Em campanha de superação, Brasil bate Itália e é campeão do último Grand Prix

Pela 12ª vez o título é delas: o Brasil bateu a Itália na final do Grand Prix por 3 sets a 2 (26-24, 17-25, 25-22, 22-25, 15-8) e sagrou-se campeão do torneio. Em uma campanha que começou irregular, mais uma vez, terminou com superação. O Brasil mantém o status de não ter grandes talentos individuais. Foi assim nas duas campanhas olímpicas, não tinha a melhor atacante do mundo marcando mais de 20 pontos em uma extrema. Mantém-se assim. O grande diferencial do Brasil é o seu grupo, as 13 jogadoras que se revezaram a partir da 3ª etapa. Essa final provou isso mais uma vez. Rosamaria, Drussyla, Adenizia, Carol, Bia, Gabi, Suelen, jogadoras que se revezaram nesse Final Six e mudaram a característica do jogo quando entraram. Amanda e Macris tiveram participações importantes em momentos cruciais. Mais uma vez, o Brasil ensinou ao mundo que voleibol vai além das sete em quadra.

Brasil comemorando após último ponto no Grand Prix (Foto: FIVB)


Na partida, a Itália foi superior nos ataques: 68 a 56. Também pudera, Egonu tem um canhão no braço, batendo a 3m09 do chão! A oposta de só 18 anos foi a maior pontuadora da partida com 29 pontos, mas acabou sofrendo com a boa marcação do bloqueio brasileiro. No Brasil, os destaques foram Natália e Tandara, cada uma com 22 pontos.

Na disputa do bronze, a Sérvia bateu a China por 3 sets a 1 (25-22, 20-25, 25-23, 25-21), com 31 pontos de Boskovic. Confiram os resultados e a classificação final:

Brasil 3 x 2 Itália (26-24, 17-25, 25-22, 22-25, 15-8)
MP: Tandara, Natália (22) | Egonu (29), Bosetti C. (17)

Sérvia 3 x 1 China (25-22, 20-25, 25-23, 25-21) 
MP: Boskovic (31), Mihajlovic (18) | Zhu (19), Yuan (11)

Classificação Final

  1. Brasil
  2. Itália
  3. Sérvia
  4. China
  5. Holanda
  6. Estados Unidos
  7. Japão
  8. República Dominicana
  9. Rússia
  10. Tailândia
  11. Turquia
  12. Bélgica

Seleção do Campeonato:

 Natália Pereira - MVP e melhor ponteira
China Ting Zhu - melhor ponteira
China Ding Xia - melhor levantadora
Serbia Tijana Boskovic - melhor oposta
 Ana Beatriz Correa - melhor central
Serbia Milena Rasic - melhor central
Italy Monika De Gennaro - melhor líbero

Seleção do Grand Prix 2017 (Foto: FIVB)

Adeus, Grand Prix!

O título é o 12º do Brasil e marca o último Grand Prix da FIVB. A partir de 2018, a federação internacional criará uma versão feminina da Liga Mundial. O torneio aconteceu de 1993 a 2017 e com 12 ouros, o Brasil é o maior campeão da história do Grand Prix, seguido por Estados Unidos (6 ouros), Rússia (3), Cuba (2), China (1) e Holanda (1). 

Brasil é o último campeão do Grand Prix (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, não faz isso! Não pofe chegar aqui ofendendo técnico ou jogadora, tio To Fly fica triste 😢

      Excluir
  2. Só uma palavra define esse Grand Prix: PALHAÇADA.
    O único time que não baixa a cabeça para o Brasil é a China. Só cinco nomes brilham nesse campeonato: Zhu, Egonu, Boskovic, Plak e Tandara, só.
    O Brasil, mais uma vez escapou com a sorte. Pior ainda é Natália ganhar o prêmio de MVP, sacanagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To das as jogadoras são merecedoras. Umas melhores que as outras... mas a equipe que fez a diferença! E somente por falta de sorte vc não é o treinador do Brasil né não?! Kkkkk

      Excluir
    2. Concordo plenamente com você.

      Excluir
  3. Em relação a premiação das melhores, pra mim a BIA foi a MVP da FINAL e também a MVP da SEMIFINAL! A nossa central foi espetacular tanto no bloqueio, parando BOSKOVIC e EGONU, qto no ataque se apresentando sempre como DESAFOGO de rede, alem de assumir o levantamento quando a ROBERTA foi substituída pela CAROL pra melhorar o bloqueio, mas o MVP pra NATALIA também está em boas mãos!
    Parabéns a todas que vieram do banco também e contribuiram muito pra esse titulo! O Brasil conseguiu 2 viradas incríveis tanto no primeiro qto no terceiro sets com a participação das jogadoras do banco!

    ResponderExcluir
  4. Que venha a Copa dos Campeões. Quero ver se essa seleção vai segurar o forninho.

    ResponderExcluir
  5. Realmente eu virei fã da BIA nesse GRAND PRIX, além de atacar muito ela tirou as GIGANTES MIHAJLOVIC, BOSKOVIC e EGONU do jogo!
    SERVIA e ITALIA podem ter MIHAJLOVIC, BOSKOVIC e EGONU e nós temos BIA que deu TOCO em TODAS essas girafas nos momentos crucias dos jogos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela jogou muito bem. Agora parar Egonu e Boskovic aí foi de mais. Uma marcou 32 na semi final e a outra 29 na final. A Bia anularia essas jogadoras se as mesmas fizessem menos que 15 pontos e fossem substituídas, o que não ocorreu.

      Excluir
    2. Pois é Flavio, a Bia foi excelente nos momentos críticos, mas não é porque ela fez alguns bloqueios que ela conseguiu parar as gigantes. Além disso foi inegável o quanto elas jogaram e brilharam nesse campeonato e tudo isso com a idade que elas têm. E o que mais impressiona é que as duas não vivem de explorar bloqueio, elas enfrentam na força e chamam a responsabilidade. Absolutamente incríveis.

      Excluir
    3. Acho a Passada dela muito lenta ainda, quando a levantadora coloca ela pra correr a rede e para atacar a china, precisa de mais velocidade, mas das 3 do Brasil, ela é a melhor. Adenizia só é grito, carão e pouca bola, a Carol ta mão de Pantufa e as adversarias atacam por cima.

      Excluir
  6. A galera está questionando a Natália como MVP. Eu concordo que a Tandara foi crucial para conduzir o Brasil à final e à vitória do Grand Prix e que, por isso, merecia o reconhecimento. Porém, as estatísticas mostram um aproveitamento de 50% no ataque da Natália e 75% de eficiência na recepção(mesmo aproveitamento da Lucia Bosetti, uma das melhores passadoras do mundo, e superior ao da De Genaro) , além de defender muito. A Natália está desempenhando uma nova função, que é a de preparar as jogadas, tendo mais responsabilidade no passe. Apesar de não ter começado bem a competição, ela cresceu no fundo de quadra e se mostrou uma ponteira completa. Se manter esse padrão com mais regularidade, vai entrar fácil para o time de melhores ponteiras-passadoras do mundo. O Brasil mais uma vez mostrou a marca da sua escola: a força do conjunto e a inteligência tática. Parabéns ao time que venceu uma competição em que por duas vezes esteve perto de ser eliminado.

    ResponderExcluir
  7. Alguem sabe se o Brasil irá se reforçar pra Copa dos Campeões daqui a um mês? Juciely e/ou Gabi tem chances de irem?
    O Brasil está de parabéns pelo título, por jogar com todo o elenco, e o Zé aprendeu que pode mexer no time e não ficar quieto vendo o jogo ir se perdendo (como na Rio 2016). No entanto, o nível da Copa dos Campeões será muito elevado, os EUA vem com Hill, Robinson, Adams, China com Zhu e Zhang mais recuperadas e reforçadas de Hui e Xu. A Russia volta com Kosheleva e Goncharova. Enfim, nesse campeonato nosso time será muito testado e enfrentar essas equipes com suas estrelas será muito bom pra essa nova seleção.
    No Geral gostei muito da Bia e Tandara. Natalia e Roberta foram de altos e baixos e hj a Natalia foi bem. Carol e Ade se reverzando com a Bia, boa trinca de centrais. Macris eu acho que dá adeus a seleção agora. O Zé deve voltar com a Naiane ou quem sabe a Fabíola que pode ajudar a passar experiência (ela terá 38 anos em Toquio, pra levantadora não é problema, pois a Fofão foi campeã e melhor levantadora olimpica nessa idade (obs: nao estou comparando em termos técnicos Fofão e Fabíola).
    Sobre a seleção do campeonato (fase final contou muito), achei que Chirichella , Malinov e Tandara mereciam estar.

    Minha seleção seria:

    De Gennaro
    Ofélia Malinov
    Ana Beatriz
    Cristina Chirichella
    Zhu Ting
    Natália Pereira
    Tijana Boskovic

    MVP: Tandara Caixeta

    Pra copa dos campeões se Gabi, Jucy e Fabíola poderem jogar minha covocação seria:

    Suellen/Gabiru
    Roberta/Fabíola
    Bia/Jucy/Adê/Carol
    Natalia/Gabi/Drussyla/Rosa
    Tandara/Lorenne


    ResponderExcluir
  8. Tandara merecia o MVP, se eu fosse a Natália entregaria para ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merecia muito. Eu não entendi Egonu e Malinov fora. Crédito também pra Plak. Com 20 anos chamando toda responsabilidade pra si como oposta, posição que começou a jogar esse ano no Torneio Montreux.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A ressalva que tenho para a COPA DOS CAMPEÕES é que o ZE deveria convocar uma LIBERO de carreira para fazer dupla com a SUELEN, em vez de adaptar a GABIRU na posição. O Ze podia revezar as liberos em quadra para não sobrecarregar uma só,da mesma forma que TALES HOSS e TIAGO BRENDLE se revezam no masculino. No mais o Ze teve uma atuação diferente da Olimpíada, hoje ele usou bastante o banco, na Olimpíada ele ficou meio paralisado. Isso é uma evolução!

    ResponderExcluir
  11. CARLOS EDUARDO, muito bem lembrado, CONCORDO plenamente!!! Chega de ESTRELISMOS! Chega de vagas cativas! Acho que JAQUELINE, THAISA e DANI LINS se sentem muito ETRELAS, a ultima bolacha do pacote, essas 3 muitas vezes fazem corpo mole, demonstram MA VONTADE, e só jogam quando querem! Agradecemos os serviços prestados, mas a seleção precisa de um time de OPERÁRIAS, todas trabalhando como ABELHINHAS em PROL DA COLMEIA! Essa seleção desse GRAND PRIX foi uma seleção de ABELHINHAS, todas trabalhando em prol do time SEM SE ACHAREM INSUBSTITUÍVEIS!!! Jogadoras com o perfil EGOCENTRICO é PREGUIÇOSO com as companheiras, tipo o de DANI LINS, THAISA E JAQUELINE não fazem bem ao conjunto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o reconhecimento brasileiro depois de mais de 10anos servindo a seleção!!! Parabéns Brasel.

      Excluir
    2. Elas são estrelas mesmo e não precisam negar. Ganharam várias competições desse jeito.

      Excluir
  12. Impressionado com o poder de ataque da Egonu, ela é melhor que a Hooker de anos atrás, outro momento interessante do jogo foi quando o Zé tirou a Roberta para uma conversa particular e colocou a Macris(eu não teria coragem) esse título foi muito importante pra essas meninas que sofreram duras críticas, críticas que foram além de suas capacidades técnicas, críticas ofensivas, blogueiro(de outro canal) em posters com desrespeito à jogadoras cantando vitória adversária antes da hora, esquecendo que somos campeões olímpicos e multi campeões do Grand Prix, estamos no auge desde 1990, essa história não foi feita por acaso! Tem que respeitar independentemente se estamos bem ou mal, Zé Roberto calando minha boca e de muitos outros por aí! Parabéns Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que falta a Egonu, tem sobrado na Boskovic, regularidade. A Egonu embora tenha quase a mesma idade da Boskovic, eh beeeem mais verde que a Sérvia, comete erros bobos, sempre que vai defender uma bola, defende mal e passa a bola de graça pro adversário. Italia teve chance de vencer o jogo por 3x0 3x1 e sentiu a pressão

      Excluir
  13. Agora todo o foco vai para o MUNDIAL SUB23: DRUSSYLA, EDINARA e LORENNE são as nossas melhores jogadoras nessa disputa, novamente temos as ASIÁTICAS como as maiores adversárias do BRASIL: CHINA, JAPÃO E TAILÂNDIA estão classificadas. DRUSSYLA e EDINARA já mostraram sua qualidade na MONTREUX e no GP, LORENNE foi destaque na SUPERLIGA. Já já em Setembro, esperança de mais um PODIUM para o vôlei brasileiro, independente da COR DA MEDALHA!!!

    ResponderExcluir
  14. Em tempo, foi uma PATRIOTADA CHINESA dar o prêmio de melhor levantadora para a DING... OFELIA MALINOV foi infinitamente superior à CHINESA...
    A minha seleção do GP seria:
    CENTRAIS: BIA e CHIRICHELA
    PONTEIRAS: NATALIA e ZHU
    LEVANTADORA: OFELIA MALINOV
    OPOSTA: BOSKOVIC
    LIBERO DE PASSE: MONICA DE GENARO
    LIBERO DE DEFESA: BRENDA CASTILLO
    MVP: BIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, concordo contigo. Não sei se você assistiu a disputa do bronze entre China e Sérvia. Olha, até as imagens do challenge estavam sempre favorecendo a China em situações que você via uma bola atacada completamente pra fora, quase acertando o Terzic, na imagem foi bola dentro. Até os juízes mesmos favorecendo erros grotescos de condução eles tapavam os olhos. Egonu merecia ser a melhor ponteira no lugar de Zhu (Sheila jogava como oposto e ganhava premiação como ponteira) e Tandara MVP.

      Excluir
  15. Mesmo com esse time de muitas jogadoras jovens e China, EUA e Russia retornando com suas estrelas acho capaz do Brasil conseguir um pódio na Copa dos Campeões. A China se a Zhu e a Zhang estiverem recuperadas e Xu e Hui voltarem é a grande favorita. Com Hill, Robinson e Adams os EUA sobem de nível mesmo caso de Russia com Goncharova e Kosheleva. Mesmo assim o Brasil jogando com inteligência tática é capaz de vencer EUA e Russia, pois sao praticamente do mesmo nível. Se ganhar esse campeonato a seleção mostrará ainda mais sua força para o mundo.
    Vai Brasil,
    Obs: das veteranas eu só voltaria com a Fabíola, a Garay e a Thaísa + a Gabi que tá lesionada. O nosso pior problema tá na líbero, uma pena Brait e Fabí terem se aposentado. A Léia Olímpica tá em péssima fase, mas vamos torcer pra ela fazer uma grande superliga e voltar ao nível da temporada 2016 e GP 2016, pois a Gabiru é boa na defesa, agora no passe não me passa confiança (desculpem o trocadilho) kkkk

    ResponderExcluir
  16. O MVP pra mim seria pra Egonu. Que menina incrível, mas como costuma ser dado para o time que venceu, sem dúvida a maior merecedora era Tandara. Nathália foi forçar um pouco. Assim como Rasic como 2a central. Chrichella merecia muito mais que a jogadora Sérvia. O que dizer da DeGennaro? Essa moça é um monstro na defesa. Linda final, os dois times honraram muito mais o torneio do que as escolhas equivocadas das premiações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho injusto esse método de MVP pra jogadora do time campeão, na fase final Boskovic foi a melhor de todas em termo de consistência

      Excluir
  17. Tijana Bošković foi a melhor da fase final do torneio…... Tandara foi, de longe, a melhor do Brasil!
    Tandara e Nathalia começam a formar a base da equipe deste ciclo. As demais posições estão em aberto. O trio de centrais foi bem, mas nenhuma das 3 conseguiu lugar cativo. Bia é a mais promissora, Adenizia é ótima mas não deve evoluir além do estágio atual e Carol bloqueia e saca demais, mas é limitada no ataque. Juciely, Mara, Valquiria, Thaísa e, porque não, Fabiana, podem ocupar também uma das vagas para o mundial.
    Rosamaria e Drussyla são promissoras, mas devem ter a concorrência de Gabi e Fernanda Garay. Além disso, Amanda cumpre uma função tática importante e pode ser escolhida para exercer essa função específica.
    A reserva de Tandara está em aberto: Monique deixa a desejar na altura para as inversões, ainda que saque e defenda muito e tenha habilidade e cabeça para jogos em que se precisa mais de lucidez do que de qualquer outra coisa. Rosamaria pode ser testada na saída, Lorenne, Ana Paula Borgo e, talvez e pela última vez, Joycinha, podem ter alguma oportunidade.
    A posição de líbero está vaga: Suelle é boa passadora, habilidosíssima no segundo toque, mas peca na defesa. Não a vejo como uma líbero diferenciada. Gabi é promissora, mas defende mais do que passa e tem dificuldade no levantamento, talvez num médio prazo possa desencantar. Ainda aguardo por Léia e/ou Brait.
    Roberta vai ganhando cancha como levantadora titular. Se Dani Lins voltar, deve ficar no banco no Mundial. Se não, pode ser a sombra de Fabíola ou ter Macris na sua reserva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho a Roberta apenas mediana, não está ainda no nivel da Dani/Fabiola. Vemos jovens levantadoras como Malinov, Lloyd e a chinesa anos luz à frente de Roberta. Se Antonijevic tivesse feito todos os jogos e estivesse 100% seria a melhor do GP sem duvidas. mesmo tendo ficado fora varias partidas ainda ficou entre as 5 melhores.

      Excluir
  18. O título foi muito importante e deve ser comemorado, mas que não sirva de parâmetro para a seleção que pretende ser campeã olímpica em Tóquio. O Brasil esteve muito inconstante, fez partidas boas contra a Sérvia e os Estados Unidos, mas na fase final passou sufoco com a Holanda. É muito bom ver jogadoras como a Drussyla e a Bia evoluindo. Outro fato que chamou atenção foi o nível de algumas jogadoras, principalmente no saque. Egonu, Zhu, Boskovic... todas muito jovens e com potencial para serem jogadoras com o nome na história do vôlei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)