Vakifbank e Fenerbahçe levam susto e vão a tie-break contra times menores nas quartas do turco

Começaram as quartas de final do campeonato turco.

Texto por Matheus Vieira Felipe

Giovanni Guidetti teve dor de cabeça no primeiro confronto das quartas de final, o treinador perdeu Rasic logo no primeiro set ao lesionar a panturrilha direita e chamou do banco a jovem Yurtdagulen. Apesar de duas parciais bem equilibradas e vencidas pelo Vakif, o que parecia se encaminhar para um 3x0 eis que time sofreu com a síndrome do terceiro set, e com a melhora no sistema de jogo do Besiktas o cenário mudou. A levantadora Cagla colocou as centrais para jogarem, a jovem central Yasemim foi o destaque da partida com 17 pontos marcados (8 deles em blocks) a ponteira turca Senoglu também foi autora dos mesmos 17 pontos. A central Zehra marcou 13 pts, as estrangeiras Rousseaux com 12 pts e Van Hecke com 14 tiveram uma atuação boa, embora as turcas do time do Besiktas que brilharam no confronto. O técnico italiano tentou de tudo, foi um show de substituições ao longo da partida, ele colocou praticamente o time inteiro do Vakifbank em quadra. Kirdar muito marcada pelo sistema defensivo adversário pouco ajudou, foram apenas 10 pontos marcados, a holandesa Sloetjes sofreu para passar pelo bloqueio adversário marcou 12 pts e terminou o confronto no banco. Sem Rasic em quadra, o técnico assistiu seu meio de rede não jogar. Akman marcou 6 pts, Yurtdagulen entrou na fogueira e não correspondeu, foram apenas 3 pts marcados. Hill entrou nas quatro parciais e só foi titular no quinto set aonde marcou 5 pontos. Aydemir tentou de tudo na partida e viu a solução em Zhu dona de 28 pts no jogo. A chinesa decidiu a partida, o time adversário tinha 11 a 8 no placar quando a chinesa chamou o jogo para si e decidiu o confronto. ]

Apesar do susto, o Vakifbank respira aliviado e se prepara para o jogo de volta hoje (30) em casa. O Besiktas surpreendentemente mostrou que tem condições de fazer frente ao adversário, mas precisa ser grande quando for definir. 

Zhu ataca contra duplo do Besiktas em vitória apertada na casa das adversárias (Foto: Vakifbank SK)


No jogo do Eczacibasi, Barbolini utilizou da experiente Ognjenovic para iniciar as quartas de final. O ponto fraco das tigresas é o passe e por isso Larson é titular absoluta na equipe e com Boskovic em grande fase, acabou sobrando para a russa Kosheleva assistir o confronto na arquibancada. A estratégia de Barbolini deu certo, pois as extremas se sobressaíram em quadra. Boskovic marcou 29 pts e foi a maior pontuadora do jogo, Larson anotou 19 pts e a jovem Baladin marcou 18, fazendo sua melhor apresentação na competição. Outro ponto fraco do time do Ecazacibasi é o meio de rede, as centrais turcas Arisan (5 pontos, 3 em blocks) e Busra (3 pts) que pontuam pouco. Busra marcou todos em bloqueio, ou seja, saiu zerada no ataque. Em compensação as extremidades se sobressaíram na partida, nem foi preciso tirar Adams do banco para que o time vencesse o jogo. Pelo lado do valente Çanakkale quem fez a diferença foi a croata Jerkov, a ponteira marcou 20 pontos. Mas, seu desempenho individual não conseguiu fazer frente ao jogo coletivo do Eczacibasi. Apesar do trunfo no primeiro set, o Çanakkale não conseguiu mais se impor no confronto. 

Com esse resultado positivo, o Vitra vai decidir em casa ao jogar por uma vitória simples para se classificar às semifinais. O Çanakkale tem a última oportunidade para conseguir vencer o rival e forçar um terceiro jogo no próximo dia 31. 

Eczacibasi comemora em vitória contra o Canakkale (Foto: Eczacibasi VV)


O Fenerbahçe foi surpreendido pelo audacioso Halkbank, o time da cubana naturalizada azeri Sallas, que fez as honras da casa e forçou as yellow angels a jogarem um tie-break para buscar a primeira vitória nas quartas de final. Abbondanza quase pagou um preço caro por poupar Kim. Sem a coreana em quadra nos três primeiros sets, a levantadora Tomkom utilizou-se do poderio ofensivo de Natália, A brasileira marcou 27 pts e foi a maior pontuadora do jogo seguida da central Erdem com 22 pts (9 em bloqueios) que salvou o time nos momentos mais complicados. A oposta turca Uslupehlivan marcou 19 pts. Com o jogo muito disputado, eis que Abbodanza usou o diferencial que veio do banco e precisou chamar Kim. A ponteira jogou dois sets e foi autora de 11 pts entrando e resolvendo a parada principalmente no quinto set, aonde ela e eda chamaram o jogo para si e decidiram a partida. Pelo lado das donas da casa, as estrangeiras do Halkbank foram os destaques da equipe, a oposta cubana Salas marcou 24 pts, pelo meio de rede a russa Grigoreva marcou 16 pts (5 em blocks) e à ponteira croata Starcevic marcou 15 pts. Apesar de estar à frente do placar no quarto set o time do Halkbank sentiu a pressão e viu o fator Kim desequilibrar a partida a favor das yellow angels

Apesar do jogo equilibradíssimo contra o Halkbank, o treinador Marcelo Abbondanza entendeu que não pode poupar Kim em jogos como esse. O time poderia ter pago um preço caro caso perdessem a partida, e no fim o Fenerbahçe se mostrou maior e venceu com autoridade o tie-break por 15 a 6. Com esse resultado o Fenerbahçe decide em casa no dia 31 a classificação para as semifinais.

SUSTO: Fenerbahçe foi ao tie-break contra o Halbank (Foto: Fenerbahçe)



Liga Turca - Quartas de Final

MP: Yasemin, Senoglu (17) | Zhu (28)

MP: Jerkov (20) | Boskovic (29) 

MP: Sallas (24) | Natália (27)


Galatasaray e Bursa não se enfrentaram ainda devido aos seus compromissos com a CEV CUP e Challange Cup respectivamente. As equipes se encontram no primeiro jogo das quartas de final dia 5 de abril em Bursa e o jogo de volta em Instanbul será no dia 7. 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando começou o jogo do vakif eu pensei olha a Sloetjes tá de volta , sqn , ela tá fazendo uma temporada bem apagada.
      Bosko carregando o vitra que com 6 estrangeiras só uma resolve
      Boa partida dá Nati .Que temporada dá Eda em ! Ta bloqueando de+ ! Só eu que prefiro a dilik? Eu tenho a impressão que a tsara tá muito acustamada a jogar em times que só uma jogadora resolve e com isso ela não consegue variar muito o jogo

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)