fase final do torneio, incluindo a sede, Camarões, dois wild cards dados pela CAVB a Zãmbia e Chade e os 11 classificados. Porém, mais desistências: Moçambique nem chegou a se inscrever na fase final do torneio. Zâmbia e Chade, que receberam wild cards, também desistiram. Dos 11 times restantes, Gana e Cabo Verde pediram dispensa, restando nove times. 20 equipes desistiram de jogar a competição.

Enfim, o Campeonato

Acontece entre os dias 7 e 14 de outubro, dividido em duas chaves: o Grupo A (Camarões, Argélia, Egito e Botsuana) e o Grupo B (Quênia, Tunísia, Senegal, Congo e Nigéria). Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais.

Estreia

Seis equipes jogaram hoje. No Grupo A, as anfitriãs camaronesas derrotaram Botsuana por 3 sets a 0 (25–22, 25–11, 25–17). O Grupo B teve dois jogos, Senegal estreou derrotando o Congo por 3 sets a 1 (25–21, 21–25, 25–21, 25–15). As atuais campeãs africanas, Quênia, bateu a Nigéria com facilidade por 3 sets a 0 (25–16, 25–8, 25–10).

Neste domingo, 8, Argélia e Egito se enfrentam no Grupo A, além de Nigéria contra Tunísia e Senegal contra Quênia no Grupo B. Os jogos são transmitidos pela página da CAVB no Youtube. Campeão e vice do Campeonato Africano 2017 se classificam ao Mundial 2018. 

Festa camaronesa com a primeira vitória em casa (Foto: CAVB)

Comentários

  1. Bia está jogando muito e Carol Albuquerque tem a experiência de já ter sido Campeã Olímpica, ainda tem a Fabíola pra entrar no time: NESTLE OSASCO favoritíssimo!
    20 seleções africanas boicotaram o QUALIFICATÓRIO MUNDIAL!!! Sou a favor que DESISTAM mesmo!!!
    Afinal de contas o CORRUPTO do ARY GRAÇA fica obrigando as SELEÇÕES a gastarem DINHEIRO �� à toa com esses QUALIFICATÓRIOS CAÇA-NÍQUEIS IDIOTAS!!!
    Por que a FIVB não utiliza os CAMPEONATOS CONTINENTAIS como Qualificatórios???
    Veja o exemplo da KOREA que tinha acabado de disputar o CAMPEONATO ASIÁTICO, optou por poupar as titulares para a COPA DOS CAMPEÕES, já que havia um QUALIFICATÓRIO IDIOTA logo em seguida!!! Por que não usaram já o CAMPEONATO ASIÁTICO como forma de se definirem as vagas asiáticas para o MUNDIAL???
    Na AMÉRICA DO SUL vai ser a mesma coisa, ARGENTINA, COLOMBIA, PERU e VENEZUELA terão que disputar um QUALIFICATÓRIO RIDÍCULO, sendo que as vagas já poderiam ter sido no CAMPEONATO SUL-AMERICANO!!!
    O CAMPEONATO EUROPEU, que acabou de ser disputado no AZERBAIJÃO ���� também deveria definir vagas ao MUNDIAL!!!
    As seleções AFRICANAS estão certíssimas em BOICOTAR esse QUALIFICATÓRIO IDIOTA!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)