Brasil joga feio, sofre com Turquia e Natália assume: eu sei que preciso jogar melhor

A seleção brasileira precisou de cinco sets para vencer a Turquia neste domingo (9) pela última partida do Grupo A1, em Ancara, na casa das adversárias. E para o azar do Brasil, a Turquia guardou um grande jogo para esse domingo. É preciso citarmos que esse é o início de ciclo para as duas seleções e a Turquia aposta em uma seleção renovada. Renovada, não necessariamente nova, assim como o Brasil. Entretanto, nomes como Kirdar, Demir, Erdem e Akyol não compõem o elenco turco atualmente. A responsabilidade era toda do Brasil, que sofreu. 

O time brasileiro foi salvo pelo seu bloqueio e principalmente pelos erros de recepção das turcas. Hande Baladin saiu do banco para a saída no quarto set e veio a voar em quadra. Talvez se tivesse sido escalada antes, até desse mais trabalho. No Brasil, Rosamaria foi a principal jogadora, ao lado de Tandara com 20. MVP da liga turca e campeã olímpica, Natália desapareceu da partida. Substituída no segundo set com apenas um ponto de ataque em 13 tentativas, a ponteira assumiu seu mal jogo: "Sabíamos que seria um jogo difícil. A Turquia fez um bom jogo contra a Bélgica ontem. Eu acho que não jogamos bem, especialmente eu. Eu sei que preciso jogar melhor." - disse Natália.

Natália ataca contra duplo turco. Ponteira deixou partida com apenas um ponto (Foto: FIVB)


O Brasil tinha a responsabilidade de jogar melhor e tem uma equipe mais experiente e forte que a Turquia. Mas não duvidem: esse time vai crescer muito sob o comando de Guidetti! A grande jogadora do Brasil no momento é Rosamaria, seguida da líbero Suelen. Tandara e Bia também estão bem. No levantamento, não vejo o Brasil ideal. Mas falaremos disso em outro post...

Confiram os resultados do grupo:

Grupo A1, Ancara, Turquia

MP: Rosamaria, Tandara (20) | Yildirim (16), Baladin (15)

MP: Mihajlovic (16), Stevanovic (13) | Aelbrecht (10), Leys (8)

Sérvia e Brasil embarcam para Sendai, onde enfrentarão Japão e Tailândia em um grupo teoricamente fácil. A Turquia cai no grupo da morte em Macau, onde enfrenta EUA, China e Itália. A Bélgica vai para Ecaterimburgo, onde encontra Rússia, Holanda e República Dominicana.

Comentários

  1. Grande volume de jogo, a líbero turca isolando várias bolas brasileiras. A Baladin teria destruído mais se tivesse sido acionada antes. As turcas deram trabalho, mas pecaram na definição dos contra ataques.
    O Brasil foi com tudo pro bloqueio (a inversão 5x1 não tem sentido, pois a Roberta bloqueia mais que a Monique... vai entender), o fundamento foi a salvação do jogo. Natália realmente não é a mesma, e até ela reconhece isso. Rosamaria aparecendo pra jogo e definindo. Drussyla, com ótimas passagens pelo saque, lucrou alguns pontos para o Brasil. Mas o time ainda precisa melhorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem mais sentido ainda porque NAIANE não acrescenta NADA ao time!!!

      Excluir
  2. Algo me diz que o BRASIL terá muitas dificuldades contra o JAPÃO... Se contra a TURQUIA que nem defende tanto qto o JAPÃO, o ataque brasileiro já teve grandes dificuldades de superar a defesa das turcas, contra as japonesas que tem um time de praticamente SEIS LIBEROS em quadra, não sei não... Acho que o BRASIL realmente terá dificuldades contra as japonesas, é esperar pra ver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão sofrer com a bola voltando toda hora. O Japão defende muito, mas são presas fáceis no bloqueio, apesar de que a Ishii e a Nabeya tem jogado muito e sido muito técnicas, além da oposta canhota que têm certa potência. O Brasil tem vantagem em relação à altura. É provável que a Roberta vá utilizar muito as centrais na bola de primeiro tempo, se o passe sair na mão, coisa que vai ser um pouco difícil, pois o saque japonês é sempre perigoso. Vai ser um jogo de paciência para o Brasil, como todo jogo contra o Japão.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. A diferença é que o bloqueio da Turquia é bem mais pesado que o do Japão....

    ResponderExcluir
  4. Sobre o crescimento da Turquia, me corrija se eu estiver errado, acho que o time ideal para o mundial 2018 será:
    Gizem Orge
    Naz Akyol
    Eda Erdem
    Hande Baladin
    Godze Kirdar
    Demir
    É um time forte. Guidett fez um grande trabalho na Holanda e esse elenco turco é tão bom quanto. E sobre a Baladin ela será ainda melhor com a seleção completa visto que Kirdar é ótima jogadora de volume de jogo (passe/defesa) e a Demir também pode ajudar jogando como oposta passadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a 2* central será uma briga boa entre a Dicle Nur Bababat, a Kubra Caslinkan Akman e a Bahar Toksoy-Guidetti. Quem estiver melhor das 3 forma a dupla de meios com a Eda que no momento é uma das melhores centrais do mundo, tanto no ataque quanto no bloqueio.

      Excluir
  5. Vou resumir a seleção brasileira atual: ROSAMARIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho gostado dela. Acho que ela e Fernanda Garay deverá ser nossa dupla de ponteiras, se a Garay apresentar o mesmo nível de antes. A Natália devia atuar de oposta, porque como ponteira não dá. Acho que os grandes problemas são as levantadoras e o passe. Roberta não me convence e como a Dani ta gravida não acho que Zé faça com ela pro mundial o mesmo que fez com a Fabíola pra Rio 2016. Logo, creio na Fabíola disputando o mundial. Levantadora bem fisicamente nao importa a idade vide Fofão campeã olimpica e melhor da sua posição com 38 anos. Das centrais achei que a Bia foi bem, a Thaísa se Deus quiser voltará recuperada e forte pra ser nossa bola de segurança pelo meio. De oposta a Tandara oscila, mas é a melhor opção do momento. Testaria a Lorenne ainda. Melhor insistir e tentar lapidar ela (Oposta de 1.87m e 20 e poucos anos do que a Monique de 1.78m e 30 anos). No mais a Gabi deve voltar e uma vaga de líbero ta em aberto. Gostaria que ele começasse a testar a Gabiru.

      Excluir
  6. Eu testaria esse time: Macris, Rosamaria, Jaque e Garay, Thaísa e Juciely, Brait. Só assim para talvez chegar entre os 6 finalistas do Mundial 2018.

    ResponderExcluir
  7. Minha seleção da primeira semana tem a líbero Gizem Orge, a levantadora Carli Lloyd, as centrais Stevanovic e Dixon, as ponteiras Mihajlovic e Rosamaria, oposta Kelly Murphy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detonou! Eu só trocaria as centrais, Dixon por Fetisova e talvez Stevanovic por Vargas, mas é bem um talvez hahahaha.

      Excluir
    2. No caso das centrais pensei muito, foi a escolha mais difícil. A Servia tem 3 das melhores centrais do mundo, e o Terzic vem reverzando as 3. Ontem jogaram Velijkovic e Stevanovic, Contra o Brasil Stevanovic e Rasic e contra a Turquia Rasic e Velijkovic. As 3 dão conta do recado. As russas tão me surpreendendo também, especialmente essa nova levantadora que está usando muito as centrais, especialmente a Fetisova que poderia sim está nessa seleção sem nenhum exagero. Sobre a Vargas eu não sou capaz de opinar, porque não assisti nenhum jogo da República Dominicana.

      Excluir
  8. Mesmo com erros constrangedores, quem no Mundo colocaria Murphy como titular e Egonu no banco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a minha escolha foi pelo todo (os 3 jogos), onde Murphy brilhou e liderou os EUA num grupo da morte. A Egonu é um fenômeno, e como você disse, ela oscila demais, entretanto ela bancou nos 2 primeiros jogos e só jogou no último (marcando incríveis 39 pontos).

      Excluir
  9. Suelen não tá bem assim não... Ela tem controle de bola, mas é muito lenta e não consegue cobrir a quadra, inclusive, qnts pingos caíram na quadra brasileira? Pq eu msm perdi as contas... Qm ta bem é Rosamaria, Bia, Tandara e Adenizia, mas só.

    ResponderExcluir
  10. Parece que alguém está obrigando a Natália à jogar, parece que não queria estar lá, o sembrante dela diz tudo. Além de não estar jogando nada no ataque, prejudica demais a recepção brasileira, então, está mais viável colocar uma passadora instável nesse fundamento (Amanda/Drussyla), para pelo menos a Roberta utilizar mais as centrais, que até então estão em boa fase (Ade/Bia).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)