De Egonu a Fetisova, gigantes turcos aquecem mercado do vôlei em 2021

Eu declaro oficialmente aberta a temporada de rumores e negociações do mercado do voleibol feminino internacional! Que já foi aberta nesta semana, com a Turquia protagonizando essas discussões.

E o grande 'boom' dessas movimentações são os supostos interesses do Fenerbahçe, que deve voltar a ser patrocinado pelo grupo Acibadem (o mesmo que 'convenceu' Gamova a jogar lá). 

Da melhor oposta daquele tempo à atual (na opinião deste blogueiro rs), o alvo é Paola Egonu. Essa negociação foi confirmada pelo empresário da atleta e o Fenerbahçe realmente já fez proposta para ela. Seu principal adversário nessa disputa é o milionário Conegliano, onde Paola joga há dois anos.

Mas todo mundo sabe que quando a trinca turca faz uma proposta, é praticamente difícil derrubá-la, normalmente só a China consegue. Mas claro, outros fatores influenciam além do dinheiro, como jogar em casa, e neste sentido o Conegliano tem vantagem.

Empresário confirmou interesse do Fenerbahçe em Paola Egonu, mas disse que ela ainda não se decidiu (Foto: Imoco Volley)


Egonu não é a única na mira: a líbero Gizem Orge e a central Zehra Gunes, ambas do Vakifbank, também estão nessa suposta lista de interesses, além da efetivação do contrato com a americana Kelsey Robinson.

Quem supostamente sai de lá são a sérvia Brankica Mihajlovic (que cogita a aposentadoria) e a cubana Melissa Vargas (que pode se transferir para a Itália). Outros nomes como Eda Erdem e Naz Akyol devem permanecer.

Os outros gigantes...

O Fenerbahçe está nos holofotes, mas não é o único. O Eczacibasi vai trocar de técnico, finalizando um longo relacionamento com o brasileiro Marco Aurelio Motta. O substituto não está confirmado, mas o nome mais cotado é o de Ferhat Akbas, técnico turco que treina o polonês Chemik Police.

O Vitra também deve trazer uma nova ponteira e há quem diga por lá que Natália Pereira pode ser opção - mas que teria que brigar com os poderosos times da China. Retornos parecem ser o desejo da tigresa e Maja Ognjenovic pode trocar o Vakifbank pelo arquirrival.

 

Eczacibasi pode entrar na briga com Rússia e China para ter Natália Pereira de volta (Foto: reprodução)

Falando em Vakifbank, Milena Rasic também pensa em aposentadoria ou no mínimo em dar uma pausa na carreira. Problema para Giovanni Guidetti que precisará substituir sua meio e cogita brigar com o Dínamo Moscow para tirar Irina Fetisova da Rússia pela primeira vez na carreira.

E é claro, por lá todo mundo espera o retorno da lendária Ting Zhu ao clube depois de suas temporadas na China por "aconselhamento" da Associação Chinesa. 

Irina Fetisova pode ser a aposta do Vakifbank para substituir Milena Rasi (Foto: FIVB)


Comentários

  1. Nossa, as sérvias vão se aposentar cedo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas jogam desde muito cedo... Mas ainda assim, acredito que seja só uma pausa.

      Excluir
  2. Gustavo, você viu as novas informações sobre a liga norte-americana?

    Jogos sempre em 3 sets, somando-se pontos de cada parcial para definir o time vencedor (ou seja, ganhar os sets, em si, não vale nada). E cada jogadora sendo rankeada com base em seus erros, ataques, aces, bloqueios etc.

    Essa liga promete ser muito doida (como que compara uma levantadora no mesmo ranking que uma líbero ou uma oposta!?).

    Isso, claro, sem contar o esquema de não haver times definidos e o rodízio das jogadoras a cada semana (e o entrosamento que vá pro espaço, né?).

    Cada vez mais fico com a sensação de que a Sheilla se meteu numa furada... pelo menos em termos de ter ritmo/desempenho para ser convocada pra Tóquio (o que eu espero que não ocorra).

    Acho que seria bem interessante um post sobre essa liga com todas as informações que já divulgaram até aqui.

    Adoro seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. To Fly Volleyball, seria bem interessantes informações sobre essa liga norte-americana.

      Excluir
    2. Concordo! Também sugiro um post sobre a liga americana. Alguém sabe se será transmitida por algum site?

      Excluir
  3. Será que a Macris sai do Minas esse acho? Eu acho que não com a possível aposentadoria de Gattaz ela deve ser a capitã e o grande nome do Minas ao lado de Thaisa. E vou além o Minas em vez de trazer duas estrangeiras deveria juntar uma boa grana e trazer só uma mais que seja um nome de peso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minas só contrata estrangeira fubá!
      Macris só fica na próxima temporada se for por amor ao clube.

      Excluir
    2. O único problema do Minas, ao meu ver, é o técnico. E por ele que passam as contratações totalmente irracionais. Apostar em uma jogadora estrangeira que pode ou não desempenhar bem até vai, mas em duas? É o segundo ano consecutivo que apostam em ambas as contratações. Não faz sentido algum.

      E eu gosto da Gattaz, mas não a acho insubstituível. Mantendo a trinca Macris-Thaísa-Leia (melhor levantadora do BR, melhor central do BR, segunda melhor líbero do BR), tem tudo pra continuar ganhando de todo mundo. Só precisaria garantir uma boa dupla de ponteiras que segurem no passe e não prejudiquem no ataque (ponteiras de preparação mesmo) e, se tiver $$$ pra investir, trazer uma oposta porradeira definidora.

      Mas, novamente, o primeiro a mandar embora seria o técnico. Muito fraco.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)