A China e o cruel sacrifício de suas estrelas lesionadas

Tudo bem que as finais do Grand Prix são em Nanquim, casa da China, mas é o ano pós-olímpico. Normalmente, nesses anos as seleções usam para fazer testes, colocarem novas jogadoras em quadra, assim como Brasil, Rússia e Estados Unidos fizeram. A China não. A China escalou praticamente força máxima para o Grand Prix, alternou entre suas jogadoras. A questão é: por quê? Elas não tem nada a provar! São campeãs olímpicas com um dos times mais jovens do Rio 2016. Mesmo assim, chega a ser cruel o desempenho delas na competição. 

Ting Zhu que o diga. Zhu tem uma lesão crônica no punho direito e até por isso foi poupada no início da competição. Vale lembrar que a MVP de quase tudo o que disputou nos últimos anos chegou a ser internada durante a disputa dos Jogos Nacionais com o Henan, time que a emprestou ao Vakifbank. Jiajie admitiu que Zhu vinha jogando no sacrifício e disse que a jogadora mal sentia a lesão, mas que a trataria no futuro. Mas ela sentiu e muito! Hoje, no segundo set contra a Itália, quanto tentou uma recuperação, sentiu o punho e deixou a quadra. Voltou no terceiro, foi a maior pontuadora da China, não adiantou.

Tala imobilizadora no punho direito da capitã chinesa Ting Zhu (Foto: FIVB)


Além de Zhu, chama a atenção a imagem de Changning Zhang recebendo atendimento. Zhang teve um problema nas costas e uma lesão no pé esquerdo em maio, quando treinava com a seleção. A ponteira retornou às quadras só no final da última semana, em amistoso de seu time, o Jiangsu, contra a seleção da Sérvia. Dali, foi convocada pela primeira vez por Jiajie e já assumiu a titularidade. Voltando de lesão, encarou Brasil, Holanda e Itália com apenas um dia de folga nessa sequência. Mesmo classificada, a China usou força máxima contra a Holanda.

Changning Zhang recebendo atendimento durante partida contra Itália (Foto: FIVB)


A preocupação com nomes como Zhu, 22 anos, MVP olímpica, da Champions e do Mundial de Clubes e Zhang, 21 anos, maior pontuadora e MVP da liga chinesa, jogadora decisiva para o título do Rio, se percam em suas lesões. Infelizmente a China tem um histórico de jogadoras a sofrerem para se firmar por sua saúde: a talentosa oposta Yimei Wang, a campeã olímpica em 2016, Quiuye Wei, e a central Junjing Yang. Que a China continue a ser essa super potência do voleibol, priorizando, claro, o que tem de melhor: seu material humano. 

Comentários

  1. Grande problema dos países asiáticos é a questão física. Atletas raramente passam dos 30 em alto nível.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a CHINA não trata suas ESTRELAS como SERES HUMANOS, mas sim como MÁQUINAS, escravas das quais querem sugar até a ÚLTIMA GOTA!!! Não somente as carreiras da ZHU e ZHANG podem ser afetadas por esses desgastes DESNECESSÁRIOS como também sua vida pessoal... Essas jogadoras poderão ter que conviver o resto de suas vidas com DORES INCÔMODAS E CRÔNICAS. Lesões por stresse seleção/clube podem acontecer quando atletas são sobrecarregadas em CLUBE/SELEÇÃO, como foi o caso da MARI e recentemente, da THAISA, que em vez de dar uma pausa na carreira para se tratar, seguiu jogando e acabou tendo que parar A FORÇA, pois teve uma lesão pior ainda!
    Todo o CASTIGO para a CHINA é POUCO, o quarto lugar depois de perder o BRONZE para a SERVIA veio como uma PUNIÇÃO por não ter poupado as lesionadas ZHU e ZHANG nesse "AMISTOSO" contra a HOLANDA!!!
    O jogo CHINA 3x2 HOLANDA, foi o mais LONGO, TENSO e DESGASTANTE que a CHINA fez em TODO O CAMPEONATO!!! O mais impressionate de tudo é que a CHINA já estava classificada e essa batalha INTERMINÁVEL não servia pra ABSOLUTAMENTE NADA!!! Só serviu pra EXAURIR as chinesas FÍSICA E PSICOLOGICAMENTE!!!
    JÁ classificadas ITALIA E SERVIA pouparam EGONU e MIHAJLOVIC, a CHINA não poderia ter feito o mesmo com ZHU e ZHANG???
    Quando vc tem uma GALINHA DOS OVOS DE OURO, vc tem que POUPA-LA pra que ela produza o maior tempo possível! Você não vai simplesmente MATA-LAS!!!
    Na BATALHA contra a HOLANDA, na qual a CHINESAS viraram HEROICAMENTE um tie break de 14x10, a CHINA matou suas estrelas ZHU e ZHANG que foram DESGASTADAS pra SEMIFINAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L.Mesquita sempre com esses monólogos maçantes e cheios de razão. Fala com a minha MÃO, filho.
      Brasil/China campeões BEBÊ.

      Excluir
    2. Realmente os TEXTÕES dele é de doer, e SEMPRE usando CAIXA ALTA para falar os NOMES das JOGADORAS.. Acho DESNECESSÁRIO isso.

      Excluir
  3. Eu fico imaginando se o Brasil tivesse uma super atacante como tem esses países como a Zhu, Boskovic e Egonu. Tenho certeza q seriamos imbatíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre achei isso. Se tivéssemos apenas uma definidora seríamos imbatíveis. Se Garay, Gabi, Natália e Tandara fossem mais altas, elas seriam essas jogadoras, uma pena nenhuma delas terem ao menos 1,90m.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)