Com 13 equipes, Campeonato Italiano tem calendário definido

A Liga de Voleibol Feminino (LVF), responsável pela organização do Campeonato Italiano, divulgou hoje o calendário oficial do torneio para a temporada 2018/2019. 

A edição do campeonato contará com 13 times. 8 deles são os remanescentes e melhores da temporada 2017/2018: Conegliano, Novara, Scandicci, Busto Arsizio, Monza, Firenze, Casalmaggiore e Bergamo. Juntam-se a eles o Club Italia, promovido pela Federação Italiana (FIPAV), o Brescia, campeão da A2, e o Chieri, campeão do playoff da A2.

Com as desistências de Modena e Pesaro, duas vagas ficaram em aberto. A LVF concedeu então uma vaga para o Cuneo, segundo melhor time da fase classificatória da A2 e permitiu a permanência do 11º colocado da A1, o Filottrano, que seria rebaixado.

A temporada terá 26 rodadas na fase classificatória, com seis jogos e um time folgando a cada uma dessas rodadas. Apenas o último colocado será rebaixado, junto ao Club Italia, independente de sua posição. Lembramos que o Club Italia é uma iniciativa da FIPAV para promover jovens italianas e revelou nomes como Paola Egonu, Ofelia Malinov e Anna Danesi.

A competição terá início em 28 de outubro e encerrará a fase classificatória em 31 de março. Daí em diante, o padrão será o normal: quartas de final em melhor de três jogos (1x8, 2x7, 3x6, 4x5), semifinal e final em melhor de cinco jogos.

Confira o calendário completo dos jogos (em italiano).

Clássico de campeões entre Casalmaggiore e Conegliano acontece já na primeira rodada do torneio (Foto: Rubin / LVF)

Comentários

  1. Pq o clube Italia vai ser rebaixado diretamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Club Italia é mais uma iniciativa da FIPAV do que propriamente uma equipe. O objetivo dele não é ser campeão, mas revelar jogadoras.

      Já que vem gerando dúvidas, vou fazer uma matéria sobre isso explicando melhor =]

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)