Começou hoje, 7, em Iaundé, Camarões, o Campeonato das Nações Africanas 2017. O torneio reúne nove seleções: Camarões, Tunísia, Argélia, Senegal, Nigéria, Congo, Quênia, Egito e Botsuana. Antes disso, o torneio uma série de qualificatórios, que aconteceram em setembro com sete grupos divididos por áreas do continente. Os qualificatórios terminaram dessa forma:
Classificatório
Grupo A - duas vagas: Tunísia e Argélia (Líbia desistiu)
Grupo B - duas vagas: Senegal e Cabo Verde (Gâmbia desistiu)
Grupo C - duas vagas: Nigéria e Gana. Costa do Marfim não se classificou. (Níger desistiu)
Grupo D - uma vaga: Congo. (Gabão e Rep. Centro Africana desistiram)
Grupo E - duas vagas: Quênia e Egito. Uganda e Ruanda não se classificaram. (Burundi, Sudão e Tanzândia desistiram)
Grupo F - duas vagas: Botsuana e Moçambique. Suazilândia não se classificou. (Lesoto, Malawi, Namíbia e Zimbábue desistiriam)
Grupo G - uma vaga: não preenchida (Seicheles, Maurícia e Madagascar desistiram)
![]() |
Atual campeão, o Quênia de Jannet Wanja se classificou pelo Grupo E (Foto: CAVB) |
Mais desistências
Ao todo, 14 times se classificaram à fase final do torneio, incluindo a sede, Camarões, dois wild cards dados pela CAVB a Zãmbia e Chade e os 11 classificados. Porém, mais desistências: Moçambique nem chegou a se inscrever na fase final do torneio. Zâmbia e Chade, que receberam wild cards, também desistiram. Dos 11 times restantes, Gana e Cabo Verde pediram dispensa, restando nove times. 20 equipes desistiram de jogar a competição.
Enfim, o Campeonato
Acontece entre os dias 7 e 14 de outubro, dividido em duas chaves: o Grupo A (Camarões, Argélia, Egito e Botsuana) e o Grupo B (Quênia, Tunísia, Senegal, Congo e Nigéria). Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais.
Estreia
Seis equipes jogaram hoje. No Grupo A, as anfitriãs camaronesas derrotaram Botsuana por 3 sets a 0 (25–22, 25–11, 25–17). O Grupo B teve dois jogos, Senegal estreou derrotando o Congo por 3 sets a 1 (25–21, 21–25, 25–21, 25–15). As atuais campeãs africanas, Quênia, bateu a Nigéria com facilidade por 3 sets a 0 (25–16, 25–8, 25–10).
Neste domingo, 8, Argélia e Egito se enfrentam no Grupo A, além de Nigéria contra Tunísia e Senegal contra Quênia no Grupo B. Os jogos são transmitidos pela página da CAVB no Youtube. Campeão e vice do Campeonato Africano 2017 se classificam ao Mundial 2018.
![]() |
Festa camaronesa com a primeira vitória em casa (Foto: CAVB) |
Comentários
Postar um comentário
Oi, gente!
Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)