Rússia: doping, ameaça de exclusão, suspeitas e posições dos órgãos

Essa semana tem sido intensa para os atletas russos. Isso porque a WADA (Agência Mundial Antidoping) divulgou um relatório oficial na última segunda (18) confirmando um esquema da Rússia para encobrir resultados de testes antidoping's forjados como falsos negativos.  A WADA comprovou o esquema e a participação do ex-diretor do Laboratório Nacional Antidoping Russo, Grigory Rodchenkov, favorecendo diretamente o atletismo russo. A WADA pediu que toda a delegação russa fosse suspensa dos Jogos Olímpicos, incluindo o voleibol, por haver massivo incentivo do governo e de agências especias da Rússia no sistema. Mas o COI (Comitê Olímpico Internacional) inicialmente acatou apenas a exclusão do atletismo russo. 

Seleção da Rússia classificou-se aos Jogos Olímpicos por disputar o qualificatório europeu

















As Suspeitas

A WADA entregou ao COI uma lista com 643 nomes de atletas que teriam participado do esquema de doping na Rússia. 8 nomes são do voleibol de quadra nos dois gêneros e a suspeita é que pelo menos uma dessas atletas esteja atualmente com a seleção russa: a levantadora Evgeniya Startseva, campeã do EQT (qualificatório olímpico europeu) com a Rússia. A suspeita deu-se quando Startseva e a super estrela Ekaterina Gamova ausentaram-se da final da Champions League 2016 pelo Dínamo Kazan, alegando terem sofrido uma intoxicação alimentar (link da matéria). Mas extraoficialmente foi comentado que as duas selecionáveis do Kazan não participaram temendo a acusação de meldonium quando descobriram que os testes antidoping das finais da Champions seriam feitos por coleta de sangue e não de urina. As numerosas lesões da atacante Tatiana Kosheleva também causam certo desconforto na credibilidade da seleção feminina, sendo que Kosheleva já admitiu ter usado meldonium quando era mais nova. Recentemente, Gamova deu entrevista dizendo que conversou com Startseva e toda a equipe feminina estava muito apreensiva. 

A levantadora Evgeniya Startseva é uma das maiores suspeitas sobre o uso de doping na seleção feminina


As posições da FIVB e da CEV

O presidente da FIVB, Ary Graça, tem mostrado-se confiante na integridade dos atletas russos e disse não haver motivo para que a FIVB peça a proibição dos atletas em disputar os Jogos Olímpicos. No mesmo tom, a CEV em nota oficial agradeceu à federação internacional e à pessoa de Graça pelo apoio à Rússia e disse acreditar fielmente que a VFR (Federação Russa de Voleibol) cumpriu todos os termos legais e esportivos, alcançando ótimos resultados em competições das duas entidades. Entretanto, a FIVB solicitou à WADA o nome dos 8 atletas envolvidos no esquema de doping russo, mas a entidade ainda não manifestou-se. Em caso de exclusão da Rússia nos Jogos Olímpicos, Turquia ou Tailândia deve substituir o país.

Comentários

  1. Que pena.. O campeonato perde muito sem a participação dessas ótimas atletas.

    ResponderExcluir
  2. Chamem a Tailandia. O time sempre está apto a jogar. Está em rítmo pela fase final do GP. A Turquia se viesse não ir trazer as principais jogadoras.
    Mas vi uma entrevista do Zé no ge.com e ele disse "seria ruim para os jogos (a ausência da russia)". Existe toda uma logistica de preparação e segundo o ZRG o fato das chaves/grupos serem com base em ranking faria a Servia ir pro grupo do Brasil caso a Russia seja excluída.
    Alguém me explica? Sugestao de materia viu to fly.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a substituição da Rússia se daria por simples troca da equipe Russa pela outra equipe substituta, no caso a tendência da FIVB é que a equipe substituta seja a do Pré-olímpico Mundial que foi um torneio mais recente e, portanto, as equipes estariam mais preparadas do que a do torneio continental que foi em Janeiro. Claro que composição de grupos e tabelas de jogos não seriam modificadas por causa disso, somente a Tailândia jogaria nos mesmos horários, locais e contra os mesmos adversários que a Rússia jogaria.

      Excluir
  3. O doping foi organizado pelo governo da Russia, por isso a Russia deve ser banida do Rio-2016, em outras épocas os governos da Alemanha comunista e da China também patrocinaram o doping de seus atletas, só que a tecnologia da época não era tão avançada e rápida suficiente para banir esses países dos Jogos. O banimento é correto, chega de corrupção, chega de fraude. Um atleta normal que deixa sua vida particular em segundo plano para se dedicar aos treinos, como fez a Camila Brait por oito anos, não pode chegar à Olimpíada e perder para dopados. Vimos que o time da Marichev está horrível, batendo cabeça, não podemos aceitar que as russas joguem dopadas e venham atropelando nas Olimpíadas. No masculino foram compravados os dopings de Markin e Obmochaev. Quem garante que não trocaram as urinas das jogadoras no Pré-olímpico europeu? O desempenho delas lá estava bem acima do que foi apresentado no GP. Quem garante? Acho que a punição deveria ser exemplar, se deixar rolar frouxo agora, cada vez mais as olimpíadas perderão sua credibilidade.

    ResponderExcluir
  4. Bomba!!! O Brasil Masculino não perdeu o Ouro p/a Rússia em 2012, perdeu p/o "DOPING'!!!
    Startseva e Gamova ausentaram-se da final da Champions League 2016 pelo Dínamo Kazan, alegando intoxicação alimentar. Porém elas temiam a acusação de Meldonium quando souberam que os testes antidoping das finais da Champions seriam feitos por coleta de sangue e não de urina. As várias lesões seguidas de Kosheleva também parecem fuga do antidoping. Mal explicada também foi a ausência de Kosheleva das finais do Grand Prix-2016 por uma lesão sem grandes detalhes. Recentemente, Gamova deu entrevista dizendo que conversou com Startseva e toda a equipe feminina estava muito apreensiva. Tanto Sokolova quanto Gamova, antes dos escândalos de doping nos esportes russos, queriam muito participar da Olimpíada do Rio, de repente, as 2 anunciam aposentadoria da seleção, algo muito suspeito, foi só estourar os escândalos do atletismo e do tênis russo, elas anunciaram aposentadoria. E olha que muita gente estranhou também as aposentadorias de Gamova e Sokolova antes da definição da lista final da Rússia para a Rio-2016. Até então vinham jogando em alto nível no campeonato local.
    Agora é a vez de Muserskiy se afastar da Olimpíada alegando uma lesão duvidosa? Mas, por não explicar qual é a lesão, há suspeita de afastamento por doping. Segundo a investigação feita pelo professor canadense Richard McLaren, no mínimo 10 voleibolistas russos tiveram resultado positivos em exames recentes, mas acabaram saindo ilesos por fazerem parte da farsa russa de doping. Ontem foram oficializados 45 novos casos positivos em testes refeitos dos Jogos de 2008, em Pequim, e 2012, em Londres.
    Nas nas redes sociais, jogadores já começaram a pedir explicações sobre o vôlei russo. Leandro Vissotto, revoltadíssimo com a perda do Ouro para o "DOPING" em Londres-2012, desabafou: “Não posso esperar para ver a verdade . Quando se perde uma partida 3×2 a condição física faz diferença !!!”.
    Só mesmo o suspeito Ary Des Graça, para defender a presença do vôlei russo no Rio-2016. $erá quanto isso está rendendo p/ele?

    ResponderExcluir
  5. A intencao do COI é evitar q atletas e selecoes dopadas por incentivo de governos corruptos roubem medalhas de atletas limpos, como aconteceu no volei masculino onde a Russia dopada roubou o Ouro do Brasil de forma desleal em Londres num jogo de 3×2 no qual o doping faz muitissima diferenca! Alem disso, o COI quer causar o minimo de transtorno possivel ao publico q ja comprou os ingressos e à logistica das comissoes tecnicas e dos atletas limpos. Mudar tabelas e horarios seria uma punicao e desrespeito ao publico pagante e aos atletas limpos, portanto tabelas e horarios serao mantidos, a unica altercao seria onde se lê o nome RUSSIA, leia-se o nome de outra nação. No caso do volei, o que corre nos bastidores da FIVB é q a Russia seria substituida no feminino pela Tailandia e no masculino pela Australia, ambas selecoes quintas colocadas no Pre-Olimpico Mundial, Femino e Masculino, respectivamente. O Pre-Olimpico Mundial foi o torneio de classicacao mais recente, disputado entre Maio e Junho, ao passo q o Pre-Olimpico Continental foi disputado em Janeiro. A hipotese de Turquia e Alemanha esta sendo descartada tmbém pelo criterio da Universalidade, ja que essas selecoes nao disputaram o Pre-Olimpico Mundial recentemente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)