O ressurgimento propício de Malwina Smarzek no Bergamo e o equilíbrio do Campeonato Italiano

O Campeonato Italiano concluiu sua sétima rodada no último final de semana, sem muitas surpresas. Mas o Zanetti Bergamo teve um motivo especial para comemorar: a boa atuação da polonesa Malwina Smarzek. O motivo é especial e tem histórico, Malwi foi a maior pontuadora da Liga das Nações com 361 marcações, 111 pontos a mais do que a  segunda colocada, a dominicana Brayelin Martinez. Somando todo o campeonato, a fase de grupos em que a Polônia foi eliminada e a fase final que a Sérvia jogou, por exemplo, Tijana Boskovic tem 296 - ou seja, ninguém pontuou mais do que Smarzek na LNV.

Isso, claro, gerou uma grande expectativa no Zanetti Bergamo, time que apostou na polonesa como sua principal arma de definição. Mas não foi o que aconteceu... Smarzek estreou no Italiano com apenas 6 pontos. Tudo bem, primeira vez que uma menina de 22 anos joga fora do seu país. Mas a má sorte continuou perseguindo a polonesa: na rodada seguinte foram apenas 3 pontos, depois mais 3, 4, 1 e 2 pontos. Não deu, a principal contratação do time acabou no banco. O Bergamo pode se dar a esse luxo, tem ponteiras de bom nível, a americana Megan Courtney e venezuelana Roslandy Acosta e a versátil Camilla Mingardi, que joga como ponteira e oposta.

Malwina Smarzek abraça Carlota Cambi na vitória contra o Cuneo (Foto: Zanetti Bergamo)


Mas a boa notícia veio para o Bergamo no último domingo (25). O maior campeão da Itália começou vencendo o Cuneo, mas viu a belga Van Hecke (que faz sua melhor temporada dos últimos anos até aqui) crescer e incomodar o time de Bergamo, que perdeu o segundo set. Matteo Bertini, técnico do Bergamo, resolveu arriscar, sacou Mingardi e trouxe a polonesa para quadra. Smarzek comandou a vitória do time com 13 pontos em menos de três sets - até esta partida tinha apenas 19 em seis jogos.

Levantadora da seleção italiana, Carlota Cambi comemorou o resultado dando destaque à jogadora. "Estou muito satisfeita com o desempenho contra o Cuneo, mostramos crescimento e fizemos um jogo ainda melhor do que o jogo contra o Brescia. Nós também incluímos Smarzek, que é o nossa oposta de referência, ela fez coisas excelentes a partir de quando entrou. Ainda precisamos crescer para lidarmos com momentos de dificuldade. A partir de agora vamos jogar com ainda mais consciência dos nossos recursos", disse Cambi. A expectativa para o time é de dias melhores, claro, com o apoio ofensivo da polonesa Smarzek.


As últimas rodadas do Italiano

Os resultados não tiveram muitas surpresas, mas cresce o equilíbrio no Campeonato Italiano. Os destaques da sexta rodada ficaram com Scandicci passando fácil por Casalmaggiore (3x0) e o Busto Arsizio batendo o Firenze de virada, com 21 pontos da entrada surpreendente de Piani.

No último final de semana, o Monza fez o Scandicci sofrer. Que grande jogo do Monza! Mas no final, Malinov e seu time saíram vencedores por 3 a 2. Novara (que jogou sem Egonu e ainda venceu por 3 a 0 o bom Firenze) e Busto seguem invictos na liderança, mas com dois jogos a menos, o Conegliano não sabe o que é perder sets na competição. Confiram os últimos resultados e a classificação atual:

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas praticando esportes
Vasileva supera o duplo de Melandri e Ortolani, na vitória do Scandicci sobre o Monza (Foto: Maurizio Anatrini)

Campeonato Italiano

6ª Rodada (17 a 19/11)

MP: Lise Van Hecke (20) | Serena Ortolani (22)

MP: Paola Egonu (26) | Anthii Vasilantonaki (18)

MP: Isabelle Haak (20) | Polina Rahimova (17)

MP: Elena Perinelli (13) | Miyu Nagaoka (16)

MP: Vittoria Piani (21) | Louisa Lippmann (21)

MP: Anna Nicoletti e Jessica Rivero (19) | Hannah Tapp (16)

7ª Rodada (24 e 25/11)

MP: Hanna Orthmann (20) | Isabelle Haak (19)

MP: Louisa Lippmann (20) | Erblira Bicci (18)

MP: Polina Rahimova (24) | Odina Bayramova (11)

MP: Rossella Olivotto (18) | Lise Van Hecke (19)

MP: Anthii Vasilantonaki e Aiyana Whitney (9) | Kimberly Hill (13)

MP: Sarah Fahr (16) | Kaja Grobelna (12)

Classificação

  1. Novara - 17 pts *
  2. Busto Arsizio - 17 pts *
  3. Conegliano - 15 pts **
  4. Casalmaggiore - 15 pts
  5. Scandicci - 14 pts *
  6. Monza - 11 pts
  7. Brescia - 10 pts *
  8. Firenze - 9 pts
  9. Bergamo - 6 pts
  10. Cuneo - 5 pts *
  11. Filottrano - 3 pts *
  12. Club Italia - 1 pt *
  13. Chieri - 0 pts
* um jogo a menos
** dois jogos a menos

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas praticando esportes e shorts
IMOCO BOOM: Conegliano está em terceiro lugar, mas tem dois jogos a menos e ainda não perdeu sets na competição (Foto: reprodução/Imoco Volley)

Comentários

  1. Conegliano e Vitra são os times mais completos dessa temporada. Ambos tem ótimas ponteiras (Hill e Sylla | Larson e Kim), excelentes opostas (Fabris | Boskovic), boas centrais (De Krujf e Danesi | Arici e Gibbemeyer), levantadoras super versáteis (Wolosz | Alikaya) e magníficas líberos (De Gennaro | Aköz). Não é atoa quem ambos estão destruindo nos seus respectivos campeonatos. Não me surpreenderia uma final entre esses gigantes na Champions. A certeza é de que, se houver esse duelo, haverá um ótimo jogo assim como na semifinal da última Championship League.

    ResponderExcluir
  2. Itália preparando Sarah Fahr (17 anos , 1,94m) pro lugar da Chirichella na olimpíada do Japão.
    Vem forte Itália com a juventude de Malinov, Egonu, Pietrini, Danesi e Fahr .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site da FIVB tá escrito que essa menina ataca a 3,62 m, se for isso mesmo não tem bloqueio pra ela não.

      Excluir
    2. Se equivocou então... no site da FIVB consta que ela ataca a 3,22 m e bloqueia a 3,06 m.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)