Papo de Mercado: Yingying Li no Fenerbahçe? Improvável!

Por Gustavo Aguiar

Olá! Decidi criar essa coluna no To Fly, o Papo de Mercado, para conversarmos sobre as possibilidades, boatos e até dúvidas de vocês sobre as transferência no voleibol mundial. Vou acompanhar todos os comentários!

Vamos começar falando do rumor de que Yingying Li teria recebido proposta do Fenerbahçe. Bem, pode até ter acontecido, mas a chinesa não deve deixar a China. Sabemos que só existe uma liga no mundo capaz de pagar mais do que a turca e é exatamente a chinesa. 

Se elas pagam mais por estrangeiras, como não conseguiriam manter suas estrelas locais? E é claro, a Associação Chinesa de Voleibol (CVA) e a FIVB querem fazer do país a referência do voleibol mundial e estão trabalhando para fortalecer sua liga - não vão deixar Li escapar.

Então, tem gente comparando com o caso de Ting Zhu. Não tem muito a ver, Zhu surgiu como um fenômeno. A jogadora veio do muito modesto Henan, que tem baixíssimo nível competitivo na série principal do chinês e mesmo com Zhu era assim. Isso foi um fator decisivo para que Lang Ping interferisse pedindo sua transferência à CVA - vale lembrar que a associação chinesa não costuma ver com bom grado transferências para o exterior. Li, por sua vez, é do maior campeão da história, o unodecacampeão Tianjin, que acabou de ganhar um título e fazer dela MVP.

Além disso, ela é uma menina, tem 18 anos e está no país que lidera o ranking da FIVB. O Fenerbahçe pode até querê-la, muitos querem, mas dificilmente ela deixará o Tianjin. Prioridade do Fenerbahçe é o retorno de outra a asiática e outra jogadora do chinês em 2018. Todos sabemos disso...

Yingying Li no Fenerbahçe? Duvido! (Foto: Osports)

Comentários

  1. Poderia evoluir ainda mais jogando fora do país dela que ainda não tem uma liga tão forte quanto a turca, italiana ou a nossa! Se ela ja esta jogando desse jeito, evoluindo poderia ser melhor a the monia que amo da Zhu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mas eu vejo um bom crescimento da liga chinesa, é a melhor liga da Ásia disparada. A Zhu se tornou a Zhu jogando na China, antes da Turquia. E eu acho até melhor pra China que a Li fique no país. Veja só: a Li tá de férias, à disposição da seleção em breve. A Zhu ainda vai decidir o bronze do turco e as semifinais da Champions. Mesmo depois de 7 DESNECESSÁRIOS jogos.

      Excluir
  2. A China nao iria liberar ela, ate mesmo para preserva-la, seria muita pressao p ela q esta comecando agora. No Fener acredito q a Polina continuará, Jerkov fora e a Natalia ta uma incognita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é muito nova e joga em um time "top". Não tem porque ir para a Turquia, a China paga melhor.

      Excluir
    2. Verdade, agora minha duvida todinha é se eles irão continuar com a Natalia ou ela vai voltar para o BRASIL.

      Excluir
  3. A China não vai liberar. Ela é muito jovem e a ficha não caiu! A garota ainda deve estar deslumbrada com a repercussão; prêmios e títulos que vem conquistando. Deve estar sendo aconselhada pelos familiares; especialistas do vôlei e sobretudo a Lang Ping.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade hahaha. A CVA não vai perder a Li... Tô curioso pra ver o regulamento do próximo ano, espero que reduzam o número de jogos e aumentem as transferências.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Tou fascinado na YY Li. Uma menina gente. Me lembra tanto a Zhu e a Bosko novinhas entrando na seleção e todos os olhos voltados para elas. Futuro muito promissor pra essa "Nova TheMonia". Torcendo muito pra ela ir ao mundial. Lang Ping deve colocá-la na Liga das Nações.
    Agora convenhamos, meninas, qual seleção do mundo tem um banco de respeito como a China??? Caraca que time esse!!! Atacantes fenomenais:Zhu, Li,Liu,Yuan.
    Mal posso esperar ver essas divas no mundial .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na pior das hipóteses, a China tem uma "Zhu piorada". E olha, não sei viu, acho até que a Li tem mais potencial que a Zhu. Não acredito que tô falando isso... Gente, pelo amor de Deus, se a Zhu joga o que sabe e a Li repete esse chinês, a China vira uma máquina ofensiva.

      Entretanto, nada é perfeito: o passe. Xiaotong Liu é a única exímia passadora dentre as convocadas. Além disso, precisam de uma levantadora reserva...

      Excluir
  6. Acho ela lenta e lembrando o bloqueio chinês não é nem de perto tão bom quanto o os europeus(Sérvia, Itália, Holanda e Russia) Americanos( Usa e Brasil). Tem atletas que rendem em ligas e não em seleção. Como é o caso de:
    Joycinha
    Nikolova
    Hippie
    Yldirim
    Entre outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So existe uma maneira de descobrir se o atleta rende na seleção como rende no clube: é o convocando e colocando pra jogar! A Lang faz isso e tem gratas surpresas. Já outros técnicos...

      Excluir
    2. Também acho ela lenta mas com certeza é devido a altura e pouca idade, Zhu e Yuan também eram quando mais novas, nada que um bom treinamento não resolva

      Excluir
    3. Discordo em partes.

      Joycinha não joga ao estilo rápido do Brasil, sabemos dessa diferença. Nikolova é inconstante, é assim em clubes e seleção também, mas na seleção dependem mais dela. Hippie não joga na seleção há anos, pediu dispensa em 2015, se não me falha a memória e não voltou. Yildirim... mesmo em clubes...

      A Zhu visualmente também é lenta. Mas tem um giro de braço...

      Excluir
    4. Quanta falta de informação, a liga chinesa possui bloqueios pesadíssimos,as ponteiras e centrais é maioria alta! El enfrentou só block pesado na liga chinesa!

      Excluir
  7. TO FLY,o que vcs acham sobre aqueles Rumores da Rosamaria no Fenerbahçe,é só fofoca ou pode acontecer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem chances! Duvido que isso sequer tenha existido. A Rosamaria, com todo respeito, não assegurou sua titularidade sequer no Minas. Como faria isso no Fenerbahçe, com uma pressão muito maior? Se dissessem que é a Mari Paraíba, boa passadora, eu acreditaria mais.

      Excluir
  8. É verdade que o Conegliano tem interesse na Gabi do SESC?

    ResponderExcluir
  9. Gente, nós usamos a política de não cravar contratações antes de acabar a temporada. Simplesmente por elas não poderem ser cravadas hahaha. Tudo ainda é rumor, proposta ou contrato verbal, por isso não queremos disseminar essas informações. Espero que vocês entendam! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu entendo! Mas não precisava ter excluído meu comentário sobre movimentações do mercado, pois em momento nenhum eu cravei nenhuma contratação e nem falei mal ou ofendi ninguém. Quando se diz que um clube tem interesse em determinado jogador não quer dizer que aquela contratação necessariamente se concretizará. Até porque a matéria fala justamente sobre um rumor, né. Enfim, chateado com a página...

      Excluir
    2. Oi, Fernando.
      Longe de nós querermos que algum de vocês fiquem chateados com o To Fly. O que acontece é que estamos discutindo sobre como nos manifestar sobre rumores e contratações na próxima temporada. No último ano, cometemos UM erro (Leys negociava com Fener, mas fechou com Bursa) e sim, particularmente estou chateado com ele até hoje hahaha.

      A contribuição de vocês é muito valiosa, inclusive, você pode até ajudar a gente escrevendo uma matéria, caso se interesse. Pode me chamar pelo messenger da página ou no meu e-mail pessoal, guhaguiar@yahoo.com.

      Por fim, peço desculpas em nome do TF se você se chateou e te convido a nos ajudar nesse processo. Abração! <3

      Excluir
  10. Sem chance da China liberar, pelo menos não tão cedo. Agora, há rumores de que o Fenerbahce está de olho na Maja Ognjenovic para substituir a Tomkom. Para o lugar dela no Eczacibasi está cotada a Alikaya do Galatasaray. Será que eles vão renovar com a Natália? Ela não repetiu a ótima performance da temporada 2016/2017.

    ResponderExcluir
  11. E sobre os rumores da Tandara no Vakif e Galatassaray? O que vcs têm a dizer? É real?

    ResponderExcluir
  12. tomara que a tandara va mesmo jogar fora do brasil excelente jogadora.
    merece muito respeito. jogadora que foi trucidada por muitos que se quer reconheceram
    que esta jogando sem descanso a quase dois anos servindo a seleção e seu clube.
    e muitos vão as redes socias ofende-la.tandara não perde para nenhuma oposta interncional.

    ResponderExcluir
  13. Voloch anunciou uma possível ida da Fabíola para o Praia. Espero mto que seja mentira pq pela temporada que ela fez e a idade que ela tem, mto difícil render mais. E pra mim sempre foi uma jogadora mediana. Existem opções muito melhores no mercado. Ex:
    Para titular:
    Giovana
    Roberta
    Ananda
    Ou até a Lloyd ou Tomkom que não está tão valorizada mais no mercado.
    Temos boas levantadoras em nosso cenário Nacional como:
    Fran
    Vivi do Brasília
    Iarla do Sesi
    Lyara
    Jackeline que está no Barueri.
    Porém acho que o Praia renova com grande parte do elenco.
    Garay, Wal, Fabiana, Suelen e Amanda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)