Joycinha: seleção, o corte, o futuro e a realização de um sonho!

Joyce Gomes da Silva tem 31 anos e é mais conhecida como Joycinha. Natural de Guarulhos, Joycinha tem 1m91 e foi uma das principais atacantes do Brasil nos últimos anos. Entretanto, a oposta tem um estilo atípico para o vôlei brasileiro e isso foi imprescindível para sua ausência atualmente na seleção. Um coração gigante e uma simpatia que não é peculiar a uma atleta de alto nível, Joycinha aceitou uma conversa exclusiva com nosso site To Fly, em sua primeira entrevista a uma jogadora. Confiram:

To Fly: Na última semana o técnico da seleção feminina, José Roberto Guimarães, divulgou 19 relacionadas para o ano olímpico e não te incluiu. Foi uma surpresa para você?

Joyce: Ano passado foi a primeira vez que tive a oportunidade de jogar depois de alguns anos servindo a seleção e o meu rendimento foi muito negativo, eu não me adaptei às jogadas rápidas e acho que isso de uma certa forma me prejudicou. Não consegui fazer o meu jogo e ajudar a equipe e por isso já estava me preparando para essa não convocação, esperando não mas preparada sim.


FORA? Maior pontuadora do turco, Joycinha vê oportunidade de férias na dispensa da seleção



Dentre as opostas selecionadas nesse ciclo, você foi a que teve melhor desempenho na temporada, sendo a maior pontuadora do forte campeonato turco. Claro, você tornou-se uma opção esperada na lista do Brasil. Como você vê isso?

Eu cresci muito indo jogar fora do Brasil e fiz boas temporadas, eu me sinto realmente à vontade jogando fora. Eu cheguei aqui depois de ter ficado mais de um mês sem treinar na seleção por conta de uma lesão na panturrilha, trabalhei muito para poder me recuperar aqui, porque a cobrança é muito pesada em cima das estrangeiras. Fico feliz por ter conseguindo me recuperar e ter meu trabalho reconhecido aqui na Turquia, onde há uma das ligas mais fortes do mundo e agora só penso em continuar fazendo o meu trabalho bem feito aqui em Bursa.

Você ficou brava, inconformada ou chateada pela não convocação?

De maneira nenhuma! Depois que eu sai da seleção em 2015, vim para a Turquia pensando em fazer um bom campeonato totalmente focada e assim permaneci toda a temporada. Uma convocação sempre vem depois de um bom trabalho no clube, mas nossa seleção é muito bem servida com ótimas jogadoras. Depois de 8 meses longe de tudo e de todos o meu foco agora desfrutar as minhas férias em família e estar com os meu amigos porque estou morrendo de saudades!!!

Hoje você é a maior pontuadora do fortíssimo campeonato turco, você está feliz na Turquia? Você considera o melhor momento da sua carreira?

Sim estou muito feliz em estar entre as maiores pontuadoras e entre os melhores ataques também, o atleta sempre que mais né rs. Eu estou em um bom momento e vou me cuidar para me manter. Não devo jogar por muito tempo acho que mais 2 ou 3 anos, porque meu corpo já está dando sinais rs. Mas mesmo com a aposentadoria próxima, quero poder continuar jogando vôleibol de alto nível.

Você ficou durante muitos anos na seleção e mal teve férias nesse período. Nessa temporada, como você vai aproveitar seu tempo livre?

Meu sonho sempre foi ir para Disney em família, eu quero poder sentir a magia Disney junto com minha mãe e irmã e depois de alguns anos de espera finalmente vai dar certo. Estou muito feliz em poder proporcionar isso para minha família... É uma felicidade que não cabe no peito!

UM SONHO: Joyce diz finalmente ter a oportunidade de realizar o sonho de passar férias com a irmã Juliana e com a mãe Maria Lúcia na Disney


Joyce, quais são seus planos no futuro? Continuar no Bursa passa pela sua cabeça? 

Tem grandes chances de eu renovar,mas ainda não está nada certo. Aqui na Europa as negociações começam um pouco mais tarde, então preciso esperar e pensar bem antes de decidir o meu futuro.

E no Brasil? Alguma chance ou proposta de te vermos aqui de novo?

Futuramente pode ser que sim, mas falando com sinceridade nessa temporada as chances são quase nulas de voltar. Principalmente agora que o voleibol brasileiro está em crise, com vários clubes diminuindo verba.


(Entrevista original por Luiz Gustavo Aguiar, autor do site)
Pelo Bursa, Joycinha comemora ponto com a levantadora belga Frauke Dirickx. Oposta diz ter alta possibilidade de renovar com o time turco

Comentários

  1. Injustiça é ela nem cogitar na seleção B pois vive o melhor momento da carreira. Esse Clube Camponesa Minas e essa comissão técnica da seleção brasileira estão fazendo feio com essa convocação somente do elenco minatenista.
    Pra mim a seleção ideal sem previleigio do Montreux seria:
    L:Claudinha e Macris
    O:Joycinha, Hello e Paula Borgo
    P: Michelle Pavão, Ju Nogueira, Carla e Pri Daroit
    C: Fran, Saraelen, Bia e Natasha
    L: Suellen e Ju Paes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ela não aceitaria ser convocada para essa seleção. Não por orgulho, mas por ser uma seleção para novas jogadoras, além de querer usufruir das férias. Uma coisa é certa Joycinha merecia estar no lugar de Monique.

      Excluir
    2. Com certeza a Joyce não merecia estar fora da convocação!

      Excluir
    3. "Esse Clube Camponesa Minas" - Primeiro: não é "esse" clube e sim um dos maiores clubes do Brasil em relação a formação de atletas - segundo : Se as jogadoras foram convocadas, o mérito é delas, fez por merecer. As convocações nunca conseguem agradar a todos, o importante é continuar torcendo para as nossas atletas continuarem levando o nome do voleibol brasileiro a nível internacional e mantendo sempre a garra que sempre tivemos.

      Excluir
    4. A intenção da seleção de Montreaux é a renovação para o novo ciclo olímpico, com essas ponteiras não haveria nenhuma renovação.
      Acho que poderiam ter convocado mais 1 levantadora pra se juntar e podia ser a Claudinha, pra liderar Juma e Lyara que são menos experientes. Iria acrescentar muito.

      Excluir
  2. Sou fã da Joycinha! Merecia uma vaguinha nessa seleção.

    ResponderExcluir
  3. To fly. Posso fazer algumas perguntas? Se possível gostaria que respondessem.
    1*: Alguma informação sobre o mercado do volei la pelos lados de uberlandia?
    2* Há muitas especulações sobre Rexona [renovações de Gabi, Carol, Jucy, Roberta, e a chegada da Helô. Possível saída da Natália].
    Osasco [renovações de Camila Brait, Dani Lins, Saraellen. Contratação da Ana Paula. Possíveis chegadas de uma ponta nível 7, uma estrangeira e da central Ana Beatriz. As saídas de Thaisa e Adenizia].
    3*: Mas e no Praia Clube? Só renovaram com Claudinha e Natasha. E Wal vai ficar? A Fabiana vai mesmo ser contratada?
    E Alix klineman vai continuar? Eu achei o máximo o monte de #stayalix nas fotos dela no insta. Ela deve ta ainda mais impressionada com o carinho dos fãs do volei e dela própria.
    Ela pode ficar? Para mim o grande reforço do Praia será a renovação da ALIX.
    4: E TO FLY VCS ACHAM QUE A OPOSTA KARINA OCASIO SERIA VIAVEL (EM TERMOS TÉCNICOS E FINANCEIROS) AO PRAIA CLUBE CASO A RAMIREZ SAIA DO TIME? O TIME PERDERIA OU GANHARIA NUMA TROCA RAMIREZ POR KARINA OCASIO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, claro, sempre:
      1*: Ótimas notícias aos praianos, o que era bom vai ficar ainda melhor hahaha. O elenco titular vai renovar praticamente todo. Têm 2 ou 3 que são dúvidas. Fabiana é 99% certeza!
      2*: Acredito que o Rexona vai renovar com todas, tenho dúvidas sobre a Monique e a Natália. Osasco está de despedaçando no entanto. Gattaz deve renovar com o Minas.
      3*: Pelo que sei sim, a Wal fica. Michelle, Tássia, Ramirez devem renovar também. E como disse, a Fabiana é quase certeza, só falta assinar rs.
      4*: Gosto da ideia e da opção. No entanto perderia o passe da Ramirez e exporia a Alix.

      Excluir
  4. A Carina é uma Boa oposta sim mais há melhores no mercado. Minha opinião ��
    Tipo: A americana Michelle Bartsh, Até mesmo a Joycinha se bem aproveitada, tem tbm a Hooker a está sem time ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porém acho q já está quase certa a vinda da Sheilla para o Praia Clube.

      Excluir
    2. Sério que a Sheilla vem pro Praia Clube? Onde você ouviu isso?
      Espero que também renovem com a Alix Klineman.
      Seria bacana ver um time feminino com um investimento alto e um esboço do Dentil Praia assim:
      Tássia;
      Claudinha/Sheilla
      Walewska/Fabiana
      Michelle/Alix Klineman.

      Excluir
    3. Vi isso em vários blogs e sites amigo anónimo.

      Excluir
    4. Deveriam trazer a Sanja Malagurski de volta, o time dela ja foi eliminado na Turquia tambem, mais ela ficou entre as 5 melhores pontuadoras e atacantes. Ela parece estar finalmente recuperada e boa forma.

      Excluir
    5. Cara, enquanto Dani Lins for levantadora, nem Musersky resolveria.

      Excluir
    6. Bartsch e Joycinha estão bem valorizadas pela temporada. Eu não gostaria de ter a Hooker no meu time rs.

      Excluir
  5. Joycinha merecia ser convocada, pois tenho certeza se ela entrasse em uma inversão com a Fabiola iria dar liga. Afinal, Fabiola é uma jogadora polifacética e extremamente humilde, que sabe levantar tanto bolas rápidas como bolas altas, vide seu sucesso na Rússia e suas boas performances no Volero Zurich.
    Zé Panela é uma anta prefere colocar Monique que obviamente será cortada no lugar de uma jogadora alta e potente, bem estilo voleibol europeu.

    ResponderExcluir
  6. Amo0oo0ooo essa família m.. tive o privilégio de jogar com a irmã (Juliana) e conhecer a mãe. E elas são as minhas vizinhas s2

    ResponderExcluir
  7. Dani Lins, assassina de opostas. Como podemos perder uma jogadora com estilo europeu para uma monique? Vai enteder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pani Lins já tombou Joycinha, Mari, Lise... Quem será a próxima?

      Excluir
    2. É raro, mas a Dani é o tipo de levantadora que não inverte bem hahaha. No Rexona elas se deram bem, mas também, o técnico deixava ela livre para os bolões.

      Excluir
    3. E ponteiras também. Acabou com a Caracarses.

      Excluir
  8. Com o quarteto Thaísa, Adenizia, Van Hecke e Carcases saindo de Osasco a folha salarial do Volei Nestlé irá diminuir bastante e assim seria viável dois grandes reforços para a posição de ponteiras. Gostaria bastante do retorno da Fernanda Garay e da contratação da Jordan Larson [apesar de ser valorizada internacionalmente acho que uma boa proposta de Osasco faria a Larson vir para o Brasil]. Seria interessante ver o time mesclar a juventude de Saraellen, Ana Beatriz (especula-se que ela va para Osasco) e Ana Paula com as experientes Dani Lins, Fernanda Garay, Jordan Larson e Camila Brait.

    Vcs acham que economicamente seria viável esse time:

    Camila Brait
    Dani Lins/ Ana Paula
    Fernanda Garay/ Jordan Larson
    Saraellen/ Ana Beatriz

    Eu acho que sim. Seria um time até mais barato que o da temporada que passou.

    Dani Lins se sentiria realizada ao lado de Larson e Fe Garay, afinal nos últimos anos ela sofreu nas mãos de Mari, Gabi, Samara e Carcases como passadoras.

    ResponderExcluir
  9. Mto provável que o Osasco traga duas ponteiras estrangeiras como na vez q trouxe a sanja/Caterina. Hoje o cenário está bem mais favorável com ponteiras boas. Seria Boa opção uma ponteira pontuadora q n arregue na hr H e outra mais de composição porém ataque sem dificuldade. Acho q exemplos de Boa nesse sentido seria a italiana Paola Egonu ponteira Boa no ataque, aquela que deu trabalho ao Brasil no Grand Prix. E a Krista Vasant ponteira americana que tem um passe bom e no ataque não decepciona ela tbm vez frente ao Brasil no pan kkk são novas e acho q aceitariam a proposta de jogar no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essas duas estão crescendo no cenário mundial, acho mto provável a Paola ser contratada por algum grande da Itália ou Bergamo, Modena ou Casalmaggioni. Mais Osasco pode oferecer uma Boa grana pra ela. Já a Vasant é do volero zurich Osasco tem bom contato com o zurich traria rapidinho ela.

      Excluir
    2. Concordo amigo anónimo ����
      As duas seriam boas opções p o Vôlei Nestlé.
      A Egonu me lembra mto as ponteiras cubanas ataca forte sem medo de qualquer posição vide q o bonitta n deixa de acreditar no talento da jovem. A Vasant logo mais será a Larson do USA Boa ponteira no passe e n deixa a desejar no ataque, me lembra a Paula pequeno no auge de sua carreira.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)