A inesperada derrota que jogou a Bélgica nas 'garras' da invicta Itália

A Bélgica provou nesta quinta-feira (26) que é capaz de ir do céu ao inferno em menos de três dias. A seleção que havia batido a Rússia B por 3 sets a 2 em um grande jogo pelo Grupo A, acabou derrotada pela França por 3 sets a 1 na última partida de seu grupo no Europeu.

Ops! Bélgica perdeu para França na sua última partida da fase de grupos (Foto: CEV) 



Inesperada, a derrota custou caríssimo à equipe da sobrecarregada Herbots. Tudo o que as belgas precisavam é de uma vitória por qualquer placar contra a frágil França para assegurar seu segundo lugar e enfrentar a Bielorrússia nas oitavas de final.

Mas essa última derrota não só fez com que a Bélgica fosse ultrapassada pela Rússia, mas também pela França: em um jogo as tigresas caíram do 2º para o 4º lugar. E isso fará muita diferença: será trocar a Bielorrússia pela invicta Itália.

Vitória sobre a Bélgica trocou o adversário da França: era a Itália, será a Croácia (Foto: CEV)



Bélgica x Itália será um confronto entre seleções da VNL, 8ª e 12ª do ranking da FIVB, só não superando Holanda (9ª) x Alemanha (11ª). 

No Grupo C, a Bielorrússia deu um presentão à Hungria, depois de bater a Eslováquia por 3 sets a 2. As bielorrussas nem precisavam da vitória para se classificar, mas honraram o resultado, eliminaram as rivais e acabaram classificando as húngaras por consequência.

Vitória da Bielorrússia classificou a Hungria e eliminou a Eslováquia dos playoffs (Foto: CEV)



Nos demais jogos da quinta, sem surpresas: a Rússia fez 3x0 na já eliminada Bósnia e Herzogovina e a Itália manteve sua invencibilidade também por 3x0 contra a Suíça.

Oitavas de final

A fase eliminatória do Europeu começa neste sábado e as oitavas de final vão até a segunda (30). Amanhã entram em quadra Holanda x Alemanha (jogo mais esperado da série) e Bulgária x Suécia.

No domingo será dia de quatro jogos: Turquia x República Tcheca, Croácia x França, Polônia x Ucrânia e Sérvia x Hungria. A segunda-feira será fechada com Itália x Bélgica e Rússia x Bielorrússia.

Holanda e Alemanha fazem clássico antecipado nas oitavas do Europeu; último encontro terminou em 3 a 2 para as alemãs (Foto: CEV)


Projeção para as quartas

Vamos ser ousados e imaginar um pouco do que pode acontecer. A Turquia provavelmente passará pelas tchecas e possivelmente deve enfrentar a Polônia nas quartas de final, que por sua vez tende a vencer a Ucrânia.

Quem sair viva daí deve pegar a Sérvia, que dificilmente perderá para a Hungria e provavelmente também vencerá o ganhador de Croácia x França. 

No outro chaveamento, a Bulgária é favorita a vencer a Suécia (mas eu não acharia impossível o contrário) e Holanda x Alemanha é realmente uma incógnita.

O outro chaveamento tem uma Itália favorita contra a Bélgica e uma Rússia favorita contra a Bielorrússia. Itália x Rússia seria um grande clássico e daqui poderá sair até um finalista.

Porém, é o Europeu e o sentimento é de que surpresas virão por aí!

Tabela ilustra chaveamento do Europeu (Imagem: Wikipédia)


Comentários

  1. Suécia 3 a 2 na Bulgária. Feliz demais pela Isabelle Haak, ela merecia essa vitória e a classificação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)