Com Baladin MVP, Turquia é campeã mundial Sub-23

Acontece desde a última semana, em Liubliana, na Eslovênia, o Campeonato Mundial Sub-23. A final aconteceu hoje entre as donas da casa e a Turquia. E o resultado foi positivo para as turcas, que derrotaram a Eslovênia por 4 sets a 0 (15-12, 15-11, 15-13, 15-8) e sagraram-se campeãs da categoria, a mais próxima da seleção adulta. [Vale lembrar que nesse campeonato, a FIVB testa o sistema de melhor de quatro sets de 15 pontos]. Uma das maiores revelações da Turquia, a oposta Karakurt (17 anos, 1m94) foi a maior pontuadora da final com 13 pontos. 

A Turquia teve uma campanha de seis vitórias em sete jogos, derrubando a invencibilidade da Eslovênia, que ainda não havia perdido até essa final. A única derrota da Turquia foi para o Brasil na fase de classificação. A Turquia fez um grande campeonato, mas palmas à Eslovênia da promissora levantadora Eva Mori. Um país com pouca tradição em voleibol que vem se fortalecendo, desde a base.

Turquia comemorou o título inédito na categoria neste domingo, 17 (Foto: FIVB)

Campeonato Mundial Sub-23

Final: Turquia 4 x 0 Eslovênia (15-12, 15-11, 15-13, 15-8)
Bronze: Bulgária 4 x 2 R. Dominicana (12-15, 15-8, 15-11, 16-18, 15-11, 15-9)

Classificação
  1. Turquia
  2. Eslovênia
  3. Bulgária
  4. República Dominicana
  5. Brasil
  6. Cuba 
  7. China
  8. Tailândia
  9. Egito
  10. Japão
  11. Argentina
  12. Quênia

Seleção do Campeonato

MVP: Hande Baladin (TUR)
Melhor Oposta: Iza Mlakar (ESL)
Melhor Levantadora: Eva Mori (ESL)
Melhores Ponteiras: Hande Baladin (TUR) e Madeline Guillen (DOM)
Melhores Centrais: Beyza Arici (TUR) e  Saša Planinsec (ESL)
Melhor Líbero: Zhana Todorova (BUL)


Do Mundial Sub-23 ao Europeu 

Na seleção do torneio, uma jogadora já bem conhecida mundialmente... A ponteira Hande Baladin, de 20 anos, foi eleita melhor ponteira e MVP do campeonato. Baladin chegou na seleção adulta com 17 anos e hoje é uma das referências do time. Prova disso é que a jogadora não terá descanso e, ao lado da central Beyza Arici, já embarca de Liubliana diretamente para Baku. Baladin e Arici foram selecionadas por Giovanni Guidetti para a disputa do Campeonato Europeu 2017, juntamente à seleção adulta. Sem folga, afina, a Turquia está no grupo da morte contra Rússia, Bulgária e Ucrânia. A estreia da Turquia será contra a Rússia no dia 23 de setembro.

Hande Baladin foi eleita a MVP da competição (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Essa eliminação por CUBA foi um imenso VEXAME!!!
    CUBA vinha de 3 derrotas para JAPÃO, BULGÁRIA e TURQUIA e tinha ganhado apenas do KENIA, mas o KENIA perdeu pra todo mundo, aí CUBA pega e sapeca o Brasil???
    Se o Brasil ganhasse de CUBA, poderia se classificar em PRIMEIRO LUGAR, mas acho que o SALTO ALTO derrubou o Brasil contra CUBA...
    Só pode ter sido salto alto, pois a TURQUIA que havia levado uma surra do Brasil de 4x0 foi CAMPEÃ MUNDIAL!!!
    Nesse caso a CULPA é totalmente da COMISSÃO TÉCNICA que não teve pulso para conter a situação e que também foi covarde em não tentar uma formação com DRUSSYLA e EDINARA de ponteiras e LORENNE de oposta.
    Enfim, WAGÃO decepcionou!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)