A Turquia assistiu nessa quarta (12) à maior e mais emocionante partida de seu campeonato nacional. No ginásio Buhran Felek, o Fenerbahçe era o mandante contra o Eczacibasi. O Eczacibasi havia vencido o jogo de ida por 3x0 com uma escalação quase inédita, atípica, que jogou muito bem, fez sucesso e voltou a ser escalada no segundo jogo. E começou mais uma vez, voando. A escalação trazia Ognjenovic, Demir, Larson, Baladin, Adams, Cansu e Kuzubasioglu, sendo que Kosheleva nem relacionada para a partida chegou a ser. O Fener começou a reação, a partir do segundo set, intensivou-se no poderio de ataque e equilibrou a partida. A partir dali, o Eczacibasi só precisava vencer um set para chegar à final. Barbolini percebeu que o time não virava e arriscou: pôs Demir na entrada de rede e trouxe sua artilharia pesada, Boskovic, para o lugar da apagada Baladin. O que forçou a saída de Adams. No quarto set, um jogo maravilhoso acontecia entre as duas equipes! O Eczacibasi marcou 22-21 em bola de cheque de Maja Ognjenovic, onde a levantadora sérvia vibrou de frente para a rede das rivais. Em atitude polêmica, o árbitro deu cartão vermelho à sérvia e empatou a partida. Daí em diante, o Vitra se desconcentrou e perdeu o set. Fener 3x1, acontecendo assim a primeira virada.
Eda Erdem ataca contra duplo do Eczacibasi (Foto: Fenerbahçe) |
Jogo quente no golden set, mas o Eczacibasi jogava uma partida excelente. Demir e Boskovic seguiam comandando o setor ofensivo e o Vitra tinha grande vantagem. Foi quando Avci chegou ao saque e Boskovic marcou, 14-10, match point para o Eczacibasi. Foi aí que o Vitra parou. Ognjenovic tinha sua pior rede, Larson sem poder de definição e Arisan de titular. As suas definidoras estavam no fundo e, por lá, Boskovic tomou dois tocos, além de duas largadas fáceis para a defesa rival. O Fenerbahçe teve Erdem sensacional, um paredão, lacrando a rede e em Kim sua bola de confiança, a melhor ponteira do mundo e virou o set para 16-14. Segunda virada. Com a vitória, o Fenerbahçe desempatou a série e eliminou o Eczacibasi em um jogo sensacional! Terceira virada. O Fenerbahçe encara o Galataray na final, disputa de dois dos maiores clubes de futebol (consequentemente, das maiores torcidas) da Turquia. Eczacibasi e Vakifbank disputarão o terceiro lugar e uma vaga na Champions 2018. Confiram os números:
Festa de jogadoras do Fener após classificação á final (Foto: Fenerbahçe) |
Fenerbahçe 3 x 1 Eczacibasi (20/25, 25/23, 25/15, 25-22)
Golden Set: 16 x 14
MP: Erdem (21), Kim (19) | Demir (22), Boskovic (17)
Eda Erdem melhor jogadora do campeonato turco disparada. Aliás as centrais dos finalistas são excelentes, a Sinead Jack do Galatasaray fez uma semifinal impecável contra o Vakifbank, dando 3 bloqueios só na Ting Zhu.
ResponderExcluirA final vai ser bem interessante.
As líberos se equivalem. A levantadora Alikaya leva vantagem sobre a Tonkom. As centrais Eda e Jack muito boas e as turcas um pouco apagadas. Nas pontas ampla vantagem do Fener com kim e Natalia. Na saída Centoni é melhor que Polen. Vai ser equilibrado.
Vcs acham que o Galatasaray vai investir forte próxima temporada na volta a champions? Acho que a líbero, a levantadora Alikaya, a central Jack e a ponteira Onal formam uma boa base que pode continuar. Falta uma ponteira de definição, uma central mais forte pra jogar a champions e uma oposta mais definidora como a Nádia Centoni.
Acho que a central Toksoy, a Ponteira Megan Easy e a oposta Rahimova seriam excelentes. Seria um investimento bom.
Alikaya/Polina Rahimova
Bahar Toksoy/Sinead Jack
Önal/Megan Hodge-Easy
+ a líbero turca.
Olha eu acho que ficaria um time bem interessante e respeitando a regra de 3 estrangeiras + 4 turcas.
Qual a pontuação da Nati nesse jogo?
ResponderExcluir16 pontos. Foi a 3* maior pontuadora do time
ExcluirEla vinha sendo a maior pontuadora nos últimos confrontos. A marcação estava pesada para cima dela, no bloqueio e na defesa. Sinceramente, achei que a Natália seria um total desastre na Turquia pois seu voleibol nunca me despertou confiança, mas ela calou a minha boca. Tem sido mais regular que a própria Kim. Natália com a altura da Boskovic faria estrago maior que a própria. Sua temporada foi digna de uma ponteira world class. Precisa ser mais decisiva, visto que tende a cometer erros bobos em momentos comprometedores por ansiedade e nervosismo. Fora isso, tem se mostrado uma jogadora completa.
ExcluirO que é a Natália na defesa na temporada? Tá parecendo até ponteira asiática. O problema dela é a recepção. Quando ela começa a errar nesse fundamento perde a confiança no ataque. Mas to com vc. É uma temporada muito boa dela. Tomara que renove e seja cada vez mais valorizada lá. Ela e Eda vinham sendo os grandes nomes do time. Ainda bem que a Kim acordou e jogou melhor no último jogo.
ExcluirMesmo no passe ela tem tido bons momentos. Em alguns jogos ela tem batido a Kim no saldo de recepções positivas. Ela precisa treinar esse fundamento até o cansaço para adquirir mais consistência e confiança. Todos os craques cometem um erro bisonho vez por outra. Boskovic errou horrores nessa semifinal. Maja e Larson, idem. A Natália, a meu ver, tende a se abalar na primeira falha e passar a errar repetidamente. Foi o que aconteceu na fatídica quarta de final da Rio 2016. Ela tem que aprender a zerar e partir para a outra sem permitir que o erro anterior a desestabilize emocionalmente. Talento ela sempre teve, mas me parece uma atleta com o emocional um tanto débil. Outro aspecto que a tornaria mais efetiva ainda no ataque é aprender a explorar o bloqueio, bater na mão de fora etc. Ainda vejo a Natália querendo resolver tudo na pancada. Com bloqueios gigantes como o que ela encontra lá na Turquia, não dá para querer afundar a bola na quadra sempre.
ExcluirEu vejo que ela e Tandara são nossas esperanças nesse ciclo olimpico. Pra duas atuarem tem que ser uma na saída e outra na entrada. As duas como pontas nao dá. O que preocupa é que não temos nenhuma ponteira de preparação para ajudar. Gabi a nível internacional nao cola. Nessa semifinal da SL até a Drussyla passou melhor que ela. Fe Garay é craque, mas o passe também não é o seu forte. Sem contar que agora em 2017 deve receber folga da seleção. A líbero então. Minha nossa. Fabí seria a ideal pra ajudar segurar o passe, mas infelizmente não volta mais. Brait também não volta. Léia tá horrível. Quem sabe a Suellen que agora tá mais magra e foi titular no Bergamo durante a lesão da Cardullo seja um bom nome. Pra ponteira de preparação pensei na Amanda do Terracap Brasilia. Ótima sacadora, passe muito bom, defesa e no ataque foi regular. Dizem que ela vai pra Baruerí. Tomara que evolua com o Zé. De levantadoras temos a Macrís e a Roberta. A Dani acho que só volta no mundial. De centrais tem me agradado a Adenizia e a Ana Beatriz. Juciely eu nao chamaria pra mais um ciclo. Thaísa tbm acho que só volta pro mundial. Acho que na minha visao o time pra começar o ciclo seria
ExcluirSuellen
Macrís
Adenízia
Ana Beatriz
Tandara
Amanda
Natália
Banco: Léia; Roberta; Milka; Carol; Gabriela; Rosamaria; Edinara.
Eu poria a Mara no lugar da Milka e botaria a Gabi no lugar da Amanda como titular;
ExcluirRosamaria eu não convocaria, mas sem dúvida apostaria muito na Edinara;
Quando é a final ? Já tem data ?
ResponderExcluir1 Jogo: Quinta-feira 27 de abril de 2017 18:00 Fenerbahce - Galatasaray
Excluir2 Jogo: Sábado 29 de abril de 2017 16:00 Fenerbahce - Galatasaray
3 Partidas: 2 de maio de 2017 Terça-feira 18:00 Galatasaray - Fenerbahçe
4 Partidas: 4 Maio de 2017 18:00 quinta-feira Galatasaray - Fenerbahce
5 Jogos 7 de maio de 2017 16:00 de domingo Fenerbahce - Galatasaray
É a tradução automática de um site turco. Pelo que entendi é uma melhor de cinco.
Quando é a final ? Já tem data ?
ResponderExcluirQuando é a final ? Já tem data ?
ResponderExcluir