Os fãs do voleibol argentino estão surpresos com a pré-convocação de sua equipe para o Mundial. Isso porque a capitã e principal jogadora da equipe foi deixada de fora: a ponteira Yamila Nizetich.
Nizetich tem 29 anos e é uma das líderes do voleibol argentino na atualidade. Já jogou em equipes de vários países, como França, Espanha, Turquia, Alemanha e vai para seu segundo ano consecutivo na Itália. Em 2018 deixou o Pesaro e assinou com o gigante Novara. Sem dúvidas, é a principal atacante dessa seleção - ou melhor, era.
O nome de Nizetich não está entre os pré-selecionados para o Mundial 2018 e Nizetich não compareceu à apresentação desta segunda-feira (30). O suposto motivo pode ser uma surpresa: Nizetich criticou a FEVA (Federação Argentina) em uma entrevista concedida à Radio Palerma.
Yamila começou a entrevista falando de sua tristeza pelos maus resultados de sua seleção nos últimos anos: "A tristeza pela Copa Pan-Americana continua. Há dois anos as Panteras não têm os resultados que esperávamos. Na Liga das Nações o desempenho não foi bom e no ano passado no Grand Prix também não. Conquistamos a classificação para o Mundial, mas se tirarmos isso do contexto, não se vê os resultados. É triste porque a pessoa retorna do exterior com toda a ilusão e expectativa, e os resultados não são dados com a camiseta que mais ama e isso dói", disse Nizetich.
A jogadora falou ainda sobre a necessidade de mudanças na Federação: "Temos que avançar e evoluir, melhorar a liga argentina, o treinamento e nossas condições. Há muitas coisas para melhorarmos em nosso dia-a-dia. Há ciclos que deveriam ter se fechado e isso não aconteceu. Eu sabia que seria assim e é isso que me deixa irritada", disse.
Ao ser perguntada sobre o motivo de ter rejeitado jogar a Liga das Nações, Nizetich fez a crítica mais dura, sobre o momento atual da seleção. "Se rejeitei jogar na seleção (na Liga das Nações) foi porque há coisas que poderiam ser feitas de forma muito melhor. Eu tenho a sensação de que agora as Panteras (apelido das argentinas) não estão jogando vôlei, estamos apenas fazendo coisas erradas. Parte de cada jogadora e de cada um dos funcionários sabe que todos nós somos responsáveis e fazemos algo para isso", finalizou a ponteira.
A verdade muita vezes dói e tudo que ela falou na entrevista são fatos reais. A seleção argentina já não era muita coisa, mas nos últimos anos decaiu mais ainda e foi ultrapassada pela Colômbia, por exemplo. O Guillermo Orduna é um péssimo técnico. Talvez as indiretas da Yamila sejam mais para o treinador, daí a federação comprou as dores dele e tirou a Nizetich da seleção. Vale lembrar que a Sosa joga o Mundial e depois de aposenta de vez da equipe argentina.
ResponderExcluir...e depois se aposenta de vez da equipe argentina.*
ExcluirBem que ela poderia se naturalizar em outro país como a Costagrande fez, né? A Yamila sabe muito bem que a seleção argentina não tem futuro, tanto que deu essa entrevista.
ExcluirO que o Rizola fez na Colômbia, não é brincadeira, Está melhor que todas da América Central e Caribe!
ExcluirA evolução com a chegada de Rizola aconteceu! O técnico argentino é ruim mesmo, aposta em jogadoras que jogam liga argentina, e não as que estão por aí mundo a fora.
Nizetich, vc da sorte que saiu daquela bagunça!
Falta uma jogadora que diga isso tudo a CBV e ao José Roberto Guimarães, mesmo ele sendo tricampeão olímpico, já acabou sua fase, é hora de dar continuidade ao trabalho e de uma filosofia nova, como assim que o Motta dirigiu a seleção deu chance a jogadoras novas, assim surgindo Jaque, Fabiana e Thaisa sao exemplo. Acho que e hora de dar uma chance ao Spencer Lee, Wagão, Maurício Thomaz, ou até a Fofao, juntos somando sempre. Ali já está uma panela total e todo mundo sabe que o Ze ama as velhas e as do seu clube sempre tem preferência. Isso e erradissimo.
ExcluirVocê quer mesmo comparar a situação da equipe argentina com a nossa seleção? KKKKKK
ExcluirSituação não, mais tu acompanha o vôlei brasileiro mesmo criança? A anos não perdíamos tanto, em todas as categorias inclusive nas de base. Isso demonstra que o trabalho feito não é satisfatório, e tera breves pesadelos. A situação em questão q vc " achou" que comparei, não há comparação, sabemos do nosso status e trabalho. Não vê quem não quer, mais verá com os resultados que estão por vir. E porque é consequências do tranatra feito.
Excluir1) Não sou criança, se você é eu já não sei.
Excluir2) "HÁ* anos não perdíamos tanto..."
3) É óbvio que temos problemas na base e isso tá dificultando a formação de novas jogadoras. Por que você acha que o Zé insistiu na Garay nesse Mundial, por exemplo? Ele viu que com a Rosamaria não iria pra frente e que, por mais que a Drussyla seja uma atleta promissora, ainda precisa de tempo para se tornar uma ponteira completa.
4) Todos sabemos que o Zé é paneleiro e que beneficia jogadoras de seus clubes. Mas essa escassez de novos talentos não pode cair só na conta dele, é um problema da CBV como um todo.
5) Você continua errado já que no seu primeiro comentário diz: "Falta uma jogadora que diga isso tudo a CBV e ao José Roberto Guimarães...". Logo, você atribui os mesmos problemas que a seleção argentina vem sofrendo ao nosso time e isso é completamente equivocado. Na entrevista, a Yamila se queixa dos resultados medíocres das panteras nos últimos anos. Ano passado ficamos em 1º lugar no Grand Prix, em Montreux e no Sula e em 2ª na Copa dos Campeões. Esse ano ficamos em 4º lugar na VNL com um time super prejudicado fisicamente pelas lesões e na Copa Pan com a equipe B que treinou um mês só em Saquerema por causa da crise financeira na CBV. As diferenças astronômicas entre os dois times só prova como a sua comparação é equivocada.
6) Na maior parte da entrevista, a Nizetich parece jogar indiretas principalmente para o Guillermo Orduna que é um técnico péssimo. No seu primeiro comentário você o coloca no mesmo nível do Zé já que utiliza os argumentos da Yamila para criticar ambos. Mas eles não estão nem perto de terem a mesma qualidade como técnicos e de cometerem exatamente os mesmos erros no comando de suas respectivas seleções.
7) "E porque é consequências do tranatra feito." WTF?
O que o Rizola fez na Colômbia, não é brincadeira, Está melhor que todas da América Central e Caribe! Como? a Colombia tomou uma surra da Republica Dominicana e esta bem longe. o Rizzola pegou o time praticamente pronto, trabalho do Mauro Maracciulo, ele so deu continuidade.
ExcluirGosto dela Nizetich, mas se for bem trabalhada Elina Rodriguez irá substitui-la a altura. Essa jovem ponteira tem futuro.
ResponderExcluirO Brasil Ganhou 5 Ouros Olímpicos e mais uma centena de títulos internacionais e Argentino nenhum fica pagando pau para o Volei do Brasil.
ResponderExcluirEles que se explodam !!!