Sufoco contra a melhorada Dominicana serve de alerta para o Brasil

Que a República Dominicana poderia surpreender nessa Olimpíada eu já esperava. Desde a VNL, vejo com bons olhos as possibilidades que Marcos Kwiek tem para usar nesse time. Eu aposto da RDOM nos playoffs, talvez até em terceiro. Só bastava que seu técnico se atentasse a alguns detalhes em sua escalação... e ele fez a maioria deles.

Gonzalez na saída, Peña titular e Eve no lugar de Vargas: a RDOM cresceu muito com relação à equipe que enfrentou a Sérvia. E deu a sorte de pegar os dois maiores rivais primeiro, com tempo hábil para se ajustar para enfrentar seus reais adversários pela vaga. 

Neste caminho de crescimento da Dominicana, o Brasil escorregou. Eu poderia até criticar a atuação brasileira, mas vi mais méritos das caribenhas na defesa e no ataque do que demérito das rivais brasileiras. 

No entanto, dois pontos chamam atenção: o Brasil bloqueou mal. Foram apenas 9 pontos nesse fundamento que já foi um dos principais da seleção. Gattaz e Carol juntas fizeram 5, mesma pontuação de Jineiry e Eve.

Mas minha principal crítica ao Brasil fica na demora em substituir Tandara. Todo mundo sabe a importância da oposta brasileira, mas também é preciso reconhecer que às vezes algo tem que ser feito para que um resultado não escape. 

Tandara ataca contra duplo dominicano; oposta saiu com 10 pontos no jogo (Foto: FIVB)



Tandara fez 10 pontos de ataque na partida e no quarto set, vencido pela Dominicana, foi 1 em 11 tentativas - menos de 10% de aproveitamento. No banco, Zé Roberto tem Rosamaria e Natália e precisa usá-las. Até no bloqueio Tandara foi mal, mesmo cruzando com as duas principais atacantes dominicanas.

Isso não quer dizer que a oposta se tornará reserva, mas naquele momento (especificamente no quarto set), senti a necessidade de uma troca efetiva de opostas e não de um 5x1. Impecável até aqui, não vejo a Sérvia perdendo para outro adversário que não o Brasil. Hoje tende a jogar com seu time reserva contra o Quênia, poupando sua sofrida oposta para o jogo contra as brasileiras. 

Bom mesmo está sendo ver o nível em que Fernanda Garay está jogando, 26 pontos na partida, 4ª maior pontuadora da Olimpíada (apenas 4 pontos atrás de Egonu). Isso é ótimo e dá mais esperança contra as grandes seleções, mas o Brasil precisa de sua oposta.

Tandara é apenas a quarta maior pontuadora brasileira e acredito que Macris terá uma grande oportunidade de efetivá-la nesta madrugada contra um Japão enfraquecido (que perdeu Koga por lesão). Sábado, como diria minha avó, "o buraco é mais pra baixo".

Brasil 3 x 2 República  Dominicana
(22- 25, 25- 17, 25- 13, 23- 25 e 15- 12)

Fernanda Garay chamou a responsabilidade e foi a maior pontuadora do jogo contra a Rep. Dominicana (Foto: FIVB)


Comentários

  1. Queria ver Rosamaria como titular em uma partida inteira, não por ser fã dela #nuncanessagalaxia mas queria ver se ela tem capacidade de tomar a vaga de Tandara, tenho mais absoluta certeza que não, mas o óbvio precisa ser explícito algumas vezes para o povão em geral.

    As Carois e Bia são centrais de segundo escalão, então não tenho grandes espectativas com elas, o que vier é lucro.

    Macris é muito fraca e não tem nem cara de seleção brasileira, prefiro o arroz e feijão da Roberta, mesmo que sabendo que com ela, o máximo que posso sonhar é com uma semifinal e olhe lá.

    E finalizando, será óbvio que a Sérvia virá meia-bomba ou com as reservas contra o Brasil, nunca que elas teriam a coragem de pegar uma China nas quartas. No voleibol de quadra e de areia, ESTAMOS LASCADOS!!! kkkkkk #rindodenervoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem sou fã da Rosamaria, mas a Tandara estava muito abaixo no jogo. Pelo menos quando entrou na inversão, a Rosa virou a maioria das bolas, então não custava ter feito uma troca simples de oposta. Se não render, volta pro banco.

      Excluir
  2. Concordo em tudo.
    Acho ZRG arcaico algumas vezes, mexe muito pouco no time.
    Talvez fosse possível vencer o 4 set se ele tivesse feito uma troca de opostas. O jogo acabou ficando muito concentrado na entrada da rede.
    E como é bom ver a Fe Garay em grande forma. Se Tandara não jogou bem nos dois primeiros jogos, a Fe vem na contramão. É titular absoluta na ponta!
    Torço muito para que a Tandara faça um bom jogo contra o Japão e volte a ser a definidora que a gente conhece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De antemão, sou fã da SELEÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL FEMININO (nem sempre de algumas das jogadoras e/ou de sua comissão técnica)... então, quem acompanha volei FEMININO brasileiro sabe que a seleção ganhou expressão mundial e títulos por conta sempre do conjunto... "nunca" tivemos a MELHOR JOGADORA , mas sim, um conjunto de excelentes jogadoras nas diversas posições em quadra compondo um time forte.... apesar de uma lógica dos mais recentes técnicos da seleção, criou-se uma ideia de "menina" ou "insubstituível" (uma pena)...
      Se nossa atual seleção tem dificuldades? Muitas!!!
      Mas, torço e respeito todas as jogadoras (mesmo que considere questionável algumas serem "selecionáveis ")... penso que manter essa ideia de "menina" ou "insubstituível " presta um desserviços ao time...
      Particularmente, torço que a TANDARA "chegue à Tóquio em tempo de ajudar a nossa seleção "....rsrsrs... pois, bola ela tem para mostrar (contudo, ainda não demonstrou).
      Fica a pergunta ao ZRG, levar 3 "ponteiras-opostas" para quê?? Se em situação de dificuldade da "titular" da posição, não se "pode" substitui-la??
      PS.: a qualquer apressadinho(a), não estou a dizer que tenha uma "melhor" oposta na seleção que a própria TANDARA, entretanto, há momentos que se faz necessário ousar, para surpreender... né?!
      Sigamos torcendo!!!

      Excluir
  3. O Nome dela é Tiffany!!!29 de julho de 2021 às 00:12

    O Feminino do Brasil ficará no máximo em 4 lugar!! Também fico molhada com o Zé Roberto que Veio Gostos.... só perde pro Tesud do Renan..... delíciasss esses técnicos do Brasil kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. As sortudas de Londres só não vão sair porque caíram em um grupo facilimo com Japonanica,BoskoServia e Kimreia se fosse no nosso grupo vocês já eram.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)