Surpresa de Barueri, falha do Minas - Praia agradece e fecha turno líder

Caiu ontem (15) o último invicto da Superliga Feminina de Vôlei. Em Barueri, o Minas Tênis Clube foi derrotado após dez jogos pelo Hinode por 3 sets a 2 (25-22, 27-25, 19-25, 23-25, 15-11). O resultado é surpreendente, de certa forma. Apesar de que vivemos uma Superliga de alto nível, equilíbrio a nível italiano, a expectativa era que o Minas passasse pelo Barueri.

Foi um jogo atípico, Barueri estava sem sua levantadora titular, Dani Lins, devido a dores musculares, enquanto o Minas ainda não tem Natália com aquele antigo problema no joelho. E quem diria que uma das vitórias mais importantes de Barueri na competição sairiam das mãos de Juma, com grande atuação na partida de ontem. E claro, comandando o ataque com Skowronska, maior pontuadora com 26 pontos. É curioso que mesmo com efetividade muito baixa das ponteiras (Maira fez 10 pontos, Amanda 3), Barueri saiu vitorioso: o passe ajudou e Juma acionou as meios. Milka é o destaque com 17 pontos, 14 deles de ataque, mesmo número de pontos que Gabi fez no Minas. Thaísa fez 13 pontos, 4 de bloqueio, 75% de aproveitamento em ataques - grande jogo dela.

Hinode Barueri venceu a última partida do turno (Foto: Inovafoto)


Aliás, falando em Minas, as coisas não andaram bem por lá... A definição foi o calcanhar de Aquilhes do time. Bruna fez só 12 pontos, deixou o jogo no terceiro set e Malu entrou pior ainda. No quarto set Malu fez apenas 1 ponto, mas Lavarini insistiu nela como titular, o que claro, não funcionou. Gabi fez um jogo básico e Carol Gattaz foi muito bem marcada - e ainda assim rodou 11 das 17 bolas que recebeu. Mas curiosa mesmo é a pontuação de Macris: 11 pontos! A levantadora do Minas virou 7 das 8 bolas que... "recebeu". Macris saiu com o melhor aproveitamento em ataques na partida, 88%, e pontuou mais do que as colegas Mara (7) e Mayany (1), além das rivais Amanda (3) e Maira (10). 

O torcedor do Minas até pensou em culpar Lana pela derrota, mas é melhor parar por aí - se o Minas ganhou um ponto ontem, foi graças a Lana. Curiosamente foi a ponteira reserva da equipe que comandou a pontuação com 23 pontos, batendo de frente com a oposta Skowronska que fez 26. Grande atuação no ataque, 44% de sucessos, número melhor do que da polonesa e até de Gabi. Lana comandou a sobrevida do Minas no terceiro set com 8 pontos e fez mais 6 no set seguinte, virando metade das bolas que recebeu em ambos. Começou o tie-break no fundo e viu Lavarini cometer esse erro, Malu não rodou nenhuma das 5 bolas que recebeu no set e Gabi fez apenas 1 ponto em 4 tentativas. Quando chegou na rede, Lana virou 2 das 3 bolas que recebeu. Barueri aproveitou, nada tinha com isso e tinha Skowronska chegando na rede. Barueri mereceu o quinto set!

Boa atuação de Lana foi destaque positivo para o Minas (Foto: Orlando Bento/MTC)


Hinode Barueri 3 x 2 Minas Tênis Clube

BAR: Milka (17), Maira (10), Thaísa (13), Amanda (3), Juma (3), Skowronska (26), Natinha (L), Jackeline, Tainara, Rodriguez.

MIN: Gattaz (13), Macris (11), Lana (23), Bruna (12), Gabi (15), Mayany (1), Léia (L), Mara (7), Malu (3), Georgia, Bruninha.

Classificação Final do Turno

Com a derrota do Minas, seu arquirrival Praia Clube agradeceu: o time de Uberlândia lidera com um ponto a mais e fecha o turno como campeão simbólico da fase. Isso porque Nicole Fawcett teve uma grande atuação contra o Sesc RJ - isso já está no histórico dela, literalmente. Praia e Rio começaram um jogo morno, com erros bobos e com as mineiras atropelando no segundo set, mas se recuperaram e fizeram sets finais incríveis! Para a torcida carioca, uma boa notícia: Tatiana Kosheleva está crescendo muito na competição. Uma má: Yonkaira Peña pegou o caminho inverso.

Essa é uma Superliga atípica até aqui. É curioso não ver Sesc e Osasco fora do G4 e os tradicionais Pinheiros e São Caetano fora do G8. Percebemos que Praia e Minas tem relativa superioridade, os dois perderam apenas um jogo, enquanto Barueri perdeu três. Também podemos considerar que seis pontos, ou seja, duas vitórias sem tie-break, separam em pontuação Barueri (3º) e Curitiba (8º). 
  1. Praia Clube - 30 pts
  2. Minas - 29 pts
  3. Barueri - 22 pts
  4. Bauru - 21 pts
  5. Sesc - 19 pts
  6. Osasco - 18 pts
  7. Fluminense - 16 pts
  8. Curitiba - 16 pts
  9. Pinheiros - 9 pts
  10. Brasília - 9 pts
  11. São Caetano - 5 pts
  12. Balneário - 4 pts
Dentil Praia Clube segue líder da competição (Foto: divulgação)


Copa do Brasil 2019 

Nesta quarta (16.01), a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou a tabela da Copa do Brasil 2019. Os oito primeiros colocados estão classificados e se enfrentam em cruzamento olímpico – primeiro contra oitavo, segundo contra sétimo e assim sucessivamente. A competição começa no próximo dia 22.

De acordo com a classificação da Superliga Cimed, os confrontos ficaram assim: Dentil/Praia Clube (MG) x Curitiba Vôlei (PR), Minas Tênis Clube (MG) x Fluminense (RJ), Hinode Barueri x Osasco Audax (SP), e Sesi Vôlei Bauru (SP) x Sesc RJ.

Os times mais bem classificados fazem esses jogos válidos pelas quartas de final em seus domínios. Os quatro vencedores estarão garantidos na Fase Final, que será disputada no ginásio Perinão, em Gramado (RS), nos dias 1 e 2 de fevereiro. O grande campeão estará garantido na Supercopa, onde se enfrentam as equipes donas dos títulos da Copa Brasil e da Superliga Cimed.

Quartas de final
22.01 (TERÇA-FEIRA) – Dentil/Praia Clube (MG) x Curitiba Vôlei (PR), às 19h30, no Praia Clube, em Uberlândia (MG)

22.01 (TERÇA-FEIRA) – Minas Tênis Clube (MG) x Fluminense (RJ), às 20h, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG)

22.01 (TERÇA-FEIRA) – Hinode Barueri (SP) x Osasco-Audax (SP), ás 19h30, no José Correa, em Barueri (SP)

22.01 (TERÇA-FEIRA) – Sesi Vôlei Bauru (SP) x Sesc RJ, às 19h30, no Ginásio Municipal Neusa Galetti, em Marília (SP)

Semifinal
01.02 (SEXTA-FEIRA) – Vencedor do jogo 1º x 8º x Vencedor do jogo 4º x 5º, às 19h30, no Perinão, em Gramado (RS) – SPORTV 2

01.02 (SEXTA-FEIRA) – Vencedor do jogo 2º x 7º x Vencedor do jogo 3º x 6º, às 21h30, no Perinão, em Gramado (RS) – SPORTV 2

Final
02.02 (SÁBADO) – Vencedor do jogo 5 x Vencedor do jogo 6, às 21h30, no Perinão, em Gramado (RS) – SPORTV 2

Com informações de CBV

Comentários

  1. Gosto muito do Minas, porém, para o campeonato essa derrota foi muito boa! A anos na superliga sempre tem uma equipe que termina o primeiro turno de forma invicta e desta forma torna as coisas mais atrativas! Já para meu Sesão isso foi horroso, ter que terminar o turno em 4° e enfrentar o Rio pela copa do Brasil e uma guerra. Prefiro 1 milhão de vezes enfrentar o Osasco de Luiziomar à enfrentar o Sesc de Bernardinho mais claro que nada é impossível. Orações pela Natália, precisamos muito dela.

    ResponderExcluir
  2. Essa polonesa tá voltando a jogar em alto nível, vai dar trabalho.
    Dani Lins não fez falta, serviu pra mostrar ao Zé Panela que a seleção pode sim, ser renovada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "serviu pra mostrar ao Zé Panela que a seleção pode sim, ser renovada." Falou tudo rapaz.

      Excluir
    2. Pois eh...concordo....só faltou ele ter colocado a tal da Tainara ...pra ver como ele se comportaria tb...

      Excluir
  3. Parabens ao Hinode/Barueri pela vitória contra o Minas.
    E sim è possivel a tão esperada renovação da seleção nesse jogo ficou a prova que Juma è superior a Roberta,Milka e Mayany são melhores que Adenizia,Lana deveria ser convocada no lugar da amandinha e que a Natinha que sempre foi uma grande defensora està mostrando uma grande evolução no passe.

    ResponderExcluir
  4. Onde vc consegue ver essas estatisticas ? No site da cbv eu nao consigo apenas o nunero de ataque , nao vejo o aproveitamento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)