A virada histórica do Sesc RJ sobre o Minas em Belo Horizonte

Por Matheus Felipe 

Nos últimos anos esse duelo voltou a ser grande e está sempre proporcionando grandes jogos para seus respectivos torcedores e amantes do voleibol. Ambos têm esse encontro marcado pelas Semifinais da Superliga após a vitória do Minas na Final do Campeonato Sul Americano. 
Sesc/Rj e Minas se enfrentaram pela quarta vez na temporada 17/18 e nesse jogo de xadrez, quem tem a melhor estratégia e errar menos, vence!  

Mayhara e Drussyla marcam ataque de Rosamaria (Foto: Orlando Bento/MTC)

O JOGO

O time do técnico Lavarini veio com força máxima apesar da central Carol Gattaz ter sido dúvida para o confronto devido a lesão no joelho. E assim o Minas veio jogando com o que tinha de melhor. Sonja Newcombe ganhou sua vaga entre as titulares e dividiu uma das extremas com a também ponteira Rosamaria

O que fez a diferença na primeira parcial foi Destinee Hooker que chamou a responsabilidade e já abriu os trabalhos marcando 9 pts na parcial, além do bloqueio mineiro parar 6 vezes o ataque das cariocas. Enquanto isso pelo lado carioca a levantadora Roberta se apoiava nas ações de meio com Mayhara marcando 5 pts. Minas saiu na frente ao vencer o set por 26x24! 

Destinee Hooker foi muito eficiente na definição do Minas (Foto: Orlando Bento/MTC)


As cariocas começaram o segundo set na frente, até o volume de jogo do time mineiro começar a neutralizar a oposta Peña, mesmo assim a atacante foi o destaque na parte ofensiva ao marcar 6 pts. Enquanto pelo lado do Minas a levantadora Macris se apoiava em Hooker e Rosamaria respectivamente com seus 5 e 4 pts marcados na parcial. O equilíbrio se sobressaiu mais uma vez, e o time da casa abriu 24x20 e a partir da inversão do 5&1 com Carol Leite e Monique o time tirou a diferença mas perdeu o set no ataque para fora da ponteira Gabi decretando a vitória mineira no segundo set. 25x23!

Já no terceiro set o técnico Bernardinho ousou e tirou Gabi que até aquele momento sairia zerada da partida em dois sets jogados com saldo de 0/18 no ataque, parada pelo block adversário por 4 vezes e errando 5. Eis que ele volta com Monique do banco e desloca Penã para a ponta, formação titular idêntica a partida do 1°turno, o time mineiro tentava pressionava Drussyla na recepção, até o time mineiro abrir 18x13 no placar, Peña vai para o banco e Gabi volta do banco. A partir do momento que o Sesc empata o jogo no ataque pra fora de Rosamaria, o rio ali começava sua virada na partida jogando com mais paciência na virada de bola e quem cresceu na parcial foram Monique com 7 pts e Drussyla 5 pts, pelo Minas só Hooker quem colocava bola no chão. O Rio fecha o 3°set por 25x21.

Rio iniciou a reação no terceiro set (Foto: Orlando Bento/MTC)


Stefano Lavarini avisou sua equipe durante o tempo técnico no fim do terceiro set “Sesc é um time forte, pode fazer uma virada” suas atletas não o escutaram. O técnico Italiano conhece o histórico de viradas do carioca, e estava prestes a sofrer uma do rival.  

O Minas voltou mais ligado, começou liderando a quarta parcial, porém sem Carol Gattaz debilitada fisicamente o que impedia de render o que vinha jogando até o momento na temporada, a jovem Mayany a substituía. Já no time de Bernardinho Gabí começava a entrar na partida, e mesmo assim o Minas mantinha-se agressivo com Hooker sobrando no set marcando 8 pts na parcial. A ponteira Rosamaria começou a oscilar e Lavarini chamou Pri Daroit para o jogo, estava tudo se encaminhando para o time mineiro devolver o 3x1 sofrido no primeiro turno para o rival. 

24x20 o torcedor de pé, eis que esse cenário perfeito muda no saque errado da central Mara Leão. Depois o Minas sofreu um apagão em sua linha de recepção composta por Sonja, Pri Daroit e Leia. Lavarini parou o jogo, colocou Carol Gattaz no sacrifício, fez tudo o que poderia ser feito e mesmo assim a recepção não passava o saque de Drussyla que marcou 6 pts na parcial junto com Monique e foram as responsáveis pela virada carioca no set. Hooker que vinha sobrando no jogo, errou duas vezes e decretou a vitória adversário no quarto set por 27x25! 

Com o adversário abalado psicologicamente, esse era o cenário perfeito que o Sesc precisava. E não deu outra, o rio se reencontrou e mostrou o porquê tem toda a sua tradição. Roberta distribuiu as responsabilidades na distribuição e fez seu melhor set na partida se apoiando na trinca Monique, Gabí e Mayhara. Enquanto Macris só tinha Hooker que marcou 5 pts dos 7 do Minas em todo o tie-break. Sesc 15x7, final de jogo.

Depois de virada inacreditável no terceiro set, Rio atropelou o Minas no tie-break (Foto: Orlando Bento/MTC)


Em uma noite que tinha tudo para ser de festa para o torcedor mineiro, aonde o time venceria e convenceria o torcedor, acabou se tornando um pesadelo. 

O time do técnico Bernardinho se mantém invicto fora de casa na Superliga, e com esse primeiro trunfo chega com muita moral para o segundo jogo diante de sua torcida. Já o Minas desfalcado de Gattaz provavelmente, vai ter que juntar os cacos se jogar em busca da primeira vitória na série. 
Bernardinho tem uma frase muito interessante que define o atual momento da equipe: “A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação”.

E para definir o time mineiro, essa frase de autoria do próprio é a mais apropriada: “Qualquer pessoa de sucesso sabe que é uma peça importante, mas sabe que não conseguirá nada sozinho” Mesmo com os 32 pontos de Destine Hooker o Minas foi derrotado pelo coletivo adversário. 

Semifinal 

Camponesa Minas 2 x 3 Sesc RJ (26/24 25/23 21/25 25/27 7/15)
MP: Hooker (32), Rosamaria (11) | Monique, Mayhara, Drussyla (18) 

Link: http://superliga.cbv.com.br/resultados-fem

Sesc reencontra o Minas nesta segunda-feira (26) (Foto: Orlando Bento/MTC)

Comentários

  1. Virada histórica ou incompetência mineira? O pior é que ainda tem gente que se ilude com Rosamaria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)