Análise: os dois últimos jogos do confronto equilibrado de Praia e Osasco

Por Matheus Vieira Felipe

PRAIA ERRA MENOS, DEVOLVE O 3X1 E ABRE 2 A 1 NA SÉRIE


O terceiro jogo da série entre Dentil Praia Clube e Osasco foi marcado pelo equilíbrio mais uma vez, incrível em ver como anda sendo o desenrolar dessa série. 

E diante de sua torcida, foi a vez do Praia Clube se restabelecer na série, jogar seu melhor voleibol coletivo e assim ficou mais fácil para levantadora Claudia Bueno fazer o que tinha que ser feito na distribuição.  

Tudo o que faltou no Praia Clube no segundo jogo, fez a diferença no terceiro, o nível de recepção, nível de defesa, e algo importante que fez a diferença a lucidez da equipe mineira quando precisava-se decidir a partida e manter a regularidade em erros. 
A central Waleswka foi o nome do Praia Clube no jogo, um verdadeiro paredão marcando 8 pts em blocks e totalizando 17 no jogo. A campeã olímpica foi a maior pontuadora da partida pelo lado mineiro. 

Nicole Fawcett embora possa render mais na parte ofensiva, voltou a ter mais confiança no serviço de saque, a norte americana marcou 4 pts no fundamento.  

A central Fabiana embora não tenha bloqueado como no primeiro confronto, ajudou a equipe na virada de bola, marcando 12 pts de ataque. Não é à toa que é vem se tornando uma das opções mais seguras da levantadora Claudinha na distribuição. 

E por falar em jogadora de confiança nada mais justo do que citar a ponteira Fernanda Garay autora de 16 pts na partida, foi determinante para a vitória da equipe de Uberlândia, principalmente no fim do terceiro set em que ela fez a diferença. E com isso ela foi escolhida como melhor da partida pelo público de casa. 

Praia impôs ritmo pesado ao Osasco (Foto: Divulgação Praia Clube)


A equipe mineira foi inferior ao time paulista nos fundamentos ataque e bloqueio. Se o Praia tinha apenas Waleswka inspirada nos bloqueios, o time paulista contava com as suas atacantes de meio e extremas pontuando nesse fundamento. Ana Beatriz se destacou nesse fundamento anotando 6 pts. 

Tandara mais uma vez foi o destaque da equipe paulista na virada de bola, virou 21 de 52 que recebeu durante o jogo, totalizando 23 pts no geral. Quem dividiu a responsabilidade na virada de bola do time paulista, foram as ponteiras Mari Paraíba com 17 pts e Angela Leyva com 15 pts. 

Embora tenham feito uma boa partida no ataque, as ponteiras de Osasco deixaram a desejar no fundamento recepção, ambas tiveram 80% de aproveitamento no jogo 2 em recepção. E ambas não tiveram nem 40% de aproveitamento nesse fundamento no terceiro jogo, o que impossibilitou a levantadora Carol Albuquerque de usar o meio de rede.

 O nível de recepção é o termômetro para qualquer equipe se sair vencedora, quando se passou melhor Osasco venceu, quando não, perdeu-se o jogo, o praia teve mais regularidade com o trio formado por Garay, Amanda e Suellen, enquanto em Osasco Tássia foi a melhor nesse fundamento. 

Os técnicos Paulo Coco e Luizomar, tem usado com frequência o banco de reservas nessa série, no time mineiro Paulo tem utilizado Ellen Braga que anda alternando entre banco e titularidade com a também ponteira Amanda. 

Já no time paulista Carol Albuquerque terminou como titular nos três jogos dessa série enquanto a levantadora Fabíola segue no banco, algo que tem se tornado natural durante a temporada. 
A falta de regularidade no meio de rede, também chama atenção. Natália Martins pela terceira vez termina partida como titular no lugar da sérvia Nadja Ninkovic.  

O time mineiro abriu 2 a 1 na série e está a uma vitória da tal sonhada decisão na temporada, o Praia precisa vencer o Osasco fora de casa para confirmar a vaga, já a equipe Paulista joga diante de sua torcida em busca do empate na série. 

SEMIFINAL - JOGO 3
Dentil Praia Clube 3x1 Vôlei Nestlé (25x23 22x25 25x23 e 25x20).
Link: http://superliga.cbv.com.br/resultados-fem
MP: Waleswka 17 pts, Fernanda Garay 16 e Fabiana 15| Tandara 23, Mari Paraíba 17 e Leyva 15.  

Praia Clube venceu jogo em casa (Foto: Divulgação Praia Clube)

COM 36 PONTOS DE TANDARA O TIME DE OSASCO EMPATAA SÉRIE CONTRA O PRAIA

Após vencer o jogo em seus domínios por 3 sets a 1, o time de Uberlândia foi até a Osasco para buscar a vaga e se classificar para a decisão do campeonato nacional. Mas encontraram a oposta Tandara em uma noite de gala.

Essa série entre as duas equipes tem proporcionado grandes jogos, não tem sido fácil para ninguém, as duas equipes brigando até a última bola pela vaga na grande decisão.
O primeiro set foi teste para cardíaco, pelo lado de Osasco a oposta Tandara marcou simplesmente 14 pts dos 31 somados pelo time paulista na parcial, enquanto isso a levantadora Claudinha se apoiava no coletivo, quem se sobressaiu foi a central Waleswka com 6 pts. Fabíola usou a ponteira Leyva que havia recebido apenas 5 bolas no set, para virar a bola decisiva que sagraria a vitória osasquense no primeiro set por 31x29! 

Já no segundo set o equilíbrio tomou conta da parcial, enquanto o Praia esboçava jogar seu melhor voleibol, chegando a liderar a partida na reta final do set, eis que a distribuição diluída de Fabíola entre as atacantes no set, inclusive pelo meio com Bia o destaque com 7 pts, o mesmo número de pontos marcados por Fernanda Garay.  Os erros de passe e ataque do Praia custaram a parcial, e com isso Osasco fez 27x25!

Tandara pelo alto (João Pires / Fotojump)


Com as duas equipes se alternando no terceiro set, a levantadora Claudinha buscou em Fabiana uma alternativa para desequilibrar a parcial e fazer o time de Uberlândia sobreviver na partida, e deu certo, a central marcou 7 pts, enquanto em Osasco, Fabíola iria aproveitando o bom momento de Tandara com 7 pts marcados, e na reta final utilizou Mari Paraíba que vinha bem na partida até errar o ataque decisivo que fechou o set para o Praia Clube 26x24!

O Praia estava vivo na partida, voltou com outra postura no quarto set, mais agressivo e contava com mudanças como Ellen Braga jogando na saída de rede no lugar de Fawcett. Claudinha utilizou todas as atacantes, mas apenas Fernanda Garay que chegou a sentir câimbras no abdómen em uma ação de defesa, foi a atacante mais efetiva na virada de bola, foram 4 pts marcados pela ponteira no quarto set. Já por Osasco, o técnico Luizomar substituiu Fabíola por Carol Albuquerque e a mudança mais uma vez deu certo para o time paulista, e se apoiando em Tandara que marcou 9 pts na parcial e Mari Paraíba dividindo a responsa na virada de bola o time Paulista fechou o jogo em um 25x19! 

Era a Noite do time paulista, tudo conspirou a favor do time de Osasco, desde quem veio do banco, a entrada de Brait no fundo de quadra, as defesas de Tássia, uma Tandara em noite de gala e enchendo a estante de Viva Vôlei, Mari Paraíba e Leyva dividindo a responsabilidade na virada de bola, Bia sendo um paredão pelo meio e contribuindo mais no ataque. Tudo isso foi essencial para o tradicional time de Osasco levar a decisão da série semifinal para a BATALHA FINAL em Uberlândia.  

SEMIFINAL – JOGO 4
Vôlei Nestlé 3x1 Dentil Praia Clube (31x29, 27x25, 24x26 e 25x19).
Link: http://superliga.cbv.com.br/resultados-fem
MP: Tandara 36, Leyva e Mariana 13 pts| Garay 19, Waleswka 16 e Fabiana 14. 

Equipe comemora (João Pires / Fotojump)


Comentários