O ápice de Macris, a ressurreição de Natália e o brilho do gigante Minas Tênis Clube

Shaoxing recebeu hoje um jogo que ficará para a história do voleibol brasileiro e do belo-horizontino Minas Tênis Clube. No momento da primeira partida da semifinal do Mundial de Clubes fazia aproximadamente 3º C na cidade chinesa. Falar de frieza é muito conveniente para esse post. 

Minas Tênis Clube conquistou a vaga da Final (Foto: FIVB)


Para quem não conhece, eu dou as cartas: Eczacibasi Vitra, o melhor time do mundo. Time de um trio de extremas de causar inveja a qualquer clube no universo: Tijana Boskovic (MVP Mundial 2018), Yeonkoung Kim (MVP Olimpíadas 2012) e Jordan Larson (MVP da Champions League e do Mundial de Clubes 2015). Franco favorito ao título, invicto e intacto no seu grupo do atual Mundial. Maior campeão da história do torneio, pronto para vencer o Minas, se não fosse por um fato: o Minas ignorar tudo isso. E foi o que aconteceu hoje na vitória épica do Minas Tênis Clube sobre o Eczacibasi Vitra por 3 sets a 2 (22-25, 26-24, 25-13, 23-25, 15-12). A final é a segunda na história do clube brasileiro.

O Minas começou fazendo um bom jogo, mas assistiu ao trio de extremas do Vitra dar um show no primeiro set, com suas principais atacantes cortando a quadra com diagonais extremamente curtas. Na hora da decisão, elas cresceram e definiram o set. Kim foi quem comandou a primeira parcial, principalmente em momentos decisivos. 


Com bom jogo das extremas, Eczacibasi começou na frente (Foto: FIVB)

O segundo tempo foi bem parecido e o Eczacibasi se encaminhou para fechar o segundo set. Com 24 x 19, Boskovic chegou no saque e deixou a rede com Kim e Gibbemeyer. E aí entrou o fator decisivo do jogo: a frieza. O Eczacibasi precisava colocar uma bola no chão para colocar 2 a 0 no Minas e tornar uma reação quase impossível. Aí Boskovic erra o saque e começa o improvável. Macris iniciou uma sequência de saques que complicou a vida das turcas. Aí Boskovic não virou, Gibbemeyer não virou, Kim não virou - Natália surgiu no contra-ataque, 24x21. Defendida na última passagem, Kim tentou uma largada em cima de Mayany e aí brilhou a estrela da menina e do técnico Lavarini, que a colocou no lugar de Mara. Bloqueio dela, 24x22. 

A necessidade de apenas um ponto começava a pesar demais para o Eczacibasi, então é hora de chamar sua principal estrela. Quis o destino que Alikaya optasse pela pior bola de Boskovic, a fundo-meio. A sérvia já havia sido bloqueada nesta bola durante o jogo e acabava de ser defendida há alguns minutos. Alikaya chamou Boskovic, bloqueio de Natália, 24x23. Seguia brilhando como há muito tempo não vinha a estrela de Natália. Machucada por doenças, dores e lesões, a ponteira teve a carreira agravada e até então não vinha mostrando desempenho convincente no ataque. Ah, o destino! Mais um grande saque de Macris e a bola toca na rede. Na pressão e sob o possível efeito de alguma substância, Alikaya decide repetir a meio-fundo com Boskovic. Toco de Mayan! Segundo bloqueio consecutivo na melhor do mundo, 24x24. Jogo empatado, Boskovic bloqueada por duas vezes, Larson no fundo... Vocês conseguem ler para quem Alikaya levantaria? Ficou óbvio, inclusive para Mayany. Inacreditavelmente o Minas vira, 24x25! 

Eczacibasi tomou virada em set que vencia por 24x19 (Foto: FIVB)

Marco Aurelio Motta decide inverter o 5x1 e trazer Yilmaz e Dilik para a quadra. E o que a levantadora reserva faz? Chama Kim, que acabava de ser bloqueada, para um ataque na saída - onde ela não costuma atacar. Kim encolheu o braço, o Minas contra-atacou. No dia de um brilho intenso, foi Natália que dessa vez cortou a quadra com uma diagonal curta, 24x26. Tudo igual? Aparentemente sim.

Mas não estava tudo igual, o Vitra voltou totalmente perdido no terceiro set. Ora, é o melhor time do mundo perdendo um 24-19! Como se reabilitar assim? Alikaya se perdeu completamente na partida, Boskovic e Larson não conseguiam virar, Kim saiu zerada do set. E do outro lado, Macris regia a orquestra ofensiva de forma absolutamente incrível, com Natália comandando o setor ofensivo. Não deu, o Minas saiu na frente. O quarto set teve a entrada de Dilik efetivamente e uma melhora no jogo ofensivo turco, Kim e Larson subiram de produção e igualaram o jogo. 

Eczacibai se perdeu no terceiro set e Kim deixou a parcial sem pontuar (Foto: FIVB)

Tie-break, jogo para cardíaco. Não seria justo dizer que o Eczacibasi fez um tie-break ruim, seria correto dizer que o Minas foi superior. O sistema defensivo e tático do Minas funcionou perfeitamente bem e teve uma atuação inspirada de Natália para concluir o impossível: o Minas bateu o melhor time do mundo e joga a final do Mundial de Clubes contra o atual campeão.

O que levaremos de aprendizado com esse jogo? Primeiramente: voleibol só se ganha dentro de quadra e como disse a oposta Bruna "o jogo só acaba no 25º ponto". Um time que teve a frieza em Shaoxing para transformar um 19-24 em 26-24 merece essa final. Devemos olhar para o baile tático que Macris deu nas centrais rivais: a única na posição a bloquear uma única vez foi Gibbemeyer. Resultado de uma distribuição equilibrada e inteligente. A levantadora brasileira está em seu ápice técnico, erra pouco taticamente e cresceu muito na qualidade técnica. Stefano Lavarini lapidou o excesso de ousadia da levantadora e o transformou em categoria. Uma sessão de bolas difíceis, técnicas e objetivas: ela vive seu melhor momento. 

ATUAÇÃO DE GALA: Macris comandou Minas a alto nível (Foto: FIVB)

Parafraseando, "há muito tempo eu não via uma levantadora brasileira jogar tão bem como vi hoje". Mereceu, foi eleita por vezes a melhor da Superliga, não deixou subir à cabeça, jogou em times menores, bancou no Minas e esperou seu tempo. Tudo tem seu tempo! E ao seu lado um grande técnico que confia em seu trabalho e isso faz toda a diferença. Que possa ser assim também na seleção brasileira, eu poderia ficar aqui discutindo como ela deveria estar lá, mas acho que os fatos provam por mim. 

Por outro lado, Natália disse para o Brasil e para o mundo que ainda pode ser aquela atacante que levou Osasco a um título brasileiro virando tudo no ataque. Mérito ao Minas, que respeitou a atacante e mais do que isso: confiou em uma ponteira lesionada que acabou dando problemas ao Fenerbahçe. O Minas apostou e teve sua recompensa, 31x sua recompensa.

Natália fez 31 pontos no jogo de hoje (Foto: FIVB)

Amanhã o Minas terá um grande adversário pela frente e não é favorito. Mas não era o favorito para ser campeão sul-americano, não era favorito para chegar a essa final. Mas assim, sem favoritismo, seja na fria Shaoxing ou nas tardes chuvosas de Belo Horizonte, o Minas veio derrubando adversários até aqui. 26 anos depois, o Minas poderá entrar em quadra amanhã e mudar a sua história em mundiais. Poderá? Bem, mais uma manhã no Brasil e uma noite na China dirá...

Mundial de Clubes - Semifinal


MIN: Mara (1), Gattaz (15), Macris (2), Bruna (17), Gabi (19), Natália (31) e Léia (L). Sub: Malu (2), Georgia, Mayany (11), Bruninha.

ECZ: Boskovic (27), Gibbemeyer (7), Alikaya, Cansu (3), Larson (20), Kim (20) e Akoz (L). Sub: Ismailoglu (2), Dilik, Gozde (1).



Minas Tênis Clube enfrenta o Vakifbank SK (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Belo Jogo.. Essa Ponteira Ilmaz via potencial nela, mas passa ano após ano e ela não sai dos times onde passa, até na Seleção foi esquecida..

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei emocionado lendo os seus elogios à Macris! Apesar de sua carreira individual ser recheada de premiações ela sempre foi preterida, tanto que fez suas melhores temporadas em clubes de menor expressão vindo somente na temporada passada jogar em um grande clube como o Minas! Ela nunca ganhou nada relevante com seus clubes e também nunca foi reconhecida pelo Zé Roberto na seleção mesmo sendo melhor que a Roberta, portanto (NÃO QUE AS OUTRAS NÃO MEREÇAM) ela MERECE demais esse título e eu irei torcer muito pelo sucesso da equipe como um todo e principalmente pela coroação de uma carreira primorosa como a da excelente levantadora MACRIS!

    ResponderExcluir
  3. Olha eu já tô muito emocionado com o resultado, lendo esse texto, eu acabei chorando.

    ResponderExcluir
  4. A Macris não sai com menos de que o troféu de melhor levantadora, deste campeonato.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez: Falem bem ou falem mal, mas falem da LARSON!!! Essa mulher é uma rainha!!!

    Obs.: Se a Macris não for convocada é muita safadeza. Não há no Brasil uma levantadora com mais habilidade do que ela. Apesar de não ter um bloqueio alto, e não ser uma exímia defensora, os seus levantamentos e distribuição compensam essas "faltas".

    ResponderExcluir
  6. O Mundial estava meio chato, uma vez que os clubs chineses não foram os melhores e faltou club russo. Os duelos na 1ª fase não empolgaram, mas a partir das semifinais a tensão pegou e o Mundial subiu de cotação!!! Duelo de clubs brasileiros contra clubs turcos foram os mais esperados. Com semifinais incríveis. A vitória do Minas foi boa para o Mundial porque a disputa do OURO e BRONZE será com muita expectativas e rivalidades entre clubs de diferentes nacionalidades. Na final, Vai ter a torcida por ZHU; e outras grandes jogadoras em ação. Muitas americanas em quadra. Para a seleção brasileira, a levantadora do Minas entra no páreo. Mas de todos esses Mundiais que já aconteceram é apenas a 2ª vez que um club do Brasil chega em uma final???? muito pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mas de todos esses Mundiais que já aconteceram é apenas a 2ª vez que um club do Brasil chega em uma final???? muito pouco."
      Na verdade o texto fala do Minas que já disputou a final de 1992 contra o Ravenna-ITA e perdeu.
      A edição de 2018 é a 12ª do Mundial, e o Brasil só não teve representante na final em 3 edições (2011, 2015 e 2016). Em todas as outras 9 finais tivemos times brasileiros (incluindo a final de amanhã), inclusive a primeira edição em 1991 teve final brasileira entre São Caetano e Sadia São Paulo, este último foi o campeão.
      Além disso o Leite Moça Sorocaba foi campeão em 1994. O Osasco já disputou 3 finais e ganhou 1 (2012), o Rio já disputou 2 finais, perdendo as 2 pro Vakifbank (2013, 2017)

      Excluir
  7. Que jogo incrivèl foi esse.
    Não sou religioso mais me lembrei da passagem biblica de Davi contra Golias.O MINAS sem nenhuma jogadora internacional e com jogadoras baixas e mesmo assim venceu um time q possui no elenco uma MVP de mundial,MVP olimpica e uma campeã mundial com seu chicletinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tá em busca do primeiro título mundial é o Minas, o Eczacibasi não deve e não tem que provar nada a ninguém. A Boskovic e a Larson já são bicampeãs consecutivas de clubes, estão realizadas nessa competição, as mineiras não.

      Excluir
    2. E quem tá te perguntando isso, ô imbecil? Go Minas.

      Excluir
    3. CHUPAAAAAAAA Minas

      Excluir
    4. Quem é Minas??? Jogou hj???

      Excluir
  8. Ótima matéria, como sempre, mas discordo totalmente quando vc diz que o Eczacibasi é o melhor time do mundo. Pra mim, sem dúvidas, é o Vakif o melhor time. Vou explicar: o Vitra tem Boskovic, Kim e Larson, mas o Vakif tem Lonneke, Zhu e Robinson. Vejo Boskovic melhor que Lonneke ( óbvio ), Zhu melhor que Kim tranquilamente e Larson e Robinson no mesmo nível. Agora, as grandes diferenças: Rasic, Gunes e Ozbay são, na minha opinião, muito melhores do que Gibbemeyer, Busra e Alikaya. Orge e Akoz são ótimas, mas prefiro a Orge. Portanto, o Vakif tem um conjunto bem melhor, tanto que ganhou tudo desde o ano passado. Sem falar que o Guidetti coloca o Marco Aurélio Motta no bolso em termos de capacidade. Boskovic seria o grande diferencial do Vitra para as análises, mas o Vakif tem a Zhu, o que equilibra a balança nesse quesito. Em relação a Macris, só digo uma coisa: Zé Panela, como vc deixa essa GIGANTE fora da seleção????? A melhor levantadora do Brasil disparada!!!!! Se tivesse tido sequência na seleção, estaria em um nível tipo a Maja Ognjenovic, até porque elas têm muitas semelhanças no estilo de jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prova de que Robinson não é melhor que Larson está na seleção americana, quem precisou mudar de função? A prova de que o Ecz é sim mais forte que o Vakifbank é que mesmo com uma equipe mudada, e o Vakif já totalmente entrosado, ainda não venceu Boskovic e companhia esse ano, com direito a título e improviso de Karakurt pra ponta no lugar de Zhu, hahaha veja também quem tem o melhor passe, se é Akoz, Larson e Kim ou Zhu, Orge e Robinson. Simples.

      Excluir
    2. No ano, o Vakif já venceu várias vezes o Eczacibasi, inclusive na final do Turco. Nessa temporada, na Supercopa, em outubro, o Vitra venceu. Mas lembrando que era o primeiro jogo da temporada, uma semana após o Mundial, Rasic começou no banco, Zhu terminou no banco... Foi um jogo totalmente diferente... Não é parâmetro para a temporada. Aliás, tirando essa Supercopa 2018, o Vakif era o atual campeão de tudo: Turco, Copa da Turquia, Supercopa 2017, Champions 17 e 18, Mundial 17 e, daqui a pouco, pode ser campeão mundial de novo. E cadê o Vitra??? Vai disputar o terceiro lugar.

      Excluir
    3. Deixe-me ver se eu entendi: o Bruno quer falar que o Vitra é melhor que o Vakif só por causa da Supercopa 2018, que foi a abertura da temporada??? Hahahahaha!!!!! Veremos, ao final da temporada, quem ganhou mais... Aliás, só pra lembrar, o Vakif, daqui a pouco, estará jogando outra final de Mundial contra o... Minas!!! Ué??? Mas o Vitra não é o melhor time do mundo??? Cadê ele na final???

      Excluir
    4. Eu não sei de onde hyparam tanto o time do Vitra por causa desse jogo da Supercopa. A Rasic, a Robinson, e a Zhu tinham chegado na Turquia 2 dias antes desse jogo, treinaram apenas 1 dia e viajaram pra jogar esse jogo que era praticamente uma pré-temporada. E a Zhu não foi pro banco porque estava mal, o Guidetti já tinha dito que as jogadoras que chegaram do Mundial não jogariam a partida inteira. Se não me engano, a Rasic sequer entrou em quadra, e enquanto isso o Vitra manteve suas melhores jogadoras em quadra o tempo inteiro.

      Dito isso, o Vitra realmente jogou melhor e mereceu vencer aquele jogo, Bosko acabou com o jogo e, nos dois últimos sets, o Vakif estava com um time mais alternativo impossível. Mas e aí?

      Só por causa desse jogo o Vitra já se tornou o melhor clube do mundo? Pasmem.

      Vakif é campeão de TUDO (com excessão dessa SUPERCOPA que é o titulo menos importante do ano), Zhu uma das melhores Ponteiras Atacantes que já vi na minha vida, e ainda assim são subestimados. Piada né..

      Excluir
    5. E outra Bruno, a Robinson ser obrigada a mudar de posição pra jogar de líbero, pra mim foi um erro. Ela exerceu bem a função? Sim. Mas, o erro dos EUA, além da bizarrice com as Oposstas, é justamente em não trocar a Larson mesmo quando a Hill, a Bartsch, e a própria Robinson estão em melhor forma do que ela.

      E nenhum clube do mundo volta a jogar "entrosado" imediatamente depois da temporada de seleções terminar. São 5/6 meses sem treinos, e além disso o Vakif está com uma nova levantadora titular pra esse ano, então esse "entrosamento" que você citou, naquele momento, não existia.

      E como eu já disse, a rotação do time já era prevista. Tanto que, a Zhu não jogou as 2 primeiras rodadas do campeonato Turco, devido a sobrecarga muscular..

      Excluir
  9. Não tenho palavras, Natália obrigado por me calar, Bruna perdeu outra bola sem bloqueio mais o que ela defendeu não foi brincadeira, sem palavras, emocionado e sonhando ainda.

    ResponderExcluir
  10. Bela materam... Sábias palavras!! Um roteiro primoroso.... Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Um time que perde um set depois de estar ganhando por 24 a 19, tomando 7 pontos seguidos, não merece ganhar de ninguém.
    A Macris já é a melhor levantadora do Brasil a anos só o Zé Panela que não vê isso.
    Lavarini é fera, o vôlei italiano é muito técnico e esses conceitos vem ajudando o Minas.
    Parebéns Minas, ficamos com o vice mas fizemos bonito parando Alikaya, Akoz, Boskovic, Kim e Larson agora é esperar para comemorarmos a Superliga. Pra cima delas Minas Tênis Club.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que belo texto! Muitos jornalistas esportivos deveriam ler para aprender com de fato se fala com emoção de um esporte. Parabéns!

      Quanto a Vitra ou Vakif serem os melhores do mundo, não acompanho muito o vôlei internacional de clubes. Mas vendo os jogos do mundial ficou claro pra mim que o Vakif tem bem mais recursos que o Vitra (vide a líbero Orge que é fantástica). Mas as duas equipes são fantásticas e isso só engrandece o vice do Minas.

      Excluir
  12. Que texto incrível, tão incrível que achei que fosse uma fanfic! 3 anos depois estou aqui lendo e fiquei emocionada. Que o Minas siga com uma ótima temporada no mundial de 2021, já começou bem de 3x0 hehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)