Acontece desde a última semana, em Liubliana, na Eslovênia, o Campeonato Mundial Sub-23. A final aconteceu hoje entre as donas da casa e a Turquia. E o resultado foi positivo para as turcas, que derrotaram a Eslovênia por 4 sets a 0 (15-12, 15-11, 15-13, 15-8) e sagraram-se campeãs da categoria, a mais próxima da seleção adulta. [Vale lembrar que nesse campeonato, a FIVB testa o sistema de melhor de quatro sets de 15 pontos]. Uma das maiores revelações da Turquia, a oposta Karakurt (17 anos, 1m94) foi a maior pontuadora da final com 13 pontos.
A Turquia teve uma campanha de seis vitórias em sete jogos, derrubando a invencibilidade da Eslovênia, que ainda não havia perdido até essa final. A única derrota da Turquia foi para o Brasil na fase de classificação. A Turquia fez um grande campeonato, mas palmas à Eslovênia da promissora levantadora Eva Mori. Um país com pouca tradição em voleibol que vem se fortalecendo, desde a base.
Turquia comemorou o título inédito na categoria neste domingo, 17 (Foto: FIVB) |
Campeonato Mundial Sub-23
Final: Turquia 4 x 0 Eslovênia (15-12, 15-11, 15-13, 15-8)
Bronze: Bulgária 4 x 2 R. Dominicana (12-15, 15-8, 15-11, 16-18, 15-11, 15-9)
Classificação
- Turquia
- Eslovênia
- Bulgária
- República Dominicana
- Brasil
- Cuba
- China
- Tailândia
- Egito
- Japão
- Argentina
- Quênia
Seleção do Campeonato
MVP: Hande Baladin (TUR)
Melhor Oposta: Iza Mlakar (ESL)
Melhor Levantadora: Eva Mori (ESL)
Melhores Ponteiras: Hande Baladin (TUR) e Madeline Guillen (DOM)
Melhores Centrais: Beyza Arici (TUR) e Saša Planinsec (ESL)
Melhor Líbero: Zhana Todorova (BUL)
Do Mundial Sub-23 ao Europeu
Na seleção do torneio, uma jogadora já bem conhecida mundialmente... A ponteira Hande Baladin, de 20 anos, foi eleita melhor ponteira e MVP do campeonato. Baladin chegou na seleção adulta com 17 anos e hoje é uma das referências do time. Prova disso é que a jogadora não terá descanso e, ao lado da central Beyza Arici, já embarca de Liubliana diretamente para Baku. Baladin e Arici foram selecionadas por Giovanni Guidetti para a disputa do Campeonato Europeu 2017, juntamente à seleção adulta. Sem folga, afina, a Turquia está no grupo da morte contra Rússia, Bulgária e Ucrânia. A estreia da Turquia será contra a Rússia no dia 23 de setembro.
Hande Baladin foi eleita a MVP da competição (Foto: FIVB) |
Comentários
Postar um comentário
Oi, gente!
Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)