A consagração de um fenômeno: Yingying Li faz 43 e Tianjin é campeão chinês!

Clima de decisão em Xangai nessa terça-feira (3). Depois de uma exaustiva série de seis jogos, Shanghai e Tianjin finalmente decidiriam quem seria o novo campeão da China. Jogando em casa, o Shanghai teve vantagens: abriu 1 a 0, 2 a 1, mas não conseguiu segurar a pressão, viu o Tianjin empatar e virar. No décimo sexto ponto do tie-break, o Tianjin sagrou-se campeão chinês em 2018.

Foto: Osports


Como não falar da atuação de Yingying Li? A ponteira marcou incríveis 43 pontos no jogo decisivo, lembrando que o recorde de pontuações em um só jogo até o ano passado era de Ting Zhu, com exatamente 43 pontos. Hoje é de Li, com 45 na fase de grupos. A definição sobre a jogadora é que se trata de uma atacante fenomenal. Li fez 7 dos 16 pontos do Tianjin no tie-break. Fria, com uma pipe excelente, a jogadora é uma arma letal da China com apenas 18 anos! A jogadora foi eleita a MVP do campeonato.

Maior pontuadora do campeonato chinês, Yingying Li foi eleita a MVP (Foto: Osports)

Do outro lado, a experiência não venceu dessa vez. Chunlei Zeng jogou com sua alma, fez sua melhor partida na final, deixou a quadra com 31 pontos, mas não foram suficientes. Bem marcada, a estrela Yeonkoung Kim fez 22 e carregou em seu ombro o peso de ter errado o último ataque que deu o título ao rival. Em um time que as centrais são menos efetivas do que no rival, o Shanghai sofreu com a marcação.

Mesmo com 31 pontos de Zeng, Shanghai não conseguiu vencer o chinês (Foto: Osports)


O título faz com que o Tianjin abra vantagem como o maior campeão da história do Campeonato Chinês. Este é o 11º campeonato do a equipe, que venceu em 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2016 e 2018. O Shanghai é o segundo maior campeão da China com 5 títulos.

Campeonato Chinês - Final (Jogo 7)

MP: Zeng (31), Kim (22) | Li (43), Liu (20)
Série, Shanghai 4-3

TIANJIN BOHAI BANK: 11º título

Di Yao, Yi Yang, Ying-ying Li, Xiao-tong Liu, Ning Wang, Yuan-yuan Wang, Zi-xuan Meng, Li-wen Liu, Li-yi Chen, Jia-min Wang, Jun-wei Wu, Xin-tong Chen, Ying Li, Ya-nan Li

Tianjin recebe trofeu de campeão (Foto: china volley)


Comentários

  1. Assisti a final. Game 7. Muita organização e situações curiosas: nos pedidos de tempo de ambos os clubs, o áudio da transmissão é posto no silencioso. As instruções não são ouvidas. As jogadoras receberam flores;medalhas; presentes e premio em dinheiro. E só após o 3ºe 2º colocados serem agraciados e que entra com toda pompa, as Campeãs! A Kim era a única jogadora com o nome escrito na camisa no alfabeto ocidental. Fãs da KIM choraram com a perca do título. Ela teve suas chances! Muitos jornalistas; fotógrafos registrando tudo. A imprensa marcou presença e a revelação Li,recebendo muita projeção.

    ResponderExcluir
  2. Uma Liga que tem tudo para se tornar uma das maiores! Muito investimento após o título olímpico! Somente a Chinesa e a Turca ultimamente com investimentos maiores dentre as Ligas mundiais atualmente. Uma longa série mostra que o nível dos times são bem parecidos, as jogadoras são tratadas como merecem, recebem mvp nas partidas um valor em dinheiro que nenhuma outra liga eu vejo isso. O valor altíssimo nas premiações(aqui no Brasil só ganham aquelas placas de melhor jogadora kkkkks horrorosas que não valem nem 10,00). Uma pena a perda do título pro Shanghai que teve chances de vencer em outros jogos, mas o Tianjin é um time a respeitar, o maior campeão da Liga não é qualquer coisa né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E outra espero ver o Tianjin no Mundial de Clubes pq tem todo o direito!

      Excluir
  3. Em pouco tempo a Li vai estar quebrada se seguir dessa forma. Ela recebe a esmagadora maioria das bolas do time, já joga com proteção no ombro e em todos os tempos técnicos aparece alguém com bolsa de gelo pra colocar no ombro.
    Ademais, acho que o Shanghai perdeu o título por incapacidade mesmo. Tem uma levantadora limitada (acho que a reserva é até mais precisa) que não consegue acertar as bolas com as centrais. O time teve tudo pra fechar a série no jogo passado e perdeu. Mais um caminhão de chances nesse jogo e, novamente, perdeu. Não era pra ser.
    Como análise final, é um time de praticamente uma jogadora. Tem uma levantadora eficiente, mas que não faz nada demais também. Não vejo nada de especial nesse time do Tianjin.

    ResponderExcluir
  4. Agora é Hora da Lang Ping entrar em ação! A joia chinesa deve ser protegida ao máximo. Percebe-se que Li quer jogar; quer atacar forte de tudo quanto é jeito; quer resolver! Não é assim. Na seleção, a técnica deve ter cautela com essa postura. As novatas sempre são precipitadas, querem mostrar serviço. A jovem Li ascendeu de forma efêmera,no âmbito chines e não pode continuar com essas pontuações monstruosas! Acredito que a Comissão Técnica chinesa irá saber mesclar a participação dela a partir deste ano na seleção campeã Olímpica. Ate acho que ela nem deveria ser convocada agora. Mas,o Mundo quer conhece-la. O público chines irá querer vê-la na final do GranPrix 2018 jogando com a ZHU! Muita cautela nesse momento. Lang Ping tem quer intervir,como bem sabe. A Gamova começou no banco,entrando em algumas passagens e levando gritos de Karpol para entrar na linha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Efêmera : refere-se a algo passageiro, transitório, de curta duração.
      Ou seja, a palavra não é cabível nessa situação.
      Li yingying tem tudo pra brilhar, e o mundo quer vê-la e não vai ser só por essa temporada, talento e disposição a menina tem, e vai ser lapidada por uma das maiores jogadoras de todos os tempos, Lang Ping!

      Excluir
    2. Tudo bem. Substituam a palavra efêmera por "avassaladora": Li ascendeu de forma avassaladora. Li ascendeu de forma fulminante! No sentido de ganhar titularidade; de ser a bola de segurança; de receber todos os holofotes; de ser observada de perto pela Comissão técnica da seleção; de pontuar muito como fez no tie break. Tudo muito rápido! Não sabemos se na seleção ela terá toda essa ascensão. Acho que a Li é um trunfo e a Jenny só deve apresenta-la ao mundo no Mundial. ( sempre quando houver ambiguidades e palavras mal colocadas podem esclarecer)

      Excluir
  5. Lang Ping com certeza irá levar a YingYing Li para o Mundial, assim como levou a Zhu. Sinceramente, nao vejo seleção capaz de tirar o ouro da China, mas estarei torcendo muito para o Brasil surpreender e "roubar" essa medalha das chinesas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A seleção dos Estados Unidos são as atuais campeãs mundiais e a Comissão técnica delas são competentes. Acho que BRA e RUS saíram do grupo das favoritas: USA;CHI e SER.

      Excluir
    2. Sérvia não tem culhões para tirar esse título Mundial de China, Brasil e EUA. É um time muito irregular e o zumbi Tersic comete erros bobos em suas escalações. Em que planeta Zivkovic é titular e Antonjevic reserva?

      Excluir
    3. Obviamente que Brasil, Estados Unidos, Servia e China terão todos os olhares como favoritas ao titulo, mas, ainda acho a seleção chinesa a mais completa, apesar de não torcer por eles, os berros da Yuan me dão nos nervos.

      Excluir
    4. Não acho a China essa coca toda, na partida contra o Brasil na Rio 2016, em casa nossa seleção sentiu a pressão e mesmo assim perdeu o jogo nos detalhes, e tenho absoluta certeza que se os EUA não tivesse arregado contra as inconstantes sérvias, o ouro seria delas. E mesmo a China vindo com Li e Zhu nesse Mundial será uma seleção bem vulnerável na defesa e na recepção. Brasil com Tandara, Dani, Fabiana, Gattaz ou Thaísa ambas recuperadas, Natália, Garay e Fabi além de Tiffany, Fabíola, Bia, Gabi, Jaqueline e Brait seria disparada a favorita nesse Mundial. Se Fabi e até a Brait estivessem na última olimpíada tenho certeza que estaríamos com o tri olímpico.

      Excluir
    5. A maioria das jogadoras citadas nao jogam mais pela seleção. Nossa realida é bem diferente e trágica.

      Excluir
  6. To Fly de acordo com as estatísticas, quem foram as melhores jogadoras: Bloqueio, Saque, Recepção, Ataque, Líbero, Defesa,Levantadora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estatísticas da CVA

      Maior pontuadora: Li Yingying (Tianjin)
      Melhor ataque: Li Yingying (Tianjin)
      Melhor saque: Li Yingying (Tianjin)
      Melhor bloqueio: Yuan Xinyue (Bayi)
      Melhor defesa: Wang Weiyi (Shanghai)
      Melhor levantamento: Yao Di (Tianjin)
      Melhor recepção: Meng Zixuan (Tianjin)

      Fonte: http://www.volleychina.org/topscorer/w/

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)