Invicta e superior, China é a Campeã dos Campeões

Terminou neste domingo (10) a Copa dos Campeões de Vôlei Feminino. A China fechou a competição vencendo o Japão por 3 sets a 1, sagrando-se bicampeã do torneio. Na verdade, a China já começou a quinta e última rodada com o título garantido, já que foi a única a vencer quatro partidas no torneio.

E contra o Japão, não foi diferente: quinta e absoluta vitória. Mais uma vez com o brilho absoluto de Ting Zhu, dona de 26 pontos. Insisto que esse campeonato deixou claro quem é a melhor jogadora do mundo na atualidade. Maior pontuadora e melhor atacante do torneio, Zhu atuou em cinco partidas chamando a responsabilidade para si, com um percentual alto de ataque ao final do torneio: 55% de sucessos, além de 100 pontos.

Ting Zhu, líder e capitã da seleção chinesa (Foto: FIVB)


Vale lembrar que, do time campeão olímpico, há várias modificações: Hui, Yang e Xu machucadas, Wei encerrando a carreira. Mas a China é só Zhu? Não, claro que não! Comecemos por Yuan, décima maior pontuadora do torneio, uma central. É bom avisarmos que a meio dos gritos estridentes vem se mostrando uma das melhores da posição na atualidade. Zhang ainda oscila, mas é a segunda maior atacante desse time e quem tem a maior responsabilidade numa possível ausência de Zhu. E, pra mim, a grande estrela do momento na China: Ding, a levantadora. Jogando no sacrifício, tendo sofrido uma lesão no joelho, dias antes da competição, jogou todo o torneio como titular absoluta. E o crescimento e a humildade de Zeng não podem ser esquecidos, oposta injustamente cortada às vésperas da Rio, que voltou como oposta digna de um passe A.

A China chegou em Tóquio mordida e muito criticada pela campanha do Grand Prix. Há de se entender que Zhu jogou machucada e Zhang estava voltando de lesão, além da ausência da melhor oposta chinesa, Zeng. O diferencial da China, também, é seu banco, ter jogadoras como Gong e Liu, que entram sem sentir o jogo, faz muita diferença. Deu o óbvio, venceu a seleção mais forte: a China, sob os olhares de Lang Ping, foi campeã.

Seleção da China no pódio da Copa dos Campeões. Ao centro, de calça azul, a técnica Lang Ping (Foto: FIVB)


Em disputa direta pela prata, o Brasil atropelou a seleção dos Estados Unidos por 3 sets a 0. A Rússia venceu com facilidade a Coreia do Sul, mas não alcançou o bronze. Confiram os resultados e a classificação do torneio:

Copa dos Campeões - 5ª Rodada

MP: Zhu (26), Zhang (16) | Nomoto, Shinnabe (17)

MP: Tandara, Gabi (16) | Larson, Drews (12)

MP: Goncharova (16), Ilchenko (11) | Lee (15), Yoo (8)

Classificação Final

  1. China - 5 vitórias, 14 pontos
  2. Brasil - 3 vitórias, 11 pontos
  3. EUA - 3 vitórias, 7 pontos
  4. Rússia - 2 vitórias, 7 pontos
  5. Japão - 2 vitórias, 6 pontos
  6. Coreia - 0 vitórias, 0 pontos

Seleção do Campeonato

MVP: Ting Zhu (CHI)
Melhor Levantadora: Koyomi Tominaga (JAP)
Melhor Oposta: Tandara Caixeta (BRA)
Melhores Ponteiras: Ting Zhu (CHI) e Jordan Larson (EUA)
Melhores Centrais: Xinyue Yuan (CHI) e Ana Carolina da Silva (BRA)
Melhor Líbero: Kotoe Inoue (JAP)

Seleção do campeonato, um timaço! (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Merecidíssimo!!! As melhores do mundo. Só os estúpidos para dizerem que a China é time de uma jogadora só.

    ResponderExcluir
  2. E então? Onde estä o time de uma jogadora só? Esses entendendores fajutos que dizem entender de volei só faz me rir. A China é uma seleção completa e será dificil bate-la por muito tempo, pois ainda são extreeeeeeeeemamente jovens e podem ir ate a Olimpiada de Los Angeles em 2028.

    Efim, procurem estudar mais um pouco pra depois comentarem algo com argumentos

    ResponderExcluir
  3. Realmente foi uma campanha espetacular, pra CHINA fechar o ano com CHAVE DE OURO. Essa ZENG é uma oposta moderna, uma oposta-passadora que dá mais liberdade pra Zhu atacar, fazendo uma função parecida com a que a Monique fazia no Sesc Rj liberando a Anne Bujs mais para o ataque.

    ResponderExcluir
  4. Passei aqui pra ver as seleções protagonistas do vôlei mundial segundo os patetas, Brasil e EUA, mas só encontrei a China no pódio do título... POR QUE SERÁ??? HAHAHAHAHA!!! CHINA, O PAÍS DO VÔLEI!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pódio é composto por 7 jogadoras Zhu e Xu(se não me engano) da China e o resto de outros países sendo Carol e Tandara que a não ser que naturalizaram por via expressa são brasileiras. O título chinês foi merecido agora equipe imbatível elas não são. O Brasil como equipe que muitos consideraram abaixo da média deu trabalho e quase levou. Uma vitória naquele jogo poderia mudar completamente o campeonato.

      Excluir
    2. EU FALEI PÓDIO DO TÍTULO!!! NÃO FALEI PÓDIO DAS MELHORES DO CAMPEONATO!!! CADÊ O BRASIL E OS EUA NO LUGAR MAIS ALTO DO PÓDIO??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  5. Piada a LARSON estar na seleção do campeonato não é mesmo? A GABI é que deveria estar ali, ela foi muito melhor ponteira q a LARSON!!!
    GABI foi a TERCEIRA melhor atacante do torneio, independente disso assistindo ao desempenho de LARSON e GABI no 3x0 contra os EUA, quem vc escalaria para a seleção do Campeonato LARSON ou GABI?
    Ao meu ver a atuação espetacular da GABI ofuscou totalmente a LARSON.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo! Larson sem sombra de dúvidas dá mais volume de jogo que a Gabi. Além disso, a americana também pontuou demasiadamente, haja vista que essa não é a sua principal função. E convenhamos que a Gabi é um flop, dentre 10 ataques, 11 é explorando o bloqueio, chega cansa de vê-la jogar.
      Por isso acho justo o prêmio de melhor ponteira ter sido da Larson.

      Excluir
  6. Acho engraçado esses sino-brasileiros de araque que para elogiar a China ficam desmerecendo o Brasil, que fez ótima campanha mantendo apenas 1 TITULAR, do time da Rio 2016. Mas vai ver eles precisam disso, de arrumar confusão pra se sentirem bem. Coisa de gente baixa.
    Pois eu torço muito pelo Brasil e sei reconhecer que a China é a melhor do mundo atualmente sem desmerecer as demais. Vale lembrar que nesse torneio o Brasil ainda esteve sem jogadoras importantes mesmo caso dos EUA (Robinson,Murphy e até a Glass que foi mãe recentemente). Os argumentos pra China ter sido 4* no GP foi (Zhu ta lesionada, Zhang mal jogou, Zeng e Yan Ni não foram convocadas). Quer dizer que os desfalques só contam quando lhes convém?
    Ano que vem,com todas as seleções completas e dando a vida pelo mundial, não existe nenhuma seleção muito superior, pois o volei feminino caminha pra um equilibrio muito grande.

    Por fim quero dizer que a Ding Xia merecia demais o prêmio de levantadora, sou fã dela. A Zhu é um fenômeno. Acho que na seleção do campeonato faltou a Ding no lugar da Tominaga. De resto achei justo. A líbero Inoue do Japão é excelente, a Carol foi escolhida pelas estatística de bloqueio e a Yuan no geral foi a melhor central do campeonato. Boa dupla. Zhu tinha que está mesmo. A Larson foi a melhor americana do torneio e a Tandara finalmente foi reconhecida, 2* maior pontuadora no geral e a oposta que mais pontuou no campeonato.

    ResponderExcluir
  7. China é, sem dúvida, a melhor seleção do mundo. Sérvia vem logo em seguida, e quando completa, pra mim, é a única seleção que pode fazer frente às chinesas. Fiquei surpreso com a qualidade da levantadora chinesa, muito inteligente e habilidosa. A seleção americana é um time com muito potencial, mas parece que o Kiraly não consegue mais evoluir a equipe e talvez seria interessante uma troca de comando, quem sabe até assumir um técnico estrangeiro. O Brasil, mesmo não sendo brilhante, fez seu papel e mostrou que é uma equipe coletiva e bem treinada. Só não gostei muito dos elogios que a Gabi recebeu por jogar como libero, não que ela não mereça, mas isso pode criar a falsa ilusão de que ela é a jogadora certa pra assumir esse papel na seleção e sabemos que não é.
    To Fly, estou esperando o post sobre o Europeu rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Também sou contra "LIBERO IMPROVISADA", que no clube é ponteira e na seleção é libero. A seleção precisa é de libero de ofício e não improvisada...

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)