O Retorno de Sokolova: classificatório, 6ª olimpíada e futuro no Krasnodar

A ponteira russa Lioubov Sokolova conversou com a repórter Alexandra Vladimirova, em entrevista ao site russia volley. A jogadora de 38 anos é bicampeã mundial pela Rússia e vice-campeã olímpica em 2004. Confira na íntegra, a entrevista de Sokolova ao site:

- Você conversou com Yuri Marichev após a final da Taça da Rússia. A conversa foi sobre a qualificação olímpica?
- Sim, Yuri disse-me que eu precisava ir para o campo de treinamento (chamado Novogorsk). Nós concordamos em tudo, então eu vou estar em Novogorsk e, provavelmente, também na qualificação.

- Quando é que o campo de treinamento começa em Novogorsk?
- Yuri disse que em 15 de dezembro, mas temos a partida da CEV Cup em 17 de dezembro, assim as meninas da nossa equipe (Dinamo Krasnodar) irão mais tarde.

- O Ano Novo vai ser comemorado em Novogorsk?
- Isso eu não sei. Para ser honesta, eu espero que nos deixem ir e nós possamos comemorar em casa.

- Então, isso significa que você esperava ser capaz de celebrar o Ano Novo junto com seu filho?
- Sim, temos esperança. Embora o meu filho já esteja grande, ele passou dos 18. Ele está lentamente ficando melhor em sua própria vida, ele é mais focado em sua escola, na faculdade, nas forças armadas. Quando eu disse que fui convidada para a equipe nacional, ele perguntou: "E você?" Eu respondi "eu irei". Ele disse: "Bem, boa sorte!"

- A última qualificação olímpica europeia realizou-se em Ancara (TUR), onde sua a equipe russa perdeu para apenas os anfitriões do torneio. Na sua opinião, quanto o fator "casa" pode afetar o resultado deste torneio?
- Jogar em casa sempre ajuda, o público dá força adicional. Atuar em casa é sempre agradável, emoção e confiança extras. Então, é claro, para as turcas é um bônus. Não é em vão que realizarão esta qualificação. Mas as emoções podem passar e o mais importante é a preparação da equipe.

Sokolova retornará à seleção depois de 2 anos afastada


- Vários jogadores dos clubes tinham decidido não ir para a Turquia para a Champions League. Você acha que a equipe nacional deve seguir seu exemplo?
- É difícil de dizer. Eu não sei como a liderança da nossa federação está a lidar com esta questão, mas o presidente do nosso país refere-se à questão turca com muito cuidado. Acho que devemos tratar da mesma forma. Por outro lado, se não houver qualquer perigo, é necessário ir. Eu falei com as meninas da Turquia e elas disseram que tudo está em silêncio, mesmo em Istambul e Ancara. Na TV, eles falam mais de inquietação do que há na vida real.

- Você não jogou pela equipa nacional a partir de 2013. Se arrependeu?
- Eu tenho tantos anos jogando para a equipe russa que provavelmente eu não poderia dizer que este intervalo foi desperdiçado. Mas, é claro, o retorno à equipe nacional é sempre bom para mim e até mesmo emocionante.

- Você ainda está preocupada com o antes dos jogos?
- Antes dos jogos, não. Mas na chegada à equipe nacional após uma longa ausência, é necessário que flua em coletivo. Na equipe, há um monte de jogadoras novatas e a comissão técnica mudou um pouco.

- O que a motiva para que você vá para a seleção com 38 anos?
- Motivação adicional não é necessária para jogar na equipe nacional. Você está jogando para o país, para seus entes queridos, parentes e para seus fãs. Esta é uma honra! É importante sentir isso e ser contributiva na situação por completo. Assim como há 15 anos.

Medalha e troféu exibidos por Sokolova após bicampeonato mundial em 2010


- Quinze anos atrás você tinha planejado quando você vai terminar a sua carreira?
- Eu nunca me coloquei quaisquer limites. Acabei jogando voleibol. E eu decidi que eu iria jogar o tempo até sentir que não poderia mais. Quando houver algo como essa sensação, em seguida, vou concluí-la.

- Então, você não acha que jogará por quanto tempo desde agora?
- Há essas doenças que surgiram ao longo dos anos, meu corpo não está ficando mais jovem. Então, eu não penso sobre isso, é difícil. Às vezes você pensa: 'É isso, é isso ... ", mas não me forço a escolher quaisquer datas específicas, eu não quero pensar muito além. Gostaria de conquistar um monte de coisas! Na verdade, se há saúde e vontade de vencer, o jogador pode aguentar por muito tempo.

- Depois de terminar a carreira de jogadora, você ainda se vê no voleibol?
- Eu não acho que rapidamente me separarei do voleibol. É a minha vida, e eu quero permanecer nesta área. Mas é difícil dizer qual é a situação agora.

-Mesmo sendo cedo, você irá aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro?
- Para mim, poderá ser esta a sexta vez nos Jogos Olímpicos... Mas eu simplesmente não posso fazer agora planos de ir tão longe. Não permito-me fazer  isso, antes de tudo, tenho uma lesão no pé que necessita de cirurgia. O período de reabilitação será longo depois disso, a recuperação levará seis semanas e vou precisar sentar ou deitar-me o tempo todo. No verão eu fui tratada, passando por uma fisioterapia, mas não resolveu o problema. Então tudo não é fácil. Não vamos falar sobre os Jogos Olímpicos.

Sokolova ataca china atrás, durante partida dos Jogos de Londres 2012


- Como você está indo no clube?
- Da mesma forma, sem alterações.

- Tatiana Kosheleva disse que ela não foi pago a ela um salário por dez meses. A você também?
- A situação em tudo é diferente. Espero que no final paguem todas.

- Considerando as circunstâncias mudou a atmosfera na equipe?
- O time ainda continua a trabalhar e a equipe, graças a Deus, está unida. E encontramos a força para vencer essa situação financeira difícil. Mas no entanto, as famílias dependem de nós, é necessário para ajudar os pais, algumas têm filhos. Assim, o lado financeiro não está focado em nós. Embora tenhamos conquistado a Copa da Rússia. Esta vitória, talvez até para nós mesmos, tenha provado que nem tudo é decidido por dinheiro. A coisa mais importante é a motivação. É claro, a alegria do primeiro lugar ainda estaria lá.

- A gestão do clube, após esta vitória, prometeu de alguma forma acelerar o pagamento de dívidas?
- Não, a gestão não disse nada, e nós não nos encontramos.

- Qual é a sua motivação para jogos do futuro?
- O desejo de preservar o meu status profissional, a manutenção da forma física. Algumas meninas sair com idéias sobre como entrar na equipe. Por isso, não perdemos as mãos. E, claro, quando nos preparávamos para a Copa da Rússia, nós pensamos sobre isso. Embora o treinamento não fosse tão divertido e alegre como poderia ser. Porque se motivar para treinar é ainda mais duro do que o jogo. Quando você está na quadra, sua principal motivação é o desejo de vencer o adversário.

- Dinamo Krasnodar é uma equipe forte, tem um monte de jogadoras na convocação da equipe nacional. Portanto, ninguém está à procura de outras opções de emprego?
- Por enquanto eu gostaria de não responder a esta pergunta.

Mesmo com problemas financeiros, Krasnodar de Sokolova foi campeão da Copa da Rússia

Comentários

  1. Ela pode fazer muito dentro e fora de quadra!

    ResponderExcluir
  2. Melhor jogadora Russa da história ao lado da Artamonova.

    ResponderExcluir
  3. Sokolova e Gamova certamente estarão nas Olimpíadas Rio-2016.As 2 querem muito serem Campeãs Olímpicas,título que ainda falta no extenso currículo delas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)