Futuro ministro anuncia cortes de até 50% em orçamentos de Sesc e Sesi

Uma declaração preocupante foi dada pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta segunda-feira (17). Em evento no Rio de Janeiro, Guedes defendeu cortes no chamado 'Sistema S', que engloba organizações do sistema produtivo, como Sesi e Sesc, atuais patrocinadores de quatro times na Superliga (dois no masculino e dois no feminino).

As entidades do "Sistema S" não são públicas, mas recebem repasses do governo. Segundo Guedes, não é possível não fazer esses cortes. "Tem que meter a faca no Sistema S também", afirmou à GloboNews, em evento com empresários na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Sesi Vôlei Bauru e Sesc RJ são equipes do voleibol brasileiro apoiadas por iniciativas do Sistema S (Foto: Marcelo Ferrazoli/Assessoria Sesi Vôlei Bauru)


A fala do futuro ministro foi recebida com reação negativa da plateia, mas Guedes não retrocedeu e segundo ele, o corte pode chegar a 50% dos recursos. "Eu acho que a gente tem que cortar pouco para não doer muito. Se tivermos interlocutores inteligentes, a gente corta 30%. Se não tiver, é 50%", disse ele.

A redução de recursos tende a afetar diretamente as equipes do Rio de Janeiro e do Vôlei Bauru. O Rio perdeu no último ano o patrocínio da Unilever depois de uma parceria de 20 anos, quando foi assumido pelo Sesc. Em 2018, o presidente interino do Sesc chegou a declarar um hipotético cancelamento do patrocínio ao Rio, que acabou renovado. Já o time do Sesi foi "extinto", resultando numa espécie de patrocínio em uma fusão com o Vôlei Bauru - o clube "Serviço Social da Indústria" atualmente só existe no masculino. Dias difíceis se aproximam do voleibol.

Equipe do Sesi São Paulo precisou fundir-se à Associação Vôlei Bauru para não ser extinta (Foto: Marcelo Ferrazoli/Assessoria Sesi Vôlei Bauru)


Gustavo Aguiar, com informações de G1 Economia, disponível aqui.

Comentários

  1. Brasileiro é muito sem noção. Votam numa turma dessa; n entendem que a corrupção é histórica; estar disseminada no país há muitos e muitos anos entre políticos; empresários; judiciários; familiares de políticos etc etc. Ai votam num cara que é carioca!!! Olha a configuração do Congresso Nacional, recheado de corruptos que irão cortar os investimentos no esporte. Povo sem noção, votar nesse falastrão!

    ResponderExcluir
  2. É triste saber que a esses caras foram eleitos pela maioria dos brasileiros e que estes se iludiram e esqueceram o que de fato eles representariam para áreas como esporte, cultura e educação.
    Espero que pelo menos o Rio, com o prestígio que o Bernardo tem no meio, mexa-se desde já e consiga um patrocínio à altura.

    ResponderExcluir
  3. Sendo bem curto e grosso mesmo que esse comentário seja revisado, eu só quero que eles três MORRAM!!!!

    ResponderExcluir
  4. O abutre é carioca? Sobre "e ainda votam em um carioca!!"o comentario foi preconceituoso e determinista como se a corrupçao no RJ fosse pior que em outros Estados. - não seja ingênuo! Usando suas palavras: tu também foi sem noçao.
    Ps: a corrupção é histórica mesmo e faz parte da história mundial não apenas do país.

    ResponderExcluir
  5. O país está quebrado, vão haver cortes. Eu amo volley, mas a situação do país está feia, feia não, horrível. As equipes vão dar um jeito de conseguir patrocínio para repor o que estiver faltando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, porque os "apoiadores" são sempre assim? Rsrsrs eu fico sem entender, mesmo que fere algo que você goste ou que você apoia, mais sempre encontram desculpa para explicar o inexplicável, corta recursos de Sesi e Sesc vai ser só salvação para o ex acessor e o motorista da que paga salário para a chefe 😂😂😂 sinceramente.

      Excluir
  6. Cadê o Walace fazendo apologia ao candidato eleito? (O time masculino do Sesc também vai ser prejudicado) Eu realmente acho que esse modelo de patrocínio público precisa ser revisto, já que vez ou outra é motivo de investigação por lavagem de dinheiro (não é o caso, pelo que parece). O único fato que me preocupa é que o futuro governo parece não ter a noção do quão importante é o esporte para melhorar a realidade de muitas pessoas país afora. A extinção do ministério dos esportes e a falta de incentivo são exemplos.

    ResponderExcluir
  7. Eu quero mais é que isso afete o bolso do Wallace e do Maurício Souza, dois abutres horrendos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)