Rabita Baku em crise coloca em xeque o futuro da liga no Azerbaijão

Os principais mercados do mundo já começaram a se movimentar. No Brasil os grandes times já estão praticamente fechados, na Rússia os Dínamos iniciaram as renovações e já miram suas estrangeiras, na Itália o campeonato nem terminou e já tem time titular completo. Se o mercado está tão quente, onde está o Azerbaijão? Conhecido por contratações de valor absurdo e montagem de times galáticos, o azeri tornou-se um dos campeonatos mais interessantes do mundo e em 2011 teve pela primeira vez na história um título de mundial com o Rabita Baku.

O azeri chegou a contar com 7 times jogando em Baku: Rabita, Azerrail, Igtisadschi, Azeryol, Lokomotiv, Telekon e Lokomotiv Balajary. O Lokomotiv Balajary não resistiu por mais de uma temporada e caiu em 2013. Nessa mesma temporada, o barco do Azerrail balançou e quase virou, mas foi salvo pelo pequeno Azeryol Baku, onde os dois clubes se fundiram, tornando-se uma associação. A crise no Azerbaijão continuou na temporada seguinte e em 2014 o tradicional Igtisadcshi Baku fechou suas portas e declarou falência. Portanto, 5 times restaram na liga azeri e o mais inacreditável vem a seguir.

O octacampeão Rabita Baku, pode estar com seus dias contados. A crise financeira atingiu o clube que aparentemente não está conseguindo resolver os problemas financeiros. Mesmo sendo um dos maiores investidores do mundo, o Azerbaijão trombou com outra liga em ascensão, a turca que já viu seus 3 principais times do país serem campeões da Champions League. O azeri Rabita, conseguiu um vice e um Mundial de Clubes.

Brenda Castillo está de saída do clube azeri. Líbero chegou no Rabita Baku em 2012


Após a última derrota e eliminação da Champions League, a levantadora italiana Francesca Ferretti decidiu deixar o clube pelos salários atrasados. Assim foi declarado pela ovacionada oposta polonesa Katarzyna Skowronska, que esteve a um passo de deixar o país e jogar na Itália.

Além dos danos ao esporte mundial, um possível encerramento das atividades do Rabita acarretaria em uma série de problemas, um deles à FIVB, o Rabita tem vaga garantida na Champions League, assim como o Lokomotiv, vice-campeão. A situação desse segundo é desconhecida, sabemos no entanto que o Azeryol tem melhores condições financeiras e até sondou algumas jogadoras, como a búlgara Emilya Nikolova e a brasileira Joycinha., além da renovação de Kurt e Bayramova

Outro problema que o time azeri enfrentaria seriam os longos contratos assinados com atletas de vários países. Várias americanas tem contrato de mais um ano com o clube: Dixon, Jackson, Mancuso, Cooper, além da tailandesa Tomkon e da australiana Rourke. A situação mais complicada ficaria para as 4 cubanas naturalizadas, Cleger, Silva, Palacio e Salas que ainda tem 4 anos de contrato com o clube. A salvação do time azeri pode estar aí, o empréstimo e agenciamento de suas atletas. Entretanto, o declínio também, houve muito investimento e o retorno pode não chegar como esperado.

Nomes de peso já passaram pelo Rabita, tais como Skowronska, Akinradewo, Montaño, Grun, Aurea Cruz e Tomkon. Nossa esperança é que um dos mais poderosos clubes dos últimos anos, resista à essa tempestade.

Titulares do Rabita durante disputa da Champions League em 2015

Comentários