Champions: o jogo mais esperado do ano, a decepção turca e o campeão de tudo - Vakifbank é tetra!

Um final de semana incrível aconteceu em Bucareste! O time da casa recebeu o poderoso trio das melhores ligas do mundo: o italiano Conegliano e os turcos Vakifbank e Galatasaray. 

Vakifbank SK Istanbul foi o campeão da Champions League (Foto: CEV)

O jogo do ano

O favoritismo era todo deles: praticamente todo mundo esperava que Conegliano e Vakifbank chegassem à final do torneio. Também pudera, trata-se simplesmente dos campeões da Itália e da Turquia, insisto, as melhores ligas do mundo. O Vakifbank era favorito à vitória, o Conegliano vinha resiliente, após perder três de suas titulares durante a temporada, incluindo as duas centrais. E o Vakifbank viu uma fragilidade no adversário e jogou pra cima disso. Com Bricio sofrendo muito no passe, as turcas abriram o primeiro set. A boa distribuição de Ozbay ajudou o time principalmente no primeiro set. O Conegliano melhorou o passe no segundo set e Ozbay viu que precisaria de suas armas ofensivas: não é que Sloetjes recuperou seu voleibol? Tudo se encaminhava para um 2x0 rápido. Mas eram as panteras...

Favorito, Vakifbank abriu 2 a 0 em cima do rival italiano (Foto: CEV)


Totalmente focado, o Conegliano veio avassalador no terceiro set. O time praticamente não errou, em nenhum fundamento. Wolosz incitou o jogo com suas pouco eficientes centrais e o ataque do Vakifbank parou de funcionar. Para piorar, Zhu sentiu uma lesão no tornozelo e teve que deixar a quadra. Sloetjes, agora, não conseguia segurar a pressão do jogo e o Conegliano parecia em chamas do outro lado. O quarto set seria ainda pior para o time turco, Fabris fazia uma atuação brilhante enquanto Sloetjes desapareceu e saiu do set zerada. Zhu voltou e foi caçada pelo eficiente saque do Cone, sofrendo muito no ataque. Sem problemas, o Conegliano fechou por incríveis 25-15.

RESISTÊNCIA DAS PANTERAS: Conegliano empatou a partida quase que sem cometer erros (Foto: CEV)


Mas era uma semifinal, uma final antecipada - qualquer descontrole no quinto set seria crucial para um dos gigantes. E o Vakifbank começou melhor, mas a defesa do Conegliano parecia impecável! De Gennaro causou um extremo incômodo em Zhu, como naquele Grand Prix em que a China caiu para a Itália. A líbero foi excelente, achou a diagonal de Zhu e deu trabalho. Zhu levou dois bloqueios no tie-break, a rede empacou com Kirdar e Naz Akyol veio do banco. Mas, finalmente, alguém sentiu. Com erros semelhantes aos do primeiro set, Bricio sofreu no passe e Zhu chegou à rede. O Conegliano resistiu, encarou o adversário, tinha 12x9, a três pontos da final, mas tomou a virada. Ting não se omite em decisões, nunca se omitiu. Por 3 sets a 2, o Vakifbank eliminou o Conegliano e deu um passo ao título.

Atuais campeãs eliminaram principais rivais e deram um passo ao título (Foto: CEV)

Desculpem, mas que vexame!

Já dávamos como certa a final entre Galatasaray e um dos campeões. Bem, não foi assim. Vale lembrarmos que o Alba Blaj sequer foi campeão romeno e só chegou ao F4 por sediar o torneio. Jamais querendo desmerecer a equipe, mas os investimentos entre os dois times nem se comparam. Mas Cleger resolveu ser incrível, na melhor temporada de sua carreira e fez o "impossível": levou o Alba Blaj à final, derrotando o Galata por 3 sets a 1. Infelizmente, Demir despediu-se das quadras com uma partida muito ruim e não conseguiu repetir o grande jogo que levou seu time até ali. O time sentiu falta de Kosheleva e perdeu para si próprio em 31 erros. Nada a comemorar, apenas todo o muito obrigado da Turquia a Demir e Aslanyurek, esta última que também jogou no sacrifício, assim como Demir.

Ana Cleger comandou o fracasso do Galatasaray e a final inesperada do Alba Blaj (Foto: CEV)

Bronze previsível

O Conegliano passou sem problemas pelo Galatasaray. Se havia alguma esperança do Galatasaray se recompor, Bricio e Fabris acabaram com ela. Com muita festa, o Conegliano comemorou o bronze, sabendo que este foi um bom resultado, mediante a tudo o que enfrentou.

Conegliano comemorou o terceiro lugar (Foto: CEV)

Campeão invicto, Vakifbank é o novo-antigo dono da Europa

Nenhuma surpresa também no campeão: o favorito, desde o início, venceu a competição. O Vakifbank atropelou com crueldade o frágil Alba Blaj e conquistou o tetracampeonato da Champions League, segundo consecutivo. Zhu comandou a pontuação da final com 15 pontos, seguida de Sloetjes com 14. Cleger foi anulada pelo Vakif e desapareceu na final e assim o time ficou sem base ofensiva. 

Cleger não repetiu o sucesso do primeiro jogo e foi anulada pelo Vakifbank (Foto: CEV)


O título baseia-se na competência de Guidetti em não perder um jogo sequer em toda a competição! Ozbay foi uma grata surpresa na temporada e ajudou muito devido à suposta gravidez de Akyol. Sloetjes alternou momentos muito ruins, mas cresceu muito na reta final da temporada. Mas quem dispensa elogios é Zhu. Duas Champions, dois troféus, decidindo nos momentos de decisão, encarando e assombrando com seu poder de definição. É a melhor do mundo disparada! O Vakifbank comemora o final da temporada sendo CAMPEÃO DE TUDO (Champions, Copa, Supercopa, Turco e Mundial). 

CAMPEÃO DE TUDO: Vakifbank venceu os quatro títulos que disputou (Foto: CEV)


CEV Champions League - Final Four

Semifinais

Vakifbank 3 x 2 Conegliano  (25-22, 25-21, 17-25, 15-25, 16-14)
MP: Fabris (28), Hill (18) | Zhu (24), Sloetjes (16)

Alba Blaj 3 x 1 Galatasaray (23-25, 25-17, 25-22, 25-22)
MP: Cleger (27), Krsmanovic (10) | Rabadzhieva (19), Ruseva (12)

Bronze

Galatasaray 0 x 3 Conegliano (25-17, 25-18, 25-20)
MP: Demir, Rabadzhieva (9) | Brício (14), Fabris (12)

Final

Vakifbank 3 x 0 Alba Blaj (25-17, 25-11, 25-17)
MP: Zhu (15), Sloetjes (14) | Crncevic (8), Salaoru (7)

Seleção do Campeonato

MVP: Gozde Kirdar (Vakifbank)
Melhor Oposta: Ana Cleger (Alba Blaj)
Melhor Levantadora: Joanna Wolosz (Conegliano)
Melhores Ponteiras: Ting Zhu (Vakifbank) e Kimberly Hill (Conegliano)
Melhores Centrais: Milena Rasic (Vakifbank) e Nneka Onyejekwe (Alba Blaj)
Melhor Líbero: Gizem Orge (Vakifbank)

Gozde Kirdar foi eleito MVP do torneio (Foto: CEV)

Comentários

  1. Como não amar a Zhu?!
    Talento puro!!!
    Aquela defesa que ela fez na reta final do tie-break seguida do seu próprio ponto de bloqueio foi magnífica!
    Pelo Conegliano destaco novamente Hill. Mais uma vez se destacando nas premiações e ganhando mais uma medalha. Maravilhosa!
    Que venha o Mundial de Clubes.

    ResponderExcluir
  2. Foi a final de Champions mais sem graça que já assisti, um saco! Felizmente a semi entre Vakifbank e Conegliano foi um show de volleyball.

    ResponderExcluir
  3. Final horrenda, pelo menos fomos salvos pelo jogão Sesi vs Sada e Perugia vs Lube. Sloetjes é o calcanhar de Aquiles do Vakif, esse time com uma oposta apenas mediana não perderia um set sequer em qualquer campeonato que disputasse.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que jogo foi aquele de Cleger "cara de tartaruga ninja" :-( ela arrasou na semi, quero saber que dieta é essa que as cubanas foram criadas, pq o mulheres para terem força física.

    ResponderExcluir
  5. O que a Cleger e a Krsmanovic jogaram na semi contra o Galatasaray esqueceram de jogar na final contra o Vakif.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)