Não canso de dizer como o campeonato italiano é equilibrado, mas dessa vez, a liga superou todas as expectativas. Primeiro, precisamos lembrar que o Busto Arsizio eliminou o Monza por duplo 3x1 e o Firenze venceu a série contra o Bolzano por 3x0 e 1x3. Sendo assim, os confrontos das quartas de final ficaram definidos em Conegliano x Firenze, Bergamo x Modena, Casalmaggiore x Busto Arsizio e Novara x Scandicci. O curioso dessa primeira partida da série é que TODOS os favoritos em seus jogos perderam.
O mais inesperado resultado foi o tombo do líder Conegliano jogando em Florença, casa do Firenze. As panteras foram derrotadas pelas nona colocadas da fase de classificação do italiano. Mazzanti começou o jogo com Bricio de titular, depois de um bom tempo afastada das quadras por motivos de saúde. Mas a mexicana demonstrou ainda não estar pronta e não ajudou o Conegliano que perdeu os dois primeiros sets para o Firenze. A entrada de Fawcett salvou o atual campeão no set seguinte e ajudou a levar o time para o quinto set. Mas infelizmente para o Imoco, a distribuição de Skorupa não é a mesma sem a excelente De Kruijf em quadra e o dia foi do poderoso trio ofensivo do Firenze, formado por Sorokaite, Bayramova e Enright. Inacreditavelmente, o Conegliano caiu para o Firenze. A partir daqui, o Conegliano só jogará em casa.
Azarão Firenze derrubou o favorito ao título nesse sábado (Foto: Il Bisonte Azurra Volley) |
E as surpresas não ficaram por aí: o Busto Arsizio recebeu em casa o vice-líder da fase de classificação, Pomì Casalmaggiore. Até aí tudo bem, se o Casalmaggiore não estivesse destroçado pelas lesões de Fabris e Lloyd, oposta e levantadora titulares, e se não tivesse sido eliminado recentemente da CEV Cup pelo próprio Busto após duas derrotas. Mas dessa vez, as maçãs vieram com sangue nos olhos e derrubaram o Busto por 3x2 na casa das adversárias. Tirozzi chamou a responsabilidade na definição e foi a maior pontuadora do jogo. O duelo foi de ponteiras, já que a dominicana Martinez foi o destaque do Busto. O Pomì jogou mais completo que o Busto e venceu no tie-break, abrindo 1x0 na série. A próxima partida acontecerá em Cremona, casa das maçãs.
Lucia Bosetti supera duplo do Busto Arsizio (Foto: UYBA) |
Confronto clássico entre duas lendas do levantamento italiano, o Modena de Ferretti era imensamente favorito diante do Bergamo de Lo Bianco, time que sofreu derrotas bizarras depois da lesão de Skowronska. Apesar de ter melhor classificação, o Modena era favorito. E nem Brakocevic voando conseguiu evitar o tombo de seu time em casa, perdendo também por 3x2. Sylla finalmente jogou seu melhor voleibol e levou o Bergamo à vitória. A má notícia para o Modena é que o Foppa leva os próximos jogos para Bergamo.
Sylla explora duplo do Modena (Foto: Volley Bergamo) |
O único jogo vencido por 3x0 também foi uma surpresa: o Scandicci derrotou em casa o Novara por 3x0. O time não contou com Piccinini, lesionada, e teve Pietersen no seu lugar. As holandesas não foram bem e Barun jogou praticamente sozinha. No Scandicci, Meijners comandou o ataque do time que bloqueou muito melhor do que o rival. O Scandicci enfrenta o Novara em casa nos próximos jogos.
Scandicci comemora vitória sobre o Novara (Foto: Savino Del Bene) |
Confiram todos os jogos da inacreditável primeira rodada das quartas do italiano:
Liga Italiana - Quartas de Final, 1ª rodada
MP: Enright (23), Sorokaite (22) | Fawcett (19), Ortolani e Robinson (12)
MP: Martinez (23), Diouf (19) | Tirozzi (24), Gibbemeyer (18)
MP: Meijners (15), Adenízia (11) | Barun (21), Chirichella (10)
MP: Brakocevic (27), C. Bosetti (16) | Sylla (24), Partenio (14)
Quartas de Final, 2ª rodada
17/04 - Conegliano x Firenze
17/04 - Novara x Scandicci
18/04 - Bergamo x Modena
19/04 - Casalmaggiore x Busto Arsizio
O italiano é vida <3
ResponderExcluirMelhor campeonato tanto em nível técnico quanto em equilibrio. Unica liga onde os integrantes do G4 (que tem mando) sao seriamente ameaçados e muitas vezes eliminados pelos times do 5* a 8*.
ResponderExcluirQueria nas semi:
Scandicci x Pomì Casalmaggiore
Bergamo x Firenze
De Kruijf faz muita falta pro Conegliano, mas ainda acho que elas passam. Quero que o Scandicci passe também.
ResponderExcluir