EXCLUSIVO: Kwiek conta que Brenda não foi acusada e fala sobre drama em embarques do time

Em matéria postada anteriormente, citamos problemas de Brenda Castillo, líbero da República Dominicana, para embarcar da Rússia a Bangkok. Segundo o técnico da seleção, as informações postadas, com base em reportagem da rádio dominicana Z101, eram inverídicas. Em entrevista exclusiva ao TO FLY, Marcos Kwiek nos falou sobre a situação.

Segundo Kwiek, o problema começou em Varsóvia, na Polônia, segunda escala da seleção dominicana rumo a Caliningrado, onde aconteceria a segunda etapa do Grand Prix:

"A situação foi a seguinte: saímos da República Dominicana e fomos para Madrid (Espanha), primeira parada em escala até Amsterdã. Normal, jogamos, deu tudo certo. Quando acabou a primeira semana e fomos embarcar com escala em Varsóvia rumo a Caliningrado (Rússia), não autorizaram a saída de Brenda Castillo, Niverka Marte e Mariane Fersola. O motivo é que seus passaportes não tinham mais folhas disponíveis. Então, houve uma confusão. O time todo ficou em Varsóvia naquela noite e foram providenciados novos passaportes. No dia seguinte, foi dado o visto russo e a federação foi liberada, chegamos a Caliningrado".

Brenda Castillo teve problemas com passaporte (Foto: FIVB)


A República Dominicana concluiu a etapa do Grand Prix em Caliningrado e na segunda (17) iniciou a viagem para Bangkok, na Tailândia:

"Na segunda, 17, saímos de Caliningrado para Moscou, onde embarcaríamos para Bangkok. Fomos autorizados pela imigração, passamos todos, ficaram por último a Brenda e a Niverka. Quando passávamos pelo embarque, a Brenda foi parada. A Niverka ficou com ela porque fala inglês e a Brenda não. Me chamaram, eu voltei para ver o que estava acontecendo e fiquei com elas".

Mais uma vez, o passaporte emitido em Varsóveia deu dores de cabeça ao time:

"O motivo é que no passaporte da Brenda estava escrito "Dominica" e não "República Dominicana" e a data de permanência limite para ela estava como dia 16 e não dia 17 como no das outras meninas, erro que aconteceu com a embaixada russa em Varsóvia. Ou seja, a Brenda já estava ilegal há um dia na Rússia". 

Com a data colocada errada, Brenda, Niverka e Marcos tiveram outro problema, desta vez, no hotel:

"Fomos para um hotel em Moscou e chegando lá não quiseram autorizar a entrada da Brenda - por ela estar ilegal, segundo erro do passaporte. Foi aí que vieram o consulado russo e a federação de vôlei da Rússia, explicaram a situação no hotel e tudo se resolveu".

Kwiek, Marte Brenda ficaram na Rússia após problemas (Foto: Colimbi)


No dia seguinte, Marcos, Brenda e Niverka embarcaram para Bangkok, com a situação resolvida. Com relação à suspeita de prostuição, Marcos acredita que a rádio Z101 interpretou equivocadamente as palavras de Cristobal Marte, que em momento algum se referiu a Brenda suspeita nesse caso.

Os problemas agravam-se porque a República Dominicana precisa de vistos para entrar nos países e Cristóbal Marte acredita que as jogadoras devem ter passaportes diplomáticos.

Comentários