A Polônia parou para assistir a um clássico do voleibol feminino na última sexta-feira (15). Dois favoritos ao título de seu campeonato nacional, a LSK, se enfrentaram na cidade de Lodz, casa do Budowlani. O rival era o Chemik Police, atual líder e campeão da liga, mas o jogo teve um tempero especial: o primeiro encontro entre Police e Magdalena Stysiak.
Stysiak ataca contra duplo do ex-time com Lukasik e Ogbogu na marcação (Foto: reprodução/LSK) |
Para quem não acompanhou, Stysiak começou a temporada como jogadora do Police, sendo inclusive a maior pontuadora da equipe. Mas ao completar 18 anos, a oposta e seu agente Roberto Mogentale entenderam que o contrato com o time expirou. A situação foi parar na Federação Polonesa, que decidiu a favor de Stysiak e atualmente corre na justiça comum polonesa. Com aval da liga e da federação, Magda mudou de time e assinou com o Budowlani Lodz.
Mas o primeiro encontro entre as duas equipes não foi tão bom assim para Stysiak. Para começar, a jogadora trocou de função e a partir de agora atua como ponteira passadora - e claro, foi caçada e sofreu no passe. Além disso, o Budowlani começou o jogo sem sua levantadora titular, a holandesa Femke Stoltenborg, que sofreu uma torção no tornozelo e acabou substituída pela selecionável polonesa Ewelina Tobiasz. Para piorar a situação do time de Lodz, a ponteira Agata Babicz sofreu uma lesão no joelho ainda no primeiro set e foi substituída por Anna Baczynska, gerando uma confusão no time, que jogava com duas alterações.
Magdalena Stysiak vem atuando como ponteira passadora (Foto: reprodução/LSK) |
Bom para o Chemik Police, que lutou e derrotou o time adversário por 3 sets a 2 em jogo acirrado! A levantadora sérvia Sladjana Mirkovic foi eleita a melhor da partida e sua compatriota Bianka Busa foi a maior pontuadora do time com 16 pontos. Mas quem fez uma grande partida foi outra sérvia, a oposta do Budowlani, Jovana Brakocevic, dona de 26 pontos. Magda Stysiak fez 19.
Mesmo com a derrota, Jovana Brakocevic foi a maior pontuadora do jogo (Foto: reprodução/LSK) |
Vexame do LKS Lodz
Rodada ruim para os dois times de Lodz. O LKS Commercecon, que caiu recentemente para o terceiro lugar, sofreu uma derrota inesperada para o sexto, o Bielsko-Biala, por 3 sets a 0. Na Polônia, quatro times devem brigar pelo título: Police, LKS, Budowlani e Rzeszow e, portanto, a derrota é inesperada.
A oposta do LKS fez uma partida muito ruim e saiu zerada no ataque, com apenas dois pontos de bloqueio. Sobrou para a brasileira Regiane Bidias, maior pontuadora do time com 10 pontos. No BB, a oposta Katarzyna Konieczna fez 15 pontos.
LKS Lodz falhou e não resistiu ao Bielsko-Biala (Foto: reprodução/LSK) |
Classificação
O Chemik Police segue liderando isolado com 50 pontos, enquanto o Skyres Rzeszow mantém-se em segundo com 44 pontos, mas um jogo a menos. O LKS Lodz permanece em terceiro com 41 pontos e o Budowlani Lodz está em quarto com 38 pontos e também um jogo a menos. Bydgoszcz (33), Bielsko-Biala (27*), Radomka (22*), Legionovia (18*), PTPS Pila (16***), Wroclaw (14*), Kalisz (13**) e Ostrowiec (8*) completam a classificação.
*um jogo a menos; **dois jogos a menos; ***três jogos a menos
Chemik Police segue na liderança do Campeonato Polonês (Foto: reprodução/LSK) |
Stysiak evoluindo na recepção junto com a Griver e a líbero, tomara q Skowronska e Skorupa voltem pras olímpiadas, com a Smarzek e Wolosz pras inversões, Kakolewska e Efimienko pelo meio, me arrisco a dizer q a Polonia teria time pra chegar na semi final ou perto
ResponderExcluirExatamente, e ainda tem a Medrzyk que é ótima na composição. A líbero é excelente, as centrais altíssimas. Eu ainda prefiro a Wolosz de titular pra acelerar mais o jogo polonês. A seleção da Polônia com certeza, se bem montada, dará muito trabalho assim como a Turquia deu na VNL.
ExcluirDeus que me defenda, eu quero muito que Skowronska volte para a seleção, mais não quero de forma alguma que ela consiga ir para Tóquio, se o Brasil está sofrendo com Japão de Nagaoka, Tailandia de Sittirak e Alemanha da Lippman, que dirá com Skowronska, Woloz, Smarzeck e a otima central Kakolewska. Nãaaaaaa, repreendido.
ExcluirWolosz é muito mais agressiva e ousada que a Skorupa. A seleção Polonesa está revelando uma série de jovens muito boas mas ainda falta experiência e esses talentos realmente se firmarem . Para 2020 o prazo é muito curto e creio que Sérvia , China e Itália são favoritos. O time americano tem muito conjunto; mas ainda carece de uma atacante excepcional que faça a diferença em jogos mais difíceis.
ResponderExcluirTodos os jogos que eu vejo da Wolosz não tenho dúvidas de que irá se tornar uma das principais levantadoras do mundo. Se bem montado, o time da Polônia dará muito trabalho.
ResponderExcluir