Zhu 30, Vargas 29, Bricio 26: o clássico entre Vakifbank e Fenerbahçe

O Campeonato Turco teve um grande e disputado clássico neste sábado (10). O gigante Fenerbahçe recebeu o rival Vakifbank para o primeiro confronto da temporada entre os dois. Enquanto o Fener é um time totalmente reformulado quanto às estrangeiras, o Vakif só renovou com suas quatro da temporada passada. E foi uma delas o destaque da super vitória no clássico em que o Vakifbank derrotou o Fenerbahçe por 3 sets a 2 (25-18, 21-25, 20-25, 25-21, 16-14).

Ting Zhu ataca contra bloqueio de Vargas e Toksoy (Foto: TVF)


Ela gerou alguma desconfiança depois de um jogo fraco contra o Eczacibasi na Supercopa, mas parece já ter retomado seu padrão e, claro, nunca é bom desconfiar de um fenômeno: Ting Zhu foi o destaque e a maior pontuadora da partida com 30 e 46% de aproveitamento. O que mais chamo a atenção para a atuação de Zhu é que em um jogo de cinco sets ela foi bloqueada uma vez e não cometeu nenhum erro de ataque, apenas um de saque. Com Zhu em quadra, a importância de Sloetjes fica reduzida, mas a verdade é que a holandesa não jogou tão bem, marcando apenas 18 pontos, o que é pouco para ela. O Vakif sofre com o baixo aproveitamento das centrais e Robinson pouco efetiva no ataque, foram 7 pontos em 5 sets neste fundamento, 10 no total.

O jogo do Fenerbahçe é semelhante, mas assistimos a uma grande atuação de Samantha Bricio. A mexicana fez 26 pontos de ataque, um número convincente para sua posição no time. Que ninguém duvide mais que Melissa Vargas voltou para ficar: foram 29 pontos da jovem oposta cubana e o maior aproveitamento da partida nas extremas com 50% das bolas convertidas. Mas se me permitem a comparação, Vargas cometeu 10 erros de ataque, Bricio 9, Sloetjes 4 e Zhu apenas 1. Em um jogo muito equilibrado, deu Vakif justamente por ser mais efetivo na hora da definição, o que pesou contra o menos experiente time do Fener. 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas praticando esportes e atividades ao ar livre
Ana Antonijevic inverte para a saída de rede; oposta foi sua bola de segurança (Foto: Fenerbahçe)

No entanto, um alerta vale para as duas equipes: nenhuma jogadora além de Zhu, Sloetjes, Vargas e Bricio passou de 10 pontos na partida. Deixar Milena Rasic no banco pode não ser a melhor opção para Guidetti, por exemplo.

Agora vamos falar do Galatasaray, que me rendeu alguns 'puxões de orelha' por chamá-lo de gigante. Bom, historicamente a Turquia tem quatro grandes times com investimentos bem maiores do que os rivais. O Galata é um deles e tem titulares e selecionáveis da Turquia em seu elenco, mas não vem se mostrando gigante neste início de Turco. O time foi derrotado em casa pelo pequeno Besiktas também por 3 sets a 2. Quando Olesia Rykhliuk joga bem assistimos a uma das melhores atacantes do mundo, o problema é que a ucraniana é muito instável. A oposta fez 35 pontos na vitória de ontem em que o Besiktas nem se esforçou muito para levar, bastou centralizar o jogo em Olesia. O Galata levou 2 a 0 e só se recuperou quando Ataman tirou Boz para efetivar Baladin na saída de rede. A troca foi por Cetin, ponteira que não tem bom ataque, somada à ponteira belga Leys que fez mais uma partida horrível quanto à pontuação - 4 pontos e 6 erros em 5 sets. No tie-break Rykhliuk voltou a crescer o Galatasaray não se segurou em sua segunda derrota na temporada.

EM CHAMAS! Olesia Rykhliuk fez 35 na vitória sobre o Galatasaray (Foto: TVF)


E o Turco tem um novo líder: o Eczacibasi, que bateu o bom Kameroglu Beylikduzu por 3 sets a 0, parando o time das americanas. Sem Kim e com uma distribuição diferente de Alikaya, quem mais recebeu bolas e mais pontuou foi a turca Meliha Ismailoglu, dona de 16 pontos. A rodada teve ainda as vitórias de Aydin, THY e Nilufer, confira:

Campeonato Turco - 3ª Rodada

Fenerbahçe 2-3 VakıfBank (18-25, 25-21, 25-20, 21-25, 14-16)
MP: Vargas (29) | Zhu (30)


Classificação

  1. Eczacibasi - 11,30
  2. Vakifbank - 9,44
  3. Fenerbahçe - 9,32
  4. Aydin - 9,30
  5. Galatasaray - 6,34
  6. THY - 6,30
  7. Karayollari - 5,50
  8. Nilufer 4,46
  9. Beylikduzu - 4,06
  10. Besiktas - 3,46
  11. Halkbank - 2,08
  12. Çanakkale - 0,52
Vitória sobre o Beylikduzu garantiu a liderança isolada ao Eczacibasi (Foto: TVF)

Comentários

  1. To fly como funciona o sistema de pontuação da liga turca?
    Pois vc sempre coloca os pontos com números quebrados

    ResponderExcluir
  2. Vi o jogo e não sei como o Fener teve a proeza de perder esse jogo, o 5set estava totalmente sob controle, mais gostei muito do jogo delas poderia ter 3x1 mais vôlei é isso, como ataca essa tal de Bricio, misericórdia, o melhor saque do Fner é o dela a Melissa tem um saque fortíssimo mais erra demais pra acerta já Bricio não erra tanto, nesse jogo tive a oportunidade de ver defuntas que nunca mais tinha visto! Kubra Akman e Polen, cara essas meninas sumiram da seleção ou eu que estou desinformado? Apesar de tudo, o time do Fener tem um bom elenco Vargas é muito forte no ataque contínuo orando pra Cuba deixa seus atletas serviram a seleção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)