Fenerbahçe derruba invencibilidade de 18 jogos de aquirrival Vakifbank. Eczacibasi passa outro sufoco
Final de semana de pura comemoração para o Fenebahçe! As yellow angels derrotaram nesse sábado (04) as arquirrivais do Vakifbank por 3 sets a 0, na casa das rivais. O confronto marca a primeira derrota do Vakifbank na liga, quebrando 18 sucessos consecutivos do time na temporada. O Fenerbahçe sufocou o rival, quebrou o passe do Vakif e Aydemir teve suas centrais inutilizadas. Rasic, uma das maiores pontuadoras do time, saiu de quadra hoje com saldo negativo no ataque e chegou a bancar no terceiro set do confronto, mas isso principalmente para que Hill substituísse Kirdar, outra em atuação bem abaixo do esperado. Mas nesse quesito, ninguém supera Sloetjes, a holandesa foi parada e deu pane, marcando apenas 6 pontos. Quem carregou o time, claro, foi Zhu, maior pontuadora do jogo com 21 pontos. Do outro lado, Kim comandou absoluta o setor ofensivo do time, assim como Zhu no Vakif, mas nesse caso, bem auxiliada por Natália. A coreana e a brasileira são absolutas na definição do time, seguidas de Erdem, a melhor central turca na atualidade. O curioso é o crescimento do time depois que Grothues chegou ao time assumindo a titularidade na saída de rede. A holandesa é uma ponteira de preparação, mas mal ataca e mal participa da recepção, sendo bem mais baixa que a titular Uslupehlivan. Sem contar que com a titularidade da terceira estrangeira, Tomkom acabou no banco para Dilik. A vitória esmagadora do Fenerbahçe sobre Vakifbank parece deixar um recado claro aos rivais: a briga pelo título é aqui.
Natália ataca contra triplo de Sloetjes, Rasic e Kirdar, na primeira derrota do Vakifbank no turco (Foto: Fenerbahçe SK) |
E não é só a vitória do Fenerbahçe que o Vakifbank tem a comemorar, seu rival na classificação, o Eczacibasi precisou de cinco sets para vencer o Seramiksan, 9º colocado da liga, perdendo assim um ponto no confronto. E cá entre nós, uma vergonha para as tigresas estarem nessa situação. Barbolini resolveu dar folga a Boskovic e supôs que um trio de extremas com Larson (coitada da americana, não tem uma folguinha, afinal, é a única ponteira desse time que passa), Demir e Baladin seria o suficiente para bater o Seramiksan. Não foi, o braço quente da melhor ponteira de Nizetich, melhor ponteira da Argentina, provou isso ao Vitra. Kosheleva precisou sair do banco e mesmo assim o time só venceu por 21 x 19 no tie-break! Claro, méritos também ao crescimento do Seramiksan com a chegada do brasileiro Angelo Vercesi, que desde então já tirou sets dos grandes (1 do Fener, 1 do Vakif, 2 do Vitra) e derrubou adversários superiores como Canakkale e Halbank.
Eczacibasi sofreu para bater 9º colocado da liga (Foto: Eczacibasi VitrA) |
Nos outros resultados, Galatasaray, Canakkale, Bursa e Besiktas venceram. Confiram os placares e a classificação do turco:
Liga Turca - 19ª Rodada
MP: Zhu (21) | Kim (19)
MP: Nizetich (25) | Kosheleva (16)
MP: Salas (19) | Jerkov (18)
MP: Joycinha (18) | C. Erdem (13)
MP: Aslanyurek (20) | Guler (22)
MP: Bytsenko (24) | Rousseaux (24)
Classificação:
1.Vakıfbank 55,08 (18-1)
2.Fenerbahçe 47,36 (16-3)
3.Eczacıbaşı 45,87 (14-5)
4.Galatasaray 40,02 (13-6)
5.Bursa BB 35,08 (11-8)
6.Çanakkale B. 31,87 (10-9)
7.Halkbank 26,05 (8-11)
8.Beşiktaş 24,72 (9-10)
9.Seramiksan 16,87 (6-13)
10.Idman Ocağı 12,45 (4-15)
11.Sarıyer B. 12,30 (4-15)
12.Nilüfer B. 9,71 (1-18)
Depois de assistir o jogo Fener x Vakif, e ver que o líder turco só sobrevive com Zhu e Rasic, sobra uma esperança para que o Volero saiba se impor e conseguindo neutralizar apenas uma das duas, a equipe "suíça" consiga a classificação para as semi nas Champions. Uma das soluções seria a líbero turca no lugar sérvia, que quina pra caramba e a outra seria uma maior utilização da Akinradewo pela Fabiola. Mas mesmo assim o Vakif é franco favorito.
ResponderExcluirFener depois de uma início de temporada ruim ,se mostra cada vez mais forte , o conjunto tá muito bem encaixado. Maret fez muito bem ao grupo , com ela veio o passe e com isso o time se transformou. Se continuar nessa crescente vai levar o turco e a Champions
ResponderExcluirA formação tática do Vakfibank está pobre. Sloetjes não rende mais o que rendeu na temporada passada. As extremas precisam de Sonsirma e Hill na preparação e Zhu como oposta. Com a turca e a norte-americana no passe, Rasic e Akman aparecerão com mais facilidade no ataque.
ResponderExcluirGrothues, além de excelente passadora, é uma jogadora que ajuda qualquer equipe com seu espírito de liderança. Pela seleção holandesa, mesmo pouco acionada, o time jogava com muita facilidade!
O Fenerbahçe como um todo está me surpreendendo. A levantadora Dilik é inteligente taticamente. Bolas na boa pra Kim e Natália no time certo e sem contar que nessa partida ela acionou bem a Eda Erdem. Por falar nela, mais uma vez essa excelente central turca se destacou. Para mim Eda Erdem, Milena Rasic e Robin De Kruijf são hoje as 3 melhores centrais da Europa. A Kim como sempre decisiva. Natália como 2* opção e segura no ataque. A Grothues não virou muita bola (contei 3) mas ajuda no passe. Muito boa taticamente. E outra a administração do elenco do Fenerbahçe está sendo muito bem conduzida pelo treinador. No 2* set o Fener perdia de 17 a 13 quando ele vez a inversão (que por sinal é muito boa) com a Nootsara e a Polen. A Polen entrou superbem e virou 3 de 4 bolas levantadas para ela. No outro largou e na recuperação Fener marcou o ponto. Se continuar assim o Fener entra de vez como grande rival do Vakif na champions.
ResponderExcluirE vcs do To Fly queria que falassem dessas 3 turcas que estao me deixando impressionados no Fener:
1* líbero Merve
2* Levantadora Dilik
3* Central Eda Erdem (para mim uma das melhores centrais do mundo e a melhor jogadora turca da atualidade)..
Obs: a jovem central Dicle Nür Babat tem so 21 anos, muito boa bloqueadora. Vejo nela e na levantadora Dilik também 21 anos um bom potencial a ser explorado.
No geral a turquia vai apresentando bons nomes nesse campeonato que tenho certeza que Guiddetti surpreenderá no final do ciclo assim como fez com a Holanda nesse.
Liberos: Orge e Merve
Levantadoras: Naz, Dilik e Aydinlar
Centrais: Eda Erdem, Dicle Nür Babat e Kubra Akman
Pontas: Balandin, Yildirim
Opostas: Polén e Boz
Acho que nomes como Kirdar e Toksoy ainda podem contribuir muito pro amadurecimento dessa seleção. Confesso que espero um bom papel delas ja no Mundial 2018 no Japão.
Depois da chegada da Grothues, o Fener subiu de nível. Liberando ora a Kim, ora a Natália do passe, o time ganhou muito na estrutura geral, fora que o passe melhorou muito e a utilização das centrais está sendo possível. Acho as centrais do Fener as melhores centrais turcas da atualidade, com menção honrosa às ótimas atuações da Eda.
ResponderExcluirQuanto as postulantes a seleção turca: Dilik tem corrido na frente das outras levantadoras, está com atuações seguras. O maior problema da seleção é a falta de ponteiras interessantes. Eu tinha uma aposta bem alta na Baladin que não concretizou, e olha que ela está tendo muitas oportunidades.
Realmente. As ponteiras são ruins. mas nas outras posições são bem interessante. As duas opostas Boz e Polén parecem bem promissoras apesar ds já terem 28 e 26 anos respectivamente. A Babat e a Dilik são muito promissoras. As líberos Merve e Orge bem seguras. Ainda tem a Karadaiy que infelizmente o Terzic deixa no banco pra Popovic.
ExcluirEu acho que se elas forem pro mundial a Godze Kirdar volta em 2018 e ela escalará a ótima oposta Boz ou a Polén uma na entrada e outra na saída. Algo parecido como faz o Conegliano com a Fawcett e a Ortolani.
No momento penso no time ideal p/2018 com:
Líberos: Merve (passe) e Orge (defesa)
Levantadora: Naz
Central 1: Eda Erdem
Central 2: Dicle Babat
Ponta 1: Boz
Ponta 2: Godze Kirdar
Oposta: Polén
Reservas:
Levantadora: Dilik
Centrais: Bahar Toksoy e Kübra Akman
Pontas: Neriman Ozsoy e Fatma Yildirim
Oposta: Seda
No geral são nomes bem interessantes e que se bem trabalhados farão da Turquia desse ciclo olimpico a Holanda do ciclo passado.