Champions: Vakifbank, Conegliano, Rzeszow e Yenisei estão a uma vitória da fase final

A Champions League chegou à sua pouco necessária terceira fase classificatória na última terça (17). Oito times disputam quatro vagas para a disputa na fase de grupos. Quatro desafiantes sediaram o jogo de ida: Minchanka Minsk, Maritza Povdiv, Branik Maribor e Sliedrecht. Por outro lado, Vakifbank, Yenisei Kranoyarsk, SkyRes Rzeszow e Imoco Conegliano são favoritos à classificação.

E os gigantes europeus, Vakifbank e Conegliano, mostraram isso na primeira partida. O Vakifbank estreou na competição em Minsk, na Bielorrússia, onde o time da casa foi derrotado por 3 sets a 0. Mas com parciais sem folga e com direito a um 29-27. A maior pontuadora, claro, foi a chinesa Ting Zhu com 18 pontos.

Giovanni Guidetti orienta o Vakifbank durante a primeira partida (Foto: CEV)


Na Holanda, o Conegliano também venceu por 3x0 - mas também sem parciais de atropelo, no máximo um 25-15, seguido de um 25-13. O rival foi o Sliedrecht e o Conegliano jogou com a levantadora grega Athina Papafotiou a partir do segundo set. Anna Nicoletti, oposta que substitui Fabris, foi a maior pontuadora do jogo com 12 pontos.

Conegliano, de Robin De Kruijf, está na sua segunda rodada classificatória. (Foto: CEV)


Tropeço do polonês Rzeszow, que perdeu um set no confronto equilibrado com o esloveno Maribor. Isso porque o Maribor fez um grande jogo, anulou o sistema ofensivo polonês, deixando Rousseaux, por exemplo, com apenas 29% de sucessos em ataques. E a oposta delas, Iza Mlakar, jogadora sub-23 da seleção eslovena, marcou incríveis 31 pontos. Mas Lorenzo Micelli soube comandar seu time, o Rzeszow foi mais eficiente e venceu por 3x1, em dia que a ponteira Jelena Blagojevic - ela mesma, a líbero da seleção Sérvia - chamou a responsabilidade marcando 22 pontos.

Iza Mlakar ataca contra duplo do Rzeszow (Foto: CEV)


Mas ninguém sofreu como o Yenisei. O time russo começou perdendo por 2x0 para o Maritza Plovdiv, com ótima distribuição de Lora Kitipova, levantadora da seleção búlgara. Mas o técnico do Yenisei não ficou parado e adaptou-se, em dia de Mariia Frolova, efetivamente titular e maior pontuadora da partida com 22 pontos. Entretanto, o time búlgaro é o único que pode classificar-se sem a necessidade de um golden set, caso vença na Rússia por 3x0 ou 3x1.

Mariia Frolova foi a maior pontuadora do confronto equilibrado entre Yenisei e Maritza (Foto: CEV)


Os próximos jogos acontecem neste sábado (11) e encerram a fase classificatória do torneio. Doze times já estão classificados: Fenerbahçe e Galatasaray da Turquia, Dinamo Moscow e Dinamo Kazan da Rússia, Chemik Police e Budowlani Łódź da Polônia, Voléro Zürich da Suíça, Igor Gorgonzola Novara da Itália, ASPTT Mulhouse da França, CS Volei Alba-Blaj da Romênia, Agel Prostějov da República Tcheca e Vizura Beograd da Sérvia.

Champions League - 3ª Fase Classificatória, turno

MP: Smirnova (10) | Zhu (18)

MP:  Hullegie, Jans (7) | Nicoletti (12)

MP: Mlakar (31) | Blagojevic (22)

MP: Dimitrova, Kamenova (21) | Frolova (22)

Comentários