China não aprende com próprios erros e 'força' Yingying Li a jogar no sacrifício

Quando falamos em Campeonato Chinês, Jogos Nacionais ou Federação, nos referíamos ao mesmo órgão da China: a CVA (sigla em inglês para Associação Chinesa de Voleibol). Tudo passa pelas mãos do órgão, desde a regulamentação dos clubes, mercados e claro, a seleção. 

Mas infelizmente a CVA é reconhecida por um ponto negativo: a má condição de saúde de suas atletas. Não é preciso irmos muito longe para entender: Yimei Wang sofreu durante toda a carreira com lesões nas pernas, Yunli Xu jogou com problemas no joelho e varia entre atuações e o setor médico, Qiuyue Wei sacrificou sua carreira com sangramentos nos joelhos para ser campeã na Rio 2016. O sacrifício pode até gerar respeito e demonstrar valentia, mas não deveria ser normal. E olha que só citamos três dos vários exemplos...

Pior do que isso é que a CVA não aprende! Yingying Li é a nova vítima desse tipo de atitude. A ponteira tem uma lesão no pé desde a segunda fase do campeonato e ainda assim está em quadra. Se vocês me perguntaram o porquê, eu ajudo a responder: o Tianjin, seu time, é totalmente dependente de Li. Na primeira partida da semifinal contra o Jiangsu, foi só Li deixar a quadra que o time, que vencia por 2 a 0, perdeu a parcial. Li voltou se arrastando, com nítida dificuldade de locomoção, para finalizar o jogo no quarto set por 3 a 1. 

Não posso dizer a vocês qual é o nível de autoridade que a CVA tem sobre o Tianjin Bohai Bank e os outros clubes chineses, mas é preocupante essa situação que não é inédita na China, nos clubes e na seleção. Torcemos para que Li fique de fora do jogo do próximo dia 16 e que a China aprenda, em breve, a olhar para os equívocos de seu próprio passado.

Yingying Li recebendo atendimento médico durante o terceiro set do primeiro jogo da semifinal do Chinês (Foto: Osports)

Comentários

  1. Eu não sei pq sacrificam tanto as jogadoras chinesas. Esse campeonato nem bom é.
    Agora falando de seleção, a China tem tudo pra vir forte. Chega de Gong e Zheng na seleção (e olha que eu gosto da Zheng, mas não dá mais).

    Eu iria de:
    Ding/Zhang (passando)
    Zhu/Li
    Ni/Yuan
    LinLi ou Wang

    (Deixaria a Xiatong Liu de stand-by pra uma das pontas).
    Essa seleção é muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é um campeonato caro, com muito investimento. A diferença é que não tem times absolutos, de oito a nove equipes estão em patamar semelhante. Lembre-se que o mercado chinês é diferente dos demais...

      Excluir
  2. Sem falar na Zhu Ting que jogou lesionada no Grand Prix 2017 na Semi Final

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, exatamente. Até comentei sobre ela no Facebook. Tem uma central também, eu não me lembro o nome e se em Atenas ou Pequim, que jogou no sacrifício e se lesionou de novo durante os jogos.

      Excluir
    2. Zhao Ruirui ?
      era mega promissora.

      Excluir
    3. Zhao Ruirui ?
      era mega promissora.

      Excluir
    4. Na Rio 2016 tbm, a central Xu jogava lesionada

      Excluir
  3. A velha tática de países comunistas mostrarem sua “força”. Sacrificam atletas em busca de resultados e “respeito”, as custas do suor e da integridade física das atletas. China segue a cartilha que levou Cuba ao auge, mas que fez a ilha de Fidel Castro à ruína na mesma modalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comunismo é posição política, isso ñ é culpa do comunismo, a China tem esse histórico e ñ é só no esporte, Cuba tbm, Brasil era comunista até mandato passado e nunca colocaram a carreira de nenhuma jogadora em risco, então isso vai de país para país ñ tendo absolutamente nada haver com política

      Excluir
    2. O Brasil nunca foi comunista só teve governos de esquerda!

      Excluir
    3. O atual presidente do Brasil mente e costuma vomitar absurdos e mentiras. Nunca fomos comunistas e tão pouco socialistas. A ex presidenta Dilma e o Lula governaram sobre a égide capitalista. O Brasil é um país de mercado. E endossa essa características ao comercializar seus produtos. Ao permitir multinacionais em nosso território; ao permitir a exploração de empresas estrangeiras em nosso nação etc. Os ex presidentes fizeram integralizações; acordos comerciais etc sempre nos moldes capitalista. O atual governo mente e acha que não estamos acompanhando as contradições. Corruptos no poder; politica do toma lá da cá; apadrinhamentos e milicianos. E o discurso rasteiro e sujo!!! Ele retirou verbas do esporte e esvaziou investimentos na área desportiva! O nosso volei irá afundar de vez!!!

      Excluir
    4. Resumindo, esquerda e direita são uma porcaria, porém a esquerda é menos pior q a direita. Democracia é melhor q Facismo

      Excluir
  4. Eu acho que é uma mal que aflige não só a China em si mas clubes que dependem de uma jogadora só. Como o Vakifbank nas semi finais das Champions, Zhu torceu o tornozelo no segundo set, saiu e o Vakif perdeu a parcial, voltou jogando no sacrifício para levar o Vakif a final.

    ResponderExcluir
  5. Nesse ponto acho que as ligas brasileiras e italianas estão à frente das demais. É notório que aqui há uma preocupação maior com o atleta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente,vide Natalia no Minas pouco utilizada para ter uma boa recuperação

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)