Começa hoje (20) a CEV Champions League 2018/2019. A competição é a maior interclubes do mundo e conta com 20 equipes dentre campeões, vice e terceiros colocados das melhores ligas da Europa. Para tirar as dúvidas sobre seu formato, escrevemos esse post. Confira:
Quem tem direito de jogar a Champions?
Dezoito times: o campeão, o vice e o terceiro colocado dos três melhores países no ranking da CEV (Turquia, Itália e Rússia); o campeão e o vice do 4º e do 6º colocados no mesmo ranking (Polônia e França); os campeões suíço, romeno, alemão, sérvio e tcheco; os dois qualificados na fase classificatória.
Campeão nacional, Vakifbank vem para defender o título (Foto: CEV) |
Desistências e Substituições
Além do Azerbaijão que abdicou de suas duas vagas (ele é o 5º do ranking da CEV), três equipes optaram por não disputar o torneio: Volero Zurich (o time suíço, o francês Volero Le Cannet não tem direito a vaga), Vizura Beograd e VK Projestov.
Os substitutos são os países na lista do ranking, ou seja, Bielorrússia (Minsk), Bulgária (Maritza) e Finlândia (Hameelinna).
Troca de país custou a vaga ao tradicional Volero de Stav Jacobi (Foto: CEV) |
As vagas restantes - fase classificatória
Chamada de "1º round", a fase classificatória reuniu nove equipes de países diferentes, incluindo vice-campeões e terceiros colocados dos países não classificados automaticamente. Foram eles: Budowlani Lodz (Polônia), MTV Stuttgart (Alemanha), ASPTT Mulhouse (França), CSM Alba Blaj (Romênia), UP Olomouc (República Tcheca), Békéscsabai RSE (Hungria), ŽOK Bimal-Jedinstvo Brčko (Bósnia e Herzegovina), Sliedrecht Sport (Holanda) e UVC Holding Graz (Áustria).
Como o número era ímpar, houve uma primeira fase entre os dois piores classificados, Holding Graz e Sliedrecht e o time holandês venceu os dois jogos por 3 a 0, eliminando o rival. Na fase dois o Alba Blaj venceu o UP Olomouc por 3x2 e 3x0; o Sttutgart venceu o Sliedrecht por duplo 3x0; o Mulhouse venceu o Bimal-Jedinstvo por 3x1 e 3x0; o Budowlani venceu o Békéscsabai por 3x1 e 3x0.
Na decisão de vagas, o Alba Blaj venceu o primeiro jogo contra o Stuttgart por 3 a 1, mas as alemãs empataram a partida em casa vencendo por 3 a 0 e levando o jogo para o golden set. De virada, o Sttugart fez 15 a 7 e eliminou o atual vice-campeão da Champions. Na outra decisão o Budowlani venceu o primeiro jogo por 3 a 1 e o segundo por 3 a 2. Assim, MTV Sttugart e Budowlani Lodz conquistaram as vagas da fase classificatória.
MTV Stuttgart virou série contra Alba Blaj e eliminou o romeno (Foto: CEV) |
Formato de disputa
São cinco grupos com quatro times cada. Na primeira fase eles se enfrentarão em jogos de ida e volta como já é tradicional. O líder de cada grupo e os três melhores segundos colocados em geral avançarão, ou seja, oito equipes. Daí em diante começa o mata-mata em jogos de ida e volta nas quartas de final e na semifinal. A final será disputada em jogo único e em campo neutro, segundo a CEV. Portanto, não existirá mais Final Four ou classificação automática para as semifinais.
As equipes e seus grupos
Grupo A
Vakıfbank Spor Kulübü | Campeão da Turquia
Beziers VB | Campeão da França
Allianz MTV Sttutgart | Vice-campeão da Alemanha
Maritza Plovdiv | Campeão da Bulgária
Grupo B
Eczacıbaşı Vitra Spor Kulübü | Vice-campeão da Turquia
Dínamo Kazan | Vice-campeão da Rússia
Hameenlinna | Campeão da Finlândia
Uralochka NMTK | 3º colocado da Rússia
Grupo C
Igor Volley Novara | Vice-campeão da Itália
Racing Club de Cannes | Vice-campeão da França
Budowlani Lodz | 3º colocado da Polônia
Michanska Minsk | Campeão da Bielorrússia
Grupo D
Imoco Volley Conegliano | Campeão da Itália
Savino Del Bene Scandicci | 3º colocado da Itália
LKS Commercecon Lodz | Vice-campeão da Polônia
SSC Palmberg Schwerin | Campeão da Alemanha
Grupo E
Fenerbahçe Spor Kulübü | 3º colocado da Turquia
Chemik Police | Campeão da Polônia
Dínamo Moscow | Campeão da Rússia
Parabéns pelo ótimo trabalho que é desenvolvido no blog. As matérias sempre bem escritas, bem detalhadas e com linguagem simples de entender. Além disso, o editor interage com os leitores do blog por meio dos comentários, o que engrandece ainda mais a página.
ResponderExcluirGostaria de sugerir que fosse colocada a programação dos jogos.
Obrigado, Fernando! =D
ExcluirFico muito feliz em ler esse comentário, tento fazer o possível para gerar um conteúdo informativo e interessante no blog hehe.
Sobre as programações, estamos trabalhando para postar mais tabelas daqui pra frente.
Obrigado pelo comentário, abraços!
Alguém sabe me dizer onde a Belien tá jogando?
ResponderExcluirA Belien está jogando no Besiktas, mesmo time da Rykhliuk.
ExcluirExatamente. Ela deixou o extinto Bursa para sua segunda temporada na Turquia, agora pelo Besiktas (adoro a pronúncia, bêchíquitas hahaha).
ExcluirUm campeonato tão longo, para final em jogo único, lamentável.
ResponderExcluirSim, não sei se gosto muito disso... Bom, mas ainda está melhor do que o Final Four, que até era legal, mas era menos justo. O Alba Blaj, por exemplo, pegou um vice-campeonato sem disputar a pior parte da fase classificatória e o Casalmaggiore foi campeão do mesmo jeito. Isso claramente beneficiava os time...
ExcluirÉ triste ver como a liga azeri caiu de nível. Saudades do Rabita Baku da Nootsara, Skowronska, Akinradewo e companhia...
ResponderExcluirNão só caiu, praticamente não existe mais. Eu nem consigo acompanhar. A última vez que tive conhecimento, na temporada passada tinha 4 times.
ExcluirO Rabita faliu, o Lokomotiv faliu, o Azeryol faliu, acho que só restou o Azerrail (e olhe lá).
Acho que os times da Rússia, Bielorússia,França,Alemanha não terão chance...
ResponderExcluir