Surpresas, luta contra rebaixamento e mudanças nos playoffs marcam última rodada do italiano

O italiano chegou nesse final de semana à 11ª rodada, encerrando a fase de classificação. E quando dizemos que tudo pode acontecer nesse campeonato, não há exagero. Vejam por exemplo: o 11º colocado, derrotou o segundo; o 7º derrotou o 3º; o 9º derrotou o 6º. Confiram todos os resultados:

Liga Italiana - 11ª Rodada do Returno  (Final da Fase Classificatória)

MP: Guiggi (17) | Ortolani (14)

MP: Malagurski (17) | L. Bosetti (13)

MP: Brakocevic (21) | Papa (21)

MP: Martinez (22) | Plak (15)

MP: Havlickova (24) | Sorokaite (30)

MP: Egonu (40) | Eckerman (21)

PODEROSAS: panteras foram absolutas na A1, encerrando a fase de classificação com apenas duas derrotas (Foto: LVF)


O Conegliano já estava garantido no topo da tabela desde o final da 9ª rodada e só cumpriu suas obrigações com os jogos seguintes. O Bergamo apanhou de novo, dessa vez do líder, é sua terceira derrota consecutiva, incluindo uma vergonhosa atuação contra o Bolzano na 10ª rodada. Essa decadência começou desde Skowronska se lesionou e ninguém conseguiu substituir a oposta à altura. Sobre Conegliano, é legal citarmos que Bricio voltou efetivamente às quadras pós-lesão, marcando nove pontos em menos de dois sets. Custou muito caro ao Scandicci a derrota para o Firenze nessa 11ª rodada. O time foi ultrapassado pelo Modena por apenas um pontinho e perdeu a chance de enfrentar o fragilizado Bergamo. No entanto, nenhuma derrota foi mais dolorosa do que a do Club Italia para o Montichiari. O Montichiari fez o impossível e bateu o Casalmaggiore, mas viu seu rival na fase de classificação vencer e rebaixá-lo. O Club Italia foi o outro time a ser rebaixado.  Após a última rodada, a classificação ficou assim:

Classificação 

1. Conegliano - 56 pts
2. Casalmaggiore - 46 pts
3. Novara - 44 pts
4. Bergamo - 37 pts
5. Modena - 34 pts
6. Scandicci - 33 pts
7. Busto Arsizio - 33 pts
8. Bolzano - 31 pts
9. Firenze - 30 pts
10. Monza - 21 pts
11. Montichiari - 20 pts {rebaixado para a A2}
12. Club Italia - 11 pts {rebaixado para a A2}

Tigresas foram eliminadas na última rodada do italiano (Foto: M. Montichiari)


Playoffs e a nova regra

Nessa temporada o italiano terá uma mudança: os playoffs começarão à partir das oitavas de final. Os seis primeiros classificados (de azul, acima) estão garantidos para as quartas de final. Do 7º ao 10º colocado, acontece essa primeira etapa dos playoffs, com (1) 7º x 10º e (2) 8º x 9º. O vencedor de (1) pega o Casalmaggiore e o vencedor de (2) pega o Conegliano. Confiram os confrontos e datas:

Oitavas de Final

30/03
Monza x Busto Arsizio
Firenze x Bolzano

03/04
Busto Arsizio x Monza
Bolzano x Firenze

Quartas de Final

07/04
Bolzano ou Firenze x Conegliano
Busto ou Monza x Casalmaggiore
Scandicci x Novara

08/04
Modena x Bergamo 

SEM FOLGA: disputando a CEV Cup, Busto ainda terá que jogar oitavas de final para garantir-se nas quartas (Foto: Alessandro Pizzi)

Comentários

  1. Uma pena essa derrota do Scandicci, mas ainda acho que elas conseguem passar pelo Novara (isso se a Meijners e a Havlickova estiverem inspiradas). Vi as estatisticas do campeonato e a Adenizia é a melhor bloqueadora, com 101 bloqueios (sendo que a segunda tem 60), e é a jogadora mais regular do time.
    Dificilmente alguém desbanca o Conegliano, que está voando. O Bergamo coitado se desfigurou sem a Skowronska. Assim como o Casalmaggiore ficou muito fragilizado sem a Fabris.

    ResponderExcluir
  2. Modena ultrapassou o Savino e se deu mal, né?! Se passar pelo Bergamo vai enfrentar o Conegliano nas semifinais.
    Ou estou enganado?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)