Drussyla sofre fratura na mão e está fora da Liga das Nações de Vôlei

Uma péssima notícia para a seleção brasileira: a ponteira Drussyla sofreu uma fratura impactada na base do quinto metacarpo da mão direita causada por um trauma e está fora da Liga das Nações de Vôlei. Drussyla se machucou no jogo contra a Rússia e retornou neste sábado ao Brasil.

Drussyla não se recuperará a tempo das finais da Liga das Nações (Foto: FIVB)


O médico da seleção feminina de vôlei, Júlio Nardelli, comentou sobre a lesão da jogadora e falou da expectiva de retorno de Drussyla às quadras.

“Ela teve um trauma na mão direta no jogo contra a Rússia. Ontem fizemos um raio x e detectamos uma fratura impactada na base do quinto metacarpo da mão direta. Essa é uma fratura de bom prognóstico. Ela vai permanecer em tratamento fisioterapêutico. Optamos pelo retorno da Drussyla ao Brasil. Assim, ela não passará por viagens longas e poderá ter uma uma recuperação mais rápida. A expectativa é que ela retorne às quadra em torno de quatro semanas”, explicou Júlio Nardelli.

Opções do Brasil

José Roberto tem no grupo outras três ponteiras: Amanda, Rosamaria e Gabi, esta última se recuperando se uma lesão no joelho. Natália está fora da Liga também devido a uma lesão no joelho. O Brasil tem outras três opções de ponteiras: Priscila Daroit (que pediu dispensa da seleção B), Mari Paraíba e Jaqueline, essa última inscrita como líbero. O Brasil pode ter também Tandara como ponteira ou Monique improvisada, ainda considerando que Bruna Honório poderia ser convocada para a saída - mas essa opção é menos provável.

Mari Paraíba e Jaqueline são duas alternativas para a substituição de Drussyla na Liga (Foto: reprodução/UOL)


Praticamente classificado à fase final e em segundo lugar geral, o Brasil joga a 5ª semana da Liga das Nações em Eboli, na Itália.

Comentários

  1. Jaqueline está inscrita como líbero. Nesse caso, ela poderia ser usada como atacante??? Acho um desperdício uma jogadora como a Jaque, que ainda pode contribuir no ataque, ser deslocada para a função de líbero.
    Deslocar a Tandara da saída para a entrada não seria uma troca viável, visto que ela é nossa principal jogadora e se adaptou bem na posição de oposto.
    Mari Paraíba seria uma ótima opção, desde que estivesse treinando. Agora, ela deve estar sem ritmo de jogo e, além disso, uma dupla de ponteiras com Amanda e Mari Paraíba seria fraca em termos de ataque.
    Gostaria de ver o Zé dando mais chances pra Rosamaria.

    A melhor opção seria usar a Jaque mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, Fernando!

      Vou te dar um exemplo prático: no último jogo da Itália (contra a R. Dominicana) a Parrochiale entrou para sacar, fazendo fundo no lugar da Pietrini e até pontuou.

      O que é obrigatório é que dentre as 14 escaladas, 2 sejam líberos - nesse caso, Mazzanti colocou Sylla como líbero.

      Ilustrando hahaha:

      https://www.fivb.org/Vis2009/Images/GetImage.asmx?No=201817389&maxSize=960

      Excluir
  2. Seria legal o Zé utilizar nesses últimos jogos antes da faze final a jaque e Rosamaria na ponta poupando a amanda ou a Gabi ao lado da amanda com a Jaqueline e Rosamaria no banco seria um tipo de formação pra testar já que o Brasil está classificado

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ser uma jogadora ainda inconstante, a Drussyla vinha fazendo uma boa liga das nações. Foi muito importante, por exemplo, no jogo contra a China. Drussyla chegou a está entre as atacantes mais eficientes, no entanto, vem recebendo menos bolas da levantadora Roberta. Dentre nossas opções era a melhor ponteira no quesito ataque e vinha defendendo muito também. O passe é irregular.
    Dentre as possíveis substitutas, acho difícil ele convocar a Mari Paraíba (que não integrou nenhuma seleção esse ano), a Pri Daroit (que pediu dispensa da seleção B e sinceramente não tem nível para a A). Acho que seria bom retornar a Jaque para ponta ao menos até esse final de LDN porque ficar com apenas 3 ponteiras (praticamente 2, porque a Gabi só joga 1 set e sai, muitas vezes é possível ver ela com cara de sacrifício no banco logo após sair de quadra) é muito complicado. Possa ser que se Jaque voltar pra ponta e com a Amanda titular, o ataque pelas pontas fique menos potente, mas que o time cresça no passe e na defesa e a Roberta, com o passe na mão, acione muio o meio, especialmente com a Adenízia (carol deveria ser a outra titular) e acelere mais as jogadas nas pontas.
    É isso ou então confiar tudo na Amanda e na Rosamaria.

    ResponderExcluir
  4. Volta a Jaque pra ponta. Nunca te pedu nada Zrg. Eu te imploro

    ResponderExcluir
  5. Tô achando que vai dar Jaque! Rosamaria não vem de uma boa fase, vide a semifinal da SL onde a mesma saiu zerada. Com Jaqueline em quadra o Brasil ganha em volume de jogo e a Roberta poder jogar com o meio tranquilamente e até acionar Amanda com mais frequência e deixar a Tandara pra decidir mais pro final do set. Se o ZRG chamar Jaque e ela der uma cara nova pro time a lista pro Mundial se embaralha mais ainda!
    Queria que ZRG desse chance pra MACRIS jogar com TANDARA, pois com Monique ela vai se queimar muito e desse oportunidade pra Gabiru mostrar a que veio!

    Se ZRG pro mundial convocar: Nati,Gabi e Jaque ... Eu entre Amanda e Drussylla sou mais Amanda!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não sabemos como está o nível de treinamento das jogadoras inscritas na VNL e que ficaram no Brasil.. .partindo desse princípio acredito que o Zé jogue com Rosamaria na ponta sabemos que o ataque vai funcionar mas iremos sofrer no passe. Acho ótima oportunidade para ela mostrar que evoluiu e calar a minha boca !! Pra cima delas Rosa.. Mostrar o peso do braço das brasileiras. Zé pelo amor de Deus chama a JAQUELINE para qualquer posição !!

    ResponderExcluir
  7. Seria maravilhoso ver a Jaque na ponta novamente. O Brasil na teoria jogaria melhor com as centrais ja que teria um passe melhor pra Roberta distribuir e variar mais as jogadas. Até porque nossa seleção está dependente demais da Tandara que é maravilhosa, mas na fase final todas as seleções estarão prontas pra tentar neutralizar ela no ataque como foi contra os Estados Unidos. Na grande fase do Brasil nós tinhamos volume de jogo e jogadoras eficientes em todas as posições e marcar o jogo do Brasil era difícil, claro se a levantadora soubesse utilizá-las Era Sheila, Garay, Natalia, Thaisa e Fabiana e Brait/Fabi. Ja entrávamos favoritos em qualquer torneio. Hoje o momento é outro e temos que improvisar. Agora veremos o que o ZRG vai priorizar. Um passe melhor com Jaque e centrais mais soltas no ataque ou colocar a Rosamaria ganhando no ataque, mas perderia e muito no passe. Ja que Amanda é meio inconstante e a líbero nem se fala. Ai pra completar a Roberta não esta jogando bem e sobra pra quem tentar resolver? Tandara, a oposta mais completa da atualidade. Mas que não opera milagres todos os dias. Ainda mais sendo estudadas pelas ja praticamente classificadas EUA CHN SRV TUR HOL. Creio que a classificação será essa.

    ResponderExcluir
  8. Várias atacantes brasileiras optam por atacar de frente as jogadoras muito altas, quando poderiam usar a barriguda (largadinha), até porque se nota o meio da quadra totalmente desprotegido. Os técnicos brasileiros ainda não atentaram pra isso, elas perdem muitos pontos por querer bater de frente com os bloqueios.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)