Vakifbank, Fenerbahçe e Eczacibasi estão nas semis! Galatasaray e Bursa duelam por última vaga

Texto por Matheus Vieira Felipe

Diferente do primeiro jogo o time de Giovani Guidetti marcou muito bem o adversário, as atacantes do Besiktas foram paradas 17 vezes pelo paredão do Vakif. A melhora do saque foi determinante para construção da vitória sobre o time rival. Mesmo sem Rasic que se lesionou no primeiro jogo, o técnico trouxe Gurkayanak, a central fez 7 pts, Akman marcou 9 pts. Aydemir utilizou o que tinha de melhor e se apoiou nas atacantes de extremas, a capitã Kirdar segurou a linha de passe e marcou 14 pts, a oposta Lonekke anotou 16 pts e voltou a atuar bem. O destaque da partida mais uma vez ficou por conta da chinesa Ting Zhu que foi a maior pontuadora do jogo com 22 pts (6 em blocks). Pelo lado do Besiktas, que sofreu com a forte marcação do bloqueio adversário, Cagla teve dificuldades em encontrar o melhor caminho possível para surpreender o Vakif. Van Hecke decepcionou, a oposta marcou apenas 3 pts. Se a saída não estava pontuando, a estratégia foi jogar em função das ponteiras, as pontas sofreram com o bloqueio adversário. Senoglu marcou 9 pts, enquanto Rousseaux foi caçada pelo saque adversário e marcou 12 pts. A jovem Yasemin sentiu a pressão e marcou apenas 2 pts deixando o jogo no segundo set. Zehra idem, marcou 5. O técnico Soz Kamil escalou a oposta reserva para o lugar de Van Hecke e foi com a entrada de Dilara que o time começou a criar dificuldades para o Vakifbank em quadra e foi assim que venceram o terceiro set, Dilara marcou 11 pts. Mesmo com as mudanças isso não foi o suficiente para o Besiktas avançar na competição. Garantido nas semifinais, o Vakifbank aguarda o duelo entre Galatasaray e Bursa para conhecer seu adversário.

Vakifbank venceu segunda partida e garantiu a classificação (Foto: Vakifbank SK)


Polêmicas à parte envolvendo a central Thaisa e o departamento médico do time turco. as companheiras da central Brasileira, jogaram em casa em busca da classificação e atropelaram o rival. Com o coletivo fazendo a diferença ficou difícil para Mia Jerkov e companhia forçarem o terceiro jogo. A croata foi o grande destaque do time do Çannakele na partida, foram 14 pts marcados, a oposta Kestirengoz marcou 8 pontos, o desempenho das demais jogadoras não foram suficientes para fazer frente ao time Campeão Mundial. A distribuição de Ognjenovic esteve impecável, e foi utilizando novamente as extremas que o Vitra encontrou a melhor forma de conquistar a vitória, a ponteira Jordan Larson foi a maior pontuadora com 13 pts (4 em blocks), seguida pela oposta Boskovic com 11 pts. Além de participar da linha de recepção e ter sacado muito bem Neslihan marcou 9 pts. Com Baladin mal na partida, quem ganhou uma oportunidade foi Gozde Yilmaz que marcou 7 pts. Já pelo meio Barbolini repetiu a mesma formação, Busra marcou 8 pts e Arisan marcou 3 pts. Com o jogo se encaminhando para uma vitória fácil na última parcial, Adams foi escalada e marcou 4 pts. A líbero Gulden esteve em ótimo dia na recepção e terminou a partida com 53% de aproveitamento na recepção. Classificado, o Eczacibasi pegará o Fenerbahçe na semifinal.

Eczacibasi também garantiu classificação à fase final (Foto: Eczacibasi VitrA)


Jogando em casa o time de Marcelo Abbondanza utilizou força máxima em quadra, já pelo lado do Halkbank, o time não contou com a oposta Sallas que é a grande jogadora da equipe nessa temporada. A cubana foi relacionada para a partida, mas não entrou para jogar. E sem a melhor atacante da equipe, quem sentiu esse desfalque foi o próprio Halkbank que precisou contar com a jovem Tutku que foi a maior pontuadora do time com 5 pts, com o fraco desempenho das demais jogadoras o Halk foi se perdendo em quadra e o Fenerbahçe se impondo cada vez mais, um quadro totalmente diferente da primeira partida. E pelo lado do vencedor quem se sobressaiu foi a central Erdem que terminou o jogo sendo a maior pontuadora da partida com 12 pts marcados. As pontas Natália e Kim marcaram 10 pontos cada uma, a central Babat assistiu do banco a companheira Toksoy ser a titular e marcar 8 pts, as opostas Polen com 7 pts (3 em blocks) e Grothues com 6 pts marcados fizeram sua parte e com o coletivo jogando de forma homogênea o time do Fenerbahçe se classificou para as semis, onde duelará contra o Eczacibasi.

Fenerbahçe foi o terceiro dos gigantes a se classificar (Foto: Fenerbahçe)


Liga Turca - Quartas de Final

Vakifbank 3 x 1 Besiktas (25-21, 25-15, 22-25, 25-14)
MP: Zhu (22) | Rousseaux (12)

Eczacibasi 3 x 0 Canakkale (25-22, 25-18, 25-20)
MP: Larson (13) | Jerkov (14)

Fenerbahçe 3 x 0 Halbank (25-14, 25-13, 25-16)
MP: Erdem (12) | Tuktu, Simsek (5)

05/04 - Bursa BBKS x Galatasaray
07/04 - Galatasaray x Bursa BBSK

Com três semifinalistas definidos as equipes aguardam a definição do quarto finalista que sairá do duelo entre Galatasaray x Bursa. Os confrontos entre as duas equipes começam no dia 4 em Bursa e terminam no dia 7 em Instambul. O vencedor do cofronto de dois jogos, será o adversário do Vakifbank nas semifinais.

Comentários