Sorteio da Champions League tem desequilíbrio e deixa favoritos nos mesmos grupos

Aconteceu hoje, 17, em Moscou, na Rússia, o sorteio dos grupos da CEV Champions League 2017/2018. Dezesseis times participam da fase final. O sorteio foi realizado por dois campeões europeus da Rússia, os opostos Ekaterina Gamova e Maxim Mikhaylov. 

Ekaterina Gamova participou do sorteio em Moscou (Foto: CEV) 

Total desequilíbrio 

Antes da definição dos grupos, são definidas divisões (1,2,3,4) visando o equilíbrio dos grupos. Isso não funcionou. O grupo A é muito fraco em comparação aos grupos B e D e isso ficou ainda pior considerando a redução de investimento do Volero. Dois gigantes italianos estão no mesmo grupo, o B, ao lado do campeão turco. No grupo D, a mesma coisa: atual campeão mundial, ao lado do vice-campeão turco e do campeão russo. No grupo A, campeões suíço, francês, romeno e o terceiro colocado do polonês. Confiram os grupos:

Grupo A 
Switzerland Volero Zurich
France Mulhouse
Romania Alba Blaj
Poland SkyRes Rzeszow

Volero Zurich deu sorte e caiu em grupo mais modesto da Champions (Foto: Volero Zurich)


Grupo B
Turkey Fenerbahçe
Italy Igor Volley Novara
Czech Republic Agel Projestov
Italy Imoco Conegliano

Conegliano e Novara estão no mesmo grupo, ao lado do gigante Fenerbahçe (Foto: Rubin/LVF)


Grupo C
Poland Chemik Police
Russia Dinamo Kazan
Serbia Vizura Ruma
Bulgaria Maritza Plovdiv

Chemik Police e Dínamo Kazan voltam a se enfrentar na fase de grupos (Foto: CEV)


Grupo D
Russia Dinamo Moscow
Turkey Galatasaray
Poland Budowlani Lodz
Turkey Vakifbank

Gigantes turcos, Galatasaray e Vakifbank estão no mesmo grupo, ao lado do Dinamo Moscow (Foto: Galatasaray)

Apenas uma fase de playoffs, 9 times eliminados na primeira fase

A CEV manteve a redução de fases para o torneio no feminino. Dos 16 times, 9 serão eliminados ainda na primeira fase. A equipe que sediará a fase final, os quatro líderes de cada grupo e os dois melhores colocados no geral avançarão de fase. 

Comentários

  1. Que sorteiozinho "fuleiro"; Os grupos estão bem nada a ver

    ResponderExcluir
  2. Sorteio como próprio nome diz depende de SORTE.
    E sorte é sorte, dependendo do ponto de vista pode ser AZAR.
    E apesar de o sorteio ter sido em MOSCOW, no final das contas, o MAIOR AZARADO de todos foi o próprio time da casa, o DÍNAMO MOSCOW.
    Ekaterina Gamova e Maxim Mikhaylov são uns tremendos de uns pé-frios, jogaram o Dinamo MOSCOW numa fogueira, afinal de contas estar no mesmo grupo que turcas e polonesas não será fácil.
    Creio que o DINAMO MOSCOW talvez não se classifique nem como segundo colocado.
    O BUDOWLANI LODZ acabou de vencer a SUPERCOPA da POLÔNIA derrotando o CAMPEÃO POLONÊSCHEMICK POLICE por 3x1.
    E contra as potências VAKIFBANK e GALATASARAY, semifinalistas da liga turca, sempre é difícil jogar.
    A Russia já começou essa edição da Champions com o pé esquerdo, já que o Yenisei Krasnoyarsk foi eliminado de cara pelas búlgaras do Maritza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver q não foi tanto azar assim, já que ambos jogaram/jogam em KAZAN, que caiu num grupo bem acessível, já o rival Moscow num grupo bem complicado.

      Excluir
  3. Pensei, a princípio, que o VOLERO ZURICH focaria mais em jogadoras SUÍÇAS, mas apesar de ter reformulado o time continua repleto de gringas, dentre as quais se destacam:
    As SERVIAS: Ana Antonijević, Silvija Popović, Ljubica Milojević, Bojana Živković
    As Búlgaras: Mira Todorova, Gergana Dimitrova
    A brasileira, ex-NestlèOsasco, Samara Almeida
    A russo-Cubana Rosir Calderón. Pra mim os favoritos de cada grupo são:
    A: VOLERO ZURICH do Anderson Rodrigues
    B: FENERBAHC de Jan De Brandt
    C: CHEMICK POLICE de Jakub Głuszak
    D: VAKIFBANK do Giovanni Guidetti.

    ResponderExcluir
  4. Volero favorito no A, nesmo com a redução de investimento caiu num grupo fácil. No B 3 grandes favoritos. O Conegliano completo na Champions (5 estrangeiras titulares), o Novara (4 ou 5 estrangeiras titulares) e o Fenerbahçe (4 estrangeiras titulares) são fortíssimos. Tomara que um dos 3 seja a sede do F4 e os outros 2 avancem pro playoff de 6. No C o Kazan é favorito, o Chemik se fizer o dever de casa (12 pts contra Vizura e Maritza) passa como um dos melhores segundos. No D o Vakif é favorito e o Moscow briga com o Galatasaray pela segunda vaga.
    Supondo que o F4 vá pra o 3* ano seguido na Itália (Novara), acredito que passem Volero, Fenerbahçe, Conegliano, Chemik Police, Vakifbank e Galatasaray.

    ResponderExcluir
  5. Acho até legal termos grupos extremamente fortes, assim teremos vários jogos de alto nível já na fase de grupos e com indefinição, ao contrario de anos anteriores onde era uma fase sem graça. Acredito q o Dinamo Moscow se não contratar nenhuma estrangeira vai ficar em terceiro sem chances de classificação, pq o time nessa temporada tá terrível na entrada de rede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo PLENAMENTE contigo BERNARDO, a fase de grupos precisa mesmo de jogos interessantes e nada melhor que grupos fortes para dar graça a essa fase!!!

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)