Vencer dois sets de uma partida e tomar uma virada completa é o terror de qualquer time, qualquer torcida. E foi exatamente o que aconteceu com o Eczacibasi hoje no superclássico contra o Fenerbahçe. As tigresas fizeram 2-0 com parciais de 25x19 e 27x25, mas se perderam a partir do terceiro set, com os anjos revertendo para 2-3, 20x25, 22x25 e 14x16.
Mihajlovic e Erdem marcam ataque de Boskovic, maior pontuadora da partida (Foto: TVF) |
O jogo das equipes foi muito semelhante e o Fenerbahçe deve muito da virada à sua jovem levantadora Lila Sengun, de 18 anos. Sengun foi a aposta de Terzic a partir do terceiro set, colocando Naz Akyol no banco. Quem diria... e deu certo!
A levantadora percebeu o principal problema: Mihajlovic estava em um dia ruim. A ponteira sérvia marcou apenas 12 nos cinco sets, considerando que praticamente não passa (recebeu 9 saques e levou 2 aces). Mesmo assim, Terzic a manteve em quadra - méritos para a líbero Sarioglu que assumiu a maioria absoluta dos passes.
Outro feito de Sengun foi trabalhar bem com Busa, principalmente no tie-break, o que surpreendeu o time adversário. A atuação da sérvia rendeu 15 pontos, mais do que a compatriota ofensiva. Mas ninguém superou a cubana Vargas, dona de 25 pontos. Vargas travou um duelo em pontuações com a oposta rival, mas cresceu mesmo no terceiro set e principalmente no quarto.
A oposta rival dispensa apresentações e eu diria que carregou o Eczacibasi hoje (nenhuma novidade, eu sei). Boskovic foi a maior pontuadora do jogo com 27 pontos e 57% de aproveitamento. Sim, é uma das, senão a melhor do mundo. Chamo a atenção para um detalhe específico desse clássico: 3 das 4 maiores pontuadoras são justamente as titulares da seleção sérvia.
Bem, mais ou menos na verdade, já que Baladin e Arici fizeram os mesmos 12 de Mihajlovic. Quem jogou mal hoje foi Thompson, com apenas 6 pontos e sacada por Motta ainda no terceiro set. A gente já sabia que essa estratégia de "3 opostas" era sensível, não é? Mas a verdade é que a americana ainda tem crédito.
Thompson não repetiu a boa atuação do último clássico (Foto: TVF) |
Também não entendi o troca-troca de Motta com as levantadoras. Começou com Mirkovic, trouxe Elif, voltou com Mirkovic e terminou com Elif. Me critiquem, mas eu não vejo nada que justifique a titularidade da levantadora sérvia. É muito mais necessário que Ogbogu seja titular do que Mirkovic - devido ao número de estrangeiras. O Eczacibasi renovou com seu trio de centrais como se ele tivesse sido extremamente eficiente na temporada passada. Das centrais turcas, eu gosto de Arici e acho que ela foi uma das poucas que se salvou hoje. Também gostei da entrada de Saliha Sahin, a irmã de Elif, e acho que ela deveria ter recebido mais bolas.
Enfim, um jogo tecnicamente fraco, normal para início de temporada e carregado por suas opostas. Chamo a atenção para as duas ponteiras de definição que atuaram mal hoje e para as duas levantadoras titulares que não se sustentaram. É o primeiro clássico dos clássicos da liga turca.
Campeonato Turco - 3ª Rodada
Eczacibasi 2 x 3 Fenerbahçe (19-25, 25-27, 25-20, 25-22 e 16-14)
ECZ: Boskovic 27, Arici 12, Baladin 12, Guveli 2, Thompson 6, Mirkovic 3, Akoz (L). Sub: Saliha 6, Ogbogu 4, Elif 2, Yildirim.
FEN: Babat 6, Vargas 25, Busa 15, Mihajlovic 12, Erdem 5, Akyol 1, Sarioglu (L). Sub: Sengun 1, Cetin, Toksoy 2.
Anjos amarelos vencem o primeiro clássico da temporada (Foto: TVF) |
Acho o Fener mais time que o Ecza. A Vargas é muito forte, não tem a mesma técnica da Boskovic, erra mais, mas é nova e tem muito a crescer ainda. Se conseguir se naturalizar turca bota Boz e Karakurt no banco fácil.
ResponderExcluirA Yildrim devia fazer dupla com a Thompson (que ainda tem crédito!), melhora o passe e não compromete tanto no ataque. Gosto mais da Bahar do que da Babat e fiquei impressionado com a Eda que costuma ser super eficiente.
Mudando de assunto: será que o carcamano narigudo, gêmeo da Sonsirma, vai mesmo barrar a Ozsoy de Tokyo? Mesmo sendo pipoqueira, Neriman de longe é a melhor atacante turca. Se almejam ao menos passar de fase, deveria levá-la. In my opinion.
ResponderExcluirMelissa Vargas vai jogar por Cuba. A seleção cubana feminina irá se reestruturar, assim como já ocorreu com a masculina. Em Cuba, no masculino já irá ocorrer disputas por vagas para a Seleção. E em 2021, volta a Liga local com tudo. Há pressão para o mesmo ocorrer no masculino. Ao que parece as atitudes estão mudando nas concepções dos dirigentes da federação cubana, mas ainda há empecilhos, só não sei quais! O masculino, contabilizando todos os contratos dos jogadores, irá embolsar e trazer muita grana já neste ano!!! Com o dinheiro chegando na federação Cubana, pode ser que ocorra maior interesse em trazer as cubanas de volta a seleção.
ResponderExcluir* Há pressão para o mesmo ocorrer no feminino.
ExcluirEu sou um torcedor ferrenho do Fenerbahce, mas tenho que assumir, que jogo terrível, muitos erros bobos, achei o jogo entre Vakif e Eczacibaşi muito Interessante, o mesmo não se repetiu hoje. Alguns são fãs da Boskovic outros das Egonu, mas eu sou fã mesmo é da Melissinha Vargas, só que a menina estava doce para o bloqueio, nem de longe foi a melhor partida dela, que jogo terrível da Naz, nem a principal arma dela que é jogar com Eda, não estava dando certo, isso foi o ápice pra Terzic, melhor técnico do mundo ao lado da fada Lang Ping, colocar a turca no banco, fenerbahce, o maior da Turquia, ainda vive.
ResponderExcluirSó quero exaltar a eficiência da Boskovic. Muito maravilhosa! Concordo com vc, o Motta tem que colocar a Ogbogu. Excelente central. Acho a Merve Atler uma ótima central tb.
ResponderExcluir