Covid-19 nos playoffs: o medo do mundo inteiro!

Com poucas exceções, as principais ligas de voleibol feminino do mundo se aproximam de sua fase final. Brasil e Itália já encerraram sua fase regular, enquanto Turquia, Rússia e Polônia têm apenas alguns jogos em atraso. Neste parágrafo cito inclusive ligas que sofreram muito com o mal dos últimos anos: a covid-19.

Aos trancos e barrancos, jogos atrasados e desfalques, essas ligas seguiram. Os que menos sofreram com a doença e os que tiveram bancos mais preparados consequentemente ficaram melhor na tabela. Hoje, no dia internacional das mulheres, tudo o que podemos fazer é enaltecer essas guerreiras. Mas a preocupação que fica é: como serão os playoffs?

Por que se preocupar?

Toda vez que um time registra 4 ou 5 (dependendo da liga) casos positivos de covid-19, seus jogos são adiados. Bem, isso é justo, o problema é o retorno. Normalmente os jogos são adiados no prazo de 15 dias para que as jogadoras cumpram os protocolos de recuperação. 

Mas enquanto essas jogadoras estão em casa, afastadas por condições sanitárias e completamente paradas, as rivais seguem treinando. São 15 dias a mais de treino para um rival, 15 dias a menos para o time infectado. 

A maioria dos times que tiveram muitos casos de covid-19 sofreram com resultados surpreendentes em seu retorno: Busto Arsizio e Cuneo na Itália, Chemik Police na Polônia, Rio de Janeiro e Osasco no Brasil são alguns exemplos. 

Exemplos em decisões

Hoje tivemos mais um claro: o Fenerbahçe na semifinal da Copa Turca. Sem Naz Akyol e as duas líberos Yilmaz e Sarioglu, o time precisou improvisar a ponteira Cetin na posição. O Eczacibasi venceu fácil por 3 sets a 0 e o jogo foi tão fraco tecnicamente que a levantadora do Ecza, Elif Sahin, marcou 10 pontos, 8 de ataque, enquanto Boskovic fez 13.

Atuando como oposta, Mihajlovic cai no bloqueio de Baladin; Eczacibasi venceu o clássico por 3 a 0 (Foto: TVF)


E Elif sabe o que o adversário passou, afinal o time não pode contar com ela e com Baladin no primeiro jogo das quartas de final da Champions League. Voltaram a treinar às vésperas da segunda partida, depois que o Vitra contratou a americana Rigdon emergencialmente - tarde demais.

Outro turco que patinou em competições europeias foi o THY e não se enganem, o Yesilyurt não o venceria por 3 a 2 em duas partidas consecutivas em condições normais. O time saiu do isolamento total para dois jogos consecutivos, não tinha como vencer, não é?

Levei muitas críticas quando disse que o escorregão de Osasco para o Praia Clube na Copa do Brasil, competição em que fez dois jogos na mesma semana, fora por motivo parecido. Continuo defendendo essa ideia, assim como derrotas de Rio e Bauru por motivos semelhantes em momentos não-decisivos.

E agora, o que fazer?

A Turquia reduziu seu campeonato: cortou as quartas de final e pulou já para as semis. A Itália curiosamente foi no caminho oposto: criou as oitavas de final em ano de pandemia e de olimpíada. 

No Brasil, a CBV sugeriu realizar os playoffs em sistema de bolha em jogos consecutivos em Saquarema e com golden set, mas os times, em sua maioria, não concordaram. Entendo a questão dos patrocinadores, da necessidade das transmissões e principalmente de não haver descanso entre os jogos, questões que poderiam ser discutidas em acordo. Mas o risco de se fazer tantas viagens é grande para um possível finalista...

Itambé Minas se manifestou a favor do sistema de bolhas (Foto: Orlando Bento/MTC)


Qualquer desfalque pode ser fatal para um time em busca do título. Imaginem um Conegliano em uma final de Champions sem Egonu? O Minas em uma semifinal sem Macris? O Vakifbank perdendo sua principal atacante?

Esta infelizmente é a temporada onde tudo pode acontecer e infelizmente não por equilíbrio dos times. De cá, precisamos torcer, por jogos justos e sanitariamente seguros para todos.

Comentários

  1. "SL é uma coisa, seleção é outra" LINS, Dani.

    Kkk O que foram os balões dessa mulher ontem pra Polina? Os levantamentos estão tão altos, imprecisos e afastados da rede que dá tempo mais do que suficiente para o block montar em cima da Rahimova. Será o cúmulo se depois de todo o investimento Bauru cair nas quartas para o time capenga do Rio. Juma deu um banho na campeã olímpica que já se acha em Tóquio, mas não acerta uma bola decente para a principal atacante do seu time kkk.

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem gente que exige Fabíola em Tokyo. Com ela em quadra, o Sesc dificilmente teria vencido. Bom foi a Fabi constrangida de comentar que a Juma consegue jogar melhor com as centrais.

    ResponderExcluir
  3. Agora pronto, por um joguinho, o povo crucifica Fabíola e exalta a Juma. Bauru é um time vergonhoso, nada ali dá liga e pra piorar tem uma levantadora que desaprendeu o fundamento principal, vi apenas os dois sets finais e a performance da Dani Lins foi constrangedora. Sem contar que é nítido o descontentamento da Fabíola no Flamengo, sigo ela no insta e antes ela era só alegria e dedicação ao clube, hoje ela dificilmente posta algo. Foi um erro Fabíola ter saído do Bauru, ela com Polina, Tiffany e Raba teria dado outro ritmo ao clube e seria favoritíssimo ao título.

    Que preguiça desses torcedores bipolares!!!

    ResponderExcluir
  4. Vencemos o segundo jogo das quartas!!! E agora, vamos com tudo para o terceiro!! Gritei muito na cara daquelas Insuportáveis do Rio!!! Chupa Bernadetes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vencemos o terceiro jogo!!! Estamos na Semi!!!
      Gritei muito na cara das Basculhos do Rio!!!
      Principalmente da Tribufu Amanda kkkkkkkk
      KD as Imbatíveis do Rio???

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)