12 jogadoras que devem estar no futuro de suas seleções

 Ting Zhu, ponteira, 22 anos, 1m98

Ela é o "monstro" da atualidade da China e com apenas 22 anos já tem uma prata em mundial, um ouro na copa do mundo e um olímpico, além do título de MVP. Zhu é o fenômeno da China e deixou nesta temporada pela primeira vez a liga do país. Mesmo revezando com Hill, Zhu é atualmente uma das maiores pontuadoras do Vakifbank da Turquia e nome certo da seleção de Lang Ping.



 Paola Egonu, ponta/oposta, 18 anos, 1m90

Ela é tão conhecida que a gente quase esquece que ela ainda é sub 20! Egonu é de longe a melhor definidora da Itália e a maior pontuadora do campeonato nacional, mesmo jogando ainda no clube de formação nacional, o Club Italia. Há anos a azurra não tinha uma renovação tão boa e sem dúvida nenhuma, o futuro passa pelas mãos de Egonu.



 Brayelin Martinez, ponteira, 20 anos, 2m01

Na seleção desde 2013, o nome já é conhecido mundialmente, mas sim, ela foi à seleção principal com 17 anos. É um fenômeno mundial, MVP do Campeonato Mundial sub 20, foi também maior pontuadora do sub 23. Com a lesão de De La Cruz, tornou-se titular da seleção principal e a tendência é que solidifique-se nos próximos anos.



 Tijana Boskovic, oposta, 19 anos, 1m93


Quando se fala o nome dela, é difícil lembrar que Tijana tem apenas 19 anos. Mais um fenômeno do voleibol mundial, a oposta colocou no banco ninguém menos do que a excepcional Brakocevic, tomando a titularidade ainda no Mundial adulto de 2014, quando tinha 17 anos! Há duas temporadas está no Eczacibasi Vitra e invariavelmente é a maior pontuadora do time - mesmo com Kosheleva em quadra.



 Rosamaria Montibeller, ponteira, 22 anos, 1m85

A ponteira que mais pontuou em ataques na Superliga Brasileira, Rosmaria está em seu segundo ano pelo Camponesa Minas. Chegou a ser inscrita na seleção principal em 2016 e disputou os Jogos Pan-Americanos. Também foi campeã com a seleção sub 23 do Brasil, na final contra a Turquia em Ancara. A convocação de Rosa já é tida quase que como certa para o novo ciclo.



 Gergana Dimitrova, ponteira, 20 anos, 1m84

A maior esperança na renovação da Bulgária, Dimitrova também brilhou no campeonato sub 20, onde saiu como maior pontuadora. Por clubes, a ponteira passa por sua segunda temporada no RC Cannes, onde é destaque, tendo disputado por exemplo, a Champions League. Teve pouca atuação na seleção principal, mas esteve com o elenco da Bulgária nos Jogos Europeus em 2015.



 Hande Baladin, ponteira, 19 anos, 1m89

Essa turca já é conhecida e frequenta há algum tempo a seleção principal. Foi uma das protagonistas na prata do mundial sub 23 de Ancara e atualmente é ponteira do estrelado Eczacibasi Vitra, motivo pelo qual tem pouca oportunidade de jogo. Excelente definidora, também joga como oposta e tem deficiência no passe.



 MeiLi Song, ponteira, 21 anos, 1m86

A história de Song até se assemelha à de outra gigante do país, Ting Zhu. Assim como Zhu foi no Henan, Song atualmente é a ponteira de um time mais frágil (Shandong), já eliminado do chinês. E provavelmente, a jogadora atuará também na Turquia, no Halbank. Essa notoriedade dá-se pelas pontuações altas no campeonato, normalmente acima dos 20 pontos. Contemporânea de atuais campeãs olímpicas como Zhu e Zhang, teve pouco espaço na seleção principal, além de ser mais baixa que as compatriotas.



 Anna Lazareva, oposta, 19 anos, 1m85

Uma jogadora baixa para os padrões russos, mas de braço quente, Lazareva é uma promessa da Rússia para o futuro. 6ª maior pontuadora e 2ª melhor atacante do mundial sub 20, foi campeã do Dínamo Moscou na última temporada, sendo a substituta de ninguém menos do que Goncharova. Nessa temporada foi emprestada em mútuo acordo ao Krasnoyarsk e protagonizou a classificação às semifinais da Copa da Rússia.



 Elizabeth McMahon, ponteira, 23 anos, 1m98

Reparem bem o tamanho da ponteira americana que vem por aí. Liz jogou por Illinois, passou por Porto Rico e de lá chamou a atenção do campeão sul-coreano IBK Altos, substituindo ninguém menos do que Hooker. Na Coréia foi vice-campeã com o IBK e campeã da Copa da Coréia, sendo considera a melhor estrangeira da competição. Atualmente no Dresdner, é disparada a maior pontuadora da competição.



 Lorenne Teixeira, oposta, 20 anos, 1m87

Outra grande esperança do Brasil está depositada em Lorenne. Foi melhor atacante e terceira maior pontuadora do Brasil no último mundial sub 20. Teve uma passagem ruim pelo Rexona, mas atualmente comanda o ataque do frágil Sesi SP, que nessa temporada optou por investir em atletas jovens (tal com o mais popular desses projetos, o Club Italia). A jovem oposta é atualmente a maior pontuadora do turno da Superliga, mesmo com sua equipe em apenas 11º lugar.



 Mizuki Yanagita, ponteira, 20 anos, 1m68

Com várias saídas de sua seleção principal, o Japão vai precisar renovar. E uma das candidatas a essas vagas é a jovem Yanagita, ponteira do NEC na atualidade. Foi o destaque do Japão no mundial sub 23, conquistando o 4º lugar.


Comentários

  1. Acrescentaria à essa lista a brasileira Paula Borgo (ao meu ver a mais promissora dessa nova geração) e a cubana Melissa Vargas, que aos 17 anos já é uma realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, apesar do início não tão bom na temporada, a Paula pra mim é uma das mais preparadas para assumir a saída da seleção. Até deixei escapar que ela só tem 22 anos =o

      Dei foco às primeiras seleções do ranking, mas tem uma lista de meninas com muito talento pelas américas: Vargas por Cuba, Leyva pelo Peru, Piccolo na Argentina.

      Excluir
  2. Seria interessante lançar uma lista só com promessas brasileiras para o novo ciclo olímpico.

    ResponderExcluir
  3. Seria interessante lançar uma lista só com promessas brasileiras para o novo ciclo olímpico.

    ResponderExcluir
  4. Disculpen pero si hablan del futuro de selecciones de voley y de muy buenas jugadoras debieron mencionar a la peruana Angela Leyva que en varios torneos ha superado en anotaciones a la misma Brayelin Martinez, Ângela Leyva tambien ha sido mejor punta en el sudamericano 2016: http://www.fivb.org/viewPressRelease.asp?No=57881&Language=es#.WG8bW1XhAdU y batio record historico de anotaciones en la copa panamericana 2016: http://larepublica.pe/deportes/805341-angela-leyva-establecio-nuevo-record-en-la-copa-panamericana-sub-23-de-voley Por si fuese poco es una figura resaltada por la misma Fivb para el Gran Pric 2017: http://www.fivb.com/en/about/news/angela-leyva-in-rising-orbit-ahead-of?id=65156... y son sòlo algunos de los muchos logros que ha alcanzado Angela Leyva como jugadora de vòley a sus 20 años:) espero que pronto le dediquen algunas lìneas ya que sus grandes ataques lo merecen :) Tambièn fue la segunda mejor anotadora en el preolimpico de Tokio siendo superada unicamente por Slotjes, de Holanda, igual Angela hizo un gran torneo preolimpico!: https://youtu.be/lwt7ldu3ufU?t=3m20s

    ResponderExcluir
  5. Conheço a maioria das mencionadas e concordo com a lista, agora uma ponteira com 1,68cm por mais espetacular que seja, será impossível fazer a diferença em qualquer seleção, com essa altura, em terra de gigantes como de agora, só como líbero. Fato!
    E é uma pena essa fase ruim da Paula Borgo, pois quem acompanhou a temporada passada, viu que ela fez chover no Pinheiros, parece que Ruimzomar e Dani Lins tem os ingredientes para acabar com a temporada de uma oposta.

    ResponderExcluir
  6. E olha q essa lista tem só jogadoras de extremidades, faltando ainda Vargas, Peña, Meliha, Guerra, Sylla, Bosetti, Diouf, Leyva, Paula Borgo, Herbots. Sem contar com as centrais q vem surgindo, Chirichella, Berti, Danesi, Botezat, Lubian e Bertone da italia, Stevanovic, a irmã da Brayelin, fora as centrais do br sub 23, infanto e juvenil q vem mt altas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)