Mihajlovic, Murphy, Egonu: confiram os destaques da primeira semana do Grand Prix

Finalizada a primeira semana do Grand Prix, podemos analisar agora quem foram as principais jogadoras da primeira semana da competição:

Mihajlovic é maior pontuadora do Grand Prix (Foto: FIVB)
Maiores Pontuadoras

O destaque, claro, fica para a sérvia Brankica Mihajlovic. A ponteira é a maior pontuadora da competição com 57 pontos. O mais curioso é que são 57 pontos em apenas 9 sets, diferente de Paola Egonu, da Itália, segunda colocada com 53 pontos em 10 sets, 7 como titular. A terceira é Irina Voronkova da Rússia, com 53 pontos em 15 sets.

Melhores Atacantes

Momento de redenção para a campeã mundial Kelly Murphy, melhor atacante da primeira rodada com 55% de aproveitamento. Ótima fase, hein Murphy! Novamente, Paola Egonu aparece com 50,6% de aproveitamento. Em terceira lugar, novamente a sérvia: Brankica Mihajlovic tem 50% de sucessos em ataques.

Melhores Bloqueadoras

A dominicana Annerys Vargas foi o destaque no fundamento com 13 bloqueios no final de semana, seguida da holandesa Robin De Kruijf com 12. Compatriota de Vargas, Jineiry Martins marcou 10 e ficou em terceiro lugar. O quarto lugar merece citação: a levantadora brasileira Roberta Ratzke, com 9. Nenhuma outra jogadora marcou mais do que 8 pontos.

Melhores Levantadoras

A estatística mais polêmica começa justa: Nootsara Tomkom foi a melhor no fundamento com 8.67 de aproveitamento. A holandesa Laura Dijkema foi a segunda com 7.64 e Niverka Marte, da R Dominicana, encerrou o pódio com 7.16.

Melhores Sacadoras

Paola Egonu tem o melhor saque do final de semana, 7 aces, 0.58 de aproveitamento. Xiaotong Liu, da China, é a segunda com 6 aces e 0.50 de aproveitamento. Michelle Bartsch e Carli Lloyd dos Estados Unidos empatam em terceiro lugar com 5 aces e 0.45 de aproveitamento.

Melhores Passadoras

Quem mais entregou os passes na mão segundo as estatísticas foi a líbero chinesa Li Lin com 97% de aproveitamento e apenas um erro. Boa Lin! Em segundo lugar, Monica De Gennaro tem 94% de aproveitamento. Melhor ponteira no fundamento, Michelle Bartsch dos EUA tem 88% de aproveitamento e ocupa o terceiro lugar.

Melhores Defensoras

Nenhuma novidade em dizer que a dominicana Brenda Castillo é a líder das estatísticas na primeira semana com 54 defesas. Na sua cola vem a excelente Gizem Orge, da Turquia, com 47 sucessos. O pódio é encerrado com uma ponteira, Charlotte Leys com 37, o que explica aquele jogo defensivo encantador da Bélgica.

Estatísticas completas: http://worldgrandprix.2017.fivb.com/en/group1/statistics/bestscorers

Comentários

  1. Por que vocês acham que o Manzanti tá deixando muito a Egonu no banco? Ela comete erros, mas vira muitas bolas. Acham que pro europeu a Serena Ortolani volta? Pra mim Ortolani, Egonu e De Gennaro foram as melhores jogadoras italianas da temporada. Eu acho inclusive que a Ortolani pode ajudar no passe como fazia no Conegliano. Eu se fosse o David futuramente deixava Egonu na entrada (teria mais passagens na rede pra atacar) e escalaria Ortolani na saída pra ajudar no passe. O grande problema seria a outra ponta. Pra mim a melhor passadora italiana continua sendo a Piccinini, mas aos 37 anos ela não deve mais retornar a seleção. As irmãs Bossetti não me convencem. Eu daria essa chance a Tirozzi que é melhor no ataque que ambas e no passe não fica tão atrás delas. As levantadoras ainda estão meio verdes, mas a Orro me parece mais talentosa que a Malinov. Eu tentaria o time pro Europeu com De Gennaro, Orro, Chirichella, Folie, Tirozzi, Egonu e Ortolani. E claro chamaria de volta Gennari e Marcon (ótimas passadoras) e a oposta Diouf (que pode ser ótima opção pra inversão ou até mesmo titular dependendo da ocasião).

    ResponderExcluir
  2. Fazendo minha lista de destaques me chamaram atenção: a líbero Gizem Orge, as levantadoras Carli Lloyd e Filitynskaya (a russa que está mudando o jogo da seleção imprimindo mais velocidade e usando bastante as centrais, especialmente a Fetisova), as centrais Stevanovic, Fetisova e Dixon, as ponteiras Mihajlovic, Rosamaria e Bartish e as opostas Kelly Murphy e Celeste Plak (que sem a Sloetjes vem bem na saída de rede holandesa).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)