Uma semana após criticar nível de adversários, Volero perde a liderança do suíço

Nas últimas semanas, o presidente do Volero Zurich, Stav Jacobi, surpreendeu fãs com declarações de que o time estaria cogitando deixar a Suíça. Em nota oficial, a equipe esclareceu que nada foi definido ainda, no entanto, há conversas com França e Alemanha.

No último dia 13, Jacobi voltou a falar oficialmente sobre o assunto, desta vez no site oficial da equipe. Segundo o empresário, as ligas francesa e alemã são alternativas de melhor nível para o Volero. A equipe vê o voleibol na Suíça como fraco e de baixa competitividade: "Nós esmagamos as outras equipes na Suíça, são apena fatos", disse o presidente do Volero.

Stav Jacobi com a equipe do Volero durante o título de 2017 (Foto: Reprodução)


De fato, o retrospecto do Volero é notável: são 12 títulos nacionais e 12 copas em 13 anos de disputa. Mas a nível internacional, o time não tem sucesso. Nunca conseguiu chegar sequer às semifinais da Champions por méritos próprios. Em 2007 terminou em quarto lugar, isso porque sediou o evento do Final Four. No Campeonato Mundial de Clubes, mesmo recebendo convites da FIVB e participando das cinco últimas edições, o melhor resultado do Volero foi um bronze (2015 e 2017).

"O nível aqui (Suíça) não nos permite ter sucesso internacionalmente", disse Jacobi, atribuindo os maus resultados do Volero ao baixo nível competitivo da liga suíça. Na nota oficial, o clube diz que os adversários na Suíça são tão ruins que suas jogadoras ficam sobrecarregadas a nível internacional e por isso o time reduziu o investimento pela metade, de mais de R$ 13 milhões para mais de R$ 6,5 milhões.

Entretanto, uma ironia

Uma semana após chamar os adversários de fracos e declarar que o Volero os atropela no campeonato suíço, o Volero Zurich foi derrotado. Nesse domingo (21), Sm'Aesch-Pfeffingen derrotou o Volero Zurich por 3 sets a 1 (25:22, 24:26, 26:24, 25:23). A derrota foi a quarta do time no campeonato e, em vista disso, o Pfeffingen assumiu a liderança.

Com segunda derrota sobre o Volero na temporada, Pfeffingen assumiu a liderança do suíço (Foto: Keystone)


Jacobi se irritou com a arbitragem: "O árbitro deixou o jogo o fiscal de linha. E o fiscal jogou com a equipe de Pfeffingen. Ele certamente não fez isso de propósito - mas um árbitro local vê o que ele quer ver. As decisões erradas foram cruciais para o jogo - o árbitro teria que anular essas decisões. Portanto, este jogo tem uma arbitragem fraca!", falou o presidente do clube.

Diante disso, o clube prometeu buscar reforçar-se para o campeonato nacional, cuja janela de transferências está aberta até o dia 31 de janeiro.

Comentários

  1. Eu sempre achei o nível da Liga Suiça fraquissímo e que o Volero se apequenava disputando o campenato contra times praticamente amadores. O Volero até temporada passava sempre montava timaços, mas a nível internacional parecia até o Praia Clube nas competições nacionais aqui do Brasil, onde chega e "morre na praia". Agora, eu realmente não acho que a Liga Francesa e muito menos a Alemã sejam a solução, haja visto que essa ligas também não apresenta nível bom. Talvez o russo, que apresenta ainda 2 equipes de nível europeu e alguns times medianos seria a melhor solução. No entanto, o melhor mesmo seria a Italia ou a Turquia, mas não sei se isso seria possível (vcs sabem tem essas possibilidades?). Vcs do To Fly uma vez falaram que o volero agiencia/agenciava a carreira de jogadoras importantes como as Cubanas Sanchez, Carcaces, Carrilo, Calderon e as servias Mihajlovic, Popovic, Zirkovic, Antonijevic. Fora essas, tem ainda jogadoras boas e que estão em mercados de segunda linha como a Logan Tom (Nova Zelândia) e a Brakocevic (Romênia, eu acho). Dava pra montar um time muito bom com esses nomes. A Akinradewo eu não sei se tá emprestada pelo Volero ao Hisamitsu ou se ela rompeu com o clube suiço e assinou em definitivo com o clube japonês. Mas se não tiver ela, pode ser a Adams que termina o contrato com o VitrA no final dessa temporada. Um time com:
    Popovic
    Antonijevic/Brakocevic
    Adams/Sanchez
    Mihajlovic/Logan Tom

    Com opções como Carcaces, Carrillo, Zirkovic, entre outras seria muito forte e interessante. Mas é claro que isso,são só ideias minhas como apreciador do esporte.

    Em tempo: a Fabíola e a Mari Paraíbas, ainda pertecem ao volero,eu acho, estão apenas emprestadas ao Volei Nestlé de Osasco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)